Páginas

domingo, 17 de outubro de 2021

Opinião



Grêmio interrompe a má fase

Essa vitória é vital para seguir respirando.Uma derrota enterraria de vez o ânimo da torcida e até dos jogadores. Então, mesmo sendo 3 a 2, há o que se comemorar hoje. O receio é se os três pontos conquistados não serão um oásis no meio de derrotas e empates tão comuns até esta rodada.

Houve grandes progressos, o maior deles, a efetividade ofensiva, porque três gols numa única partida é um feito inédito neste campeonato. Sem eles, o resultado seria mais do mesmo, pois o adversário foi mais um que não passou em branco no placar. A intensidade do time é outro elemento presente que deve ser saudado. Foi surpreendente o resultado que Mancini alcançou em apenas dois dias de conversa e treino.

Um desconto deve ser dado: o Juventude está num mau momento, ainda assim, pareceu ter mais fôlego do que o Tricolor. Sorte que Mancini mexeu e se perdeu um pouco do entrosamento do time, renovou em parte, o preparo físico do time.

Individualmente, muitos jogadores realizaram um bom jogo: Villasanti, Alisson e Vanderson, acima dos demais; um pouco abaixo, Rafinha, mas todos não comprometeram. Um reparo para Thiago Santos, que em apenas um ou dois lances conseguiu se antecipar, na maioria apareceu sempre correndo atrás dos atacantes. Envolvido no primeiro gol e Paulo Miranda, que falhou em ambos os tentos do time da serra. Pode ter faltado ritmo de jogo. Claro! há também, a visível má condição física  de Diego Souza e Douglas Costa que corre para recuperar o tempo perdido com lesões.

Mancini terá tempo para conhecer o elenco e por em prática as suas ideias. Daqui para frente, só pedreiras.



22 comentários:

  1. Hoje ficou nítido como o Ferreira é limitado e como o time sofre sem um meia de ofício, mesmo este meia sendo o Jean Pierre. Time afundou com as substituições, e não foi só pela questão física.

    Em resumo, Alisson e JP são titulares. Os dois primeiros gols saíram diretamente deles. Em que pese o Alisson não servir como meia (tampouco como extrema num time ideal, mas isso é outra história.)

    Com o material humano disponível, acho que é quase isso pra Copa do Mundo de 13 partidas. Geromel, se conseguir superar os problemas físicos, e Borja serão titulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria muito limitado, Vinnie. Vê-lo de perto perdendo a bola como perdeu em alguns lances no jogo de ontem me fez pensar como é que alguém veio aqui e tentou levá-lo por aqueles 8 milhões?

      Mas o bom é que o time mostrou vontade mais uma vez. E estando com o quadro completo temos tudo para sair dessa!

      Excluir
  2. Vinnie
    Olhando o Vasco, ele começou a botar a cabeça para fora d'água, quando contratou Nenê (40 anos) e com um goleador (Cano). Sempre afirmei que o problema maior do Grêmio era o meio de campo.Claro que Nenê não serve para o Grêmio, mas foi apenas para dar um exemplo da importância de um armador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Bruxo. E com isso não quero ignorar os graves problemas defensivos que temos (e que vamos continuar a ter porque as peças são deficientes), mas salientar que dependemos mais da produção ofensiva nesse momento, até porque o contrário já foi tentado e não deu certo.

      Excluir
    2. É isso aí, Bruxo e Vinnie. O time precisa de um meia, que o infeliz do JP aproveite pra jogar bem. E certíssimo isso: Sabemos que nossa defesa vai vazar, então temos que garantir lá na frente. Marcar esses três foi gols foi importante.

      Excluir
    3. O Geromel deve voltar e ele,geralmente, não precisa de tempo para atingir bons desempenhos.

      Excluir
    4. Assusta é terem concluído que JP não servia e contratado, a peso de puro, um meia que agora parece servir menos ainda.

      Excluir
    5. PJ
      O Campaz é um mistério ou então é o atestado final da incompetência da Direção.

      Excluir
    6. Glaucio
      Mas seria uma grande furada da Direção a sua contratação.

      Excluir
  3. Vinnie
    Ontem, nós jogamos o segundo tempo com a nossa pior zaga.Com Geromel, Kannemann e Ruan, a tendência é melhorar.

    ResponderExcluir
  4. Vencemos, era o que importava. Precisávamos dessa vitória.
    Contra o Goianiense fora a parada vai ser mais complicada.

    ResponderExcluir
  5. Lipatin
    Se bater o Palmeiras depois, um empate lá, não será mau resultado.

