Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Opinião



2022 gremista passa pela aventura na Bahia 

Aventura: substantivo feminino que implica acontecimento imprevisto, incerto, repleto de risco.

É a tal encruzilhada que desvelará o que aguarda o Imortal para o próximo ano. Na prática, uma grande bronca, uma missão difícil, infinitamente importante e decisiva. Vencendo, novo evento de caráter decisório o esperará na esquina do lodo do Z-4. Há previsão para final repentino e triste, mas não há para um resultado feliz antes da trigésima oitava rodada.

Existe um alento para estes dias tão tensos: olhando a tabela, vê-se que dos 11 clubes mais mal  colocados (11º ao 20º), ou seja, metade dos participantes, nas mais recentes cinco rodadas, Grêmio e Juventude são aqueles que tiveram o melhor desempenho; 10 pontos em possíveis 15 (67% de aproveitamento); também, o Tricolor gaúcho e o Goianiense são os dois únicos que não perdem há três rodadas. É pouco? É, mas indica uma tendência. Para o bem (Grêmio) e para o mal (Goianiense).

Lendo, vejo que o Grêmio necessita de desempenho do Atlético Mineiro, isto é, 75%, ou seja, ganhar 9 pontos em 12. Também é verdadeiro, porém, não se precisa de muito conhecimento de matemática para saber que a estatística apresenta armadilhas, exemplificando: um goleiro que pega 2 penalidades em 2 cobranças tem 100% de aproveitamento, mas um que pega 16 em 20 tem percentual menor. Pergunto: o que é mais complicado? Concluo pela segunda. Então, ganhar 3 em 4 dependendo das circunstâncias é tarefa menos dramática do que ganhar 20 em 27, o que daria os mesmos 75%.

Sobre o cansaço do elenco e do descanso do Bahia, recordo que o Grêmio terá cinco alterações, meio time: Vanderson, Kannemann, Villasanti, Alisson e Borja. Em tese, o quinteto está menos desgastado.

Finalizando; não será este time, mas eu escalaria: Gabriel;Vanderson, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Villasanti e Victor Bobsin; Campaz, Borja e Ferreira. Um meio forte com chegada à frente (Bobsin e Villasanti) e um ataque movediço.

18 comentários:

  1. Em parte, a singela melhora de desempenho se deu pela ausência do Vanderson. Não voltaria com ele neste momento. Nem tanto futebol, mais é maturidade o que falta a ele (se abate demais com adversidades naturais de uma partida de futebol, cometer uma falha, ser provocado por um adversário, sofrer um gol, etc. A reação dele é sempre fazer uma cara de choro e ficar sacudindo aqueles bracinhos de dinossauro).

    Não vai ser fácil vencer o Bahia. Precisa fazer um jogo de exceção. Mesmo assim, acredito que o pior confronto destes últimos quatro será contra o São Paulo na terça feira. Temo que o Grêmio não tenha forças pra derrotar os paulistas em casa. Pra mim este é o jogo chave, pois até um empate em Salvador pode servir ao final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      Respeitosamente, discordo. Rafinha mostrou as mesmas deficiências defensivas do Vanderson, é inferior na parte ofensiva e um desequilíbrio psicológico pernicioso para o time até brigando com gandula. Não vejo nenhum quesito favorável ao Rafinha nesta comparação.

      Excluir
    2. Marcelo Lopez26/11/2021, 09:25

      HUAHIAHUAHU
      A definição do Vanderson pelo Vinnie...huhuahu...
      Alisson é outro cara de bebê chorão.

      Fiz uma de masoquista agora e fui olhar a tabela de jogos em casa passados do Grêmio...nossa, qto ponto perdido.

      Isso é outra coisa que precisa mudar na cultura tricolor...o enfrentamento de campeonatos de pontos corrido. Não sabemos lidar com isso.
      E olha que somos o 2° ou 3° no ranking desde que foi usado os pontos corridos.

      E estou focado só no triangular Grêmio x Ju x Bahia.
      Se...se ganharmos as próximas 2...pela tabela deles...provalvelmente estaremos a frente deles.
      Problema é ganhar essas 2 próximas.

      Excluir
    3. Dá para incluir o Goianiense neste campeonato particular.

