Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2019

Opinião



O Epílogo Melancólico no Serra Dourada

Esclarecendo: o título tem a ver com a campanha e o prêmio de consolação, não ao jogo específico no Centro-Oeste do Brasil.

O Grêmio acertou em começar a reforma do elenco, antes mesmo da última rodada. Dá um sinal evidente de mudanças, antecipa o período de férias e dá rodagem a garotada ainda no Brasileirão.

O que faltou? A Copa do Brasil e uma melhor colocação no principal certame nacional. Já batemos muito nesse assunto.

Sobre a partida; ela deu a impressão que Phelipe é imaturo para assumir a vaga de titular na Libertadores, por exemplo. O setor defensivo de garotos, apenas se salva Rodrigues que já tem alguma rodagem. Capixaba pode buscar novos rumos.

No meio, a coisa começa a melhorar. Se Frizzo, Darlan e Patrick estiveram hesitantes e numa má jornada, ainda assim, mostraram técnica para jogar ali, onde o coração dos times pulsa forte numa partida de futebol.

Na frente está o grande destaque do clube para 2020: Ferreira. O menino tem tudo para vencer, arrisco a dizer que será melhor do que Éverton, mesmo que em outra posição.

Isaque e Pepê sofreram com a marcação forte goiana, não souberam sair dela, ao contrário do que ocorreu com Ferreira.

Os que entraram, pouco ou nada acrescentaram: Emanuel, zagueiro, Guilherme Azevedo e Jhonatan Robert.

Ficam algumas questões interessantes neste final de ano: Se Ferreira fosse mantido escondido nesta reta derradeira, alguns poderiam sugerir Michael do Goiás como reforço. Cravo com certeza: Ferreira é mais jogador. O reforço já está em casa.

Também se Guilherme, artilheiro da Série B pelo Sport Recife, não fosse do Grêmio, poderíamos estar sugerindo seu nome para o Imortal em 2020. Prefiro que seja incluído em uma transação, pois atua num setor onde o Grêmio está lotado de bons jogadores.

Outra questão: costumava dizer aos meus alunos que no futuro todo político seria honesto, não por índole, formação ou algo parecido, mas por pressão e exigência do controle social. Diriam: - Que saco! tenho que ser honesto para me manter na vida pública. Forçando um pouco e levando para o futebol; a corda esticada por Jorge Jesus no Flamengo, onde não há espaço para quem ficar aquém das exigências do time, praticamente aboliu a prática do bruxismo nos clubes (e treinadores) que sonham com voos altos. Por isso, essa "revoada de nabas" dos elencos brasileiros nesta e nas próximas semanas. Quem não apresentou bola, será "saltado fora".

Encerrando: E o mais organizado clube brasileiro, o de melhor futebol? Que fiasco, Cruzeiro! Mereceu cair. Lamento por Pedro Rocha que decepcionou na Europa e afundou em Minas, reforçando o meu pensamento já externado neste espaço, qual seja, o Grêmio consagra muito atleta mediano que depois não consegue se firmar fora do clube. São super estimados aqui.

Pedro Rocha precisa repensar a vida. Mais um passo em falso e a carreira em clubes de ponta vai para o espaço.





12 comentários:

  1. Sobre Pedro Rocha, vale para o protegido Luan o mesmo: este que é absolvido em passes e assistências em jogos amistosos com times mistos para pipocar dos decisivos, ou vale a mediocridade dos clubes (incluindo seus DMs) e times para os dois ou os dois são absolvidos. Que Luan fez mais que Rocha depois que se separaram? Nada. Coleção de números distribuídos em 6 anos? Vai jogar na pelada do Sheik daqui a dois dias, o "lesionado" por cachacite plantar. Que assine com o Corinthians leve a cachacite plantar e a hemorragia de 1 milhão/mês com ele para SP. Mas eu não questiono o futebol de Luan em 2017, nem muito menos o de Rocha (e Wallace), cuja saída inaugurou a falta de infiltração no Grêmio, a transformação de um quase tiki-taka para o tico-tico, que perdeu soluções na Arena (onde Luan deixou de tocar na bola), num balão de Geromel para Jael e Cícero se virarem. Jogar no Grêmio, clube tomado de vadiagem, é muito mais fácil que na Russia, no nanico Hamburgo (Portuguesa alemã) ou na fogueira do Cruzeiro.

