Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Opinião



Chances desperdiçadas e algumas (quase) certezas

Êta joguinho ruim. O São Luiz está rebaixado, falta baixar a tampa do caixão. As dificuldades que o Grêmio enfrentou, na verdade, ele as criou. O entrosamento foi uma delas, mas isso era inevitável; as outras, sinceramente, (elas) podiam ser evitadas. 

Não dá para aceitar as trapalhadas do trio final. Busatto, jogo a jogo, vai comprovando a minha primeira impressão dele, quando jogou um Brasileiro sub-alguma coisa, disputado em Santa Maria. Ele chamou a atenção por defender pênaltis, apenas por isso. Saimon, eterna promessa e Geromel, justifica o porquê de não ter chances no quadro principal. Breno sentiu o "olhar" de todos sobre o futuro lateral titular. Foi tímido, discreto.

Máxi Rodriguez foi bem, porém está, neste momento, abaixo dos outros postulantes a briga por vaga no meio de campo. Adriano, sequer lembra aquele volante de confiança de Muricy lá no Santos. Léo Gago, muito voluntarioso, vai cavando um espaço no grupo; apenas isso. 

Chegamos às grandes decepções: Moisés com o que jogou, justifica a titularidade de Pará, Lucas Coelho, imaginem, tão pedido por David Coimbra para o lugar de Barcos em 2013, regrediu.

Um pouco acima dos demais, Mamute e especialmente, Éverton, foram bem, porém, nada para entusiasmar.

Para nós, torcedores, também é um aprendizado; quem não lembra o ano passado, quando parte de nós queria Guilherme Biteco no lugar de Zé Roberto? 

Resumindo, quem tinha chance de somar pontos junto ao treinador e torcedores, desperdiçou nessa noite. Fica para mais adiante.

O primeiro tempo, Saimon e Yuri Mamute marcaram, Aluísio descontou. Na etapa final, o São Luiz com um jogador a menos, chegou ao empate aos 41 minutos com um gol contra de Pedro Geromel. Um melancólico 2 a 2.


8 comentários:

  1. E Bruxo, vimos o mesmo jogo. Vi sua cronica agora, depois de ja ter escrito um comentario a respeito. Creio que foi transmissao de pensamentos. Veja:
    Jogo muito fraco. Justamente por isso o Gremio deveria ter feito mais, muito mais, principalmente pelo que se espera de alguns garotos, pelo que tanto falam de alguns garotos. Neste aspecto, sem duvida nenhuma, nenhum demonstrou condicoes de titularidade no time principal.
    Busatto na partida anterior deu esperancas, nesta, inseguro, com alguns erros primarios;
    Geromel na partida anterior foi melhor. Ainda tem que ser mais efetivo. O gol contra foi uma infelicidade. A esperanca e de que possa apresentar um pouco mais pra se tornar o companheiro de Rodolpho. Foi melhor que Simon;
    Simon nao comprometeu, mas nao tem ainda a firmeza suficiente para ir adiante;
    Moises nao comprometeu, mas se foi bem defensivamente, no apoio ao ataque foi nulo;
    Breno ainda tem que ser mais incisivo. Como Moises, foi bem defensivamente e no apoio deixou a desejar. Nao se pode comparar, mas e inevitavel: Alex Telles e Wendell serao de dificil reposicao;
    Adriano fez um feijao com arroz e so;
    Leo Gago demonstrou que e confiavel. Merece continuar na reserva do principal;
    Yuri Mamute foi um dos destaques neste jogo. Ainda e muito novo e tem que ter maior personalidade, mas continua como uma das boas promessas;
    Everton e muito jovem e deve ter pesado este fato. Produziu muito pouco pelo que falavam dele. Teve umas duas jogadas boas que mostram algum futuro, mas e para o futuro;
    Maxi Rodriguez deve ter calado de vez os que querem porque querem que ele seja titular na marra. Renato tinha razao: tem que aparecer mais. Muito fraco, sem personalidade, fraco fisicamente, qualquer toque e ele cai. Nao sabe proteger uma bola. Pra nao ficar so nisto, vi, durante toda a partida, umas duas jogadas daqueles que se espera que ele faca com maestria (mas nao chegou neste nivel). Pouco, muito pouco pelas esperancas depositadas nele. Alan Ruiz e muito mais jogador que ele;
    Lucas Coelho ainda deve, deve muito pelas esperancas que foram depositadas nele. Alto, tem porte fisico para jogar entre os adultos, mas se comporta como um guri ainda. Nao tem bom posicionamento dentro da area;
    Jean Deretti continua me mostrando que e o mais fraco dos tres que se deseja no time (Alan Ruiz, Maxi Rodrigues e ele). Teve 25 minutos pra mostrar servico e fez pouco. Nao tem imposicao fisica;
    Guilherme Biteco mostrou mais uma vez o porque do time da Alemanha que e detentor do seu passe nao o leva pra la. Deixaram no Gremio (numa transacao que ate hoje nao entendi; creio que pra amadurecer mais). Nao tem imposicao fisica, nao tem personalidade, nao assumi pra si o jogo, ou seja, nao faz nada do que se espera de alguem que ja nao e promessa a algum tempo e ja esta vinculado a um time alemao (um dos principais campeonatos europeus). Ja deveria estar em outro nivel, jogando muito mais do que se espera dele, mas ...;
    Everaldo sem comentarios ja que entrou so pra se ganhar tempo (o que nao resolveu).
    Bem, vi pouco do que queria e gostaria de ver.
    Se algum destaque tem que ser evidenciado, pra mim foram Geromel, Yuri e o Leo Gago.
    Deixaram a desejar (pelo que se espera deles); Lucas Coelho, Breno, Moises, Busatto, Everton, Jean Deretti, Biteco e Simon.
    A maior decepcao foi Maxi Rodriguez (se antes haviam algumas desculpas, nesta partida ja nao ha o que arranjar pra buscar explicacoes do porque nao se torna uma realidade ao inves de uma ficcao).
    Gostaria de ter visto outro jogo onde todos eles estivessem confimando as esperencas que temos, mas ...

