Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Opinião



(Quase) Mais do Mesmo

Pois é! Mesmo com o histórico ruim construído através de tropeços constrangedores, todo o discurso de fazer "8 Decisões", de "Pensar Jogo a Jogo", o que se viu na Arena? dois ou três atletas focados o tempo todo, engolidos pelo irrefreável gosto pelo "academicismo", pelo "orgasmo dos 78%" de posse de bola, percentual que resulta em escassos dois ou três arremates perigosos e é a festa de times menos qualificados, sonhadores por encontrar um oponente "castrati" pela frente.

Quem viu ou ouviu esta partida, certamente, recordou dos embates contra Fluminense, Chapecoense e especialmente, o do Bahia. E isso quase se confirmou. Sorte (para nós) que o CSA foi penalizado cruelmente no último lance do confronto. Ainda que aliviado e feliz pelo ingresso no G4, fiquei constrangido e com pena do time alagoano, pois Argel pensou corretamente o "xadrez" do gramado. Teria que ser por uma bola, esse era o script.

Pelo descontrole de Renato à beira do campo, dá para ter a convicção que não partiu dele a indolência do time na etapa final. A maioria dos atletas merecia uma multa na caixinha pela exposição, pelo prazer em ser irresponsável pelo o que apresentou esta noite.

Este jogo reforçou a convicção que Éverton é mais do meio ataque; sem fazer gols, ele foi o grande personagem desta vitória, pois se Luciano transpirou tanto quanto ele, se doou tanto quanto o Cebolinha, a diferença técnica do cearense foi o fator que resultou na conquista dos três pontos.

Para a estatística vão quatro vitórias consecutivas; mas que baita diferença entre as anteriores e esta.

No momento em que conquista pela primeira vez no certame a condição de ser um dos quatro da Libertadores, fase direta, o Grêmio ficou devendo.

Domingo, a Chapecoense se encontrar este Tricolor burocrático, entediado "por não sei o quê", vai vender muito caro uma derrota.

Preocupante!

Seguem os melhores lances:




16 comentários:

  1. O pior de tudo, no fim da partida o repórter pergunta a um torcedor: e aí cara, que achou dessa vitória, enfim conseguimos os três pontos, né?

    Aí o torcedor responde: é sempre assim, fulano, aqui é Grêmio, nunca vai ser fácil, é sempre sofrido!!!

    O diálogo não foi exatamente este, mas pra vá pra P.Q.P. um infeliz desses que me responde essa asneira.

    Gente: era o CSA!
    Outra: não era final de campeonato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Rodrigo!
      Essa coisa de Imortalidade está banalizada; quando a incompetência entra em campo, vem essa história.
      Ela existe mas é bem específica como por exemplo ganhar contra tudo e contra todos com 7 jogadores e dar volta olímpica.

      Excluir
    2. E tu sabe Bruxo, que até aquele fatídico jogo de 2005, se olharmos por outro prisma dá pra se dizer que foi uma grande várzea.

      No livro que mencionei outro dia, (Guia Politicamente Incorreto do Futebol) tem uma passagem que nos faz ver com outros olhos aquela partida que por muito pouco não acaboi no tapetão por falta de contingente. Na realidade, o Grêmio pelo tamanho que tem jamais deveria ter passado por aquele sufoco. Foi épico e emocionante, foi. Mas também foi feio em gênero e grau.

      A imortalidade se banalizou desde então.

      Excluir
    3. Rodrigo
      Como quadrangular (Lusa, Náutico, Santa Cruz e o "Imortal"), não chegar classificado ao jogo final, subiam dois, foi uma vergonha para o Tricolor.
      O épico diz respeito apenas ao evento Náutico 0 x 1 Grêmio; suas circunstâncias.

      Excluir
  2. Bola igual a do Grenal, o Grêmio não se reinventa: outro "baile". O Argel "Rejuvelhecer" deu um nó no apitador de rachão, motivador e entregador de camisas, recalcado com Jorge Jesus. Todos se achando, até o Cortez está toda hora tentando dar caneta, de letra... Erra tudo, como os outros, eis o futebol mais bonito do país. Tira o Everton, ninguém se salva: ex-jogadores e/ou perebas e/ou bons em fase peladeira. P.Victor é insistência padrão do treineiro mimado infantil, sai do time só na psicologia reversa, se elogiarem. Colado na trave direita na falta, que piada! Pouco antes, fez uma "defesa espetacular" que goleiro de verdade só levanta a mão e espalma já buscando com os olhos a garrafinha d'água. E a máxima de Tetê? "Tem que mostrar lá embaixo!"? Pobre base do Grêmio, precisa ter 30 anos e esperar vagas por lesões.

    Se fala da grana do Flamengo, como se grana desse entendimento de futebol. Palmeiras tem muita e só torra, o Flamengo vinha assim também há anos - sempre teve tanta ou mais grana que os campeões. O Grêmio tem a chance de contratar um cara de 1 milhão/mês e contrata Tardelli, que ainda não mostrou que merece mais que banco. Por que a torcida acha que com dinheiro o Grêmio seria o Flamengo? Tem mais jeito de que seria a naba do Palmeiras. Para dar a ideia que faria mais com mais grana, o "gestor" e o "treinador" (e os três patetas) primeiro precisariam esgotarem as possibilidades com a grana que tem - incluindo a que chega emprestada de banco para o presidente seguinte pagar.