    Ferreira melhor que Everton? É normal ler esse disparate de quem não entende do riscado, afinal o crack Fernandinho era melhor que Everton e Rocha, assim como Matheus toda hora "é melhor" que Arthur, e Paulo Victor "nunca jogara atrás de Geromel e Kannemann", a indireta contra Grohe, que te fazia se contorcer de raiva na secação frustrada naquele fim de LA/17, onde passou a ser muito exigido, por motivos que passam pela perda de Rocha (hemorragia técnica no meio campo), tentando colar em Grohe até "frango" no Mundial (fiasquento devido ao teu treineiro.) Mas depois passou a falar dos reservas de PV este ano, "não jogaram com Geromel e Kanemann"...

    Não faltou a copa do brasil, essa piada é a pós-verdade chapabranquista que rola aqui? Conseguiu adeptos ovelhas para ela? Valeria para muitos clubes no país essa lorota, até para quem não ganhou regional. Valeria para todos que disputaram as mesmas competições que o Flamengo, se o Flamengo for visto como muro intransponível. "Só faltou a copa do brasil" valeria para o medíocre inter, que de pior que o Grêmio só teve a perda do ruralito nos penaltis, em dois jogos que não perdeu, não foi inferior, contra o favoritismo do Grêmio e o apito contra que deu pênalti para o Grêmio no segundo jogo, onde perderam na confusão um batedor. Sim, o inter que assustava o blogueiro que achou bom a eliminação para o CAP, para não apanhar do inter na final.

    Não tem esse papo furado de faltou copa do brasil. Faltou trabalho, faltou futebol (que você ainda acha que na América do Sul só fica atrás do Flamengo), faltou treinador (o vagabundo que passou o domingo de jogo oficial na praia), que você espertamente só é crítico na hora dos fiascos, se jogando no colo depois, faltaram laterais, faltou goleiro (cujo titular "é melhor que Grohe"), faltou depto. médico e físico, faltou depto de futebol, faltou conhecimento do mercado e conhecimento de quem contratavam - o teu crack Tardelli assinou contrato de 1 milhão de mamada mensal e no primeiro treino descobriram que não servia para a posição que foi buscado. Faltou administração que garganteia superávits e balancetes em coquetéis para o conselho "clube social", domesticado, estuprando o estatuto mas mal escondendo que torrou a grana que recebeu em vários perebas ídolos teus e colocou a folha em mais de 12 milhões/mês, "o grande gestor" que não sabe porque ganhou nem porque perde, espectador dos 3 títulos e do jejum que já tem dois anos - e contando.

    RRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi aqui que o senhor leu que Fernandinho era melhor do que Éverton. Nem seco jogadores do meu time, sempre foi assim. Como escrevi anteriormente, mesmo profundamente contrariado com a eleição de Obino ou com a contratação de Roth, sabendo que nada daria certo com estes dois, eu deixei de torcer para o meu clube de coração. O Grêmio está acima de minhas escolhas pessoais, de minhas preferências.
      Quem está se remoendo ou contorcendo é o senhor que escreveu que torceria pelo Cruzeiro por ser organizado e ter o melhor time do Brasil.
      Eu torço apenas para um clube: Grêmio.

      Excluir
  2. Na era do 7x1 nos anos 90 o Grêmio tinha Danrlei, Roger, Miguel e Emerson, essencialmente. Com Tite, tinha Danrlei, Polga, Roger, Eduardo Costa e Tinga. O Grêmio tem nessa década melhor base e menos aproveitamento dela: hoje, garantidos como titulares, só três: Matheus, Pyerre e Everton. E o Grêmio tende a enganar o país que é um clube que aproveita bem a base, por vendas e garotos com destaque. Vários tem se destacado e tem sido vendidos sim, mas o número de caras da base no time é pequeno, não passa de três; em 2018, eram só Grohe e Luan, depois que Arthur saiu. Nenhum outro, nem Pepê, tem lugar garantido. A base é forte mas existe um fosso cheio de crocodilos entre o fim da base e o grupo principal (principalmente time titular.) Esses que jogaram contra o Goiás estão na mesma do Arthur (que seria emprestado), Pyerre (que seria emprestado) e Everton "jogador de segundo tempo" Cebolinha (que se Fernandinho renovasse ficaria no banco como segunda opção - a primeira seria Marinho.)

