Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2021

Pequenas Histórias

Pequenas Histórias (248) - Ano - 1997

Drama em Alta Voltagem 

Fonte: Jornal Zero Hora

Pela Libertadores, este Grêmio versus Guarani-Paraguai de 1997, certamente está entre os embates mais dramáticos em termos de classificação.

Antes, um dos mais sofridos para a massa torcedora, o Tricolor não estava em campo. Foi aquele América de Cali 0 x 0 Estudiantes de La Plata no triangular de 1983, que levou o Imortal à final contra o Peñarol e seu, consequente, primeiro título de Libertadores. Que sufoco!

Pois esse de 97, mais exatamente no dia 06 de Maio, era o jogo de volta.O primeiro, 2 a 1 para o Guarani no estádio Defensores del Chaco, ou seja, uma simples vitória de 1 a 0, bastava para o Grêmio avançar. Vale lembrar que os gols paraguaios, ambos de Ovelar foram marcados em posição adiantada e o beque Rivarola fora expulso.

Em Porto Alegre, Evaristo de Macedo utilizou os seguintes atletas: Danrlei; Arce, Luciano, Mauro Galvão e Roger; Dinho, Luis Carlos Goiano e Carlos Miguel; Paulo Nunes, Maurício Pantera (Marcos Paulo) e Rodrigo Gral.

O uruguaio Luis Cubilla, lendário ex-ponta direita escalou o Guarani, assim: Gomez; Barrios, Caballero, Romero e Ocampos; Delgado, Diaz, Franco e Ojeda; Ovelar e Soto. Entraram também; Sotelo, Dominguez e Almada.

 O time paraguaio veio apenas para se defender, imagens mostravam em determinados momentos, apenas Danrlei no campo defensivo gremista, os demais 21 ocupavam a metade guardada pelo Guarani.

Apesar do adversário bater demais, quem teve jogador expulso foi o Grêmio, isso, aos 28 minutos da etapa inicial; Luciano, o beque que substituía o titular Rivarola, suspenso.

O primeiro tempo azul foi de um time atabalhoado que irritou a torcida e frustou com o 0 a 0, placar que resistiu até os 18 minutos da etapa final, quando os torcedores já demonstravam sinais de impaciência. Naquele instante, Paulo Nunes avançou com raça, driblando dois adversários, batendo de perna esquerda no lado esquerdo do arco. 1 a 0. Desafogo, gol que classificava o time.

Aos 24, Luis Carlos Goiano acertou a trave em cobrança de falta. Os ventos estavam mudando e a passagem de fase parecia uma certeza. Mas 1 a 0 é o fio da navalha; é andar pela corda bamba.

Aos 43 minutos em jogada confusa, o Guarani contra atacou com três jogadores e Ovelar, livre, sem goleiro, empatou a partida. 1 a 1.

Muita reclamação junto ao bandeirinha, invasão de campo, revolta. A classificação se esboroou pelo possível erro da arbitragem. Foram alguns minutos de paralisação com parte da torcida se encaminhando para as saídas do Olímpico. Afinal, com o tumulto, o tempo já estava por conta dos acréscimos do juiz e ainda que fazendo o improvável gol, a decisão iria para os tiros livres da marca do pênalti.

A partida é reiniciada, bola recuada, um chutão para a área do Guarani, há uma casquinha de um avante gremista e Rodrigo Graal, esperto, se antecipa à zaga, ajeita e coloca no canto direito do goleiro. 2 a 1. O Olímpico estremece.

Logo, a decisão vai para os pênaltis e o show de horrores se apresenta: Dinho e Arce acertam os primeiros, Sotelo também converte a sua cobrança. A partir daí, o Tricolor erra os três restantes com Mauro Galvão, Carlos Miguel e Rodrigo Graal e os paraguaios, quatro; Danrlei brilha em dois chutes e outros dois tomam o destino da linha de fundo. Grêmio classificado.

Agora, O Tricolor vive situação semelhante, diante do Del Vale. Tomara que passe desta vez,  sem drama.

Fonte: https://gremio1983.wordpress.com/

Seguem os principais lances:







3 comentários:

  1. O jogo de quarta só não será dramático se o Del Vale tomar as rédias da partida e abrir um 2x0, se o Grêmio fizer 1x0 é drama, se fizer 2x0 é drama e até um 3x0 é drama pq um gol do adversário aos 43 do segundo abre a porta do desespero.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    E o Grêmio está todo desarrumado: Kannemann sem ritmo de jogo, Jean Pyerre e Pepê, idem e o meio com Maicon e Alisson.
    Só uma intervenção divina tornará o jogo fácil.

    ResponderExcluir
  3. Jogo de ida e a roubalheira:
    https://youtu.be/iwsEdh1fEGE

    ResponderExcluir