Páginas

sábado, 26 de outubro de 2019

Opinião



O Legado de Jorge Jesus

Se em Janeiro de 2020, o treinador português do Flamengo, agradecer a todos, der um abraço, arrumar a mala, colocando com muito carinho, as faixas conquistadas, uma do campeonato nacional mais difícil do mundo, o brasileiro (quase uma certeza), a Libertadores (é favorito) e o Mundial (grandes possibilidades), em meio ano, ele deixará uma herança fantástica ao futebol tupiniquim.

Jesus não assumiu o posto, substituindo um interino, pelo contrário, ocupou a vaga de um dos treinadores mais badalados pela mídia brasileira, Abel Braga; enfrentou desconfianças, logo teve que administrar a rebeldia de Cuellar, jogador de Copa do Mundo, o dispensou e este se tornou um "Pete Best" do futebol, como comparou sabiamente um jornalista do eixo. Para quem não lembra ou sabe, Best deixou a bateria dos Beatles para Ringo Starr, antes do estouro mundial. Cuellar abandonou o Mengo sem desfrutar da grande fase. Jesus não reclamou, não chorou; meteu Arão e recuou Gerson. Melhor do que a encomenda.

Mas uma herança maior do que os títulos foi desalojar, desacreditar a "Escola de Boleiros", uma vertente bem aceita debaixo da linha do Equador, aquela que o treinador é um "parça" do elenco, na verdade, uma relação capciosa, onde o comandante não se importará com os problemas do grupo e, em tese, receberá como contrapartida, um comprometimento nas horas "de fogo" nas competições. Disto resulta a gestão do calendário, o planejar o ano esportivo, priorizando certames. Nada de desumanidades com os jogadores.

Pois Jorge Jesus tendo um grande número de atletas qualificados, defenestrou o rodízio, o "poupar jogadores", meteu sempre o time titular e ganhará não apenas um título relevante, mas possivelmente, os maiores que um clube brasileiro pode conquistar. Ah! e o "mais difícil campeonato do mundo" com um pé nas costas. Importante!! Ninguém querendo ficar de fora. Ninguém achando "desumano". Todos "pais de famílias, trabalhadores", expressão essa, usada para rebater as críticas a certas atitudes gremistas no pós-vexame.

A cereja do bolo foi escalar D'Arrascaeta numa decisão, depois de 19 dias de uma cirurgia no joelho; desumano? Para o comandante português, não. Alguém consegue imaginar esta cena no Grêmio?

Até o incensado Tite fica com "as barbas de molho" ao comparar o que faz com o seu material humano com o histórico recente de Jorge Jesus.

Daqui para frente, Jesus autoriza qualquer dirigente responsável a "dar uma prensa" na comissão técnica, quando ela chegar com esse papo de desgaste do grupo, culpando o calendário.

Jesus deixará um grande legado.








20 comentários:

  1. Alvirubro
    Gracias. Os torcedores tem muito a agradecer ao "portuga".

    ResponderExcluir
  2. Em especial os rubro negros. Este vareio que tomamos veio na hora certa.

    Pegando um gancho com o post anterior, o que faria este Jesus, caso assumisse a canarinho?

    Sobre ele ter defenestrado o papinho de poupar jogadores, o que é algo plausível, duvido que outros comandantes brasileiros deem o braço a torcer para esta metodologia, afinal qual outra desculpa arranjariam para explicar seus erros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Vem uma nova geração de treinadores querendo espaço; os velhos vão perder espaço se mantiverem esse discurso, ou então terão que admitir que o treinador, o dm e a fisicultura do Flamengo são infinitamente superiores aos demais concorrentes.

      Excluir
    2. Bruxo,

      Jorge Jesus deu uma declaração, que tu deves ter ouvido ou lido, que um atleta pode tranquilamente atuar 90 minutos, duas vezes por semana, estando bem fisicamente.
      A declaração de Jorge Jesus foi feita antes do clássico Fla-Flu pelo Campeonato Brasileiro e poucos dias antes do confronto contra o Grêmio pela semifinal da Libertadores.
      Indagado se os jogadores não deveriam ganhar um descanso, respondeu que o descanso se dá no intervalo entre os jogos. Ou seja, nos três dias que normalmente antecedem uma partida da outra.

      "Minha cultura não é essa [de poupar]. Descansar? Isso não existe. Vamos descansar nos dias que temos. Quinta, sexta, sábado. Domingo é para correr".