    ResponderExcluir
  2. "confirmando as esperancas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconsiderem os erros, foi a pressa de comentar.
      Aproveitando: continuo tocando na tecla do planejamento. Acabei de ler que Bruno Collaco rescindiu, de comum acordo, o contrato com o Gremio. Desde o inicio do ano passado gostaria de te-lo visto, ao menos, na reserva tricolor. Sim, haviam os garotos que estouraram, mas houve momentos que teve a necessidade de alguem com um pouquinho mais de experiencia. Bruno Collaco nao enche os olhos, mas tambem nao compromete. Como reserva, sempre o considerei uma boa opcao. Agora, com as negociacoes do Alex Telles e Wendell, logo o Gremio tera que contratar um lateral esquerdo. Pena. Queimaram um bom garoto da base.
      O mesmo falo de Marcelo Moreno. Nao e craque, mas no atual nivel de centro avantes fabricados pela midia, ele ainda esta acima da media. Pena que quiseram coloca-lo na transacao do Barcos sem consulta-lo antes. Deu no que deu. Moreno acabou se queimando, mais por conta do pai empresario, boca aberta. Sera dificil reintegra-lo com Barcos e Kleber no time.
      Falando em Kleber, sera que ninguem quer este traste? Uma das piores transacoes de todos os tempos do tricolor. Talvez so comparavel ao Kiese e ao Carlos Alberto (carioca), Marco Antonio, Gilson, William Jose (o que o Barcelona viu neste cara?), Ze Alcino, Ze Carlos (o da selecao, LD), Palhinha, Danlaba Mendi, Tony, Astrada, Rico, Lipatin, Cris, Fabio Aurelio, Leo Lima, Sorondo, Rodrigo, Welliton, ... . Ja passou muito cabeca de bagre neste time, heim, ooh!

      Excluir
    2. Arih!
      O Bruno Colaço seria uma boa alternativa para banco do Breno, se este confirmar. Lembro que enquanto o Colaço estava emprestado, o Grêmio improvisava Pará no lado esquerdo.
      Kléber, atualmente, sofreu uma artroscopia. Fica mais um mês fora de combate.

      Excluir
    3. Realmente Bruxo, havia ate esquecido deste detalhe. Precisou improvisar pela falta que o Collaco fez. Esta e a nossa administracao "profissional". O nosso "planejamento".
      Quanto ao Kleber, me desculpem seus admiradores (ate meu filho gosta dele - neste caso, ainda nao aprendeu tudo que deveria aprender), mas o que este come, bebe e dorme fez nestes dois anos? So pos chinelo e ficou na enfermaria. So vi, em algumas raras oportunidades, ele ser decisivo no Palmeiras. So vi uma vez ele ser efetivo pra um time: na Libertadores do Cruzeiro. De resto, foi so midia paulista tentando fabricar mais um craque. Os paulistas (e os cariocas) tem verdadeira obsessao para fabricar craques e manter a hegemonia brasileira para justificar que sao os maiorais, para justificar a serie de bairrismo praticado no passado (e no presente), para serem os da moda e da vez. Puro embuste. No futebol (e outras coisitas mais) ainda vivemos na era colonial. Eles aprenderam muito bem com os portugueses.
      Kleber e um exemplo disto. Nao quero de modo algum o pior pro meu time e ate desejo que num arroubo de consciencia ou profissionalismo, Kleber retorne jogando tudo que se esperava dele e mais. Que seja decisivo na Libertadores e enquanto durar seu contrato com o tricolor. Mas, a historia me mostra que desejo demais. Entao, que sirva de exemplo pra estes pseudo entendidos em futebol que administram clubes a serem mais critriosos nas contratacoes. Informacoes nao lhes faltam (a nao ser, e claro, que outros tipos de negocio estejam sendo perseguidos; e, pelos valores envolvidos, transparece isto).

      Excluir
  3. Exatamente, Arih!
    O Léo Gago no final da partida soltou uma pérola:"o futebol está muito nivelado"; bom! gostaria que ele conversasse com a gurizada do São Luiz sobre contracheques de cada um.
    É apenas um jogo como amostragem, mas como intitulei a crônica; há algumas "quase" certezas.

    ResponderExcluir
  4. Por outro lado, a mídia que fazer um estardalhaço com "3 jogos " que não vence. Olha! Se perder para o Newell's em casa, especialmente jogando mal; aí sim, agora é nítido que esse 3 jogos tem em comum o fato de o Tricolor não ter vencido; contra o São Paulo houve erros de arbitragem e as dificuldades do gramado; contra o Cruzeiro, o Tricolor fez um grande jogo e hoje, os reservas. Uma vitória domingo e os arautos do apocalipse enfraquecerão.

    ResponderExcluir
  5. É no mínimo injusto com o Maxi e com o Biteco compará-los ao Zé Roberto num jogo desses. Dá dois ou três no time titular pra qualquer um dos dois e não saem mais.

    O que me conforma é que o Ruiz pelo menos tá jogando. Logo assume a titularidade.

    ResponderExcluir