Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2020

Opinião


Os Guris tem vergonha na cara

Recém finalizada a decisão da Copa São Paulo, onde o Grêmio perdeu nos tiros livres para o seu maior rival. Mau sinal para o resto do ano, ainda que tenha sido decidido no detalhe, aliás, num detalhe crucial e de uma forma ... infantil (o termo mais ameno que encontrei). Certamente, um dos poucos jogadores do Tricolor que não poderiam se exceder na comemoração, Alisson, zagueiro que já tinha uma expulsão na competição, comete o erro capital determinante para a postura diferente que o time teve que adotar. Zagueiro maluco não me serve.

O que me emocionou foi o choro, o desconsolo da gurizada pela perda do título, ainda que tenham chegado onde há quase 30 anos o clube não chegava.

Pena que a Direção gremista não leia estas linhas (ou outras de gremistas apaixonados pelo clube; blogs aos montes existem), pois, com certeza, miraria com mais carinho para atletas dedicados e com talento para dar mais do que os medalhões que sugam os cofres nestes últimos anos. Os Maicosuel, André, Marinho, Tardelli, Galhardo, Arroyo, etc... enfim, dava para lotar este post com sucatas.

O Grêmio merecia a conquista da Copinha; há Rildo, Elias, Gonçalves, o goleiro Adriel, Vanderson (que não atuou hoje) e especialmente, Diego Rosa e Pedro Lucas.

Sei! São muito jovens na concepção da Diretoria e Comissão Técnica. Somente agora estão olhando para o "menino" Ferreira, "apenas" 22 anos.

Fico pensando como estariam Paulinho, ex-Vasco, Lucas Paquetá, Reiner, Vinícius Jr (ex-Flamengo) ou Rodrygo (ex-Santos), todos no Exterior, se estivessem nas categorias de base gremista.

Resta parabenizar esta parte da instituição Tricolor que dá subsídios ao grupo profissional, ainda que seja (esta parte) olimpicamente ignorada por ele, ou melhor, pelos seus comandantes, afinal, os exemplos de Tardelli e André, um que foi um parto para se livrar, outro que ainda permanece dando dor de cabeça, não foram suficientes para convencer o presidente da necessidade de exercer a sua autoridade de primeiro mandatário do clube nas questões que envolvem trazer jogadores para o elenco e dar sentido, consequência  ao famigerado "processo de reorganização" do clube.




20 comentários:

  1. Categoria de base nao precisa necessariamente ganhar títulos, mas é uma pena perder a chance de vencer a mais importante competição do pais por um ato de indisciplina. Diego Rosa já tinha ficado fora da semi por algo parecido, parece que faltou orientação.
    Gostei do Goleiro Adriel, do Lateral esquerdo Matheus, do volante Diego Rosa e do meia Pedro Lucas.
    Elias é forte e veloz com alguns ajustes já pode ir para o time principal, me lembra Marcelo Cirino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Tem muito guri bom. O vice só ficou ruim, porque foi num clássico inédito na competição.

      Excluir
  2. Pensei o mesmo bruxo! Perdemos a recopa gaúcha, o 1o jogo do gaúcho e a final da copinha para o maior rival, a debandada do departamento de futebol, a contratação de Tneves e Diego Souza juntos, alguns dos principais jogadores em seleções e por último perdemos o jogo treino para o atlético paranaense hoje. Não acredito em prenúncios mas o que está acontecendo não foi bom até agora.
    Cadê aquela intensidade que falávamos e usávamos? Sei não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, só discurso.
      Uma derrota amanhã e logo, logo teremos o primeiro Grenal do gauchão, o segundo contra o primeiro da outra chave.

      Excluir
  3. E nós à espera de TN e Diego Souza.
    É trágico.

    ResponderExcluir
  4. PJ
    Tudo ia andando bem, as dispensas corretas, as contratações, se não excelentes, são boas, aí vem essa história dos velhinhos "parças" do treinador.
    Com tantos acertos até a semana passada, eu esperava um melhor começo de ano.

