Páginas

domingo, 3 de maio de 2015

Opinião



Um Grêmio desatento deixa escapar o título

Mesmo chateado e de cabeça quente, resolvi escrever estas linhas em cima do jogo finalizado, porque o segundo tempo se desenrolava e eu via que a "coisa" não andava. Um time morno com um treinador inexplicavelmente passivo.

Desta vez, não entendi que a melhor hierarquia técnica do adversário foi determinante para a derrota e consequente perda da final. Foi a desatenção, o desleixo, a falta de noção do que é decidir um campeonato.

Sabidamente o Grêmio tem um time ajeitado, mas carente em algumas posições e num jogo de maior exigência, o que escrevi anteriormente, seria a grande prova da qualidade do elenco, o Tricolor sucumbiu logo aos 4 minutos, justamente por um ocupante da lateral de discutida condição de titularidade; Matías Rodriguez errou e no contra-ataque Nilmar se enrolou com Marcelo Grohe e fez o 1 a 0.

Mais alguns minutos e outro jogador que nenhum gremista que conheço, escala como titular, Fellipe Bastos, erra mais feio ainda do que o argentino e presenteia o segundo gol. Nilmar encosta para Valdívia empurrar para as redes.

Soma-se a isso, um camisa 9 que tem muitas dificuldades técnicas e, por que não, anímicas,  também. Passou 45 minutos sem uma mínima contribuição e assim, o clássico fica desigual. Não são 11 contra 11.

Com um grupo bom sem ser 100%, o Tricolor precisa em decisões ter todos os 11 em ponto de bala, especialmente os considerados craques ou estrelas do time. Não dá para exigir muito do esforçado Marcelo Oliveira ou Erazo. Eles são apenas isso, esforçados.

Luiz Felipe insiste em deixar Walace fora; um equívoco fatal para uma zaga que teve apenas Rhodolfo como afirmação definitiva. Matías, Erazo e Marcelo Oliveira são banco, isso, porque Geromel joga mais que o equatoriano, que, aliás, fez uma partida corretíssima, mas, repito, é banco.

O ataque fez cócegas no primeiro tempo e respirou melhor, quando o elétrico Éverton ingressou, se juntando a Yuri Mamute com mais movimentação do que Braian, algo não muito difícil de acontecer. O gol de Giuliano foi achado num movimento feliz de Rhodolfo; apenas isso. Mesmo assim, mais trabalhado do que os dois do adversário.

Marcelo Grohe esteve correto, ainda que, muitas de suas defesas me parecem de grau de dificuldade mediano e ele acaba transformando em lances espetaculares. Bom para ele, ruim para a equipe, que vê escanteios cedidos de forma desnecessária.  Rhodolfo muito bem, a expulsão foi um erro de Vuaden. Maicon bem abaixo das jornadas anteriores, Luan e Giuliano, decepcionantes. Matías e Marcelo Oliveira muita entrega, muito suor, mas não são atletas vocacionados para levantar taças.

Resumindo; onde o jogo se decide, meio e ataque, o Tricolor afundou fragorosamente. O que dizer de Douglas? Esse seria o centro criativo do time?

Hoje, repito, nem credito a maior qualidade do Coirmão, o Grêmio perdeu para si próprio. A começar pela escalação.

Agora é juntar os cacos e partir para a ação.


54 comentários:

  1. Leonardo

    Bruxo: é duro pensar em ganhar títulos com jogadores da intensidade do Luan, F. Bastos e Douglas. E novamente a arbitragem entrou em campo na expulsão do Rhodolpho (praticamente eliminando as chances do Grêmio dar um abafa final e buscar o empate). O Grêmio necessita de duas ações urgentes: reforçar o meio de campo e ataque (mudando o perfil das contratações) e "desaparelhar" a FGF. Campeonatos fedorentos como esse de 2015 afastam os torcedores de estomago fraco do futebol.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo; faria apenas uma observação quanto ao Luan. O cara tem técnica, mas neste momento, não pode ser a referência do time. Algo que acontece por exemplo com Valdívia, que é muito menos jogador que Luan, no entanto, vai entrando no time como coadjuvante, quase numa carga nos ombros e vai se firmando, algo que irá acontecer com Taiberson em seguida no Inter.
    Fui contra a vinda de Douglas, só me convenci, porque o contrato é por produtividade.
    Fellipe Bastos é banco, isso se o salário dele se enquadrar.
    Faz o estilo Sandro Goiano e André Lima, muito mise en scene, para futebol mediano.

    ResponderExcluir
  3. corrigindo: quase nenhuma carga nos ombros.