      Excluir
    4. Bruxo, o Rafinha brigou num jogo, o Vanderson apresenta desequilíbrio em todos. O Rafinha tem quatro assistências no campeonato, o Vanderson tem duas, ao que eu pese ter feito três gols (em duas dessas partidas o Grêmio perdeu igual), e o Rafinha nenhum.

      Coincidência ou não, o time alcançou melhores resultados quando Cortez e Rafinha foram fixados. Acho que a saída do Juan também contribuiu, porque era outro que falhava com frequência atras.

      O Rafinha também falha muito na marcação, é a idade. Mas a saída de bola dele é muito mais qualificada. Sinceramente a diferença é mínima, mas ainda vejo um meio ponto percentual de vantagem em segurar o Vanderson agora.

      Ano que vem é outra história.


      Excluir
    5. Tenho visto a situação do Vanderson nesse sentido também, Vinnie. Ele não tá bem agora mas tem muito futuro. No momento o Rafinha é mais seguro por ali.
      Pra próxima temporada o Vanderson tende a ser o titular da lateral, isso se não venderem ele agora em janeiro...

      Excluir
  2. Importante esse fato de ter 4/5 jogadores descansados pois promete ser um jogo intenso, passando pelo Bahia haverá tempo de recuperação até a outra decisão contra o SP.

    ResponderExcluir
  3. Carlos
    Tomara. Que descansem em Janeiro de 22.

    ResponderExcluir
  4. Bruxo, se eu tinha 0,0000001% de esperança de permanência, ela se foi ontem ao ver uma foto onde estão Jean Pyerre, Cortez, Tonhão, Douglas Costa e Diogo Barbosa, todos rindo, fazendo sinal de positivo e o famoso "V da vitória" como eles estivessem na véspera de encarar Palmeiras ou Flamengo na final da Libertadores, e não a permanência do Grêmio na primeira divisão! Ah Rafael, mas tu queria que eles tirassem fotos chorando? Não, eu queria que nesse momento que exige concentração, foco, busca do resultado positivo de qualquer maneira, nossos jogadores não se expusessem dessa maneira. Não é hora de fotinho pra rede social, é hora de comer grama, assim como os limitados jogadores santistas estão fazendo!

    Mas o que esperar dos atletas do clube quando o exemplo maior deveria vir do mandatário Bolzan Júnior? Pois bem, em plena terça-feira, quando o árbitro apitava o início da partida contra o Flamengo, Romildo Bolzan Júnior encerrava uma palestra em Novo Hamburgo sobre gestão de futebol! Sim, o presidente que está levando o Grêmio para a segunda divisão era palestrante do tema gestão de futebol no horário do jogo do clube que ele preside. Enquanto isso, dentro de campo, mais uma vez a arbitragem prejudicou o Grêmio (embora a ruindade de Jonata Robert seja tanta que o time melhorou após sua expulsão).

    Enfim, Grêmio é um trem desgovernado próximo, muito próximo do final dos trilhos a beira de um precipício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo...perfeito Rafa!

      Excluir
    2. Resumo da palestra: Deixe tudo pro treinador e reze pra base gerar bons jogadores.

      Excluir
    3. Acrescido da estruturação tática de time: “Larga no Cebola que ele resolve.”

      Excluir
    4. E duvido muito que a palestra foi voluntária...

      Excluir
    5. Belo timing dele em ir falar de gestão. Risos.

      Excluir
  5. Campaz sentiu problema físico e não deve ficar nem no banco. Segundo a ZH, e nos outros lugares tá isso também: "Com cinco trocas em relação ao último jogo, o Grêmio deve ter Gabriel Grando; Vanderson, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Villasanti e Victor Bobsin; Alisson, Diego Souza e Ferreira."

    É meus amigos, hoje vai ter que ser na imortalidade, que esse time se supere e jogue tudo o que tem. Precisamos dessa vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o Campaz tá fora por sintomas gripais.

      Excluir
    2. Pois só tinha visto que tinha sido vetado pelo DM. Tomara que não seja Covid.

      Excluir
  6. Com Cortes, Tiago Santos, Alisson e Diego Souza no time vamos ganhar em 7 novamente. Kkkk

    ResponderExcluir