Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2020

Opinião




Empate com Jeito de Ressaca 

Infelizmente, este jogo recém terminado na Ilha do Retiro pareceu que a ressaca da desclassificação na Libertadores não atingiu apenas os torcedores, mas toda a Comissão Técnica e jogadores.

Foi ruim de ver, inclusive o treinador gremista esteve mais comedido; passou um tempo sentado e o time com exceção de Ferreira (o melhor) e Churín (muita transpiração), não esteve na rotação que a partida exigia. 

Vanderlei, duas intervenções, sem culpa no gol. Aliás, se o Sport teve mérito na velocidade e organização na execução bem-sucedida no contra ataque, o Tricolor foi a antítese, basta ver onde estava Victor Ferraz na hora que a bola bateu na rede (câmera detrás da goleira); Kannemann repetindo a corrida de David Braz no gol dos 11 segundos, sem falar em Bruno Cortez. Ah! com o agravante que hoje havia um volante mais tradicional, Lucas Silva, portanto, o menos ruim foi Rodrigues dos quatro zagueiros (laterais e beques).

O camisa 16 (Lucas Silva), nesta jornada, lembrou Rômulo, isto é, caro e burocrático. Matheus Henrique e Jean Pyerre, abaixo do que podem render, em especial, o segundo na etapa final. Muito mal.

O ataque não conseguiu concluir; nenhum dos três. Pepê escondido, Churín, trombando, sobrou Ferreira, que cada vez mais, demonstra que o lugar é dele, porém, arremates ... zero.

A expulsão de Kannemann poderia atrapalhar o andar da partida, mas o Sport foi incapaz de converter as chances em gol e, aos poucos, acabou dando terreno para o Grêmio.

O esforço do argentino Churín e a atrapalhação do beque pernambucano geraram a oportunidade de empatar. Pênalti que Pepê cobrou com maestria. 1 a 1. Placar definitivo.

As substituições de Jean Pyerre e Ferreira aconteceram já com o olhar voltado para a Copa do Brasil. O primeiro cansou e o camisa 47 estava apanhando demais dos adversários.

Geromel entrou naturalmente, recompondo a defesa, Thaciano, Luiz Fernando e Darlan, pouco acrescentaram.

Se for mal no meio de semana, o Grêmio se despedirá de 2020 com apenas o Gauchão.

21 comentários:

  1. Joao Hollerbach19/12/2020, 22:10

    Sugestão: Grêmio deve cobrar o escanteio para a lateral. Aí dá tempo de voltar até o adversário cobrar o lateral. Se pudesse alterar a regra seria assim: o Grêmio não tem nunca direito ao escanteio. Desculpa, mas "larguei de mão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escanteio curto é muito irritante. Se ainda é aquela jogadinha pro outro pegar a bola cruzar tentando surpreender a defesa é tranquilo mas quando o cara recebe, cisca e perde bola gerando um contra-ataque dá vontade de largar de mão. Mesma coisa com a saída de bola no toquinho dentro da área, concordo que é a evolução do jogo e tudo mais, mas tudo tem hora: Quando o cara tá apertado sem alternativas é melhor dar um bico do que entregar um gol bobo.

      Excluir
  2. Bruxo...me desculpe. Mas o Ferreira o melhor em campo? Discordo do amigo. Muito ciscador. Até o momento não faz valer sua renovação contratual. Muita peladinha. Fosse o Dinho em sua frente, a machadada comia. Num lance em específico pela direita, já no segundo tempo ele volta para trás, se enforca em seguida, perde a bola. Lateral para o Sport. Credo.

    Mas concordo que essaca ainda é forte. A minha durou pelo menos, até a manhã de ontem. A deles pelo visto vai até quarta. Rezemos!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo
    Mas ele passou sempre pelo lateral. E seus movimentos são verticais. Na comparação, não vi ninguém melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, o melhor do Grêmio foi o cara do Sport que faz o penal... Credo. Um absurdo.

      Excluir
    2. Bruxo e Rodrigo. Como não prestei muita atenção no jogo não posso opinar com convicção. Mas eu prefiro dar uma colher chá pro Ferreira, penso que se ele estivesse tendo as mesmas oportunidades do Luiz Fernando talvez o seu futebol já teria decolado. É bom trabalhar ele porque tem grandes chances do Pepê ser vendido agora em Janeiro. Mas aí depende do Renato não de nós.

      Excluir
    3. Lipatin
      Como acho que o Ceni não emplacará no Mengo, eles vão vir forte com proposta para o Renato.
      Se o Grêmio quiser ir em um nome nacional no mercado, ele é Cuca.
      Pepê deve receber proposta nesta janela.

      Excluir
    4. Também penso que o Ceni vai ganhar o "tchau e gracias" lá no Flamengo e que eles podem vir no Renato. Mas vou discordar quanto ao Cuca.
      Acho que o Cuca funciona no tiro curto, numa situação mais emergencial como a do Santos. Vejo ele como um treinador que já teve suas glórias mas ultimamente não consegue durar muito tempo nos seus trabalhos, funciona bem nuns jogos, como no baile que nos deu, mas a longo prazo a coisa complica.
      Penso que precisamos de sangue novo, ideias novas e alguém que se comprometa a usar a base, o Ramirez que o Inter está fechando seria um bom nome. Mas não tenho um favorito e acho que vai ser difícil achar um nome que sirva caso a saída do Renato aconteça. E mesmo trazendo alguém super consolidado um treinador novo sempre vai ser uma aposta com chances de dar errado.

