Páginas

sábado, 19 de março de 2022

Opinião




Grêmio surpreende e aplica uma goleada no Clássico 

Uma vitória com escore surpreendente que apresentou vários "desmentidos", inclusive um aplicado neste blogueiro.

- Escrevi que Elias deveria ser negociado e ele foi o melhor do Grenal. Verdade que sempre o vi como um jogador de lado. Elias rebentou. Mais um júnior que cava seu espaço no time

- Assisti vídeo ZH (Mano a Mano) onde um dos jornalistas justificava a escolha por Liziero porque ele "crescia em clássico". Como assim, se ele jogou apenas um ou pelo São Paulo ele "rebentava"?

- Em todas as oportunidades desta análise (Mano a Mano), Victor Cuesta é escolhido, embora afunde em todos os Grenais. A história se repete e desmente mais uma vez os entendidos

- O comentarista que considero o melhor (Carlos Guimarães) em suas primeiras impressões deu a entender que o Inter estava dominando por completo e o gol era questão de tempo. Depois, recuou (vi a partida pela RBS com áudio da Guaíba) 

- Outro desmentido: nunca gostei do árbitro Jean Pierre Lima, mas hoje, ele teve um erro apenas, porém gravíssimo: não ter expulsado Bruno Mendez na entrada no tornozelo de Campaz

- Mais um desmentido: o comentarista Cristiano Oliveira (Rádio Guaíba) vive dizendo que o goleiro Daniel é o segundo melhor do Brasil.  Falha e falha muito; faz defesas incríveis, mas cerca alguns frangos em demasia

Bom! além de Elias, três outros jogadores foram soberbos nesta partida: Campaz, Bitello e Pedro Geromel.

Como nada é 100%, a entrevista do vice gremista foi preocupante, porque disse várias vezes que o Grêmio quer o penta campeonato regional, frase que nunca fora dita antes com ênfase. Posso estar enganado, mas meu sentimento é que em sua cabeça a passagem para a final é "favas contadas", algo que não parecia ter convicção.

Uma vitória que tem a mão de Roger Machado, mas convém lembrar que a grande diferença foi o placar. O Grêmio soube materializar no placar a atuação avassaladora; também, porque esta vitória valeu numa fase do certame mais relevante.

O Grêmio que soube porque perdeu antes, precisa saber o porquê desta vitória estupenda.


36 comentários:

  1. Difícil separar o resultado fantástico do desempenho. Mas nao achei a atuação do Grêmio consistente. Esteve muito perto de sofrer gols durante a partida inteira, mesmo após a superioridade numérica. O Grêmio deu espaço demais na intermediária. O Inter tem os mesmos problemas de articulação que nós temos. É um time fraco tecnicamente.

    Continuo não enxergando futebol no Villasanti. Atabalhoado, hoje até o juíz atropelou. Porque corre errado. Não tem inteligência de posicionamento. Com a bola é nulo. Vale dizer que Churin, Janderson e Tiago Santos demonstraram estar ainda um degrau abaixo disso. Dificilmente contribuirão mais este ano.

    O Bitello é esforçado. Mas não fosse o gol também não seria lembrado por nada além da disposição tática. Erra passe demais. Não conduz, não segura a bola. Não tem imposição física e nem técnica de volante. Se tomarmos o Maicon de 2016 como parâmetro, estamos a anos luz na volancia.

    Enfim, vai parecer que acordei do avesso, Mas tirando o Geromel, não vi atuação segura de ninguém no jogo. O próprio Elias tropeça nas pernas. Perdeu gols fáceis demais no segundo tempo. É mediano apenas, mas pode evoluir.

    Campaz tem lampejos. Porem longe de ser consistente. Não vale nem a metade do dinheiro investido.

    O Grêmio precisa de pelo menos quatro reforços pra titularidade. Não se enganem, vai ser pedreira subir com esse grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie, tu lembra do Jailson e do Pedro Rocha quando surgiram? (pra comparar com Bitelo e Elias).

      Villassanti joga menos do que Ramiro, por exemplo?

      Esse elenco ainda tem o Ferreira e o Benitez (que poder ser o "Maicon"...)

      Campaz foi caro, sim, mas tem ferramentas pra evoluir. Hoje se estivessem invertidos - ele e Elias - no segundo tempo teriam mais chance de fazer os gols perdidos.

      Excluir
    2. Cara, eu lembro. E acho que jogavam mais, sim. O Jailson tinha mais força e velocidade do que o Bitello. E o Pedro Rocha mais recursos do que o Elias.

