Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Opinião



Grêmio tropeça em casa contra o Cruzeiro

O Cruzeiro veio com um misto quente, especulou a partida a maior parte do primeiro tempo, fez um golaço e depois abdicou de jogar. Não chutou uma única bola ao gol de Paulo Victor na etapa final. Não perdeu, porque Luan é mestre em perder pênalti e Fábio, mestre em pegar. No lance, deu a lógica. Ali, a vitória escorregou e as críticas aumentaram. 2 a 1, o ânimo do torcedor seria outro; porém, isso não deveria apagar os erros. Com o empate, as críticas elevaram o tom.

Escrevi no final do ano passado que eu não renovaria com Leonardo Moura, apesar de sua qualidade, nem com Cícero e muito menos com Jael. Entre alguns equívocos que cometi aqui, esta análise está fora. Esse trio por razões distintas, não deveria estar no elenco em 2018.

Há erros no elenco e há erros dentro das quatro linhas. Um exemplo: O time tem 60%, 65% de posse de bola e nenhuma ou uma bola chutada em gol. Esse toque maravilhoso de bola e esses percentuais elevados de posse de bola que não assustam ninguém, é a festa para os adversários.

Mais um exemplo: 33 minutos da etapa final, escanteio para o Grêmio, depois de uma grande jogada de Éverton, o Cebolinha vai cobrar e ao lado dele, quase na bandeirinha está para quem foi passada a pelota, Jael . Onde ele deveria estar naquele lance, naquele instante da partida?

Outro falha: Ano passado com Jael no grupo, o Tricolor entendeu que deveria buscar um novo centroavante. Trouxe Hernane e André. Passados 8 meses, o Jael vira solução. Ele melhorou? Claro que não; segue sendo um avante pronto para o Joinville ou Atlético Goianense.

Tudo bem que Fábio já pegou 25 penalidades em jogos, mas Luan não poderia ter cobrado, o seu histórico não recomenda, especialmente em prélio empatado e são 37 minutos da etapa final.

Se Jaílson é um "acréscimo" em relação a Cícero, na verdade, quem ele está substituindo é Arthur; aí, o papo é outro. Soma-se a sua presença, Ramiro, simplesmente o jogador de meio de campo que mais erra passes. Está mais do que na hora de ser sacado do time.

Então; olhando já temos ou melhor, não temos, um lateral direito (que não será Ramiro), um volante (vaga de Arthur), um quarto jogador do meio (lugar de Ramiro) e o companheiro para Éverton.

Bruno Cortez é daqueles jogadores que se o coletivo vai bem, ele cresce; arrisco dizer o mesmo de Maicon, a recíproca é verdadeira. O que sobra? Grohe, Geromel, Kannemann, Luan e Éverton. Meio time.

Com meio time vira uma epopeia passar de fase na Libertadores; basta manter algumas "convicções" recentes. Mas tem solução; basta ousar, trocando peças dentro de campo e buscando pelo menos dois para meio e ataque.








30 comentários:

  1. O que me interessa é o perna de pau defendido. Os outros são barbadas descer o cacete.

    Não surgiu nenhuma propostinha pelo pereba da 7? Essa uva é o Andershow do Grêmio (que era menos ruim que ele - e no inter!) Por que o Grêmio não vai tomar lições com os dirigentes do inter (que estão dando um banho no Grêmio há meses)? Pereba-7 deve ser mandado pastar mas ninguém se engana mais! Não é uma sangria nos cofres, é uma hemorragia! O Grêmio renovou sabendo que não sustentaria a megasena mensal que paga a ele pelo tempo todo do contrato, pensava que o perna de pau (PIOR que Douglas) iria para a seleção, a naba! E agora estaria sendo vendido - agorinha mesmo, nesse mês. Mas nem a segundona chinesa quer o "craque" de quem nada entende nada do riscado. O que parece é que ficará aí até acabar o contrato - ou acreditam que ele vai aceitar renovar por menos, pelo bola murcha que joga! Ou acreditam que ele receberia o que o Grêmio paga em qualquer clube que honre o dinheiro, diferente do Grêmio? Dinheiro do Grêmio é dinheiro de ninguém.

