Páginas

sábado, 25 de agosto de 2018

Opinião


Como Rês para o Abate

Os reservas do Grêmio realizaram uma partida vexatória hoje, diante do Atlético Paranaense. Deram dois chutes ao gol, sendo um de penalidade, gol achado, porque houve ingenuidade da defesa atleticana e coragem do árbitro.

Renato pode ter pensado bem o esquema, pois colocou três atacantes de velocidade, Pepê, Alisson e Marinho, mas isso na prática não se verificou pela total ruindade de Marinho (sendo brando, chamaria de uma "uva" em campo) e pela inadaptação de Alisson; deu para ver que ele não entendeu nada o que havia sido proposto. Não fez nada de útil; sobrou Pepê; aliás, tal qual o time titular ( só Éverton).

Na defesa, Paulo Victor, ou falhou no primeiro gol ou é um goleiro muito azarado, porque Pablo acertou uma bola plasticamente muito bonita; o que não tem dúvida, a falha de Bressan que não cobriu o único lado que o atacante poderia girar; deu espaço e deu no que deu.

Aliás, Bressan é mais um daqueles jogadores que foram mal, vai para o empréstimo (Flamengo), volta, prossegue mal, reemprestado (Peñarol), devolvido antes do final do contrato, retorna, na média, segue falhando e eu fico pensando que ele deve ser o escolhido para substituir Kannemann contra Santos e Inter.

Paulo Miranda, o melhor do Grêmio, jogou por ele, por Leonardo, Bressan e, lógico, por Marcelo Oliveira. Este merece um parágrafo especial.

Antes de qualquer conclusão apressada, eu não tenho nada de pessoal contra ele, apenas não o acho jogador para o Grêmio. Compromete sempre, sempre. Hoje, mais uma vez, o gol decisivo saiu pelo seu lado. Não é só isso, erra passes, ficou impedido na única vez que foi ao ataque por retardar o trote, matando um novo movimento ofensivo. Constrangedor. Constrangedor para nós, torcedores.

O meio de campo começou bem, todos os três apresentaram algo: Cícero, Douglas e principalmente, Thaciano. Á medida que a partida foi se desenvolvendo, o trio foi murchando, murchando, ... Douglas e Cícero são excelentes atletas para torneio dos "40".

Renato mexeu: Entraram Jean Pyerre que mostrou muito mais do que os que saíram jogando, Thonny Anderson que simplesmente não tocou na bola. Um fiasco. Por fim, Lincoln; este nem teve tempo para tocar na pelota.

Os resultados satisfatórios e surpreendentes dos reservas nos últimos 9 pontos disputados, olhando hoje, pareciam a vaca em cima do poste.

Espremendo essa jornada, ela vai parecer mais do que inútil, porque os que foram minimamente bem, Paulo Miranda e Pepê, tem no time titular dois nomes indiscutíveis: Geromel e Éverton. A curto prazo, não tem para nenhum.

Com esses reservas sendo aventados para postular vaga no time de cima; dá para dizer que o pão caiu com a manteiga para baixo, ou seja, onde houve progressos, o time não tem urgência de novos titulares.

Nessa toada de hoje, o time entrou para ser abatido; sorte que esse Furacão é uma brisa, senão...


13 comentários:

  1. Esto que ves soy yo,
    ni más, ni menos.
    Un pedazo de equipo...
    un trozo de fútbol...
    un puñado de excusas...
    una cuota de sueños.
    Un montón de locura...
    Un pedazo de pereza
    con toda mi sinceridad.
    Esto que ves, soy yo,
    ni más, ni menos.
    Una porquería, a veces una mierda,
    a veces necio...
    a veces torpe...
    a veces autoengañado...
    a veces delirante.
    Pero así, simplemente así...
    así soy yo.
    Es todo lo que tengo,
    todo lo que soy...
    No es mucho... pero es todo.

    [Teresinha Morango Aborto Uribe]

    ResponderExcluir
  2. Time reserva sem meio de campo e com Marcelo Oliveira na lateral não pode dar em outra coisa. Acho que não foi pênalti. Foi um empurrãozinho de leve, bem parecido com o que Miranda sofreu na Copa. Assim como naquele lance, também não achei que tenha sido falta, o Grêmio foi beneficiado. Mesmo assim não adiantou nada, pois o time reserva é muito fraco e ainda estava mal escalado. Meio campo formado por Cícero, Thaciano e Douglas não tem chance. Tanto Cícero como Thaciano poderiam formar o meio com outros jogadores numa eventualidade, são jogadores medianos que em times organizados não comprometem. Mas juntos, e com Douglas, e com três atacantes de flanco (Marinho, Pepê e Alisson) não tem jeito. Grêmio ficou totalmente sem poder de marcação e armação de jogadas. Nos dois jogos que ganhamos com os reservas tínhamos Jailson e Matheus Henrique no meio, Cortez na lateral, Jael no ataque. São posições chave. Marcelo Oliveira na lateral é garantia de que tomaremos pelo menos um gol por aquele lado. Dois volantes de movimentação e marcação são fundamentais para que possamos controlar o jogo, diminuir o perigo, criar mais chances. E um atacante central que consiga pelo menos segurar a bola e incomodar os marcadores é essencial. O Renato tirou tudo isso ontem.

    Antônio R.

    ResponderExcluir
  3. Antônio
    Até agora não entendo o porquê de poupar todos ao mesmo tempo. O futebol está muito parecido em sua preparação; se poupar todos fosse a melhor indicação, então teríamos mais clubes fazendo isso. Só o Grêmio faz isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, também acho um absurdo. O Grêmio erra ao escalar times totalmente reservas e também errou no planejamento e montagem do elenco. Como chegamos a um jogo em que não temos volantes, meias e centroavante reservas para escalar?

      Antônio R.

      Excluir
    2. Situação que persiste muito em razão da submissão da presidência à Comissão Técnica.

      Excluir
  4. Pois é, poderia poupar apenas 3 ou 4 que estivessem em pior condição física. Além do Paulo Miranda e do Pepê já destacados pelo Bruxo, acrescento Jean Pierre que foi muito bem. Marinho parece juntar-se ao André como péssima contratação. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Marinho, péssimo, além de desnecessário. Já tínhamos Alisson, Toni Anderson e principalmente Pepê.

      Excluir
    2. Glaucio
      O Marinho tem um atenuante: Pouco tempo de volta da China; um mercado incipiente.

      Excluir
  5. João
    Muito bem, especialmente,porque entrou ao meio do jogo,o que sempre é difícil para um garoto com o agravante de ser todo o time reserva.

    ResponderExcluir
  6. Já destacaste, Bruxo, mas eu gostaria de repisar o tema.
    Douglas mal, MO péssimo e Cícero - com um gol e um lançamento primoroso - igualmente insuficiente, todos estamos de acordo e, por isso, repetidamente destacamos a questão.
    Mas é absolutamente incompreensível a postula meio nefelibata de parcela da torcida que parece simplesmente ignorar a completa, absoluta, inarredável e irremediável desgraça que é Bressan.
    Esse menino é de uma regularidade absoluta, falha sempre! Mas por causas que ninguém sabe explicar tem sua responsabilidade atenuada ou transferida para terceiros (Cris, Werley, falta de proteção da volância, zaga, condições meteorológicas, enfim...).
    Como bem destacou, por onde passou foi mal e por isso não serve nem pra grupo, porque se ficar, já ficou comprovado, joga.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente,
    As partidas "bissextas" de qualidade são superdimensionadas. É um zagueiro que não se firmou por onde passou; o Grêmio é o seu porto seguro; mas a gente sabe o custo para o time.

    ResponderExcluir