      O Ramiro é jogador nota 6. Mas iguala o Villassanti na vontade, e bem ou mal, tinha o arremate em gol.

      Concordo quanto ao Campaz. Tb näo gosto dele atirado na ponta direita. Ele é mais útil na canhota, e perto do gol.

      Pro resto da temporada eu jogaria com o Ferreira na direita e Campaz (ou Rildo na esquerda). Porque é o que tem. Colocaria o Benitez no lugar do Lucas Silva pra ter alguma articulação no meio, pois os três volantes são limitados com a bola.

      Esse jogo de entregar a bola a todo momento e se postar atrás custa caro contra um adversário melhor. Espero que o Grêmio não jogue assim ao longo do ano. Vai ser uma tortura ver os jogos.

      Excluir
    3. Talvez o Villasanti não seja o ideal e claramente ele tem sua limitações, mas hoje é melhor que nós temos pra jogar ali.

      Excluir
    4. Pode ser, Lipatin. Ainda acredito que o Sarará possa dar uma melhor resposta por ali. O Roger considera todos esses meninos da base segundo volantes. Como só pode escalar um, elegeu o Bitello. E o Villassanti é o primeiro.

      Excluir
  2. Vinnie
    É um time em formação. Os guris vão ganhar confiança, Bitello vai crescer.
    No próprio elenco tem juniores superiores ao Villasanti; o problema é o Roger ter autonomia para fazer as devidas mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, acredito que o FH não faria menos do que o Villassanti. E o Sarará, com absoluta certeza, faria muito mais.

      A vitória ajuda do ponto de vista mental. Mas sob uma análise um mais crítica vemos que falta muito tecnicamente.

      O que eu gostaria de ver pra ter mais confiança pro resto da temporada. Saída de bola segura através dos volantes e laterais - o que vimos hoje foram erros de passes primários. O Grêmio roubava e entragava a bola a cada 20 segundos, melhor compactação e força defensiva - vimos hoje um festival de botes errados, furadas, jogadores escorregando, rebatidas aéreas no pé do adversário.

      Verdade que vimos estes erros dos dois lados. Mas, como torcedor, minha vontade é de sempre ver o Grêmio melhor.

      O resultado foi muito melhor do que a atuação.

      Excluir
  3. Mas vou manter meus pés no chão. Sabemos que o time do lado de lá não é parâmetro de nada. E não quero atirar um balde de água fria nesta grande vitória de 3 a 0, dentro da casa deles. Coisa que eu nunca tinha visto na vida.

    Por que mantenho os pés no chão?

    Ambos os gols, com a bola rolando, se originaram de erros. O primeiro, um erro de ataque deles que proporcionou o contra ataque mortal no gol que (me desculpem) o Elias chuta no goleiro, que por ser ruim não teve firmeza no braço para evitar o gol. Mas o Elias teve sorte. Isso vale. Porém, em nova chance idêntica à primeira falhou bisonhamente porque ele ainda não sabe chutar na bola.

    O segundo gol que foi um golaço, também saiu de uma cagada monstruosa da zaga deles. E o bonito chute do Bitello contou com a fraqueza daquele goleiro deles que a mídia vermelha na tarde de hoje disse ser melhor que o Brenno. Digo mais: tivesse o nosso arqueiro tomado aqueles gols estaria agora dentro de uma caldeira de banha quente.

    O jogo que era pra ter sido uns 6, não fosse a imperícia dos nossos avantes terminou em 3, numa excelente cobrança de pênalti de Dom Diego Showza.

    Roger parece ter arrumado o time. Quando fez o óbvio, venceu. E a dúvida minha e de outros gremistas é a mesma: por que é que não fez isso no clássico passado?

    Pra mim essa vitória lava a alma. Com certeza. Me sinto vingado por 1997. Aquele 2 x 5, no Olímpico foi duro de engolir. Em tempo: não quero com o meu comentário desfazê-la. Jamais. Porque ela mostrou que Roger também tem uma estrela quando o assunto é Grenal. Mas pra mim que ainda precisa ser polida para que venha a brilhar eternamente no Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio!?

      Ninguém dizia ano passado que a posição do Villassanti era ali...

      Excluir
    2. A obviedade que me referi é o Lucas Silva no meio de campo.

