Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Opinião




Arrojar-se 


Estar numa final é meio caminho andado. Não tem volta, ou seja, a possibilidade de botar a faixa, grosseiramente, é de 50%, grosseiramente. 

Este Grêmio de 2021 é um arremedo; está mal treinado, mal fisicamente, o emocional dá pistas de desgaste; por consequência, a injeção de confiança que acompanha os vencedores, está inócua. É a velha frase que não me canso de citar: num time ajeitado, o ruim vira médio, o médio vira bom, o bom vira craque, o craque vira extra-classe. Serve ao contrário, também. Parece ser o caso.

Esta escalação imutável do Tricolor, salvo lesões e suspensões, não trará o caneco para a Arena. Só uma intervenção divina, mas há mais preocupações para os deuses ou Deus se preocuparem neste momento.

Renato, portanto, vai ter que fazer uma cirurgia no time. Há a indecisão (dentro e fora de campo) na zaga, isto é, dúvidas nominais e vacilos dentro do gramado. 

Na lateral esquerda, já que Guilherme Guedes há um ano não joga, a prudência indica o retorno de Bruno Cortez. No meio, Darlan tem que entrar. Quem deve sair? Qualquer um. Na frente: aí, o arrojo maior do treinador. Alisson, já sabemos o que (não) rende. Ali está um daqueles furos que são imperceptíveis, numa visão distraída. Isso atrasa e muito o desempenho ofensivo gremista. 

Resumindo: Renato tem problemas nos três setores; como não tem muito tempo, o jeito é olhar para este grupo e ver de onde podem brotar as soluções.

Depois, bom, aí é renovação quase que total, botando faixa ou não.

8 comentários:

  1. Joao Hollerbach17/02/2021, 09:14

    A entrada de 3 jogadores já pode significar uma melhora: Cortez, Darlan e Ferreira(no lugar do Alisson. E aí quero detalhar: se houvesse a possibilidade do Luiz Fernando jogar, o Ferreira até poderia substituir o Pepê que não vem jogando nada). O problema mesmo é na zaga pois Geromel parece ser mesmo insubstituível, por enquanto.

    ResponderExcluir
  2. É, Bruxo. 50-50. E se não ganhar. E no caso do Grêmio, se não ganhar não será uma tragédia em vista do que temos em campo e na casamata.

    O grupo num todo é incompleto. Se eu fosse um oftalmologista, numa tentativa quase que cirúrgica, apontaria como bons jogadores apenas dois: Kannemann e Geromel. O último lesionado, para piorar e com 35 nas costas.

    O resto do elenco? De médios a ruins.

    Por fim temos um time de médios que se tornaram ruins e ruins que é melhor nem comentar...

    ResponderExcluir
  3. João
    Interessante é que o David Braz fez alguns bons jogos no início, na sua chegada. Caiu muito de produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do David Braz é a lentidão: no primeiro gol do Botafogo ele saiu na frente e chegou atrás do atacante alvinegro. O Renato botou fora a classificação direta para a Libertadores via Brasileirão. Incrível ficar atrás do Fluminense!!!

      Excluir
    2. Incrível mesmo.
      Fred e Nenê...

      Excluir
  4. Faltando pouco tempo não tem muito o que fazer a não ser uma boa retranca, eu tentaria com: Paulo Vitor. Vitor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez, Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon, Ferreira, Pepe e Diego Souza.

    ResponderExcluir
  5. Pra entrar Darlan deve sair Alisson. E libera Matheus Henrique pra jogar solto, avançando, que é onde rende mais pro time.

    Segura Darlan fechando o lado esquerdo, libera Pepê pra ficar mais à frente. Básico 4-4-2 em losango.

    ResponderExcluir
  6. Glaucio
    Já contra o Paranaense dá para fazer a experiência.

    ResponderExcluir