Páginas

sábado, 15 de maio de 2021

Opinião




O que é Grenal imprevisível?

Utilizei a palavra imprevisível para classificar o clássico de amanhã, aliás, a Imprensa a usou ou alguma similar.

Na dúvida, busquei no dicionário sua definição para ter certeza que a empreguei corretamente. Lá estava: que não pode ser previsto.

Aí, eu me perguntei, tirando Grenais da pré-história ou de períodos de exceção, os quatro, cinco primeiros (década de 10 a 20), os anos do Rolo Compressor ou os de Foguinho à frente do Imortal, quando foi possível prever o resultado desta peleia?

Então, usar expressões como "Grenal não tem favorito", "Clássico imprevisível" ou algo parecido, ou faz parte da receita da "Semana Grenal" ou é de uma obviedade gritante e irritante. Eu não poderia ter cometido esse erro. Apontar  "Grenal como imprevisível" é o mesmo que dizer "trazia um sorriso nos lábios".

Há a "engenharia de obra pronta", que após um 2 x 5 em 1997 ou 5 x 0 em 2015, os analistas apontaram causas que escancaravam a certeza de um placar largo com o massacrado exposto em praça pública, quase sempre esquartejado. Mas, antes, o que diziam eles nos chamados "dias que antecedem ao clássico"? 

Resumindo: Se Tiago Nunes ou Ramirez perderem o Grenal de forma anormal, será uma grande surpresa, esta sim imprevisível, porque o que se prevê é um equilíbrio de forças, uma supremacia das defesas sobre os ataques, raras chances de gols, muito pouco tempo de bola corrida e se o confronto se aproximar do final, mesmo que, em tese, seja um resultado ruim para o mandante, ambas as equipes se acomodarão e transferirão para o próximo Domingo a luta pelo título.


6 comentários:

  1. Vejo o Grêmio com um time mais confiável, ou falando de outra forma diria que a chance maior de desandar a maionese está do lado vermelho.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito em uma partida de vários gols. O Grêmio tem jogado de forma agressiva. Tem boas chances de marcar em alguma jogada do Ferreira.

    E o Internacional vai buscar a vantagem de casa, nem que pra isso abuse das bolas paradas e do jogo mais físico.

    Veremos o desempenho do meio sem Tiago Santos.

    ResponderExcluir
  3. Vinnie
    O Grêmio, hoje, precisa de quase dois gols por partida para vencer, conforme informei na postagem anterior. 7 gols sofridos em 9 jogos nas últimas partidas.

    ResponderExcluir
  4. Hoje é difícil apontar favorito mesmo. Totalmente justo usar os clichês da semana Grenal. Risos.
    Concordo em partes com o Carlos, o Tiago Nunes tem apostado na continuidade de uma escalação pra "dar liga" enquanto o Ramirez, no Inter, tem alterado mais suas escalações, o ue nos daria certa vantagem em tese. Mas por outro lado o Ramirez tem umas semanas a mais no cargo o que pode lhe dar certa vantagem. E ao mesmo tempo o ultimo resultado ruim na Libertadores jogou uma certa pressãozinha no lado deles. Porém são dois trabalhos em suas fases iniciais ainda. Então é isso: Imprevisível.
    Concordo com o Vinnie, acho que a tendencia é termos um Grenal com muitos gols. Os dois times tem vocação ofensiva e tem gostado de marcar gols, assim como ambos os times tem tido suas falhas defensivas também É bem improvável termos um 0x0, 1x1 ou placar mínimo.
    Teremos o primeiro Grenal pós Renato. Apesar de ter perdido aquele Grenal que não podia na reta final do ultimo Brasileiro a marca do Renato nos clássicos é de vitórias. Ficamos "mal acostumados" a irmos bem nos Grenais.
    De mau presságio fica a quase certa ausência do Thiago Santos no meio com a possibilidade de irmos de Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon de titulares, esse meio de dá medo. Mas é claro, que o Grêmio vença e de preferência com muitos gols a nosso favor.

    ResponderExcluir
  5. Lipatin
    Aposto num meio assim: Lucas, Darlan e MH ou Fernando Henrique, Lucas e MH.
    Maicon, segundo tempo.

    ResponderExcluir