Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Opinião



O Psicológico 

É consenso que o elenco gremista é inferior aos de Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro. Há uma vantagem muito grande desse trio não apenas nas competições nacionais, mas também na Libertadores da América. Todos poderão ganhar as três disputas (Copa do Brasil, Brasileirão e a LA).

Mas pelos mesmos elementos ou fatores que colocam o Grêmio aquém deles na hierarquia do futebol atual, por coerência, esses classificam o Tricolor como superior  a muitos que estão momentaneamente à sua frente: Bahia, Fluminense, Atlético Goianense, Cuiabá, América Mineiro, Sport, Ceará e até o Internacional.

A própria comissão técnica Tricolor, em especial, seu comandante, é mais qualificada do que aquelas lideradas por  Eduardo Barroca, Jorginho, Vágner Mancini, Roger/Marcão e outros. 

Esses apontamentos me fazem crer que, acima de qualquer outra causa, o que está trancando a ascensão gremista na tabela é o emocional, o psicológico.

É por aí que o Grêmio deve começar a sua análise e a sua ação.


14 comentários:

  1. Bruxo, na minha opinião o grupo do Grêmio é supervalorizado, tenho a impressão que talvez tenhamos o mesmo nível de elenco de times como Fortaleza, Ceará entre outros do segundo escalão do futebol brasileiro.
    Nossa dupla de zaga já não é a mesma que de alguns anos. Precisamos improvisar um lateral direito no lado esquerdo pela insuficiência técnica de Cortez e Diogo Barbosa. Não temos um jogador que chame a responsabilidade, que parta para a jogada individual. Nosso meio-campo é extremamente burocrático.

    Acho que o psicológico tem influência sim, porém o fator decisivo é a falta de um plantel com qualidade. É incrível a distância que Flamengo, Galo e Palmeiras abriram do Grêmio em relação a qualidade de grupo, parece que as conquistas recentes do Tricolor foram a mais de 10 anos, tamanha a queda de qualidade do time frente a outros grandes clubes do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rafael. Aí entra uma questão muito debatida. "Coloca a base" jogar. "Põe o JP, o Araújo...o Guedes pra jogar" entre outras frases.

      No Grêmio, diferente desses clubes aí que tu citou, há gente competente dando as cartas, gente que sabe contratar. Romildo nunca foi negociador de jogador. Renato, também não. Uma e outra contratação deu certa resposta. As últimas, com certeza, foram as piores.

      Quanto ao golpe, que tu citou outro dia, pode até ter algo relacionado a isso. Porém, os primeiros anos da gestão do Romildo foram excelentes e culminaram com títulos. Quando ele se "deitou" com outros tantos interessados no poder, as coisas começaram a degringolar. Imaginou que poderia seguir adiante tocando os "processos".

      E um dos principais desafetos do nosso antigo treinador, curiosamente, desapareceu das mídias, de todos os lugares. Ninguém sabe dizer o paradeiro do Sr. Oderich. Cadê o Oderich?

      Ano passado, tínhamos o Paulo Light, esse ano o Hermann. Não sei, de verdade, qual desses dois é o pior.

      Não foi apenas no campo que as reposições não aconteceram.

      Excluir
  2. Rafael
    Ficam dois pontos para mim:
    a) ainda com essas deficiências apontadas por ti, não é para estar no Z 4
    b) no caso dos três grandes, isto é um processo. Lembro que o Cruzeiro também fez grandes contratações, mas não se sustentou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem apontado, Bruxo. E agora tenta se sustentar na segundona o clube mineiro. É o preço a pagar por contratações impactantes. O Atlético, pelo jeito, está indo pro mesmo caminho... alguém duvida?

      Se não vencerem a LA ou alguma competição interna, a cobra vai fumar...e não será qualquer tipo de fuminho.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Uma vez,lá pelos anos 90, perguntaram para o presidente Koff, porque que ele não entrava naquele novo negócio de parceria como a parmalat/palmeiras tão exitosa naquele instante e ele respondeu que aquilo era um processo que não se sabia como seria o final.
      A Parmalat quebrou e o Palmeiras seguiu lampeiro para a Série B.

