Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2016

Opinião



Quase um mês para arrumar a casa

A próxima partida pela Libertadores da América será somente dia 13 de Abril, lá em Quito no Equador. Isso dá um tempo fantástico para Roger arrumar a casa.

Esta casa precisa de um alicerce robusto e seguro; isto é, o setor defensivo estabilizado e principalmente, qualificado.

Se Grohe confirmar que a atuação decisiva não foi ocasional, teremos duas posições estáveis, ele e Geromel; mas falta a afirmação (ou não) de Wallace Oliveira e Fred e um lateral esquerdo. Não dá para investir em Marcelo Oliveira. Pior que ele, só a Direção que não projeta a busca de um novo titular para esta posição.

Este período servirá para o retorno tranquilo de Wallace à frente da zaga, a busca de um substituto para o suspenso Maicon e o grande movimento neste xadrez gremista: A efetivação de Lincoln na vaga de Douglas.

Resumindo, Roger não poderá reclamar do calendário para ajeitar o time para a prioridade gremista do semestre.

5 comentários:

  1. Concordo.

    O planejamento para o jogo contra o Toluca não deu certo.
    Suponho que a comissão técnica do Grêmio tenha avaliado, descoberto as razões e esteja corrigindo os erros cometidos (tem obrigação de fazê-lo) , enfim, fazendo um novo planejamento para vencer na altitude.

    Uma das razões, na minha avaliação da atuação ruim, foi o excesso de cascudos-cansados, sem espírito vencedor (a turma do nunca erro, sempre tenho uma desculpa/alguém para botar a culpa).
    De certa forma Roger teve sorte, dois dos responsáveis estão suspensos.
    É hora de escalar e treinar um time que possa jogar com vontade de vencer a LDU (empatar, dependendo dos resultados paralelos, pode ser bom, mas se jogar para empatar vai perder).
    Tem que tirar aqueles jogadores que estão se arrastando em campo e colocando quem possa dar uma boa resposta na altitude e no nível do mar.

    Minha sugestão de escalação (o Gauchão deve ser usado como laboratório, para treinar a nova escalação), considerando os jogadores que estão inscritos na Libertadores:
    Grohe
    Wesley (ou Wallace Oliveira, se estiver recuperado e treinando melhor do que o Wesley), Geromel, Fred (sem dúvida é inferior ao Geromel, mas acho que é melhor do que os outros zagueiros do plantel e a cada jogo tem atuado melhor) e M. Hermes
    Walace, Ramiro, Kaio e Lincoln (uma meia cancha com pouca experiência, mas muita vontade e boa técnica; todos sabem jogar e se movimentam bastante)
    Luan e Everton.

    E se o Miller Bolaños, se recuperar e estiver apto a jogar? Óbvio que entra no time, quem estiver rendendo menos sai.

    E o Giuliano? Se voltar a ser o Giuliano dos melhores momentos no Grêmio entra, para a saída do Ramiro ou do Kaio.

    Douglas e Edinho? Banco, opção para a última meia hora de jogo, se for necessário.

    E se o Luan continuar doi-doi, se arrastando em campo no segundo tempo das partidas? Entra Pedro Rocha ou Henrique Almeida (taticamente o primeiro seria mais parecido com o Luan, mas fica um ataque muito leve, embora rápido; Henrique Almeida daria mais força ofensiva e seria a minha primeira opção, se o time estiver precisando fazer gols).

    Marcelo Hermes seria o ponto mais fraco deste time, mesmo sendo superior ao Marcelo Oliveira (que não pode jogar por estar suspenso, assim como o Maicon, que, além disso, está muito mal em 2016; depois das lesões que teve em 2015 nunca mais foi o jogador daquele melhor momento do Grêmio de Roger).
    Não há outra alternativa para a lateral esquerda, na lista de inscritos, a menos que se faço uma improvisação (se for o caso, a melhor que eu vejo seria colocar o Bressan como L.E., superior aos Marcelos na marcação, força, velocidade, bola aérea, mas o time estaria abdicando de apoiar por aquele setor).

    ResponderExcluir
  2. Nelson
    O teu comentário fecha com o texto. Exatamente isso; Roger vai ter tempo e justificativa (embora não precisasse) para sacar Marcelo Oliveira, Edinho e Maicon para o jogo contra a LDU.
    A permanência de Douglas é uma espécie de "lesa-pátria".
    Gostei de tua escalação, as entradas de Marcelo Hermes (não tem outro), Walace, Ramiro ou Kaio + Lincoln associadas as presenças de Luan e Éverton, rejuvenescem o time, justamente em confronto que tem o componente altitude.
    Roger só errará se quiser.

    ResponderExcluir
  3. Complementando; há ainda o mau exemplo da preparação diante do Toluca, um exemplo a não ser seguido.

    ResponderExcluir
  4. Já que os laterais não passam segurança, por que não mudar para um esquema com três zagueiros?

    Grohe, Geromel, Fred e Bressan
    Ramiro (ala), Walace, Giuliano (Maicon está suspenso) e Lincon (ala)
    Luan, Everton e Bobo

    ResponderExcluir
  5. Pode ser, Glaucio, mas desconfio que Roger não é adepto deste esquema. Eu não tenho nada contra, basta ter a mão-de-obra adequada.
    Esse trio que tu sugeres, momentaneamente, me serve.

    ResponderExcluir