      Excluir
  4. Bruxo. Sobre esses especialistas daqui do RS, eles sabem menos do que eu. São pífios. Não sei como é que pode, mas ainda recebem dinheiro para falar bobagens. Credo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      As redes sociais desmascararam as hipotéticas qualidades deles.

      Excluir
    2. Não só da mídia esportiva do RS, que a situação é terrível, mas a nível nacional também. Assisto jogos do Inglês, Italiano, entre outros, e é cada comentarista/narrador despreparado que chega a assustar, os caras não se prestam nem pra ler a escalação dos times parece. Por isso que não pago mais assinatura desses serviços, o dia que melhorar a qualidade eu volto a pagar.

      Excluir
    3. Lipatin
      o que eu penso é que por serem multimídia, não conseguem pensar com a devida tranquilidade e aí entram as equipes de assessoria, quase ghostwriters que pouco entendem do riscado. Dá merda, com certeza.

      Excluir
  5. Rodrigo
    Concordo. Esta vitória tem muito de Grêmio, mas também, muito da má jornada do Inter.
    As explicações estão em ambos os lados.

    ResponderExcluir
  6. Não é nada espetacular, Gremio fez o básico e o placar largo, de certa forma foi acidental. Só empilhamos chances após o 2x0.

    Mesmo assim, é de dar raiva perceber que o Grêmio CAIU pra segunda divisão por não terem achado o lugar do Villassanti e do Tiago Santos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gláucio, do Tiago Santos acharam (mesmo tarde), do Vilassanti ainda não. Nenhum dos dois mostra futebol pra titularidade.

      Tu lembra de algum desarme seguro do Villassanti hoje? Ele corre muito, atrapalha o adversário, é verdade. Mas se formos notar, as interferências dele só servem pra matar a jogada rebatendo pra lateral ou escanteio.

      Ele não consegue tirar uma bola limpa pra sair jogando. Não dá um passe com mais de cinco metros. Não lança, não chuta em gol.

      Não consigo entender o cartaz desse atleta. Tanto com a cronica quanto a torcida.

      Excluir
    2. Jogador comum. Não digo que não sirva, mas tem gente melhor na base.

      Excluir
    3. Mas ao menos acabou a festa na frente da área. Último primeiro volante realmente bom que o Grêmio teve foi Walace.

      (Não entendo essa admiração de vocês por Fernando Henrique e Sarará... são tão estabanados quanto o Paraguaio)

      Excluir
    4. Glaucio
      - Matheus Sarará é melhor do que Jaílson, que já me serve
      - Fernando Henrique é da escola do Casimiro e Rafael Carioca; joga fácil para que atua numa posição de combate
      - Bobsin é o melhor deles, o tal que atua de "área a área", perceba que ele toca e se desloca, dá opção para quem recebeu a bola devolver, é canhoto e tem passe médio e longo, tem passadas largas
      Bitello, outro que me serve, na verdade, é o quarto deste quarteto. Caiu nas graças do treinador.

      Excluir
    5. Mas nenhum dos três citados mostrou capacidade de marcação até agora.

      Excluir
    6. Joao Henrique Hollerbach20/03/2022, 09:52

      "- Matheus Sarará é melhor do que Jaílson, que já me serve
      - Fernando Henrique é da escola do Casimiro e Rafael Carioca; joga fácil para que atua numa posição de combate
      - Bobsin é o melhor deles, o tal que atua de "área a área", perceba que ele toca e se desloca, dá opção para quem recebeu a bola devolver, é canhoto e tem passe médio e longo, tem passadas largas
      Bitello, outro que me serve, na verdade, é o quarto deste quarteto. Caiu nas graças do treinador." Sábias palavras, Bruxo. É disso que o Grêmio precisa para retornar à série A.

      Excluir
    7. Glaucio
      Precisam de sequência. Só isso.

      Excluir
    8. João
      Lembro que conversamos sobre esses garotos, na época que sofríamos com o tripé TS-LS e Villasanti.
      Acho que estão chegando as mesmas conclusões que tínhamos/temos deste setor.

      Excluir
    9. Tomara, Bruxo. Aí temos elenco pra muito tempo.

      Excluir
  7. Glaucio
    Sempre escrevi sobre os pecados capitais: treinadores errados e ajustes no meio de campo.
    Bastava isso e não perderiam prestígio, dinheiro e o Romildo seria candidato ao governo gaúcho.
    Não escutaram. Deu no que deu.