    ResponderExcluir
  5. Vi o jogo. Achei que valesse o tempo. Valeu até o momento bisonho e burro do zagueiro camisa 4, que antes desta idiotice já havia demonstrado não estar preparado para o jogo. Chute pro lado, quando deve ser balão e vice-versa. Irão me dizer: ah, mas são guris. Exato! Não aprenderam isso nos fraldinhas? Eu joguei na categoria de fraldinhas e muita coisa se aprende aí. Não vou por numa fogueira porque vi apenas dois jogos desta copinha, mas no meu ver faltou conhecer a regra do jogo mesmo. Essa piazada desconhece as regras do futebol, mas sabe tudo do ps4.

    Um trepa no alambrado feito um macaco raivoso, um outro, pouco mais inteligente tenta imediatamente tirá-lo dali, mas já era tarde, o apitante tinha visto a escalada. Pior que este que passou por inteligente tenta induzir o apitante ao erro, dizendo ser ele o alpinista e só escapou do amarelo porque o apitante era um apitante e não um juiz.

    O jogo em si pareceu muito com uma final do colegial. Correria, passes errados de forma bisonha. Mas são guris que não passaram pelos fraldinhas. Mas no meu tempo craque aparece nesta idade. Do contrário é empresário influente. Se não tem empresário some de vez.

    De bom teve o 7. Tu Bruxo, com certeza por ter visto Tarciso jogar deve ter comparado Elias a ele. Joga demais o guri e deve compor o time principal. Nada de esperar. Sou do tempo que craque aparecia nesta idade. Hoje os cara tão subindo com 21 anos, tarde demais no meu ver.

    Elias deveria ter batido um penal que fosse. Eu nunca vi isso antes. Numa final o craque do time não bater pênalti. Câimbra não é desculpa. Faltou colhões pro treinador. Foi burro ao colocar jogadores frios para as cobranças e o resultado...

    Fico chateado porque tive vontade de torcer pra piazada e talvez o único jogo que vi neste ano porque vou me negar a ver, quiçá, Tiago Neves e Diego Souza no Grêmio. Este ano começou torto pra gente e eu nem quero imaginar como pode acabar mediante o cenário que se desenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Quando vi a primeira partida do Grêmio na Copinha, achei que não ia longe, mas os jogos foram acontecendo e a evolução foi muito grande. Dá para tirar meio time dali para o profissional.
      Quem ganhou o título foi o goleiro colorado com dois milagres, isso que o Tricolor estava com dez em campo.
      Nos acréscimos, o Diego Rosa perdeu um gol incrível.
      O desfecho poderia ter sido outro, apesar de 10 contra 11.

      Excluir
    2. Poderia sim. Mas não acho isso Bruxo. Eles perderam gols também. O empate foi justo após a expulsão do Alisson.

      O Grêmio assustou depois, mas tomou sustos também. Também acho que o goleiro se precipitou nos tiros livres. Apenas no primeiro se destacou. Mas foi um golpe de sorte, pois nos demais não deu certo a tática de escolher um canto e se atirar. Pode notar que ele caia antes do batedor tocar a bola.

      O outro jogo que vi foi contra o Atlético-MG. Ganharam de virada de forma superior. Também vi um jogo do inter, e ainda assim achei o nosso time melhor.

      Não deu. Paciência. São pias ainda. Uns vingarão outros não.

      Excluir
    3. Rodrigo
      O único problema (ou talvez, o mais grave) foi ter perdido a decisão para o Coirmão.
      Acredito que esta geração dará 3 ou 4 futuros titulares.

      Excluir
  6. Bah, Bruxo! Tinha até me esquecido de Arroyo e Maicosuel. Credo.
    Nossos garotos tão bem demais. Uma pena ter perdido o Grenal, é claro. Mas temos muitos bons valores, destaque pra Pedro Lucas, Elias e Diego Rosa que já podiam tranquilamente estar sendo testados no grupo principal. Fora os outros da transição.
    Sobre a reviravolta trágica nas negociações é lastimável. Estavam fazendo as coisas certas, com um monte de garoto bom surgindo e de repente vamos trazer Thiago Neves e Diego Souza. Imagina a velocidade do time com Maicon, Thiago Neves e Diego Souza juntos... E podem pintar mais outros ainda.
    É a bruxaria do Renato e sua tara por medalhões. Essa receita a gente já sabe como acaba. Ou dá muito certo ou dá muito errado. E depois de uns poucos acertos só tem dado errado como tu citou no texto. Ainda mais com uma base que tem revelado tantos bons jogadores. Não faz sentido nenhum.
    As vezes parece que o Renato tá montando um time de futevôlei com seus "parças" na Arena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Quando eu pedia a demissão do estátua sortudo acreditavam que não teria ninguém melhor que ele...

