Páginas

sábado, 9 de janeiro de 2021

Opinião




Empate e Atitude escancaram qual é a do Grêmio


A maioria da torcida já havia se tocado que Brasileirão e Grêmio não dá namoro, nem casamento. 

O clube sempre aproveita as chances de "esclarecer" para a massa torcedora, que sonhar com o título é permitido, mas que isso não "pertence" aos mandatários da instituição. 

Não querem ganhar e ponto final. O resto é firula, é conversa fiada. Por que essa certeza? Porque no primeiro turno, a segunda rodada contemplou uma partida no Nordeste contra o Ceará. Viagem longa, um incômodo; então, inexplicavelmente, o Tricolor vai com os reservas. Os "parças" foram poupados, pois havia um confronto contra o Corinthians na Arena. Resultado: dos seis pontos, ganhou dois. Deveria ter aprendido que os três pontos disputados fora, eram os mesmos diante do Coringão.

Hoje, viagem longa, cenário idêntico, apenas mudam os adversários (Fortaleza e Palmeiras), os mesmos três pontos disputados em cada um destes confrontos. Lição aprendida? Negativo. Apenas o planejado cumprido à risca. Folga com novo nome: preservação.

Ainda assim, dava para ganhar. O Fortaleza chora de ruim. Uma baba. Candidatíssimo ao rebaixamento. Verdade que o juiz ajudou, anulando um gol legítimo de Pepê em passe maravilhoso de Churín (fora isso, muito mal).

Às vezes, eu penso que a arbitragem quer boicotar o Var, porque anulam o gol e comprovam com imagens e linhas imaginárias que ele era legal. Ocorreu o mesmo hoje no Recife, mostram a penalidade no toque de mão de Roni, o juiz de campo marca e depois de comprovada a penalidade máxima, volta-se atrás.

O Grêmio ao focar apenas na decisão da Copa do Brasil, pode repetir o processo do Inter em 2010, quando o time abandonou o Brasileiro para se poupar para o Mundial. Esqueceram de avisar o Mazembe.

Sobre a partida: Paulo Victor segue com boas atuações; do quarteto defensivo gostei de Bruno Cortez no aspecto defensivo. O meio de campo foi sofrível. Lucas Silva nada tem de especial para a fama que carrega. É um bom volante, mas é menos do que o Michel dos bons tempos. Matheus Henrique; interessante! a torcida do Grêmio, de vez em quando, elege uns queridinhos; aí, toda a falha é relevada, sempre há um olhar mais benevolente. Acho que isto está ocorrendo com o nosso novo camisa 7. Não está jogando nada.

Alisson é jogador do técnico. Essa é uma frase terrível para qualquer torcida. Pelé não era jogador do técnico, nem Messi, Falcão nunca foi de nenhum treinador. Quando o jogador "cumpre importante função tática", preparem-se.

Sobrou Pinares com alguns bons lampejos, porém, Thaciano em menor tempo, mesmo que em posição diferente,  seu jogo teve mais consequência.

Churín até o momento é uma decepção. Eu esperava bem mais. Tem muito centro avante brasileiro mais barato que poderia dar maior contribuição. Talvez seja cedo, mas ...

Sobra quem? Sobram Pepê e Ferreira. O primeiro meteu o gol decisivo que a arbitragem sonegou, o segundo, transformou o ataque do Grêmio. Não pode ser reserva, pior quando é reserva de time misto. Uma sacanagem com ele, com o time, com a torcida, com a instituição Grêmio.

Num campeonato completamente indefinido, o Grêmio escancara que Brasileirão "não é a sua praia".

14 comentários:

  1. Bruxo, o Churin não recebe um cruzamento também. É difícil saber se sai alguma coisa dali. Deu uma bela assistência hoje, mas demorou um segundo pra largar o passe. Acho que tava impedido, sim.

    O Ferreira é titular desse time. Não existe dúvida quanto a isso. O resto é panela e desculpa furada.

    Quanto a Copa do Brasil, é bem simples. Se o Palmeiras ganha a Libertadores, o Grêmio tem chance. Se o Palmeiras perde. Já era. O time do Grêmio é muito frágil no meio de campo. Não marca, não arma. Não controla o jogo. Time vive da qualidade dos zagueiros e dos atacantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sobre o Churin quando ao jogo ontem. Nem o Cavani ia funcionar nesse time que não consegue nem acertar um cruzamento pra área...

