Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Opinião




A Única Estatística que Importa 

Alguém poderá dizer; "logo tu, que passou a vida inteira lidando com matemática e estatística sair com essa?". Pois é, mas o futebol é tão peculiar que tem suas visões e regras próprias como por exemplo, criar um instrumento para reduzir erros de arbitragem (Var) e ignorá-lo por completo ao bel-prazer.

A estatística que me importa e que aceito é a seguinte: o clube que chegar em primeiro lugar na trigésima oitava rodada do Brasileirão terá 100 por cento de chances de ser campeão. Aposto o que quiserem que será assim.

Antes disso, é pura falta de assunto ou dar fama e destaque a coadjuvantes de final da fila, louco por luzes.

O Internacional há 8 rodadas, que chances matemáticas teria de ser campeão, isto é, há 24 pontos a serem disputados? E se vir a queda? A estatística vai seguir acertando, o que importa para o torcedor ter 75%, ser neste instante, o favorito para o título? O São Paulo na virada do turno era o ficha número 1 para vencer e aí? A estatística nunca erra, é questão matemática, mas, renovo: E aí?

Sem falar nos oportunistas que estão sempre rondando os programas esportivos com seus "estudos" e "percentuais".

Lembro que há muitos anos, quando ainda ouvia o finado Sala de Redação, o matemático que estava participando de forma entusiasmada, apontou seus números e havia dois clubes com idênticas performances, mas com prognósticos diferentes para conseguir ser campeão. Estava na bancada do programa o histórico e inteligentíssimo jornalista Paulo Santana, que fez a pergunta: por que os números não eram iguais? o matemático tascou: " o time ... tem elenco de maior qualidade". Santana prontamente, revidou: - Isso não é matemático!

Lógico que o sujeito ficou desconcertado. Ficou triste, tristinho, ...

Por essas e outras que acho uma grande bobagem a  divulgação de percentuais de chances para campeonatos de futebol.

Perda de tempo. Um saco!


4 comentários:

  1. HAHAHA. Muito bom, Bruxo. Eles (imprensa) estão eufóricos. Não tem o que mostrar. É o efeito 1 em 11. UM! Apenas um clássico. Quase três anos. Imagina o tamanho da batata que estava engasgada. Parece que ainda não saiu da garganta. Como vomitam.

    Dessa matemática tão precisa deles, esquecem que há outros 25% de chances da zebra passar.

    ResponderExcluir
  2. Se estatistica ganhasse campeonato o time do curso de matemática seria campeão de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Carlos
    Verdade; qual seria o % de chances de título do Vasco, quando liderava o campeonato? Valeu para alguma coisa?

    ResponderExcluir