    Ou o Sobrenatural de Almeida os coloca no time ou serão mandados para a segundona, a pegar "experiência", quando se sabe que nunca mais voltam, fazem o bate-volta para outro time de segunda ou pequeno na europa. Guilherme é um exemplo, não tem lugar, ok - mas se Vizeu serve e querem renovar, nada de "ok": aí falta coerência, Vizeu é um inútil torrador de grana tão imprestável quanto André. Seja como for, não consigo imaginar essa tua direção incompetente renovando o grupo, não entendem de futebol, na "empresa clube de futebol" existe o absurdo de colocar leigos em funções técnicas. Dinheiro de clube é dinheiro de ninguém. Imagino apenas renovando contratos com muitos refugos.

    O teu treineiro, e já escrevi isso, gosta de velho, dos parças, trocar ideias com eles, porque se sente inseguro com dois tipos de jogadores: jovens e gringos, são ETs para um farofeiro carioca que sabe que é burro. E como um ignorante acostumado a girias, papo furado e fanfarronices poderia se entender com que não é da laia dele? Ele vai trabalhar o garoto como o Telê fazia? Nem pensar.

    Com esses teus dirigentes, me assusta qualquer notícia de contratação. Muito provavelmente vão torrar grana com posições não carentes bloqueando o avanço de um garoto e quando descobrirem o que falta, estará acabada a grana destinada a reforços. O Grêmio é um Palmeiras com menos grana: contrata um monte, menos para onde precisa. Faz um imenso e caro grupo de reservas, marginaliza talentos e time titular não se fortalece. No fim do ano se entusiasma com a garotada desprezada, como o blogueiro agora. É assim que é quando sai à procura de pechinchas em feirão sem nem mesmo uma lista de compras prioritárias, é como pessoas viciadas em comprar, se não acham o que querem compram qualquer coisa, torrando a grana que poderia ser usada depois. Se encontrar o que precisa depois, meterá a mão no bolso e este estará vazio. Enganam chapas brancas e só.

    Confirmando a permanência do Burro com Sorte e dos submissos três patetas cravo aqui: 2020 = 2019 = 2018: o ano acaba no ruralito, perdendo ou ganhando, e o Grêmio tratará (de novo) o ano como "maravilhoso", e que só não foi melhor pela grana de um aqui (como Flamengo este ano) ou por "roubo" acolá (River/2018), para citar dois choros de clube e torcida aos quais não me associo, formas diferentes de dizer: "fomos muito bem, não nos deixaram ter um ano melhor, não é nossa culpa". E segue os títulos nacionais "se usássemos titulares ganharíamos". O "se" é bacana: ele permite ser campeão de tudo sem esforço - e tem um mundo de otários que acreditará, e dirão que só faltou a copa do brasil. Se o problema é o "muro Flamengo", todos os perdedores estão justificados, então para muitos só faltou a copa do brasil.

    A verdade é a seguinte: o que pode mudar algo é apanhar do inter no ruralito, a mesma coisa que valia para este ano. A referência do Grêmio é essa: "estamos melhores que o inter? Missão cumprida!" Provincianismo nojento e pequeno.

    RRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, mas para quem "cravou" que o Cruzeiro era o mais organizado clube brasileiro e possuía o melhor time do Brasil, novas previsões ficam sob a ação do descrédito.

      Excluir
  3. Com tanta informação desencontrada, desconfio que os teus comentários estão prontos para vários blogs.
    É um tiroteio sem acertar o alvo correto.

    ResponderExcluir
  4. Olhem o que eu achei na parte de comentários do blog do Guto e do Alfredo; é "copiar e colar".
    https://ondeestiverogremio.blogspot.com/2019/12/um-final-de-ano-coerente.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque tu te surpreende ainda com essa criatura, ele vai em todos os blogs destilar veneno, só no copy e cole! E tem mais Bruxo, ele é colorado enrustido, pessoal do blog já achou esse idiota no Facebook, outra hora dou o nome do trouxa, mas ele é assim mesmo, totalmente paranoico!

      Excluir
    2. andré
      Fora as ofensas que recebo e deleto, do cara.