    Daqui a 15 jogos ele pega a bola com um raio de 5 metros livre e pode ser espectador de novo do Everton contra um marcador, como contra o Cerro, Corinthians (que fedem de ruins), etc e vira desequilibrador de novo! Maradona matou o brasil pifando Canigia pressionado e caindo, em comparação. O Pereba-7 (pior que Douglas e Andershow - no inter!) pressionado perde a bola como criança perde doce, ou tropeça nela, domina de canela... O pessoal é bonzinho quando diz que ele só dribla para o lado e para trás. Não: ele só trota e passa para o lado e para trás. Não dribla niguém - exceto os Marcelos Oliveiras e Madsons dos outros que chegarem lotados.

    Deixou de ser batedor de penaltis ano passado, penaltis decisivos e com imensa influência em eliminação na copa do brasil e tabela de brasileirão. Com a babação de ovo da midia para esse pereba, com influência que esta tem na opinião de muitos torcedores lobotomizados (que se esquecerem o radinho em casa saem do estádio sem saber se o jogo foi bom, como diria L.F. Veríssimo) ele volta a bater do alto de sua "liderança técnica" de crack do time! Para ele basta 50% de acerto ou menos, basta acertar dois seguidos: o "crack" que deve bater, não podendo ser o presidente do clube. Sob essa tese, Alecone, que não errava um pênalti sequer deve ter sido melhor que Zico, Edmundo e Romário! Penalti é para quem sabe bater por estatísticas, porque essa obviedade é tão dura de ser assumida no Grêmio? Porque querem recuperar o pereba caro e ex-jogador aos 25 anos (assim como a outra hemorragia, André.) E o time é que se lasque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Talvez eu seja um dos poucos a ter essa opinião: Luan esteve entre os melhores (ou menos ruins sem preferires) no jogo; o grande erro, erro colossal, partiu da casamata que não o impediu de cobrar o pênalti. Luan não sabe bater.
      São dois jogos (Corinthians e hoje) em que ele sobre de produção. É pouco? É. Mas o time fica pior sem ele.

      Excluir
    2. Esqueci: pifou Caniggia pressionado, caindo E com a perna direita, a ruim - e sabemos que ambidestro ele não era. Mas chega de juntar no mesmo texto Maradona e Pereba-7. P7 merece ficar na mesma frase com Bruno soneca, Leo Lima, etc - Ah!! que curiosidade tenho quanto a bola do P7 naqueles times da segunda metade da década passada. Suspeito fortemente que seria banco (enraizado no banco) de Anderson, Carlos Eduardo, Diego Souza, Tcheco e Diego Souza e do próprio Douglas - entre outros tantos.

      Excluir
  2. corrigindo: ... em que ele sobe de produção.

    ResponderExcluir
  3. Misto do Cruzeiro. Sabemos o que acontece com mistos ou reservas do Grêmio fora: perde SEMPRE. Eu achava que jogariam os titulares e quem sabe, com a mesma preguiça que vem jogando o brasileirão todo, o Grêmio tivesse a chance de derrotar os mineiros que fazem o Grêmio de putinha freguesa em todo mata-mata...
    O time titular do Cruzeiro é o melhor time da América, quando pisa, isso é claro. Há comparações patéticas para o Grêmio bem boas de serem feitas, pela semelhança de adversários e locais em pouco tempo: ambos enfrentaram o Palmeiras em casa, com uma semana de diferença, ambos enfrentaram o Flamengo no Maracanã lotado, com uma semana de diferença. O Cruzeiro guardou no bolso os dois, os dois que venceram o Grêmio, sendo que contra os cariocas o Grêmio nem chutou a gol (enquanto o Cruzeiro, além de vencer, deixou de marcar mais dois ou três!)
    Em relação ao Grêmio tomou a frente já no ano passado e só aumentou a diferença: mais estrutura, tem técnico (não digo que tenha mais técnico porque o Grêmio NÃO TEM TÉCNICO), melhores e mais ambiciosos dirigentes (os do inter também estão dando um banho nos do Grêmio), tem melhores jogadores, melhor banco, mais e melhor trabalho. E tem MAIS CAMISA que o Grêmio. Tenho a tendência de considerá-lo num top5 do brasil.