      Excluir
    5. Lipatin
      Chegamos naquele ponto que eu bato sempre: Sai o Renato, mas quem?
      Ouço gente falando em Roger, mas o que ele apresentou para merecer tanta reverência e admiração?

      Excluir
    6. O pessoal fala em Roger mais no saudosismo e afetividade pela idolatria e respeito que ele tem com todos nós gremistas e pela grande pessoa que é. Mas não serve e seria um erro na minha visão. Infelizmente ele ainda não teve um bom trabalho, em todos os clubes que passou começou bem e depois perdeu a mão. Se foi frito no Bahia as chances de acabar mal por aqui são enormes.
      Esse ponto do Renato sair e quem vai chegar é dificílimo. Acho que é unanimidade em todos que comentam aqui que o Renato já deu o que tinha que dar. E é tão unanimidade quanto o fato que não sabemos quem seria o nome ideal pra repor. Risos.
      Tem o Ariel Holán e o Arce também, daria pra pensar no Tiago Nunes mas o modo como ele naufragou no Corinthians me faz pensar que ia ser engolido aqui também. Já vi até maluco falando em Mano Menezes... O fato é que o mercado de treinadores tá ruim.

      Excluir
    7. Roger tem um "quê de Renato (não digo como treinador, mas a contratação), acaba confundindo admiração como jogador com aptidão a técnico.

      Excluir
    8. Bingo!
      Essa identificação com o Grêmio e tudo o mais, remete as sacadas do Inter, quando trouxe Figueroa e mais adiante, Fernandão, achando que eles eram solução.
      Perfeito, PJ.

      Excluir
    9. Lipatin
      Ariel Holan me agrada.

      Excluir
    10. Gabriel Heinze é o nome certo. Fez um bom trabalho no Vélez, utilizando muitos jogadores da base e com uma ideia de jogo mais agressiva. Além disso é um cara que jogou Copa do Mundo, tem estofo pra aguentar pressão e custa 30% do Pardaluppi.
      Acho que valeria a tentativa nesse nome ao invés de apostar em treinadores com prazo de validade reconhecidamente curto.

      Excluir
    11. Concordo que Luiz Fernando teve mais oportunidades. Talvez por isso, Ferreira leve vantagem. Mas apenas isso, na minha opinião difere um do outro até aqui. Ferreira fez mais gols, também. Já é uma vantagem. Vamos ver se terá colhões para suportar a pressão do jogo de quarta. Afinal, macho é o que não falta lá dentro do Grêmio, pelo visto.

      Excluir
  4. Total jeito de ressaca mesmo Bruxo. O time visivelmente abatido, um tanto preocupante. Um jogo fraco e sem graça, deixei a tv ligada e fiquei trabalhando no computador ao lado só dando uma espiada nuns lances pra não me estressar, risos. Pelo menos não levamos gol do Thiago Neves.
    O Renato parece meio perdido também. Acho que ontem ele devia ter poupado o Pepê que tá visivelmente desgastado pela sequencia de jogos, Matheus Henrique também e a escalação do JP então até me assustou. Pois ele voltou depois de muito tempo lesionado e jogou um maratona de jogos aí sentiu a lesão novamente, voltou e não parece tá 100% e o que o Renato faz: Vai fazer ele começar como titular três jogos num período de sete dias. Não vou me surpreender se ele sair lesionado quarta-feira.
    Se Luiz Fernando e Piñares não podem jogar quarta porque não começaram jogando ontem? Acho errado escalar o "time B" toda vez que tem dois jogos na semana como o Grêmio vinha fazendo antes o certo é poupar e ir revezando de acordo com as circunstancias, mas ontem era dia pra ter dado um descanso pra esses jogadores, inclusive seria totalmente plausível ver um "time B" ontem dada a eliminação da Libertadores e a importância do jogo pela Copa do Brasil desa quarta contra o SP.
    Talvez a realidade é que nos iludimos com a boa sequencia e voltamos ao futebol ruim de antes. O Grêmio voltou a praticar aquele futebol insonso e com cara de time mal treinado. Eu tô 100% pessimista pois o time tá com aquela aura de derrota mas espero que a ressaca passe, Renato tenha um impulso de sensatez e façamos um bom jogo na quarta porque só vencendo a Copa pra salvar essa temporada até então infeliz.

    ResponderExcluir
  5. Também achei estranho não usar o Pinares, ontem.
    Gostaria de ver o Elias (transição) no grupo principal.

    ResponderExcluir
  6. Contra Heinze, o seu temperamento explosivo:
    https://www.uol.com.br/esporte/colunas/tales-torraga/2020/10/16/explosivo-heinze-detonaria-o-futebol-brasileiro.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia alguma coisa sobre essa característica de ser extremamente exigente. Mas talvez seja o perfil que se precisa, depois desses 4 anos relaxados.
      Um perfil de exigência e honestidade pode ser importante para recolocar o clube no caminho dos títulos novamente.
      Mas entendo que realmente pode acabar sendo um tiro no pé se isso não for bem recebido pelo plantel.

      Excluir
  7. É uma aposta. O Luiz Felipe do Grêmio em sua primeira passagem em 1987,deve ter evoluído.

    ResponderExcluir