Páginas

domingo, 8 de maio de 2016

Opinião



A Grande Chance do Comando Gremista 

Nós, os torcedores temos a (ir)responsabilidade de palpitar sobre o nosso time. Isto é paixão, resumindo, o que movimenta uma instituição, portanto, está liberado criticar, se aborrecer, mas principalmente, sugerir caminhos para a Direção, que é quem detém o poder decisório, em nosso caso, do Grêmio.

Nunca achei que Rui Costa fazia pouco ou era incompetente; escrevi que acertava e errava como os demais dirigentes dos outros clubes e seus antecessores, por isso, fiquei feliz em ver uma crônica sensata de um jornalista que admiro muito, David Coimbra, embora discorde, na maioria das vezes no que tange a questão futebol, mas aqui, ele acertou em cheio. Vide:A Saída de Rui Costa.

Rui sai, porque errou e não ganhou títulos. Tivesse ganho "unzinho" relevante e a paciência com ele seria maior. Entretanto, Rui não deve ocupar sozinho as poltronas do Bonde, ou alguém acredita que saíram dele as indicações de William Schuster e Fred? Para mim, Roger não tirou o Novo Hamburgo do "corpo", assim como não foi Rui Costa que insistiu ao extremo na permanência de Douglas como "maestro" do time.

Rui sai, Cesar Pacheco, também (esse é uma unanimidade), saem os próceres do DM, mas a cirurgia deve ser maior. Esta é a grande chance da Direção dar uma verdadeira guinada no clube. Não é hora de paliativos, não é hora de reforma "meia-sola".

Insisto: Deverá estar em curso uma revolução, o que não implica terra arrasada. Há no elenco, notem, estou tratando de elenco, não apenas dos 11, bons valores: Geromel, Walace, Giuliano, Bobô, Lincoln, Pedro Rocha, Henrique, Luan, Miller Bolaños, Kaio. Marcelo Oliveira, Bressan e Ramiro, esse trio devidamente avaliado, isto é, tem futebol para emergências, para banco, (o trio) pode permanecer. Marcelo Grohe é um bom goleiro, mas na relação custo-benefício, certamente, não sentará na casamata e assim, dessa forma, é um perigo para o Grêmio sua manutenção como titular. Vai seguir inviabilizando a busca real, concreta de títulos. Um pepino para o clube.

Chegamos à função de treinador: Cada vez mais, me convenço que o Roger não serve. Aqui, a minha maior decepção como torcedor; sugeri o nome dele, confiei na sua capacidade, mas, ele naufragou como abaixo enumero:

- Como escrevi um pouco acima; "não tirou o Nóia do corpo", indicando valores que são inferiores ao garotos da base

- Introduziu um modo de jogar avançado, bonito, moderno, porém, inviável que é o futebol praticado pelo Barcelona dos tempos de Guardiola. Por que é inviável? Porque para praticá-lo com êxito, o principal fundamento do esporte bretão, o passe, exige qualidade dos jogadores, senão (e isso vimos com frequência), o time toma contra-ataques, geralmente mortais

- Se ele apoiou, pior; se discordou e foi voto vencido; é grave, isto é, optar por reservas diante do Avaí pela Liga e em Caxias, no primeiro confronto diante do Juventude

- Além disso, vendo os números que o Alvirubro mostrou na postagem anterior a essa, eles demonstram que não existem motivos para tamanha louvação ao trabalho dele. São números pífios para a grandeza do Grêmio

- Roger naufragou em 3 competições, onde sequer chegou às finais, isto em 4 meses de 2016

- Porque daqui há 7 dias, ele mandará a campo: Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Miller Bolaños; tudo igual ao que era antes no quartel de Abrantes

Por tudo isso, renovo: A Direção gremista tem tudo para fazer uma grande operação de ressurgimento de nosso time e como o futebol é o dínamo dele, do nosso clube.

Para isso, coragem e competência.

13 comentários:

  1. Postagem de 06 de Abril deste ano:
    "O que preocupa é o lugar comum de tomar gols de dentro da pequena área, desta vez de bola parada. Vou fechar 57 anos no final deste mês, acompanho o Imortal há 50 anos, digo com a maior convicção; nunca nestes últimos 30 anos, o time tomou tantos gols de dentro da pequena área. É um absurdo. Esqueçam que é o Grohe, façam de conta, que é o Dida ou o Tiago Machowski e o mundo estaria caindo sobre a cabeça deles. A repetição destes fatos vai cobrar um preço alto, ainda."
    OLHEM A ÚLTIMA FRASE.