    Retorno ao ponto que toquei há tempos atrás, da elite clubística do futebol brasileiro, que é, deixando de lado papo furado de comentaristas politicamente corretos (ou com medo de dizer a verdade), é um Top4: Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O Cruzeiro é um "semitop", à frente de CAM e dupla grenal, e muito à frente dos outros restantes na farsa dos "12 grandes", como se não houvesse patamares diferentes entre eles "Na Espanha são só dois, aqui são doze!" Conversa fiada! Os mineiros pensam de forma muito semelhante aos paulistas: pensam grande. O GRÊMIO PENSA PEQUENO, é acomodado e "administrador" de títulos, Bolzan já tem o discurso dele sobre fim de jejum, está satisfeitão, perde a fome, o que subtrai grandeza. O cruzeiro, como é rotina no top4, já ganhou títulos grandes em anos seguidos, que o Grêmio nunca ganhou e o inter só em 75/76, no cretáceo. Falando em dois títulos seguidos, se isso acontecer na copa do brasil o Grêmio pela primera vez desde 1989 perde a liderança em copas do brasil, uma coisa que resistiu até à miserável década passada!

    A medida da ambição é a medida da grandeza.

    Sobre Florentino Pérez: "[...]Romildo citou um bastidor do encontro que teve com Florentino Pérez, presidente do Real Madrid. "No final do Mundial da FIFA, quando aconteceram encontros com o pessoal da FIFA e dirigentes do Real Madrid. Pra eles, a única coisa que importava ao final de tudo era vencer. O lema deles era vencer ou vencer, não tinha outro resultado" [...]"

    Zidane, ao sair do Real: "[...] É o momento para todos, para mim, para o clube e para a equipe. Sei que é estranho, mas é preciso fazer isso. A equipe tem que continuar ganhando e para isso precisa de uma mudança [...]"

    Alberto Guerra, o boçal alheio à ruindade do time: "Agora, que foi fechada a porta da Copa do Brasil, quem sabe não se abre outra?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Não vejo esta distância enorme que tu colocas entre Cruzeiro e Grêmio; veja que na disputa de 6 pontos no Brasileirão, o Tricolor ganhou 4, além disso, em títulos internacionais, a vantagem é do Grêmio.
      O Cruzeiro tem 3 Brasileiros; está igual em Copas do Brasil; na LA, 02. Nenhum Mundial.
      Como tu escrevestes, só depois de 30 edições (1989), o Grêmio corre o risco de perder a liderança.
      Se existe diferença a favor dos mineiros (eu não acho), ela é muito pequena.

      Excluir
    2. Sabemos que nos anos 70 o Grêmio estava atrás de inter, CAM e cruzeiro. Mas esses três hibernaram nos anos 80, enquanto o Grêmio tomou seu próprio lugar de grandeza, que já merecia na década anterior. Nos anos 90, o Cruzeiro acordou, mas o Grêmio, que já estava na corrida, se manteve como principal contestador do "top4". Mas depois daquela década, neste século, enquanto Grêmio, inter e cam misturaram grandes títulos com segundonas e infernos políticos, o Cruzeiro permaneceu numa estabilidade de força. Os efeitos estão para aparecer, como a perda da liderança em títulos da copa do brasil, como já apareceram no brasileirão, que o Grêmio tinha mais que o Cruzeiro até esta década, mas as causas são antigas. O Grêmio parou no tempo. E eu ano no passado achando que o Grêmio enterraria a década passada quando ganhasse um grande título! No Grêmio é o seguinte: dirigente ganha títulos, garante o discurso e o que vier é lucro, como numa guerra particular dentro do clube sobre quem ganha mais. Não entrando no mérito de política do clube, seja com situação ou oposição, o Grêmio voltará a ter fome em 2020, é o que estou suspeitando. Três anos para cada gestão (e com manutenção de reeleição) foram uma tragédia num quadro assim. A paz política que se esperava se transformou numa acomodação.

      Excluir
    3. Rodrigo
      Até podem ser estas duas "curvas", ascendente de um e não vista noutro; não vejo com convicção isso. O Tricolor tem mais torcida, mais títulos recentes e fora dos gramados, existem notícias da família Perrela que (até o momento) não aparecem no Grêmio.
      A diferença entre Grêmio e Cruzeiro hoje, 2018, é uma eliminação na Copa do Brasil. O Santos foi incompetente nos tiros livres, porque se fosse adotado o critério anterior no certame, saldo de gols qualificado, a vaga era paulista e não estaríamos discutindo Mano Menezes.

      Excluir
  4. Luan talvez seja o jogador que mais perdeu penaltis com a camisa do Grêmio, na média certamente é. Talvez o Alvirubro tenha a estatistica.
    Porem, o fato de não saber bater penaltis não tira sua importância nas conquistas recentes nem sua qualidade indiscitivel, é apenas uma obviedade que ele e o Renato precisam assumir.