      Excluir
    3. No Brasil, há uma tese que até treinamento específico deve ser evitado. Aquele velho treino de chutes a gol, com um goleiro convocado para defender pênaltis e faltas, batidas no pós treino do grupo.
      Segundo os entendidos, pode causar lesão. Por isso, hoje, os jogadores chutam mal. Não treinam. Não cabeceiam uma bola, não aprendem cruzamentos, não sabem se posicionar na área.
      Na base, o guri chega com "toda a sua bagagem" e dela fará uso. Não haverá correção. Porque não há quem ensine.

      Excluir
    4. Verdade!
      Os atletas de vôlei e basquete treinam na manhã dos dias de jogos. É muita preguiça no futebol.

      Excluir
    5. Exatamente. Dos 9 aos 15 anos eu participei de escolhinha.

      No meu caso, sou canhoto e o professor mandava treinar contra a parede chutes com a perna direita para não depender apenas de uma.

      Treinava faltas. Incansáveis chutes a gol. Escanteios. Pênaltis. Cruzamentos e passes de curta, média e longa distância.

      Outro fundamento que jamais esqueci: não cruzar/passar a bola de forma horizontal no meio campo ou na frente da área (e isso é coisa que eu mais vejo) é uma falta de comprometimento total. Ou ainda muito bem apontado: pura preguiça.

      Excluir
    6. Hoje, isso se perdeu nos times profissionais, ou seja, treinamentos específicos.

      Excluir
    7. Coisas básicas como não escolher canto em penalti ou cobrar escanteio no meio da área, entre a marca penal e a linha da pequena.

      Ontem, perto do meio dia, dei um passada de olho em três jogos, internacionais, os times não sei escrever de cabeça, mas eram campeonato portugues (Benfica), Alemão e Inglês...a intensidade que se joga por lá é um oceano de diferença daqui...mas também se vê coisas bisonhas como, na cobrança de escanteio, um toque curto para depois cruzar.

      Excluir
    8. Glaucio
      É um oceano (seria o Atlântico, hehe) de diferenças entre a rotação dos sulamericanos e europeus. Estamos atrasados no que diz respeito a intensidade.

      Excluir
  3. JORGE JESUS e a "POUPANÇA". 26 jogos

    11.07.2019 - ATHLETICO 1x1 FLAMENGO - COPA DO BRASIL
    Diego Alves, Rodinei, Leo Duarte, Rodrigo Caio, Renê, Willian Arão, Cuellar (Everton Ribeiro), Arrascaeta, Vitinho (Diego), Gabriel Barbosa, Bruno Henrique (Piris da Motta)

    14.07.2019 - FLAMENGO 6x1 GOIÁS - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha (Rodnei), Leo Duarte, Rodrigo Caio, Trauco, Willian Arão (Cuellar), Diego, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique (Vitinho)

    17.07.2019 - FLAMENGO 1x1 ATHLETICO - COPA DO BRASIL
    Diego Alves, Rafinha (Rodinei), Leo Duarte, Rodrigo Caio, Renê, Cuellar, Diego, Arrascaeta (Vitinho), Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Lincoln (Berrio)

    21.07.2019 - CORINTHIANS 1x1 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rodinei, Leo Duarte, Rodrigo Caio, Renê, Willian Arão, Cuellar (Bruno Henrique), Gerson (Lincoln), Diego, Gabriel Barbosa, Vitinho (Berrio)

    24.07.2019 - EMELEC 2x0 FLAMENGO - LIBERTADORES DA AMÉRICA
    Diego Alves, Rodinei (Lincoln), Leo Duarte, Rodrigo Caio, Renê, Willian Arão (Cuellar), Gerson (Lucas Silva), Diego, Rafinha, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique

    28.07.2019 - FLAMENGO 3x2 BOTAFOGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio (Thuller), Pablo Mari, Trauco, Willian Arão, Cuellar, Gerson, Lincoln (Lucas Silva), Gabriel Barbosa (Piris da Motta), Bruno Henrique

    31.07.2019 - EMELEC 0x2 FLAMENGO - LIBERTADORES DA AMÉRICA
    Diego Alves, Rafinha, Thuller, Pablo Mari, Renê, Willian Arão, Cuellar, Gerson (Berrio), Everton Ribeiro (Arrascaeta), Gabriel Barbosa (Reinier), Bruno Henrique

    04.08.2019 - BAHIA 3x0 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Thuller, Pablo Mari, Filipe Luis (Renê), Willian Arão, Piris da Motta (Reinier), Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta (Berrio), Bruno Henrique