    ResponderExcluir
  4. Qual a dificuldade de fazer o óbvio? Mania de treinador ser "entendido", pq não Wallace?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      É a tal "família Scolari", o cara pode ser pereba, mas se está de bem com o chefe, tudo bem. Olha o Marcelo Oliveira, que não é mau jogador, mas se a gente Júnior, que chega no fundo, então ...

      Excluir
    2. Complementando, o Marcelo Oliveira só briga na primeira do meio de campo, isso com o Wallace. Outra coisa, o Matheus Biteco só é do Grêmio, quando tem convocação para a Seleção Olímpica ou similares.

      Excluir
    3. Já deu disso né Bruxo, de cara bom de família, gremistao, bom de grupo e "campeiro e pelejador" to cheio.

      Excluir
    4. PJ
      O problema é que no grupo há melhores alternativas; é incompreensível deixar Walace no banco.

      Excluir
    5. Mais que isso, absurdo...

      Excluir
  5. Mesmo com todas as carências, dava pra ter sido campeão. Luis Felipe errou ao não iniciar o segundo jogo com Walace e Mamute.

    ResponderExcluir
  6. De qualquer forma, Nilmar x Braian, Sasha x Giuliano (o dos Grenais); Douglas x frangote...ali se decide. A defesa deles é nova, era só apertar, mas falta qualidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!
      Provavelmente, o Galo quarta vai apertar esta zaga e o resultado será outro.

      Excluir
  7. Sem tirar o mérito do Inter, mas, hoje, o Grêmio perdeu. Depois que Wallace, o Tricolor controlou o jogo, na partida anterior, também, apesar do sufoco do 10 contra 11, o Grêmio com Wallace foi mais ajustado.

    ResponderExcluir
  8. Vou resumir ao máximo, o Gringo não é pior que Aguirre, a diferença é que o Braian deles não está nem no banco. Nos enganamos com o nosso time e com o deles, são melhores por terem opções no elenco, como destacou o Gláucio: Nilmar, Valdívia, Sacha, Lisandro, isso esquecendo o Jorge H., Vitinho, Taiberson...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que tenhamos nos enganado. O projeto é esse, readequar as finanças. É time pra meio de tabela no brasileiro.

      Excluir
    2. Acho que nos enganamos quando comparamos e equiparamos os elencos, por vezes menosprezando as contratações do rival.

      Excluir
    3. A coluna do Zini sobre contrariar Felipão é correta.
      A Direção do Inter empurrou os baleados Rever, Anderson, a nulidade do Nilton e o baladeiro Vitinho (vide o que disse o Adilson Alemão, ex-Grêmio sobre ele) e o Aguirre foi descartando.
      O Luiz Felipe pediu Douglas, alguém imagina a Direção dizendo não para ele?

      Excluir
    4. Mas mesmo assim, PJ, hoje dava para ganhar. O time jogando fora de casa, jamais poderia ter saído "abertinho" como saiu. Um determinado momento, o Inter ia buscar o gol e proporcionar o contra-ataque, não dá para tomar gol de contra-ataque no campo do adversário com um 0 a 0 aos 4 minutos do primeiro tempo.
      Se fosse o Luxa ou Enderson, a casa tinha caído.
      Erro crasso que já veio do vestiário.
      Não estou pregando a saída do treinador, mas ele vai ter que por a mão na consciência e "revisar conceitos".

      Excluir
    5. Também fiquei indignado, espantado, era jogo pra gente ter contra ataque, não eles.

      Excluir
    6. luxa nem nas finais chegou, enderson levou 6 na cola.....

      Excluir
    7. e com times bem mais caros

      Excluir
    8. Glaucio
      Não se comparam os elencos, mas a lambança do Luiz Felipe foi grande também.
      Amanhã, desenvolvo melhor num texto específico.

      Excluir
    9. nem me refiro a qualidade, mas a custo mesmo, até porque continuo achando que a única perda em relação a 2014 foi o Barcos

      Excluir
    10. Complementando: Direção e Treinador dos clubes devem sempre ter a humildade para acertar, corrigir o curso. Algo que a Direção vermelha fez ao aceitar os vetos de Aguirre.
      Na direção contrária (sem trocadilhos) a Direção Tricolor deveria dar a letra para Luiz Felipe, não tem explicação a preferência por Marcelo Oliveira e Fellipe Bastos e olha que o lateral até que foi bem, mas se tem alguém melhor no grupo, o negócio é jogar o melhor.

      Excluir
    11. Bruxo, dá uma pensada melhor, nem com as derrotas no estadual Luxa e Enderson caíram.

      De qualquer forma, mesmo com Júnior e Walace, tu acha que sem atacante teria como vencermos?

      Não sei o que tu considera lambança. A manutenção do Bastos nem chega perto de algumas dos anteriores, como Werley, W. José, Weliton, Guinho, Edinho....