    Escrevi antes do 5x0: "A desculpa da grana do Flamengo está no forno: é um bolo que está sendo feito com todo o capricho, terá muito recheio; a maioria absoluta dos gremistas vai aceitar se babando de satisfação e pedirá mais! A 'diretoria' e o falastrão só estão preocupados que apareça algum repórter (de fora da turma de amigos churrasco e boca-livre com perguntinhas escadinhas) com a pergunta e com números: 'E o Grêmio, Sr. Fulano, antes de falarmos da suposta impossibilidade de enfrentar o Flamengo e sua riqueza, depois falamos do adversário; pois o Grêmio que não ganha nada relevante há quase dois anos tem alguma autocrítica a fazer com sua competência na utilização dos seus próprios recursos nos últimos dois anos? Fez bem a lição de casa? A torcida gostaria de uma análise do senhor em relação às seguintes contratações...'(e então lê a lista de nabas com os custos)"

    Só o Flamengo tem se salva. Vendo a ruindade do Palmeiras se pensa como pode ser segundo lugar (até os palmeirenses se perguntam!) mas é só ver o Grêmio, o São Paulo e o elenco do Sampaoli no Santos. O Palmeiras ao menos é um time guerreiro. Tem mais pressão de torcida, isso influi. A torcida do Grêmio feliz saltitando para aquelas câmeras chatas que metem na lata da torcida com o jogo rolando, para completar a desgraça de transmissão com os péssimos narradores, todos felizes com a heroica vitória contra um time rebaixado. É que está na frente do inter?

    E seguirá o Grêmio num novo jejum, o caudilho largará com cinco anos de seca, mais três anos a esses dois. Sai esse treineiro, contrata o 7x1, depois volta com esse, e assim por diante, sabe se tratar com a torcida e imprensa; Conselho dominado, clube social, mamão com açúcar.

    Flamengo tirando o pé mas trocando passes com lucidez e paciência, e se poupando adequadamente; seu time contra um Botafogo desesperado e retrancado em casa, que deu 10% só do Engenhão pros flamenguistas, retranca com violência e cera, copa do mundo que não fez contra nenhum outro, com sua torcida apoiando isso como se o empate valesse título, pois o Flamengo venceu sem riscos (o Botafogo teve algo em torno de 25% de posse, não viram a bola) e segue para as taças o melhor time brasileiro deste século, sob a secação recalcada da nhaca ultrapassada dos treineiros brasileiros (e seus apoiadores na imprensa e torcidas rivais), invejosos e preocupados de ver seu nicho de "trabalho"/enganação invadido.

    R.Anderson.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que não assisti nem escutei essa pelada. Confesso que até aceitava um derrota ou empate, torço pra o CSA ficar na primeira divisão e pra Flu ou Cruzeiro caírem. Pelo menos o Renato ficou possesso com a atuação ruim porque depender de gol contra nos últimos instantes pra vencer o CSA em casa é dose... Vaga pra Libertadores sendo bem encaminhada, Renato indicando sua permanecia agora resta saber que rumos vamos tomar em 2020, um Grêmio renovado para seguir brigando no topo ou seguiremos bancando os nossos refugos e boleiros semi-aposentados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Lipatin, sempre respeitando opiniões diferentes, a preguiça, a modorra irritante do time não passou pela mão do técnico que até tentou mudar colocando dois guris.
      Renato nada teve a ver com o ânimo da equipe.
      Fecho contigo.

      Excluir
  4. João Henrique Hollerbach08/11/2019, 09:27

    O time "deitou" no 1x0. E novamente a barreira abriu! Acho que formação de barreira deverá ser incluida nos treinamentos! Coisa elementar, mas o time vai ter que voltar ao "jardim da infância" e aprender a lição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João!
      Quantos gols tomamos assim? Vai ter que voltar para o jardim da infância, nestes quesitos que tiram pontos como esse ou cobranças de penalidades.

      Excluir
  5. Foi um jogo em que o Grêmio fez muita força para perder 2 pontos, mas não conseguiu.

    ResponderExcluir
  6. Carlos
    Ironicamente, ainda para vencer, ganhou um gol contra.

    ResponderExcluir
  7. apitador de rachão, motivador e entregador de camisas, recalcado com Jorge Jesus.Correto o Anderson. Ele sempre fala em "Deu mole", etc...Péssimo treinador. Trabalho ridículo em 2018 e 2019. Chegou em fases decisivas devido a ruindade escancarada dos outros. Vamos combinar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então vamos combinar, no mínimo tem sorte, Daison.

      Excluir
  8. Só admite que o trabalho dele em 2019 é horroroso...

    ResponderExcluir
  9. Discordo, Daison.
    Podia ser muito melhor, mas horroroso é um exagero.Faltou um pulso forte de um vice, mas não que seja do tipo do Pelaipe e cia ltda com seus ed carlos, brandão, kelly, sorondo, etc...

    ResponderExcluir