Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Opinião



Talvez seja isso

Há dias e mais de uma vez, eu (e outros) mencionei que se o Grêmio tinha uma necessidade urgente e permanente de vender jogadores, que fizesse um pacote com atletas medianos, alguns que jamais deveriam ter vindo para o elenco, se desfazendo deles, pois, afinal, também é uma forma de economizar. 

Atletas como Marco Antônio, Fábio Ferreira, Fábio Aurélio, Sorondo ou Kléber; só deram prejuízo ao Tricolor. Por isso, saudei a venda de Ramiro e Bressan, diferentemente da de Wendell. Esse tipo de negócio, Ramiro e Bressan, mais do que aceitável, é recomendável.

Agora, leio que há interesse do futebol mexicano e também da Itália pelo "concurso" do passe de Werley. Seria bom para todo mundo a sua saída.

Talvez seja por isso, a sua efetivação pelo técnico Luiz Felipe. É um custo elevado para a equipe, porque conta com um jogador inconfiável, mas se justifica a sua inclusão como titular, porque o "produto" precisa estar na vitrine.

17 comentários:

  1. Paulo Juliano14/08/2014, 15:54

    "Ramiro e Dudu tabelavam pelo lado direito e cruzavam na área. Novamente, muitos erros. Felipão perdeu a paciência em alguns momentos, mas orientou bastante as ações, principalmente de Dudu e Fernandinho.

    — Não estamos colocando nem no primeiro, nem no segundo, nem no rebote. A gente tem que botar na área — bradou o treinador."

    É sobre isso que eu falava, treinar e corrigir falhas, o jogador tem a ganhar, o time tem a ganhar, o clube tem a ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé14/08/2014, 17:04

      Parece que o Matias treinou no time titular hoje de tarde.

      Excluir
  2. Paulo Juliano14/08/2014, 15:57

    Propostas por Werley e Bressan!!!! É a hora, abre o olho direção!!!

    ResponderExcluir
  3. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 17:57

    As reportagens sobre os treinos dessa semana são animadoras. Treinos de fundamentos básicos de jogo.

    Nada de treinos em campo reduzido, treino alemão, treino com duas goleiras. O negócio é isso, treinar fundamentos, situações de jogo, e coletivo. Simular o que tem que ser feito nos jogos, e repetir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio!
      É por aí, simular situações de jogo e treinar fundamentos, neste caso, ver as deficiências individuais e trabalhar.
      Bater faltas à exaustão, faltas decidem jogos encardidos.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:35

      Pelo menos foi assim que aprendi na escolinha. E com meu pai, quando ele era treinador no amador aqui da cidade (com vários títulos, por sinal)

      bah, como faz falta meu, em julho fizeram 10 anos...como eu queria poder ter esse tipo de conversa com ele hoje

      Não por acaso, domingo tem abertura do campeonato amador aqui da cidade, vão colocar o nome dele na Taça.

      Bruxo, tu tem parentes aqui? Tem um cardiologista aqui no prédio com teu sobrenome.

      Excluir
    3. É Santo Ângelo?
      Este é meu sobrenome paterno, deve ser parente, porque há exatos 190 anos, 1824, os primeiros alemães chegaram para dá uma "força" para a Imperatriz Leopoldina, também porque estavam matando cachorro à grito lá na Europa. Vieram 3 irmãos e um primo, depois, procriaram que nem coelho. Na origem, todos são parentes, tem Niederauer branco, negro, índio, só não vi ainda, asiático, mas não duvido de nada.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:54

      Sim, Santo Ângelo.

      Excluir
  4. Eu não tenho dúvidas, que o Luiz Felipe vai dar um jeito no time, resta termos paciência e alguém "soprar" algumas coisas no ouvido dele.

    ResponderExcluir
  5. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 08:51

    E essa questão do Luan, é exatamente a mesma coisa que eu falava sobre o Maxi. (bom, esse, pelo menos até o fim do ano, não vai entrar na pauta)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano15/08/2014, 09:47

      Glaucio, então esclarece de uma vez por todas qual é a posição do Maxi, porque já vi - na escalação ideal da torcida - o garoto ir de segundo atacante a armador.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 11:46

      A posição dele é armador. Pra mim, o ideal seria jogar num esquema com 2 atacantes à frente dele. Pô meu, eu falo isso desde janeiro, eita memória curta.

      Por características dele, nada impede de jogar como enganche ou terceiro atacante. No 4-5-1, por exemplo, ele poderia fazer a meia direita também, mas sem a incumbência de ter que acompanhar o lateral.

      Mas esse é passado.

      Excluir
    3. Paulo Juliano15/08/2014, 12:03

      Homem não to falando de ti, to falando da torcida em geral! Quando ele chegou foi noticiado como meia armador, se não me engano teve alguns jogos insconstantes, daí começou a especulação sobre render melhor flutuando, como ultimo homem de meio no 4x2x3x1 - acho que em razão de não ter se adaptado como homem de flanco, onde foi "isolado" na direita. Só que a pouco tempo li que a posição ideal seria de segundo atacante, pra ficar mais próximo do gol, por isso que fiquei confuso. Mas como você disse, esta discussão já não importa mais.

      Só por curiosidade mesmo, já que não tenho acompanhado, como está o Biteco no Vasco?

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 14:07

      Também não tenho acompanhado. Sei que estreiou com um gol. Mas deve estar do mesmo jeito que estava aqui. Só que esse, bem ou mal, estava no Grêmio emprestado.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 14:10

      É mesma coisa do Ronaldinho. Na seleção ele era o armador no 3-5-2, no Barça era atacante pela esquerda.

      O próprio Dudu, contra o Vitória, fez uma baita primeiro tempo, justamente por não precisar voltar pra cobrir o lateral.

      Tudo na conta do Enderson (pelo menos na teoria, era ele quem montava o time).

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 14:15

      E outra, tudo varia de acordo com os outros meias. Se for Ruiz/Rodriguinho Giuliano e Maxi, Maxi teria que ser o mais "solto".

      Tendo Luan e Dudu, ele teria que jogar mais recuado. Mas aí já acho que se sobrepoem. É tudo questão de contexto e idéia de time.

      Num 4-4-2 em duas linhas, como o Enderson quis fazer no início do ano, se não tivesse o Luan, ele teria que ser o cara mais perto do Barcos sim. (o tal do enganche no futebol argentino)

      Mas isso tudo é opinião minha, com base no que vi dele.

      Excluir
  6. Guilherme Cé15/08/2014, 10:48

    Concordo.

    Mas no fundo ele nunca foi meia, na minha opinião. O que mudou é que recuaram ele um pouco para tentar compensar a falta de um armador e também fixaram ele no ponta (acho que ele deveria ter liberdade de jogar, "encostando" no Barcos). Só que "funções defensivas" de um meia tradicional ele nunca teve...

    ResponderExcluir