      Excluir
    12. Glaucio
      Está bem melhor que no passado, o Grêmio ficou mais ajeitado, no entanto, pela "estrada" que o Felipão tem, não dá para errar nessa questão; ele fez o Wallace estrear num Grenal, 1 ano depois era mais fácil colocar o guri de novo.

      Excluir
  9. Falar nisso, quando acabam as férias do Cebolla?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Renovar com ele nas mesmas condições é imperativo, senão, fiasco total. Tipo: Vim,vi e voltei.

      Excluir
    2. Melhor assumir o erro, passar fiasco, do que continuar pagando por um bichado, como foi com o Fábio Aurélio.

      Excluir
  10. Tá, perai, deixa ver se entendi, Werley é campeão estadual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contra o time do Dudu e do Zé...

      Excluir
    2. Foi substituído durante o jogo

      Excluir
    3. Má como? É impossível ganhar com ele em campo...

      Excluir
    4. Justamente, levaram o gol e tiraram, aí não levaram mais.

      Excluir
    5. Quer ter a chance de se informar sobre o jogo e se redimir do comentário Gláucio?

      Excluir
    6. Peguei a ficha técnica do site Terra, lá tinha substituição dele. Mas sobre a hora do gol do parmera foi chute mesmo. Foi após a saída do Werley ?

      No mais, com Dudu errando penalty, aí facilita...

      Excluir
    7. http://esportes.terra.com.br/futebol/ficha-tecnica-santos-4-2-x-1-2-palmeiras,9f912c5cc8a1d410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

      Gol do Palmeiras aos 19 minutos do 2º.

      Werley saiu machucado? Foi isso?

      Entonces, não foram campeões com ele em campo, fato.

      Excluir
  11. 1) O SCI mereceu o título. Mais por insuficiência do Grêmio, é verdade, do que por outra coisa. Pra mim Felipão errou em alguns aspectos, mas não vamos esquecer que o Fellipe Bastos, apesar de ser praticamente unanimidade que é inferior ao Wallace, tinha a seu favor questão de crescer em Grenais contra o Argentino. Acho que a derrota não passa só por isto, mas por uma soma de fatores (motivação, escalação inicial e opções ao longo do jogo). Se, contar limitação do elenco (em muito criada por escolhas equivocadas ou falta de oportunidades a base).

    2) Apesar de todos os erros, a melhor alternativa segue sendo o Felipão. No mais, nada de terra arrasada, estamos, como clube, no caminho certo. Ouso dizer que não será a última frustração no curto prazo e teremos que ter a capacidade de seguir forçando neste caminho (times baratos, contratações pontuais e etc.). Eu acho que com ESTE time dá pra fazer um bom brasileiro. Com 1 ou 2 contratações (leia-se, um meia armador ou algo próximo a isto - pode ser o Maxi, ou até dar chance ao Lincoln - e um "fazedor de gols" (artigo raro, eu sei, mas é preciso achar, no mínimo, alguém mais efetivo) dá pra beliscar lá na ponta.

    3) Não tinha ido ainda no "novo" Beira Rio. Ficou bonito, questão da iluminação da cobertura é um diferencial (que dá pra fazer na Arena). Mas afirmo que não há a mínima comparação com a Arena. Temos que valorizar o que temos (sem, é claro, cobrar melhorias e esclarecimentos sobres os erros cometidos). Pra mim isto só comprova que a opção por reformular o Olímpico (outra velha polêmica) seria um erro que sentiríamos logo ali.

    4) Não gosto de criticar a PM, mas se faz necessário, neste caso. Falta preparo para lidar com situações como a de um Grenal (principalmente na entrada e na saída). A segurança não é preventiva, parece justamente fazerem questão de darem margem pra confusão. É incrível como a instituição (e a imprensa!) calam na diferença de tratamento das torcidas. Na Arena chegam de ônibus, em local restrito, reduzindo necessidade de efetivo (informação que me foi negada por um dos PM´s, mas queria ver dados oficiais, uma análise de fato...). Já no Beira Rio a torcida do Grêmio, na saída, teve que se deslocar a pé (sem opção de sair da escolta) até a Ipiranga via Padre Cacique... É pedir para dar mais transtornos.