      Excluir
  2. Vinnie
    Essa fragilidade do meio de campo (minha opinião) não se dá por falta de capacidade técnica dos atletas; é questão tática e anímica. Já ganhamos uma LA com Jaílson de volante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo e Vinnie. Essa é a primeira missão pra próxima temporada: Ajeitar esse meio. Precisamos de um volante marcador e impositivo. Também de um meia de qualidade. Talvez possam estar na base, talvez tenhamos que abrir a carteira. Concordo também sobre a questão tática e anímica, precisamos de um "chacoalão" em ambos aspectos.

      Excluir
    2. Lipatin
      Acho que a mecânica do meio não está funcionando, independente de nomes.
      Parece uma incoerência, um time invicto há tempos, defesa menos vazada, mas a impressão é que dava para conquistar mais coisas.

      Excluir
  3. Era jogo pra ganhar. Mesmo com esse mistão era jogo pra vencer, jogamos dois pontos fora. E jogamos mal. O Grêmio é lento e pouco criativo, isso passa pelos problemas do meio e dos lados. E problema de vontade também, o time voltou ao lenga-lenga que já vimos diversas vezes na temporada.
    Matheus Henrique vive péssima fase e Lucas Silva sempre foi limitado com a bola. Alisson terrível, prende demais a bola e cisca demais pra depois dar um passe pra trás, não saia uma jogada pelo lado porque ele e o Vitor Ferraz são muito lentos e centralizam todas as jogadas, esses dois não podem jogar juntos por ali. Do outro lado sabemos que Cortez não é bom no apoio e o Pepê talvez já esteja pensando na Europa, parecia distraído no jogo, mesmo assim foi quem mais tentou. Concordo e discordo sobre o Churín, ele teve uma atuação apagada mesmo e provavelmente não vale o que foi investido mas ao mesmo tempo não recebia uma bola, nosso time não criou nada, teve só um cruzamento pra ele que cabeceou bem e parou no goleiro e se Diego Souza tivesse jogado estaríamos criticando ele também. Piñares é um caso a parte porque se vê que ele é bom jogador mas está fora de posição, ele não é um 10 central, ele devia jogar ali no flanco direito no lugar do Alisson ou ser testado na esquerda. Ferreira entrou bem e só pode ser birra do Renato essa preterição a ele. E não há sintoma mais claro que o time está horrível quando Thaciano, o inominável, entra e muda a cara do time. E porque diabos Renato tirou o Churin e o Pinares? Alisson ficou 90 minutos fazendo nada em campo, Ferreira só entrou aos 30 do segundo tempo.
    "O Grêmio ao focar apenas na decisão da Copa do Brasil, pode repetir o processo do Inter em 2010, quando o time abandonou o Brasileiro para se poupar para o Mundial. Esqueceram de avisar o Mazembe." Exato, Bruxo! Vamos abandonar o Brasileiro pensando num jogo que talvez só vamos jogar daqui a dois meses...

    ResponderExcluir
  4. Lipatin
    Sobre Churin; uma cabeçada de verdadeiro centro-avante, um passe para o Pepê que lembrou os velhos camisa 10, em contra partida, lembrou o Ariel fechando os olhos e soltando o foguete que bateu no zagueiro, quando o recomendável era apenas um tapa fora do alcance dos defensores.
    Prós e Contras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passe pro Pepê foi bonito mesmo. Essa de fechar o olho e dar uma "bicuda" me lembrou outro 9 caneleiro: Richard "El Chengue" Morales. Lembro dele fazer isso cara a cara com o goleiro, sem marcação, num de seus poucos jogos pelo Grêmio. Claro que chutou exatamente em cima do goleiro. Risos.
      Mas eu gosto do Churín. Ele é limitado mas não é ruim, é bom ter um centroavante brigador que nem ele no elenco. O problema foi o alto valor investido.

      Excluir
    2. Também gosto, Lipatin. Tem muita movimentação, conhece alguns fundamentos e é bom de grupo. É cedo para um veredito definitivo.

      Excluir
    3. Também gosto, Lipatin. Tem muita movimentação, conhece alguns fundamentos e é bom de grupo. É cedo para um veredito definitivo.

      Excluir
  5. Joao Hollerbach10/01/2021, 10:49

    Bela análise, Bruxo. Ontem fiquei muito irritado assistindo ao jogo, apesar de já conhecer o "script" ou seja, já sabia o que iria acontecer. Abraço

    ResponderExcluir
  6. João!
    A diferença este ano é que não estamos perdendo. Em outras épocas, jogava assim, tomava um gol bruxo e não conseguia sequer o empate. Mas é muito pouco.

    ResponderExcluir
  7. Eu nem me decepciono mais, já aceitei o fato de que o objetivo do clube no BR é conseguir uma vaga pra LA.
    Churin é inferior a Rafael Moura, Welington Paulista e Gilberto, mas é gringo boa praça então vai ter mais tolerância, Pinares idem.

    ResponderExcluir