      Excluir
  5. Saudações Bruxo! Sobre as decepções da temporada já falamos demais. Vamos falar dos garotos. Foi um bom teste, concordo com a tua avaliação: na defesa só Rodrigues se mostrou pronto, Phelipe precisa de mais cancha ainda. No meio Darlan e Patrick já conhecemos bem, e gostei do Frizzo. Esse Ferreira se continuar assim tem tudo pra ser tornar um "novo Éverton" e até supera-lo mesmo. Pepe era o "veterano" do ataque e Isaque deixou boa impressão. Mereciam ter jogado mais minutos se compararmos as nulidades do time, mas aí já é outro papo...
    Espero que as coisas mudem pra melhor em 2020. Agora é ver se a renovação de Renato se confirma e quais serão os próximos passos. Por essa observação de reta final a lista de dispensa é aquela mesma que tu escreveu aqui, as contratações imediatas deveriam ser um goleiro e dois laterais. Pro restante o mais prudente é primeiro ver quem fica e quem saí do elenco e depois olhar pra base com carinho. É melhor dar um voto nos garotos do que trazer outros Andrés e Marinhos.
    Sobre o Cruzeiro o rebaixamento já era pedra cantada e merecida. Fica o exemplo do que acontece quando se dá um voto de confiança a um treinador ultrapassado como o Mano Menezes que montou um elenco ruim, velho e caro, cheio de cobras de vestiário, que se agarrou a duas conquistas ilusórias da Copa do Brasil mesmo com tudo apontando pro desastre. Quando ainda podia fugir da degola confiou no Thiago Neves e demitiu o Ceni, aí desandou de vez. Isso sem comentar sobre as dívidas e a máfia que "administra" o clube com o Sr Helicoca e cia. Olhando pra essa situação e pra nossa nossa decepção com a Copa do Brasil penso que pode ter sido um bom remédio, talvez se tivéssemos ganhado esse modelo de Renato & seus Boleiros não teria sido questionado e Tardelli, André e cia ganhariam mais um voto de confiança. Com a decepção veio o questionamento e esperamos que a coisa mude. E claro que aqui não temos um clube totalmente endividado e comandado por mafiosos sem escrúpulos como tristemente está o Cruzeiro.
    E o Argel que traiu e abandonou o CSA e quase conseguiu rebaixar o Ceará, se não fosse o poço sem fundo do Cruzeiro ele tinha conseguido essa façanha. Me pergunto: que clube sério ainda dá chance a esse sujeito mal caráter e além de tudo péssimo treinador. E o Adilson conseguiu conquistar seu sexto ou sétimo rebaixamento, que fase dos pseudo-treinadores...
    OBS: Sei lá quem é o RRA mas, com todo o respeito, o cara precisa ir visitar o terapeuta.

    ResponderExcluir
  6. O Argel fez um péssimo trabalho no Ceará, tanto que se safou com a pior pontuação dos que se livraram do rebaixamento nos últimos anos, 39.
    Tens razão; se serviu para alguma coisa não ganhar a CB, foi para escancarar a ruindade e erros do time/clube.

    ResponderExcluir
  7. Bruxo, agora é comentar sobre obra pronta, fico com esse pensamento na cabeça porque, se pegar o início do ano, será muito difícil achar comentários gremistas louvando Dedé? Ou talvez aquela cantilena sem fim sobre a perda do Edilson? Sou capaz de dizer que teve muito gremista também babando raivoso quando o PR voltou para a toca da raposa ou relembrando termos "perdido" o zagueiro Léo para o palestra mineiro.
    Por sua vez, agora o "unanime" Gabigol seria unanimidade ou só outro "refugo caro" que vinha da Europa? Um milhão mensal para um goleiro?! Preciso dizer como seria a chiadeira? Diego, Everton, Rodolfo, Rafinha e Felipe Luiz, um monte de "merdalhão" incensado buscando o pé de meia no ocaso do seu futebol, ou, como se costuma ler, "ex-jogadores".
    Obra pronto, é sempre mais fácil ser assertivo, não é?

    ResponderExcluir
  8. PJ
    Vejo a importância do treinador no caso do Flamengo, acho que se ficassem com Abel, estes jogadores não teriam esse nível de performance.
    O mesmo serve para o Santos; imagine Dorival Jr ou Oswaldo Oliveira no lugar de Sampaoli.

    ResponderExcluir