      Excluir
  3. Boa tarde deste mesmo elenco, aos trancos e barrancos, chegou à final da Copa do Brasil. Só que a qualidade vem caindo desde 2018. Saíram jogadores acima da média e entraram outros talvez até abaixo...Alguns envelheceram, outros não se firmaram, e a direção não organizou a transição do elenco, era tudo meio no acaso...

    A qualidade caiu, mas bagunça que virou a condução do elenco tem muito da mão de Renato...não vou citar nomes pra não alongar a discussão, mas o que se vê é o resultado de pelos menos um ano e meio de corda frouxa e contratações equivocadas, inclusive de preparador físico...

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Glaucio, acrescento a péssima escolha do substituto de Renato.

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Mas daí, o melhor seria ter mantido o homem no cargo. Porque hoje estamos vendo que com um elenco melhor, o trabalho do Renato até o momento no Flamengo não é ruim. É o tal time de 200 milhões que ele tanto falava por aqui. Mesmo assim, com toda a frouxidão, bagunça e ruindade do elenco, o Grêmio cutucava as competições e de certo modo, era bastante respeitado de um tempo pra cá.

    Hoje, de uns meses pra cá, ninguém mais respeita o Grêmio. Qualquer América da vida vem em Porto Alegre e complica as coisas. E o pior é todos já estão sabendo disso.

    Para deixar piorar um pouco mais: a violenta forma de protestar, de alguns. Aquilo que foi visto na Arena é coisa de marginal. Eu muito já vi gremista criticando corinthiano, por exemplo... Os jogadores ficarão muito mais acuados depois dessa. E outra: jogador quando quer esculhambar com as coisas, esculhamba mesmo. Erra de propósito. E não será este tipo de coisa que fará mudarem de ideia.

    O Grêmio, aos trancos e barrancos vem fazendo partidas razoáveis. Melhorou em relação ao que estava sendo feito com o TN. Claro que muito pouco, mas é o que a casa oferece. Ainda acredito que não caímos para a segundona. O problema maior é o fardo que essa crise irá deixar para o ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era insustentável, demoraram demais pra demitir, dando tempo pra estragar o que tinha de bom e encher o elenco de inúteis indicados ou "autorizados" por ele.

      Excluir
  6. Rodrigo
    Faço uma observação; o Renato do Flamengo tem limites, ele, como o diabo, sabe para quem aparecer.
    Imagina ele indicando o Éverton Cardoso ou o Robinho para o presidente do Fla; não ia rolar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo. O fake a gente muito bem sabe que foi uma troca de seis por meia dúzia. Luciano não deu certo aqui e pouco depois foi visto fazendo gols em SP e de repente todos queriam o cara de volta. Algo do tipo ocorreu com o Marinho. Sobre o Robinho, ele veio de graça pro Grêmio apenas pelos salários. Não foi gasto nada com ele a não ser tempo e o salário. O Grêmio não desembolsou grana pra contratá-lo. Em tempo: ele, nem está mais no Grêmio.

      Excluir
    2. Além desses, tem mais 26 indicações furadas do Renato. Não leva a mal, gurizada, mas é muita passada de pano pro estátua. R$ 36 milhões em salários entre 2018 e 2020 também não é pouco…..

      Final da Copa do Brasil, só ganhou UM jogo do São Paulo. Mesmo time que tomou cinco em casa do Inter. O Grêmio vem cambaleando há tempos. Perdeu três jogos pro Caxias ano passado, com os titulares.

      Não discordo do psicológico. Mas falta muita qualidade na frente, Bruxo. Foram três anos de descaso com a meia cancha ofensiva e com volantes. Eram pra ter arrumado um substituto pro Maicon já em 2019.

      Excluir
    3. Vinnie
      Entendo e concordo;foram indicações furadas do Renato, mas, quando trato do psicológico neste post é que pelos mesmos parâmetros que creditam (justamente) o Grêmio como inferior ao trio citado, eles (os parâmetros) apontam que o Tricolor é muito superior a concorrentes que estão acima dele;onde a lógica aponta pela inferioridade deles. Aí, então, eu vejo como fator preponderante o psicológico.

      Excluir
  7. Sim; vi dois jogos dele no Coritiba;aliás, aí as coisas vão para o lugar:
    a) thiago neves no Sport
    b) robinho no Coritiba
    c) tiago nunes no Ceará

    ResponderExcluir