    ResponderExcluir
  2. Sobre RC, fadiga dos metais. Precisa servir como exemplo Bruxo, inúmeros insucessos sem qualquer cobrança. O Grêmio não é quermece, o trabalho não é voluntário. Os resultados pífios demandam cobrança sob pena de gerar um exemplo ruim.

    ResponderExcluir
  3. Conforme escrevi, PJ, sai porque errou e não ganhou nada, mas não pode parar só nele, senão fica que nem a tal faxina da CBF depois dos 7 a 1, volta Dunga e o Gilmar Rinaldi, brincadeira.
    Mantidos Roger e Marcelo Grohe, só resta desejar Feliz 2021.

    ResponderExcluir
  4. Perdemos a vaga em Caxias com 2 gols de dentro da pequena área. Não foi por falta de aviso.

    ResponderExcluir
  5. Observem o Coirmão daqui para frente, se não trouxer o Danilo Fernandes e perder o Alisson.
    Terá dificuldades no Brasileirão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, vai aqui a opinião de um colorado: creia, os times gaúchos só disputarão o Brasileiro. E farão força para ficar entre os dez primeiros. Se brincarem já começam na ponta de baixo da tabela.

      Excluir
  6. Respeito a tua opinião, Alvirubro, mas o Grêmio com algumas peças certas nos pontos falhos do time, ele é candidato,basta ver o resto do Brasil. Corinthians pela organização em pontos corridos, talvez o Atlético Mineiro e uma possível surpresa, que sempre surge.
    No mais, tudo japonês.
    Um treinador competente faz o Grêmio jogar. Abel Braga faria jogar.

    ResponderExcluir
  7. O que o Grêmio não pode (e será mote da crônica de amanhã) é bobear esta semana, pois tem 3 pedreiras de cara. Corinthians, Flamengo e Galo, duas fora e uma em casa. Se achar que tem 38 rodadas para arrumar a casa, aí não tem jeito mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Danilo Fernandes no Inter. É f#da.
    Sabe aquela história de não faz e não desocupa a moita; dá no que dá.

    ResponderExcluir
  9. Leonardo

    Bruxo: Não fala isso! Bressan e todos os três Marcelos infelizmente não servem! O bonde deve seguir com Werley, Douglas, Edinho, Fred e Bobô.

    ****************
    Sugestões (algumas inviáveis) para o Alberto Guerra: Fábio (Cruzeiro) para o gol. Waltão do Atlético-PR para o comando do ataque. Tentar novamente o Bufferini (San Lorenzo) para a lateral direita e para xerifão o Damian Musto (volante do Rosário). Trazer o Dátalo para a camisa 10. Propor troca do Cícero (Fluminense) pelo Maicon + Bressan + Werley mais um dinheiro. Lateral esquerdo: Diego Barbosa do Botafogo ou apostar no Romano (São Paulinho-RG).

    ResponderExcluir
  10. Leonardo
    Nem lembrava mais do Werley; tá aí um nome ruim, mas que tem mercado nacional.
    O lateral do San Lorenzo é ótimo, Musto não vem porque está lutando pela LA, Dátolo é um bom nome, mas é o mesmo caso do Musto.
    Gosto do Scarpa do Fluminense, talvez repassando o Maicon + alguns jogadores, pode ser.
    Fábio ou Diego Cavalieri, acho que gostariam de mudar de ares; quem sabe não topariam?
    O São Paulo está sem goleiro, pode topar pegar o Grohe.
    Gosto do Walter; com o Renato, ele jogaria.

    ResponderExcluir
  11. Leonardo

    Bruxo: O nosso presidente não aprende! Agora resolveu motivar o Corinthians!
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/05/09/gremio-garante-mudancas-e-rebate-pressao-no-corinthians-deve-ser-maior.htm

    ResponderExcluir
  12. Leonardo
    O cara enlouqueceu mesmo. A pressão é a mesma para os dois, mas não precisa dar combustível para o adversário.

    ResponderExcluir