Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Opinião




Fazer justiça com Ferreira 


Há muito tempo, tempo pouco anterior a Era Zico, o Flamengo tinha como maior ídolo, o camisa 10, Fio, que "virou" Fio Maravilha na clássica canção de Jorge Ben, que "virou" Benjor, medida necessária, pois o mercado internacional assim exigiu, afinal, havia George Benson consolidado, uma confusão do público seria danosa para ele (Ben).

Fio era questionado por tentar "inventar", ao contrário de fazer o óbvio nas suas jogadas; rebateu justificando, que Pelé só era Pelé, porque buscava fazer o "diferente". A carreira de Fio ficou no meio do caminho, primeiro, pela sua incapacidade de produzir jogadas geniais, embora o seu esforço, segundo, por tentar fazer frequentemente aquilo que deveria ser exceção, momentos especiais. Mas, não estava de todo errado: o inventivo, o improviso consequente sempre será bem-vindo no futebol.

Ferreira é uma fonte criativa, é seduzido pelo improviso, é dono de faísca inventiva, que os desassombrados possuem; casos recentes de Éverton Cebolinha e Pepê. O camisa 47 mostra progressos mesmo não atuando no lado que é seu habitat desde a base. Por tudo isso, o treinador precisa dar uma sequência de cinco, seis partidas para o menino e se ele for bem, desistir da questionável opção de fazer voltar Alisson, porque "ele era titular, antes da lesão", argumento que parece não abranger todas as posições do time, às vezes ela é arquivada, conforme os atletas envolvidos na disputa.

Indo muito bem, fazer justiça com Ferreira é a condição mais lógica para ganhar o respeito do elenco e da torcida.

2 comentários:

  1. Exato Bruxo, o Ferreira merece uma sequencia como titular. Gostei do trabalho dele sem a bola contra o Juventude, voltando pra marcar os adversários e aparecendo mais perto da defesa pra buscar a bola. Estava um pouco afobado com a bola no pé mas ele tem potencial, tem que jogar pra crescer.
    Sobre essa história de "fulano é titular" bom, só vale pra pouquíssimos nesse time. Barrar a ascensão do Ferreira pra dar jogo pra Robinho e Éverton Falso é no mínimo burrice pra não dizer má fé. E o Alisson quando voltar que lute pelo seu espaço, ele é útil mas tá longe ser "o cara", pra mim sempre foi um bom coadjuvante e só.
    Outro que merece jogar mais é o Isaque. E quem anda merecendo um banco já fazem alguns jogos é o Diego Souza, se Renato seguir insistindo nele como titular insubstituível vai queimar ele.
    E parece que vamos de mistão contra o Energético de Bragança Paulista segunda, o que tem cheiro de derrota mas espero estar enganado. O lado bom é que devemos ver Churín estreando, o ruim é que ele vai depender das grandes jogadas do Crack Robinho, Éverton Falso ou do Mago Thaciano, o gênio incompreendido da bola.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Lipatin
    Entre tantas observações, a estreia de Churín é o grande acontecimento. Quem sabe não está aí o "cara"?

    ResponderExcluir