Páginas

terça-feira, 21 de março de 2017

Opinião


Pimenta e Colírio

Pimenta nos olhos dos outros é colírio. Aí está um adágio muito antigo e conhecido que está caindo como uma luva para classificar a atitude assumida por boa parte da imprensa gaúcha no caso Inter x Vitória/CBF.

Com uma penada certeira, um post mortífero, alertei dia 12 de Dezembro para uma possível reviravolta no rebaixamento do Coirmão, um dia após o fim do Brasileirão. Vide Esquadrão tem novo Líder e ... Caso típico de “quem mora na aldeia, conhece os caboclos” ou “a gente sabe como a banda toca”.

Não desejo a reversão, no entanto, não duvido de nada.

Pois, essa parcela que achava que o Corinthians havia conquistado o Brasileiro na “mão grande” em 2005 ou que o Fluminense era o “rei das viradas de mesa”, isto é, logrando benefícios longe das quatro linhas, atualmente já vê o Inter como grande vencedor neste episódio dentro dos tribunais, ou seja, distante do normal campo de batalha futebolística, seja qual for o resultado na Suíça.

Alardeia tratar-se da “busca dos direitos do clube”, “preservação da instituição”; mas, antes não era exatamente o que Corinthians e Fluminense estavam procurando?

Era hora da Pimenta. Agora estão Inter e essa parcela da Imprensa sonhando com a vez do Colírio. O Paladino da justiça que colocará a CBF no seu devido lugar.

Foi-se o argumento anterior dessa parcela da mídia. Daqui para frente, não deverá utilizar Corinthians e Fluminense como exemplos de vilania ou malandragem, afinal, bem ou mal, são clubes que não criaram as regras ou artifícios para a qualificação de “mão grande” ou “viradores de mesa”; foram atrás dos seus direitos tal como acontece com o Colorado gaúcho.

Assim sendo, para essa parcela da Imprensa,  por coerência, as ações destes dois clubes que até já jogaram a segunda divisão, estão legitimadas.

Caso típico de “o futuro me absolverá”. Essa parcela da mídia por "dever de ofício" deve parabenizar Corinthians e Fluminense, os grandes precursores da busca pelos seus legítimos direitos, os pioneiros, os desbravadores dessa modalidade esportiva tão em evidência neste semestre, cujas ações estão sendo adotadas pelo Coirmão e saudadas com ênfase por ela.

Como diz o próprio hino:"Salve o Corinthians..." e o Fluminense e o Inter e o futebol brasileiro e me apropriando dos versos de Roberto Carlos: "E que tudo mais vá para o Inferno.. ooouoh!"

  

12 comentários:

  1. Mas já decidiram ou é o jornalismo esportivo querendo vender cliques?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi numa das "rádias" que o Inter deverá entrar com ação indenizatória por ter sido rebaixado e não o Vitória. Pelo jeito, favas contadas.

      Excluir
    2. Eu ouvi um dos advogados (dos bons) que o que o Inter vai buscar é limpar a imagem que ficou de criar e-mails falsos. Enfim, tudo é possível.

      Agora, se comprovado o erro na acusação da falsificação de e-mail, não tome como surpresa se demitirem algum funcionário da CBF.

      Excluir
    3. Neste caso, a reparação é algo inquestionável, os funcionários devem ser responsabilizados, mas a intituição CBF, idem.

      Excluir
    4. De fato! Para os dois lados!

      Excluir
  2. Bruxo,

    não sei se o Inter será o "Paladino da Justiça". Acho que não.
    Em todo o caso, pelo menos vejo uma ação do clube buscando um direito que é dele, contra um erro da CBF, que nós já acostumamos a castigar mês após mês, por diversos motivos, dentre eles os sabidos arranjos.

    O clube sentiu-se lesado, foi em busca do que ele considera justo, e nada vejo de mal. Se vai ganhar (acho que não) são outros quinhentos.

    Quem dá a opinião em busca do clique que aumenta o dinheiro no caixa é o jornalismo esportivo. O clube não se manifestou e nem vai se manifestar, porque sabe que é difícil reverter o caso, embora o erro de inscrição.

    Como torcedor, acompanhando as redes coloradas, posso te garantir que 90% ou mais dos torcedores não querem saber de nenhuma ação para voltar à Série A via canetaço. O Inter caiu por incompetência de muitos e aí não tem jeito e nem canetaço que resolva.

    Acho que o clube está buscando é uma mudança da imagem, abalada pela notícia de ter falsificado os e-mails sobre o caso. E aí a CBF é que vai ter que se justificar. E aqui prá nós, não houve falsificação de e-mail algum. É disso que a CBF tem medo. Acusou e agora não tem como comprovar a acusação porque sabe que houve jeitinho para inscrever o jogador do Vitória. O tempo dirá quem tem razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro
      Acho justíssima a pretensão do Inter, se fosse o Grêmio, eu acharia o mesmo.
      A postagem é mais para tentar dar "luzes" a esta parte da mídia, pseudo-isenta, que não resiste ao menor chacoalho da barca (como diria D'Alessandro).
      O ridículo é pelo papel destes jornalista.
      Alguns dirigentes de clube, CBF e STJD são tudo carne podre pronta para ser consumida (he,he,)e não fiscalizada.

      Excluir
    2. Como tu bem escreveste, o jornalismo "isento", para todos os lados, é cruel. Eu entendo o jornalista quando tenta melhorar o local de destino dele nas coberturas esportivas. É disso que eles correm. Vivem disso!

      Lucas do Rio Verde é longe de Cuiabá, assim como eram longe de Porto Alegre aquelas cidades onde o Grêmio jogou nas idas para a Série B. Os jornalistas não gostam disso. Por isso essa forçação de barra deles. Prá mim não há a menor chance de mudar a tabela. Mas aqui no Brasil tudo é possível.

      A CBF poderia arrumar um jeito maquiavélico de botar o Brasil contra o Inter. Seria simples: a CBF, como forma de punição à imagem do clube, vira a mesa e monta um campeonato com 22 clubes. Queres dano maior que esse? Ficará para o história do futebol como "virador de mesa". É pior que acusar de criar e-mail falso. Eheheheheheheh...

      Excluir
    3. Mas e o estatuto do torcedor? Como é que vão mudar as regras assim de uma hora para outra? Como passar de 20 para 22, sem arranhar o estatuto? Aí um torcedor do Grêmio entra na justiça para fazer cumprir o regulamento, que determina mudanças com larga antecedência para possíveis alterações.

      Excluir
    4. Isso é verdade! Vamos esperar. Tomara que fique tudo como está. E que o Inter volte para a Série A da maneira correta, dentro das quatro linhas.

      Excluir
  3. Bruxo, a mídia isenta é a mesma que diz que torce por Manchester, Chelsea, Barça, Real Madrid, diz que adora futebol inglês (não sabe nada da história desses clubes, a não ser dos anos "internéticos" prá cá), e só escreve sobre a Dupla GRENAL por hobby, eheheheheheheh.

    ResponderExcluir