    10.08.2019 - FLAMENGO 3x1 GRÊMIO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Thuller, Pablo Mari, Filipe Luis (Renê), Cuellar (Piris da Motta), Willian Arão, Gerson, Berrio (Everton Ribeiro), Arrascaeta, Bruno Henrique

    17.08.2019 - VASCO DA GAMA 1x4 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rodinei, Thuller, Pablo Mari, Filipe Luis, Willian Arão, Cuellar, Gerson (Everton Ribeiro), Arrascaeta (Piris da Motta), Gabriel Barbosa (Berrio), Bruno Henrique

    21.08.2019 - FLAMENGO 2x0 INTERNACIONAL - LIBERTADORES DA AMÉRICA
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis, Willian Arão, Cuellar, Arrascaeta (Gerson), Everton Ribeiro (Berrio), Gabriel Barbosa, Bruno Henrique (Piris da Motta)

    25.08.2019 - CEARÁ 0x3 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Joao Lucas (Rafinha), Rodrigo Caio, Pablo Mari, Renê, Willian Arão, Piris da Motta, Gerson (Everton Ribeiro), Berrio (Bruno Henrique), Gabriel Barbosa, Arrascaeta

    28.08.2019 - INTERNACIONAL 1x1 FLAMENGO - LIBERTADORES DA AMÉRICA
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis (Renê), Cuellar (Piris da Motta), Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro (Berrio), Gabriel Barbosa, Bruno Henrique

    ResponderExcluir
  4. 01.09.2019 - FLAMENGO 3x0 PALMEIRAS - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio (Thuller), Pablo Mari, Filipe Luis, Willian Arão, Gerson, Arascaeta (Piris da Motta), Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique (Berrio)

    07.09.2019 - AVAI 0x3 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rhodolfo, Pablo Mari, Filipe Luis (Renê), Willian Arão, Piris da Motta (Vitinho), Gerson, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Reinier (Joao Lucas)

    14.09.2019 - FLAMENGO 1x0 SANTOS - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis (Renê), Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta (Berrio), Gabriel Barbosa, Bruno Henrique

    21.09.2019 - CRUZEIRO 1x2 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis, Willian Arão, Gerson, Arrascaeta (Rhodolfo), Vitinho (Piris da Motta), Gabriel Barbosa, Bruno Henrique (Berrio)

    25.09.2019 - FLAMENGO 3x1 INTERNACIONAL - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis, Willian Arão (Reinier), Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta (Vitinho), Gabriel Barbosa (Berrio), Bruno Henrique

    28.09.2019 - FLAMENGO 0x0 SÃO PAULO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rodinei (Rafinha), Rodrigo Caio, Pablo Mari, Renê (Filipe Luis), Willian Arão, Piris da Motta (Gerson), Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique

    02.10.2019 - GRÊMIO 1x1 FLAMENGO - LIBERTADORES DA AMÉRICA
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis (Renê), Willian Arão, Gerson (Piris da Motta), Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique (Vitinho)

    06.10.2019 - CHAPECOENSE 0x1 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Renê, Willian Arão, Gerson, Reinier (Berrio) (Lucas Silva), Everton Ribeiro, Vitinho (Piris da Motta), Bruno Henrique

    10.10.2019 - FLAMENGO 3x1 ATLÉTICO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha, Rhodolfo, Pablo Mari, Renê, Willian Arão, Gerson, Reinier (Vinicius), Everton Ribeiro, Vitinho (Lucas Silva), Bruno Henrique

    13.10.2019 - ATHLETICO 0x2 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rafinha (Joao Lucas), Rhodolfo (Thuller), Pablo Mari, Renê, Willian Arão, Gerson, Lucas Silva (Piris da Motta), Everton Ribeiro, Vitinho, Bruno Henrique

    16.10.2019 - FORTALEZA 1x2 FLAMENGO - BRASILEIRO
    Diego Alves, Joao Lucas (Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo Mari, Renê, Willian Arão, Gerson (Vitor Gabriel), Reinier, Lucas Silva (Piris da Motta), Gabriel Barbosa, Vitinho

    20.10.2019 - FLAMENGO 2x0 FLUMINENSE - BRASILEIRO
    Diego Alves, Rodinei, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis (Renê), Piris da Motta, Gerson (Willian Arão), Everton Ribeiro, Vitinho (Reinier), Gabriel Barbosa, Bruno Henrique

    23.10.2019 - FLAMENGO 5x0 GRÊMIO - LIBERTADORES DA AMÉRICA
    Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari, Filipe Luis, Willian Arão, Gerson (Diego), Everton Ribeiro, Arrascaeta (Piris da Motta), Gabriel Barbosa, Bruno Henrique (Vitinho)

    ResponderExcluir
  5. Dados para escancarar a realidade.

