Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Opinião




Grêmio é campeão brasileiro de aspirantes 

No meio de um período terrível do Grêmio dentro dos gramados, uma notícia ótima; ele conquista o título brasileiro de aspirantes. Bom frisar isso; aspirantes. É uma categoria que se mescla com o grupo principal de atletas. Não são guris "verdes".

Com o vice-campeonato "maroto" da Copinha (merecia ganhar e perdeu nas penalidades com um atletas a menos), o trabalho da base, além de ser relevante na promoção de jogadores de qualidade, já ganha ou belisca taças nacionais. Isso não pode ser ignorado pela Direção.

O discurso do comandante até foi bom, vide A Base, mas ficou no meio do caminho. Uma pena.


16 comentários:

  1. Bom dia Bruxo. Vi os 40 minutos iniciais. Não consegui ver mais. Correria ao extremo. Não é desmerecer nem nada. Mas o goleiro do Ceará não farda num time de vila.

    Aliás, viste a forma como este time do aspirantes tomou esses 3 gols dessa final?

    Mas pelo menos, fizeram outros 5.

    Detalhe: o nisso "JP" da LE não estava nos titulares. Deve estar treinando com o principal. Pode ser, que apareça agora no domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Acho que vai de Cortez domingo.

      Excluir
    2. Se forem de Cortez, eu agradeço. De verdade. Pelo menos, marcação não vai faltar.

      Excluir
  2. Sinceramente não sei qual é o nível técnico desse Brasileiro de aspirntes, então fico na dúvida se esse título dever ser comemorado ou lamentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carlos. Os jogos de vila (citadino) que já vi por aqui são semelhantes. Até nos momentos de briga, de diferente, não tem a televisão para mostrar.

      Excluir
  3. Da base eu cobro revelação de frutos, aprimoramento de fundamentos e ideia tática do time principal.
    Não cobro títulos...até por que se fizer a parte de cima bem feitas...os títulos serão consequência.
    Marcelo

    P.S.: Sou novo aqui, estou apanhando nessas de "anônimo", "conta do google"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro. Eu não cobro, aliás nunca cobrei nada deles. Eu apenas comecei a ver alguns jogos para ver se realmente é tudo aquilo que ouço, leio "falar".

      Sobre as contas, Marcelo. Faz login com um gmail, por exemplo, que já está valendo.

      Excluir
    2. Marcelo, coloca "responder como Nome/URL". Daí digita teu nome. O comentário será liberado após moderação.

      Excluir
  4. Marcelo
    O Grêmio precisa sair do discurso para a prática nessa de aproveitamento da base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, o Grêmio sempre aproveitou de forma adequada a base. O último pródigo da base, que se sustentou por anos no clube foi Marcelo Grohe.

      E veja que já muito foi debatido o assunto goleiro aqui no blog. Hoje, por exemplo, temos aí dois bons goleiros da base dentro do elenco principal (porque eles são bons!), mas havia quem quisesse um outro goleiro experiente (cascudo) para dar "suporte" aos novatos. Pois é, sempre tem quem goste de um cascudo. No gol, geralmente, se acham mais adeptos aos cascudos.

      Na época da saída do Grohe eu lamentei bastante, muito embora a sua ida tenha sido necessária, do contrário essas duas joias que temos aí (que ainda precisam ser lapidadas) não teriam aparecido. Mas, nessa hora difícil, Grohe seria uma excelente referência, pois fez parte daquele grupo de jogadores que vivenciou o inferno da segundona. Depois, merecidamente anos mais tarde viveria a glória eterna.

      Eu sei que desvirtuei um pouco do assunto, mas sempre que apareceu um bom jogador, o Grêmio aproveitou. Alguns, de certo modo não tanto, porém, isso também faz parte do "negócio".

      Excluir
    2. Rodrigo, Grohe não tinha nada de prodígio, era um bom goleiro, inferior aos titulares da época, que evoluiu depois.

