Páginas

domingo, 3 de junho de 2018

Opinião



Grêmio ingressa no G-4

O Tricolor bateu o Bahia lá na Fonte Nova, 2 a 0, portanto, segue sem tomar gols e a isso acrescentou a efetividade ofensiva, resultado: Três pontos e na pior das hipóteses, ele ficará em quarto lugar nesta rodada.

Hoje o Grêmio teve menos a bola sob o seu domínio, ainda assim, não correu riscos de ser vazado. Isso é sintomático; ou seja, ele sabe se defender e não toma sufoco. Meio caminho para fazer campanha. A história dos Brasileiros mostra que os vencedores perdem muito pouco. Parece uma obviedade, mas não é, não basta não perder, tem que vencer. Por isso, escrevi "meio caminho". Muitos empates, às vezes, derrubam chances de conquista.

A vitória é importante, porque foi conseguida sem Leonardo Moura, Pedro Geromel, Arthur e Luan. Não é apenas quantitativa a falta, é qualitativa. 

Individualmente, Éverton se destacou, seguido por Kannemann, Jaílson e Ramiro. A boa surpresa, o lateral Leonardo Gomes não comprometeu, Bressan prossegue bem. 

Quem ficou devendo? André. Mas logo deverá passar esta fase ruim.

Quem foi muito bem?   Renato Portaluppi. O treinador mexeu muito bem; Thaciano marcou o gol do desafogo, Lima teve bons momentos e Pepê, aos poucos, vai se soltando.

Amanhã, sorteio importante, depois um clássico: Grêmio versus Palmeiras. Que semana!




13 comentários:

  1. Joao Henrique Fontoura Hollerbach03/06/2018, 19:53

    Mas o Grêmio não conseguia manter a posse de bola, por isso houve uma preocupação constante durante todo o jogo(para não dizer sufoco, pois o Bahia não teve chances efetivas). Cheguei a ficar irritado com a pouca capacidade de reter a bola. O André está realmente devendo(e muito!) e quem diria que o Leonardo chega a ser melhor do que o Madson! São 3 pontos importantes(achei que seria somente um). Agora é confirmar em casa, pois os demais adversários também estão pontuando. Abraços

    ResponderExcluir
  2. João!
    Achei importante a preservação de Arthur e Luan; porque esse jogo seguinte será aquele que, na pior das hipóteses, será de "troca de pontos". Se o Tricolor não ganhar, ficará a obrigação no returno.
    Leonardo foi bem, tomara que tenha ganhado confiança.

    ResponderExcluir
  3. André vem mostrando que talvez não seja o jogador ideal para a maneira do Grêmio jogar. Em quase todas as oportunidades que teve dentro da área, marcou. O famoso lance do Gre-Nal em que chutou por cima, não era uma bola fácil (já vi Romário perder gol muito mais fácil em final de Copa, por exemplo).

    Jael - que na minha opinião não é um grande finalizador - entendeu seu papel e virou um ótimo pivô, jogador para time mesmo. Acredito que tenha espaço para o André evoluir sim, mas vai depender só dele. Barrios falhou nesse ponto (na verdade foi pior, vide os dois gols feitos perdidos na finalíssima da Libertadores em Lanús).

    O estilo de jogador que entraria bem no Grêmio hoje seria alguém como o velho Jonas de 2010, que fazia o homem de área, mas participava demais e chutava a gol, e este é um tipo raro, e por isso caro. Por enquanto, e nunca imaginei um dia dizer isto, Jael é titular absoluto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barcos, pela sua técnica, imagino que encaixaria. Mas ambos, ele e Jonas, estão velhos e são caros.

      Excluir
    2. Glaucio
      Ainda aposto minhas fichas no André.

      Excluir
  4. Caco
    Ainda acho o André a melhor alternativa no mercado. Talvez a ansiedade esteja prejudicando; a parada do campeonato será uma grande aliada para o Tricolor ajustar o setor ofensivo.Meu receio é a janela de Agosto levar Arthur e Éverton, talvez Luan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro teu otimismo. Mas quem sabe né, um período maior só de treinos ajude ele a encaixar. Só que não vejo nele aquela ambição de fazer gols (ao menos nos compactos quase não aparecem finalizações dele), pra fins de comparação, Barrios volta e meia fazia seus gols de fora da área, se a bola não chega, o centroavante tem que tentar, arriscar.

      Excluir
    2. Tecnicamente, Barrios foi o melhor centro-avante dos últimos anos. O problema dele foi a condição física precária, resultado de muitas lesões.
      Barrios era cirúrgico. Basta ver gols contra o Fluminense, Botafogo e Cruzeiro.

      Excluir
  5. A janela de agosto pode mudar o cenário do futebol brasileiro, imaginem o Gremio sem Arthur e Everton, o Flamengo sem Vinicius Jr. e Paqueta, o Corinthians sem Rodriguinho ou o Cruzeiro sem D'arascaeta?
    Obs. Vai ser dificil segurar o cebolinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Interessante: Vinicius Jr, D'Arrascaeta e Arthur já estão negociados, falta apenas confirmar a data de apresentação no destino.

      Excluir
  6. Acredito que ele poderá ser a melhor alternativa sim, no momento que ocupar uma faixa de campo mais recuada. Bola ele realmente tem.

    Um comentário válido a respeito do Everton: sim, ele foi decisivo e teve pelo menos 4 lampejos de craque ontem, mas errou muitos passes fáceis no meio campo (inclusive levou um esporro do Renato que os microfones captaram). Mas isso corrije-se.

    Gostei bastante do Thaciano ontem também, apesar de ter desperdiçado aquele gol feito em que pifou em impedimento ao invés de chutar a gol. Fora isso, mostrou ser rápido e participativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaciano é uma boa surpresa para mim. Não apostava nele. Mérito do treinador.

      Excluir
    2. Tá com jeito de que vai repetir Michel.

      Excluir