      Mas nem o maionese colocaria em seu time jogadores de showbol.

      O mimadinho do Renato viu seus bruxos serem demitidos, e em contrapartida exige o briquedinho de 35 anos que não ganhou ano passado.

      Pior é ver uma corneta que se espalhou no whats do Romildo Banqueiro: ano passado ofereceram Luan por TN. Nada feito. Esse ano Luan vendido por tantos milhões e TN veio de graça. Até agora estou tentado achar onde está a "graça" desta corneta. É LAMENTÁVEL.

      O dinheiro do Luan pagará os salários desses encostos que temos e dos que estão chegando.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Continuando assim, sem reconhecer os erros, Renato só sobrevive até o final do Gauchão.
      Terá que mudar essa postura que vai inviabilizar até voos maiores na carreira de treinador.

      Excluir
  7. Lipatin
    Pode até dar certo, a gente já viu tanta coisa improvisada ter êxito, mas é a distância do discurso para a prática que me preocupa; geralmente, isso dá merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o que mais irrita é o discurso de mudança que na primeira oportunidade vai por água abaixo. E o dinheiro sendo jogado fora nesses jogadores também.
      O pior é que poderemos ver vários dos jovens talentosos saírem do clube nesse processo, cada Thiago Neves que chega deixa mais distante a chance de um Pedro Lucas jogar.
      Mas enfim... Como tu disse, a tendência é que de merda com o time de Showbol do Renato.

      Excluir
  8. Lipatin
    O mais grave: vai dar oxigênio para a recuperação do rival.
    Tudo isso, por falta de pequenos ajustes do presidente que não consegue enquadrar o treinador, apesar de muitos méritos como administrador do clube.

    ResponderExcluir
  9. Eu falo, Renato é 171.Grito desde jan 2018 aqui. Daison

    ResponderExcluir
  10. Daison
    Por que só a partir de Janeiro de 2018?

    ResponderExcluir
  11. Vim pra fazer coro com os que veem uma aberração nas contratações de Thiago Neves e Diego Souza. Pela palavra anterior creio que é desnecessário tecer mais comentários a não ser dizer que o clube passou a formador de atletas (visando principalmente seu aproveitamento no time). Que exemplo estas figurinhas carimbadas irão acrescentar? Não basta André e Tardelli (só pra citar os mais recentes)? Confesso que tive esperanças com as decisões tomadas pela direção, mesmo crendo que os profissionais que saíram eram muito bons, mas dei razão à Bolzan. De vez em quando é necessário um choque de gestão. Dá pra ver acomodação no clube/time.
    As cinco primeiras contratações foram boas. Nada de extraordinário, mas creio que irão brigar por titularidade.
    O caso Jean Pyerre creio que se encaminha pela mesma estrada de Luan e André. Ficaram desgostosos com alguma coisa e deixaram de ser profissionais. Birra. Todos perdem.
    Quanto aos garotos, além dos três já bem citados, incluo o Adriel, Matheus Nunes e Vanderson. Para o Elias creio que só falta polir na marcação de saída de bola e lateral adversário.
    Infelizmente perderam. São melhores, mas nesta final o adversário mostrou mais espírito de conjunto, de equipe.
    Este ano promete (um show de horrores, infelizmente).
    Giuliano vale o quanto pedem. Só olhar o retrospecto dele. Keno talvez desse certo. Mas creio que há opções, só que Renato não gosta de estrangeiros (um de seus problemas como treinador).
    E pensar que o Tiago Nunes por um breve momento ficou a disposição de quem o quisesse.
    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, Arih!
    Que bom vê-lo por aqui. Perfeito, a gente estava se entusiasmando com as mexidas de Bolzan Jr, aí, com um "passe de mágica" (que nós sabemos quem é o mágico), o ânimo da torcida vai lá para baixo.

    ResponderExcluir