    ResponderExcluir
  6. Detalhe engraçado, os dois gols do juventude surgiram pelo lado do Rafinha.

    No mais, o que foi diferente hoje foi a efetividade. Os movimentos do time dão a impressão de que vai melhorar...tomara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os cascudos Rafinha e Paulo Miranda no segundo gol.

      Excluir
  7. O Grêmio quase foi punido por postergar a contratação de ao menos um zagueiro que preste, e isso vem desde 2018. Tivesse mais 10 minutos de jogo e Paulo Miranda, que falha sucessivamente em todos os jogos e já tinha falado nos dois gols do Juventude, entregaria a rapadura. É colocar os joelhos no chão e pedir a Deus para que Kannemann e Geromel, a partir de agora até o final do ano, não peguem nem resfriado!

    Vencemos, mas não saímos do lugar, permanecemos na penúltima colocação, embora os resultados da rodada tenham sido excelentes, já que o Grêmio venceu um adversário direto, Santos e Sport empataram, Ceará também empatou e hoje é torcer para o Corinthians ganhar do São Paulo. Em resumo, podemos deixar a zona na próxima rodada, e já estou apavorado com essa possibilidade tendo em vista que o Grêmio jamais aproveitou as oportunidades que teve para escapar.

    Faltam seis jogos, 18 pontos para sairmos desse calvário. Mas não vai ser com Diego Souza que vamos conseguir isso. Se as notícias dão conta que ele e Rafinha são influências negativas no vestiário, a retirada do grupo de jogadores principalmente do primeiro já deveria ter acontecido, isso mesmo com o gol ontem. Do contrário, o forte discurso de Dênis Abrahão na sua apresentação vai por água abaixo. Também não vai ser com Paulo "Entregador" Miranda, muito menos com Rodrigues e Ruan. A fragilidade do plantel do Grêmio é latente.

    ResponderExcluir
  8. Rafael
    Também fiquei apavorado com os retornos de Diogo Barbosa e Luiz Fernando no banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, problema é que uma hora essas inutilidades entram e acabam por comprometer.

      Excluir
    2. Sabe o que é que me apavora, Bruxo? É tu ver o Ferreira, se embolando sozinho com a bola... justamente esse que era para ser o diferencial do time. É nada! Jogador bem comum, e estou dizendo isso porque eu vi isso. A TV, realmente, maquia e muito bem as coisas. Se esse guri deseja se tornar um jogador de futebol, vai ter que trabalhar e muito ainda. Daí por isso que tu vê sendo relacionados os "barbosas" da vida.

      Excluir
  9. A leitura, se é que dá pra chamar disso, que faço do contexto atual, é que os jogadores se acham qualificados pra jogar de forma diferente da que Felipão propunha, se era só isso, estamos salvos.

    ResponderExcluir
  10. Bruxo, bom dia! Vencemos! Que beleza! O 3 a 2 foi bom para que o time mantenha os pés no chão. Não há nada conquistado e nem vai ser, aliás.

    Vitória do otimismo sobre o pessimismo! O Grêmio não vai cair!

    O segundo gol do Juventude no apagar dos refletores só mostra que o time precisa estar mais concentrado na reta final do jogo. Sobre a falha do PM, depois que o Kannemann saiu ficou difícil pro PM segurar a barra sozinho. Rodrigues é muito instável. Inseguro. Parece com medo de jogar. E isso é perigoso demais.

    E quanto ao ataque: os jogadores precisam urgentemente calibrar a pontaria e a força dos chutes. É lamentável ver de perto uns chutes que não servem nem para recuos para o goleiro de tão fracos que são... Nossa. É de dar nos nervos.

    Mas que nada! Cumpri com minha palavra! Me fiz presente, e tive a boa sorte de ver o Grêmio vencer!

    Mas de novo: pezinho no chão. Há muito trabalho a ser feito!

    Como disse o Vinnie ali em cima: é a nossa Copa do Mundo daqui pra frente, mesmo sabendo que não virá acompanhada de taça! Mas eu não me importo!

    ResponderExcluir
  11. Grêmio precisa vencer os dois próximos jogos de qualquer forma para poder ter uma gordurinha para perder para o Galo. Os dois próximos jogos são contra o Atlético Goianiense, em Goiás, e Palmeiras na Arena. Depois o Galo em Belo Horizonte e aí terá de emendar mais três vitórias em sequência: GREnal, Fluminense e América Mineiro. Ainda assim, se tudo isso ocorrer, faltaria ainda uma vitória para escapar. Negócio continua muito complexo.

    ResponderExcluir