    5) Sobre as cadeiras quebradas, é lamentável. Mas só há uma solução: punição ao indivíduo que fizer. Sem isto vamos seguir vendo meia dúzia (ontem digamos que foram 2 ou 3 dezenas...) manchando toda uma imagem. Registro seja feito, quebra foi condenada pela Geral, ao menos no momento que consegui ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Guilherme!
      1) Devem jogar os melhores. Júnior,Wallace e experimentar Raul
      2) Luiz Felipe é o melhor para o Grêmio. Resta a auto-crítica
      3) A Arena é uma realidade e temos que abraçá-la
      4) É uma visão tosca essa de torcer para a confusão. Às vezes, eu tenho a mesma impressão da BM.
      5) Pelo menos, estes vândalos estão sendo cercados

      Excluir
    2. Fizemos os deslocamento pelo caminho do gol (bela iniciativa) junto com alguns colorados (estávamos em um churrasco "misto" e fomos juntos). Até nos separarmos na rua lateral do Beira Rio (entre BR e Marinha), tudo sem problemas.

      Daí sobraram 11 gremistas e a PM resolver "achar" encrenca. Deteu um amigo meu sem grandes motivos (tudo que ele fez foi xingar - coisas do futebol e não ofensas raciais ou do tipo - outros colorados - que faziam o mesmo!) e na "confusão" PM deu meia dúzia de cassetadas em 2 ou 3. Algo que poderia ter sido evitado.

      Ao questionar um PM ele me disse que a torcida do Grêmio estava "pedindo" (tinha dado confusão antes, com outros, coisa que desconhecíamos). Restou-me falar a ele que não era função dele, enquanto autoridade, generalizar... E que era função da Instituição BM questionar diferença de estrutura da Arena x Beira Rio, pois isto gerava mais trabalho e estresse justamente para eles (e menos segurança aos torcedores).

      Excluir
    3. Lamentável, outra coisa que me preocupa é o stress dos brigadianos. Retornei segunda de Poa ao lado de uma pm linda, loura de olhos verdes e ela estava tirando serviço no presídio e no madre pelletier. Trabalhou 18 horas direto.
      Uma hora a casa cai, não há estrutura psicológica que aguente e os excessos vão ocorrer.

      Excluir
    4. Comentavamos isso, eu e minha esposa, após visita aos dois estádios. Caberia comparar o Beira e o Olímpico, com vantagem para o primeiro, não cabe comparação com a Arena, é outra realidade.

      Sobre a nossa torcida, com todo respeito, do pouco que vi a Geral e seus apaniguados são marginais.

      Excluir
    5. PJ
      Parece que a Direção distribuiu 500 ingressos para a Geral, aí fica difícil defendê-la. Se for verdade, a grana para indenizar o Coirmão tem que sair do bolso dos dirigentes, se comprovada a participação da Geral.

      Excluir
    6. A Geral teve 500 ingressos reservados a ela sim, mas não os "ganhou" (como fazia o Odone) e sim teve que comprá-los. E as outras organizadas também tiveram este privilégio. Lembrando que quase a totalidade deste pessoal é sócio.

      E repito, as atitudes foram isoladas, não houve um único foco de problema. Que se puna os infratores e não um grupo. Até porque esse grupo pode ser a Geral ou TODA a torcida do Grêmio... Sem falar que este tipo de punição geral praticamente incentiva novos atos individuais...

      Excluir
    7. Mesmo assim, Guilherme, é um privilégio. Por que reservar 500? E os outros torcedores?
      De qualquer forma, assim como não entendo o Renan Calheiros presidente do Senado, afinal os demais senadores poderiam não votar nele para o cargo, também não entendo porque os bons da Geral não tomarem providências para neutralizarem os atos isolados de vandalismo.

      Excluir
    8. Porque os "isolados" geralmente são os cabeças Bruxo, os manda-chuva.

      Excluir
  12. Tudo o que ponderar é invão, o problema é o esquema covarde e ultrapassado do Felipão, tão ultrapassado como ele como treinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda acho mais fácil uma reciclagem do Felipão do que outra aventura.

      Excluir
    2. Não é hora para testes, se aventurar agora pode representar o golpe definitivo no já combalido clube.

      Excluir
    3. Mário Fernandes e Neuton foram lançados em Grenais de campeonato brasileiro.

      Excluir
    4. PJ
      Não sei se é isso que te referes, mas efetivar Júnior, Wallace e Lincoln com a 10, eu não considero testes.
      Gostaria de ver Raul na direita com sequência.

      Excluir
    5. Pior que eu acho que ele se referia a testar treinador....depois de comentar é que percebi.

      Excluir
    6. Treinador...Felipao pode estar ultrapassado em termos internacionais, mas para a realidade nacional não vejo outro nome. A "atualidade" do futebol no pensamento do Aguirre será motivo de seu fracasso.

      Excluir
    7. PJ
      Exatamente. Uma boa jornada do juiz naquele Cruzeiro 2 x 2 Inter ou um gol achado no segundo tempo no Grenal, um hipotético 2 a 2 e muitas "verdades" da mídia já não seriam tão "verdades" assim sobre Aguirre.

      Excluir