Páginas

domingo, 29 de maio de 2016

Opinião



Vitória que garante a liderança

Acho que nenhum gremista imaginava chegar a quarta rodada na liderança do Brasileirão. Se é momentânea ou sinalizadora de progressos, não sei, entretanto, é bom olhar a tabela dessa forma, isto é, de cima para baixo.

Três pontos que vieram em cima de um adversário inferior, mas bem organizado, um time manhoso com vários cascudos como Wilson, Ceará, Rafael Marques, Juan e Kléber, que poderiam enervar o Grêmio. Penso que aí está o grande mérito dos comandados de Roger; tiveram calma para superar o Coxa.

Com exceção da partida diante do Corinthians, os passos dados pelo treinador foram os mais adequados nos confrontos subsequentes: Ganhou do Flamengo e Coritiba e venceu bem fora de casa o Galo.

A Direção não pode ser iludir com os resultados dessas primeiras quatro rodadas, especialmente com a Imprensa, que na primeira, com os 4 x 0 sobre o Furacão já estava elegendo o Palmeiras como "o time a ser batido". Agora, ela vai se debruçar sobre a Dupla Grenal e achá-la a oitava maravilha do mundo. É areia movediça!!!

Um elenco que junta ao mesmo tempo entre os 11 num jogo, Douglas, Maicon, Bressan, Marcelo Grohe e Marcelo Hermes, corre o risco de tropeçar feio a qualquer momento; portanto, cautela para a Direção e euforia para nós, torcedores, porque somos mesmos passionais.

Olhando a partida recém finalizada, tivemos uma boa atuação de Grohe, apenas uma falha, quando bateu roupa num chute de fora da área, Edílson, Geromel e Bressan seguros; Marcelo Hermes, um destacado lateral esquerdo com o mérito de cruzar uma bola perfeita entre o risco da pequena área e a marca do pênalti,  longe do arqueiro, pegando o atacante de frente para a bola. Lance para aulas de capacitação de alas.

Walace muito regular, desarmou bem, arriscou chutes e Maicon, que entremeou erros de passes com outros açucarados para os atacantes. Giuliano repetiu a boa perfomance de Minas, mas ainda falta o arremate, a volúpia pelo gol. O ataque fica capenga sem esse fundamento nele.

Luan e Éverton funcionaram bem, especialmente o segundo, o que é bom, porque a gente já estava perdendo a confiança no seu potencial.

Entraram ainda Edinho, Lincoln e Pedro Rocha, mais para garantir um dinheirinho extra, porque não tiveram tempo para acrescentar algo ao time.

Havia escrito anteriormente que as quatro primeiras rodadas seriam de avaliação de Roger pelo novo vice de futebol, parece que a pressão funcionou. Saldo altamente positivo.

Quem não deve baixar a guarda é Alberto Guerra, porque, repito,  precisa saber o que ele quer do Grêmio, lutar por vaga na LA ou ser campeão. Não dá para se enganar com os falsos diamantes.

PS: Os lances da partida: Grêmio 2 x 0 Coritiba

17 comentários:

  1. Marcelo Flavio29/05/2016, 22:21

    Tenho várias ressalvas em relação ao time e ao elenco.
    Mas, hoje vou festejar a vitória.
    Afinal, líder, 4 jogos sem levar gol, ataque funcionando, garotada resolvendo, ganhamos da eterna touca coxa_branca.
    Até o momento, tudo muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Flavio
    Exatamente isso, nós temos que comemorar e dar força; já a Direção precisa ver as causas desta liderança momentânea; apenas para lembrar: Se o Coirmão não tivesse feito a homenagem "besta" de determinar que o Paulão batesse o pênalti contra a Chape, ele estaria com 100% de aproveitamento.
    As vitórias contra o Santos e São Paulo tem um peso muito maior do que os 4 pontos que o Grêmio conquistou fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, em parte Bruxo.
      Inter enfrentou um Santos desfigurado, sem os seus três principais jogadores e um SP envolto com Libertadores. Aproveitou o momento e ganhou.
      Da mesma forma o Grêmio enfrentou um CAM sem meio time, aproveitou também.
      Neste primeiro turno, o Grêmio ainda pode se aproveitar da situação de SP e Santos.
      Já o Inter, não sei se terá a mesma sorte contra o Galo.

      Excluir
    2. PJ
      O Galo vai se ajustar, o Tricolor pegou o clube mineiro na hora certa.