    ResponderExcluir
  6. "Clube grande perde mais do que ganha. É uma aposta tranquila." Então porque a cobrança no Grêmio 2002-2015 (14 temporadas sem títulos de Expressão), se é tão complicado ganhar? Tem cobrar 2018 e 2019 sim. Foram fracassos iguais ao período 2002-2015 (Tirando 2004 e 2005, outro contexto). Por favor, respeitosamente, sai da bolha, amigo. Repito: respeitosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daison
      Esta frase, clube grande perde mais ... é óbvio que estou me reportando aos torneios, competições relevantes, no caso de clube brasileiro, CB,Brasileiro,LA e Mundial, se não fosse assim, porque a "neura" de 14,15 anos sem títulos do Grêmio, tendo ele alguns regionais neste período?
      Cobrar desempenhos idênticos a 2017 nos dois anos seguintes, me parece exigência demais, visto que na história do Grêmio, apenas Luiz Felipe ficou ganhando algo assim entre 94 e 96 (e perdeu muitos, também).Se for esse o parâmetro, aí ninguém serve.
      Não considero fracassos iguais a outros períodos (18 e 19), tanto que a referência para chamar esses dois anos de "fracassos" passou a ser 2016,17, quando o time conquistou CB e Libertadores.
      O que é necessário é uma correção de alguma coisa errada, mas não na essência, essa, temos: um trabalho exitoso em recente e curtíssimo prazo.

      Excluir
  7. Será Bruxo?
    Será que Jesus comandando o Fluminense faria alguma coisa além de brigar lra fugir do G4?
    Se Jesus é bom assim pq nunca dirigiu um grande na Europa?
    Se Jesus é bom assim pq nunca ganhou títulos de expressão na Europa?
    Se o portuga é bom assim pq nunca foi técnico da seleção?
    Será que ele não poupa pq sabe que seu time é muito superior tecnicamente? Exemplo: Felipe Luiz cansado é bem melhor que Cortez descansado.
    Não seria a organização interna do Clube Flamengo a responsável pelo sucesso?
    Exemplo: Flamengo só está voando com avião fretado com poltronas espaçosas para conforto dos atletas.
    Será que esse Flamengo nas mãos do Renato/Luxemburgo/ Tite estaria fazendo menos?

    ResponderExcluir
  8. Belo texto Bruxo! Jesus escancara nosso problema de treinadores, todos muito ruins. Alguns bons nomes surgindo mas ainda muito longe de encantar, que essa herança mude os velhos conceitos cultuados por aqui. Sampaoli também é um bom exemplo, outro que esta a anos luz dos nossos "caciques" como Mano, Abel e cia. O próprio Tite é um treinador defasado já, com seu jogo reativo, insonso e sua característica de formar panelinhas. Apesar da surra que levamos do time de Jorge Jesus, a sua vinda e o seu sucesso vão fazer muito bem pro nosso futebol, dando um tapa na cara da nossa imprensa pachequista(lembra do ódio deles com a demissão do Abel?) e dos nossos "entregadores de coletes" ultrapassados.
    OBS: Dizem que o JJ pode fazer as malas no final da temporada. Se isso acontecer pode ser que Renato "finalmente" assuma o Flamengo.
    OBS 2: Enquanto isso Renato largou outra pérola: "Se não errasse, seria o presidente do Brasil" e segue passando a mão na cabeça do grupo, indo totalmente na contramão do que foi dito dessa postagem inclusive...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      É nisso que Renato erra,mas como escrevi anteriormente, vem no "pacote". Precisa acertar esse lado para ganhar mais.

      Excluir
  9. Tudo isso é passivo de questionamento, como bem fizeste.
    Mas, são hipóteses; o que temos de prático é um time único (11) com muito bom elenco, jogando quase sempre, apesar deste elenco.
    O legado que me refiro e base da postagem é a prova que ele está dando de que não precisa poupar os atletas; lembro que o Grêmio usou até time de transição contra o Sport (Nicolas Careca e afins) na terceira rodada do Brasileiro, há uns dois anos.

    ResponderExcluir