    ResponderExcluir
  8. Sempre é bom ganhar clássico, ainda mais goleando. Não quero me empolgar muito de ganhar do Inter porque o time deles é muito ruim, candidato a cair esse ano, mas é fato que o Grêmio mostrou alguma evolução pois tinha perdido e jogado mal contra esse mesmo time há pouco mais de uma semana.


    Agora, absurdo mais uma vez um torcedor deles jogando objetos e ferindo um jogador do Grêmio, dessa vez dentro do estádio, mas quer apostar quanto que não vai dar em nada de novo?

    ResponderExcluir
  9. Marcio
    Absurdo a agressão. Apenas, acho que se fosse o Grêmio a imprensa e o judiciário pegariam mais pesado.
    Com o Inter,sempre os fatos são minimizados.

    ResponderExcluir
  10. Grande vitória! Diria que o professor Roger passou o nó no esquema do cacique. Bom demais vencer um clássico assim, o Grêmio precisava disso.

    Apesar de meio perdido em termos de posicionamento o Campaz deu ótima resposta atuando pelo lado. Aliás nosso lado direto tava todo improvisado com o Tonhão na lateral também, e ainda assim funcionou. Elias muito bem pela esquerda, se tivesse feito o segundo gol teria se consagrado ainda mais, acho que ele deve ser mantido pelos flancos por enquanto.
    Aquela coisa: O Thiago Santos não joga e o meio funciona melhor. Espero que depois de ontem ele nunca mais comece como titular, que seja vendido ou emprestado logo. Boa partida de Villasanti, Lucas Silva e Bitello. Apesar da ajuda do goleirinho gostei da atitude do Bitello de arriscar o chute, bola ali bocada da área é pra chutar mesmo. O Tanque Souza mal tocou na bola mas cobrou o pênalti com muita categoria.
    Ontem foi aquela tarde em que quase tudo deu certo pro Grêmio.

    Não fosse a queda de ritmo, a ruindade do Churín e a covardia do "Vin Diesel dos pampas" em não expulsar o também covarde Bruno Mendez podíamos ter feito um outro 5x0.
    Aliás mais uma atitude covarde da torcida colorada ao jogar um celular na cara do Lucas Silva, até quando vamos ver cenas de violência da torcida assim? Vão esperar algo mais grave acontecer pra tomar um atitude real?

    Mas voltando ao Grêmio. Vamos manter o pés bem firmes no chão, ontem foi uma maravilhosa exceção o que vivemos. O Grêmio tem muito o que evoluir, nosso ano ainda vai ser longo. É só lembrar que o Inter achou que estava "feito" já depois do grenal passado e deu no que deu. Essa vitória serve aliviar o ambiente, dar confiança e mostrar certas coisas: Que o lugar do T. Santos é fora do time, que Elias pode ser um bom ponta, que temos opções pro meio, que o time que ter essa atitude de jogar com garra, entre outras. Mas ainda falta muito pra sentirmos segurança de que o Grêmio vai conseguir buscar o acesso na série B que se aproxima. Pelo menos agora o Roger ganhou um jogo que pode usar como um parâmetro do que o Grêmio pode e deve fazer em campo.

    ResponderExcluir
  11. Lipatin
    Muita informação neste teu comentário, que alguns itens dele farão parte de minha postagem de hoje.Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre um prazer ler e comentar aqui, Bruxo! Aliás, todo mundo que participa sempre mandando muito bem nos comentários aqui.

      Esqueci de elogiar o Geromel e o Nicolas no comentário anterior. Partidaça deles também.

      Excluir
  12. Aliás, o que foi aquele lançamento do Nicolas no primeiro gol? Sensacional.

    ResponderExcluir
  13. Não vi o jogo, mas 3x0 é 3x0 e ponto.
    O melhor de tudo é que Hoje vou almoçar na casa do cunhado colorado. Kkkk

    ResponderExcluir
  14. Carlos
    E eu não vou arriscar, também ia almoçar com um cunhado colorado, deixei para mais adiante. Hehe. Mas a minha irmã gremista, não deve ter poupado ele.

    ResponderExcluir
  15. O que mais me espanta ao ler alguns comentários aqui é a idolatria ao Capita Bundudo, pelo amor de Deus, ele nunca foi nada, talvez a única coisa que fazia bem era provocar o Dalebiba, por favor gente, esqueçam esse cara, meu Deus. Alguns adoram esses medalhões e só criticam os guris, que na verdade já nem são mais guris, porque já era para estarem no time a séculos!

    ResponderExcluir