      Excluir
  3. Tirante uns 30m mornos no primeiro tempo, o jogo foi bom. Criamos por diversas vezes e corremos poucos riscos.
    O Grêmio ainda precisa de reforços, mas confirmando a boa fase, terá tempo para escolher "a dedo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Sigo batendo na mesma tecla; precisamos de reforços, gente que decida na hora certa.

      Excluir
  4. Na minha visão, ambos precisam aproveitar o momento e fazer o maior número de pontos possíveis.
    Acho que nem um e nem outro tem bala na agulha para ser campeão brasileiro. Imaginar que esse desempenho vai ser uma constante, é iludir-se.
    Vejo o Grêmio com um time mais solto em relação ao time do Inter. Pode ser só impressão, mas a verdade é que os resultados falam por si. O Grêmio sabe fazer gols. Já o Colorado tem imensa dificuldade em criar oportunidades. E quando as têm, as perde. Foi assim contra a Chapecoense, contra o Sport e contra o Santos. Os três jogos deveriam ter placares diferentes daqueles que aparecem na tabela.
    Não aposto no time do Argel. Mesmo que ainda devam voltar bons jogadores no futuro.
    Um bom teste para o Tricolor será o Palmeiras, no Palestra Italia. No final de semana, contra a Ponte Preta, é jogo para mais 3 pontos.
    Já o time do Argel tem a obrigação de pontuar quarta. Final de semana duro contra o Vitória, no Barradão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo do Tricolor será no Pacaembu. No Palestra Italia haverá show.

      Excluir
    2. Alvirubro
      Pelo menos dois paulistas vão crescer:SP e Corinthians.

      Excluir
    3. Concordo contigo! Não está proibido de sonharmos com nossos clubes na ponta da tabela. Mas devido ao longo campeonato e devido às inúmeras viagens que fazemos, acho bem mais difícil manter o ritmo. Mas...mas...mas...
      No caso dos times paulistas e do Rio de Janeiro, veja quantos jogos entre eles que não necessitam de viagens. No final isso conta muito. Além disso, quando vão jogar em BH, fica a uma hora de vôo. É claro que no final esses aspectos acabam contando.

      Excluir
  5. A RODADA DO MEIO DA SEMANA (5ª RODADA)

    01.06.2016 - quarta-feira - 19h30 - INTERNACIONAL.RS x ATLÉTICO.PR
    01.06.2016 - quarta-feira - 21h00 - CORITIBA.PR x CHAPECOENSE.SC
    01.06.2016 - quarta-feira - 21h00 - CORINTHIANS.SP x SANTOS.SP
    01.06.2016 - quarta-feira - 21h00 - SANTA CRUZ.PE x SPORT RECIFE.PE
    01.06.2016 - quarta-feira - 21h45 - BOTAFOGO.RJ x CRUZEIRO.MG
    01.06.2016 - quarta-feira - 21h45 - ATLÉTICO.MG x FLUMINENSE.RJ
    01.06.2016 - quarta-feira - 21h45 - FIGUEIRENSE.SC x SÃO PAULO.SP
    02.06.2016 - quinta-feira - 19h30 - AMÉRICA.MG x PONTE PRETA.SP
    02.06.2016 - quinta-feira - 21h00 - PALMEIRAS.SP x GRÊMIO.RS
    02.06.2016 - quinta-feira - 21h00 - FLAMENGO.RJ x VITÓRIA.BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedreiras para Grêmio, Santos e Flu.
      O negócio do Tricolor é ir beliscando pontinhos contra clubes grandes, jogando fora.

      Excluir
    2. Bruxo, serve para os dois. A velha máxima que campeonato se ganha em casa e se vai pescando pontos fora é mais do que verdadeira. Fazer a lição de casa significa subir na tabela. O Grêmio soube fazê-la. Já o Colorado jogou fora dois pontos contra a Chapecoense.

      Excluir
    3. Mas a campanha do Coirmão é mais consistente, só não está com 100% por imaturidade do treinador no episódio do pênalti.

      Excluir
    4. Interessante essa visão. Na minha visão, o Grêmio é mais time. Talvez estejamos vacinados pelo mesmo sentimento.

      Excluir
  6. Uma coisa é certa: Argel e Roger mostram que armaram boas defesas. 720 minutos de bola rolando dos dois e apenas um gol. Diego Lugano no apagar das luzes. Se isso é bom sinal, não sei, mas está ajudando. Não sofrer gol não significa vitória, mas certamente não trará derrota.

    ResponderExcluir
  7. Alvirubro
    É precoce dizer que as defesas estão consistentes, especialmente no caso do Grêmio, que incrivelmente não sofreu sufoco nestas 4 rodadas, talvez diante do Palmeiras, a verdadeira prova de fogo.

    ResponderExcluir