    ResponderExcluir
  5. Carlos
    É por aí; já perdeu 7 entre 2017 e 18.
    Igualmente, isso não apaga a sua qualidade e mérito nas conquistas gremistas e num elemento muito importante: É Homem Grenal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será que não tem um abençoado dentro do Grêmio que tenha esta estatística e encoste do Renato dizendo que Luan NÃO PODE COBRAR PÊNALTI?

      Excluir
    2. Uma adição à excelente análise, Bruxo, ruim com Jael, pior com André...
      Sobre a lateral direita, Léo Gomes está pronto? Não me parece...

      Excluir
    3. É.Neste caso, o Grêmio volta a estaca "zero" em 2018, pois se ele buscou nomes para a camisa 9, é porque entendeu que Jael não era solução.

      Excluir
    4. O caso do cobrador de penalidades é a ilustração de que o histórico não é levado a sério. Uma pena. 2 pontos jogados no ralo aos 38 do segundo tempo.

      Excluir
  6. Corintians é muito ruim em relação ao Cruzeiro? Ou o problema foi a diferença na escalação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      É isso + a imprevidência de bater mal a penalidade.

      Excluir
    2. Vi um bom pedaço do jogo do Corinthians ontem. Está em queda livre técnica: é tão varzeano que Grêmio vs. Flamengo foi uma semifinal antecipada. É um time que consegue ser mais frouxo que o Grêmio. Não cria chances como o Grêmio e nem pode descansar no tico-tico, que não tem por absoluta falta de qualidade, além de, como o Grêmio, não ter técnico. O próprio Grêmio tem tico-tico por hábito de uns três anos ou mais, se fosse criar isso agora não teria nem isso.

      Excluir
    3. Rodrigo
      O Corinthians não tem técnico. Com elenco inferior a este em 2010, Renato tirou o clube da zona de rebaixamento e o colocou na LA.

      Excluir
    4. Bruxo, veja a base daquele time:

      Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Rochemback, Souza, Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima.

      Melhor goleiro (e o Grohe, reserva, era melhor que é hoje), melhores laterais, melhor do meio para a frente, melhor banco... Em resumo, Geromel, Kannemann e Everton entrariam naquele time.

      Tinha no banco Edilson, Fernando, W.Magrão, Leandro e Borges. Será inferior ao atual mesmo?

      É de Silas a base daquele time, que jogando muita bola foi à semifinal da copa do brasil e ganhou o último ruralito, até este ano.

      Excluir
    5. Rodrigo
      Recém escrevi sobre isso. Silas caiu porque estava mal; assim como Roger em 2016.
      A Cesar o que é de Cesar.
      A maioria daqueles jogadores foi buscada por Renato na segunda divisão ou fora do país, porque o mercado da Série A estava fechado.O mérito é todo dele.

      Excluir
    6. A base daquele time vem desde Roth....assim como a base do atual, desde Felipão...

      Excluir
    7. Paulo Juliano24/08/2018, 09:35

      Daí depende do q vc considera base...

      Excluir
  7. "Ruim com Jael, pior com André"- disse tudo!

    ResponderExcluir
  8. João
    Na prática, que o que interessa, André se mostrou possuidor dos mesmos defeitos vistos em Jael mais o agravante anímico incompatível para o lugar onde joga.
    Talvez Luan com um armador ou Marinho em nova função.
    Difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já afirmei aqui no blog e reafirmo: o André não "está a fim" de jogar no Grêmio. Jael não é a solução mas ao menos tem mais empenho. Está na hora de admitir que a contratação do André não deu certo, passar adiante e contratar outro centroavante. E Luan continua sendo um bom jogador, carrega bem a bola, mas está pecando nas conclusões. É hora de estabelecer outro cobrador de penalidade máxima. Abraço

      Excluir
    2. João
      Onde eu assino? É isso aí.

      Excluir
  9. Paulo Juliano23/08/2018, 18:16

    Douglas e Luan? Sem dúvida não é solução, mas poderia ser opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Neste momento, não dá para descartar esta alternativa.

      Excluir
    2. Ainda prefiro insistir no mais simples, e que, apesar de não ser o ideal, tem dado melhores resultados.

      Jael e ponto. Mantendo a estrutura de 2017.

      Excluir
  10. Glaucio
    Para o resto do ano com Jael?

    ResponderExcluir