Páginas

sábado, 3 de outubro de 2020

Opinião




Novo Empate estaciona Grêmio próximo do Z-4


Um clássico ruim de se ver. Foram poucos lances de gol,  erros que atingiram até o árbitro, no caso, a expulsão equivocada de Bruno Cortez. 

A impressão que fiquei é que o tradicional adversário conseguiu controlar os nervos, seguiu sem vitória, porém, desta vez, aliviado pelo empate. O desenho depois da expulsão de Musto era a ampliação do placar. A sorte entrou em campo, porque a penalidade (existente pelos critérios atuais de arbitragem) aconteceu de forma involuntária. Ouvi agorinha na rádio; por que Cortez não recolheu o braço? ora! até numa pelada, se sabe que num lance tão rápido, a bola corre mais do que o raciocínio. A cobrança imperfeita de Galhardo recebeu a bênção, o bafejo da sorte novamente, pois, depois da bola bater na trave, caprichosa, deu nas costas de Vanderlei e se encaminhou para dentro do arco.

Renato acertou a formação do time até quando escalou Paulo Miranda e David Braz que controlaram completamente o avante Abel Hernández e quem mais que ousou entrar na área. 

Sem ser grande destaque individual, Darlan, aos poucos, vai recebendo a "casca" necessária para se firmar logo ali adiante.

Diego Souza se mostrou mais ativo hoje e Pepê segue mortal. Falta para o Grêmio uma maior efetividade de Alisson, uma ambição pelo arremate e a chegada mais forte de um dos integrantes do meio de campo. Falta alguém se adonar de posição, não está sendo Jean Pyerre, nunca foi Thiago Neves, nem Darlan ou Matheus Henrique. O ataque está capenga. Alguém tem que entrar na área, chegando de frente.

Está na hora de testar Luiz Fernando, Ferreira ou Guilherme Azevedo com Pepê e Diego Souza.

Uma nota sobre Cortez: Uma injustiça criticar o lateral pelo pênalti e pela expulsão injusta. Foram as circunstâncias.

Fora do assunto "clássico", a renovação de contrato de Elias é um acerto importantíssimo da Direção.

9 comentários:

  1. Joao Hollerbach03/10/2020, 21:21

    Como sempre uma bela análise do "Bruxo Tricolor". Gostaria de acrescentar que o Robinho continua devendo: entrou e o time piorou. Faltou eleger os melhores craques gremistas nos recentes Grenais: Musto e Coudet!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      O Coudet deu uma força grande, hoje. Renato se colocasse Guilherme Azevedo ou Luiz Fernando na primeira substituição, com certeza, daria mais "calor" no adversário.

      Excluir
  2. Discordo quanto a expulsão, Bruxo. Cortez foi imprudente, foi como um atropelamento aquele lance.

    No mais, me desculpe o desaforo, mas não quero deixar aqui uma passagem bíblica, deixo o link https://www.diadealento.com/2020/10/momentos.html do que eu vi nessa partida.

    Sobre Diego Souza...com este estamos tendo um a menos em campo. Sem querer, deu assistência ao gol de Pepê que foi muuuuuito oportunista! É o novo guri Grenal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Rodrigo. Vou dar uma olhada no link e deixar algum pitaco.
      Continuo achando que Cortez escorregou no lance; achei mais falta do Cuesta do que propriamente do gremista.

      Excluir
    2. Sim. Ele escorregou. Foi a clássica pexada que chamamos. Falta. Cartão amarelo. Como já tinha um...

      Excluir
  3. Outra saída, Bruxo que imaginei seria ter mudado o PP de lado, invertendo ele para a direita, Luiz Fernando na esquerda (no lugar do Alisson, que sentiu). Ferreira no lugar do DS e Azevedo no lugar de um dos três volantes. E claro, DBar no lugar do Cortez.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo
    Verdade, com Pepê e outro velocista e driblador no outro flanco, nós teríamos mais chances de matar o jogo.

    ResponderExcluir
  5. Joao Hollerbach04/10/2020, 10:50

    Sobre o Cortez: nos lances dos cartões o erro dele foi ter adiantado a bola. Até houve um escorregão(deslizou no gramado molhado) no lance com o Cuesta. Entretanto, para mim, o principal equívoco dele foi ter retardado o chutão quando a bola estava perto da linha de fundo defensiva. Ele teve muito tempo para "estourar" a bola, demorou e aí acertou o adversário, e o que aconteceu já sabemos. Sobre o Diego Souza: o Renato tem que "inverter" a utilização dele. Explico: deixa no banco e, se o time estiver empatando ou perdendo, coloca nos 15 ou 20 minutos finais para tentar o cabeceio numa bola alçada na área.

    ResponderExcluir
  6. João
    Excelente lembrança. Realmente, revendo o lance é isso que ele deveria ter feito. O problema cessaria ali.
    Sobre Diego Souza: também compartilho dessa ideia, já que sabemos o que ele podem render. Seria interessante buscar nova forma de atacar.

    ResponderExcluir