      O aproveitamento que se pede, ao menos de minha parte, é que antes de contratarem jogador pra compor grupo, deem "minutagem" a jogadores da base, botem a treinar no time principal. É algo mais de política e gestão de elenco, geralmente mais benéfico ao caixa do clube, e ao time em campo.

      Tem muito jogador da base que não vai passar disso, a maioria eu diria, serão reservas, pra compor grupo. Poucos serão extra-classe, assim como a maioria dos que são contratados de outros times...por isso o famigerado termo "valorização da base". Valorizar é em vez de contratar mediano de fora, usar os medianos que já estão no clube, os acima da média jogarão ou serão vendidos naturalmente.

      Excluir
    3. Bom, eu sempre achei que Grohe melhor que os que chegaram para deixá-lo no banco, mas enfim... Isso é questão pessoal. Somente o Vitor, por exemplo, fez jus a titularidade. Tivemos antes dele o Saja e depois o Dida... Mas melhor não alongar.

      Agora, qual é a garantia de que esses medianos da base dariam conta? Aliás, na base tem muito mais mediano do que craques. Mesmo com essa minutagem que tu fala? Foi dado tempo, para alguns que foram muito solicitados ano passado... bom uns nem estão mais aqui. Outros seguem sendo apenas promessas que até o momento não vingaram. Quiçá nunca vinguem.

      Vale então, por que não, o mesmo raciocínio usado quando me dizem que: a lógica diz que mesmo com Renato no comando do time, estaríamos no z-4... Portanto, com cascudos medianos contratados ou atletas da base medianos, o negócio seria o mesmo. Ou estou errado?

      Acho que o pós Arthur criou no inconsciente de todo gremista, que todo jogador vindo da base será ou terá um futebol semelhante aquele visto em 2017 por parte daquele jogador. Dos de linha, foi o único realmente fora da curva. Os demais, todos jogadores comuns, no máximo bons jogadores. E como eu disse outro dia, uns é pura propaganda em cima. O Ferreira, por exemplo, é o nosso caso vivo e presente. Te lembra o que era dito desse rapaz ano passado? Meu Deus. Eu achava, que era o novo R9.

      Ainda sobre alguns piás: FH foi utilizado, foi dado minutagem ao rapaz, Bobsin também. Agora por último, Sarará foi chamado. Antes de todos eles o Darlan (que não é mau jogador, mas ainda comete erros toscos).

      Gláucio, não é possível que tenham passado pelo Grêmio 4 treinadores (somente esse ano) e cada um com um estilo de jogo diferente, e que nenhum destes 4 tenham visto nesses jogadores futebol no "coro"...

      Mancini chegou a "dois dias". Tudo bem, mas é macaco véio no brique. E quem sabe jogar bola, que já jogou, sabe não precisa de muito tempo para mostrar que sabe.

      Por fim, para que mais minutagem do que o Vanderson está tendo? Tu achas que a LD está resolvida completamente? Vendo que ele, Vanderson, ainda é deficiente na marcação e no apoio?

      É complicado, meu amigo.

      Excluir
    4. Cara,não estou falando do hoje. O processo vem desde 2018. O elenco atual poderia ser muito diferente do atual, e, se os resultados em campo fossem os mesmos, pelo menos a economia em dinheiro seria absurda.

      Excluir
    5. E outra, jovem tem o "risco" de evoluir... já os caras beirando 30 raramente melhoram.

      É questão de preferência, sou mais apostar num Vanderson que é promissor do que num Victor Ferraz.

      Excluir
  5. No ano que a base tem resultados expressivos o principal está à beira do rebaixamento.
    Há boatos de suposta cisão entre cascudos e juniores e segue-se privilegiando a "experiência".
    Sintomático.

    ResponderExcluir
  6. PJ
    Falta/faltou ação mais impositiva da Direção no vestiário; não adianta ser "grande gremista", cada um no seu quadrado.

    ResponderExcluir