Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2022

Opinião



Antes de Arrojo, o Lógico 

Em 38 rodadas, o Grêmio, seu elenco, será na média, 95 a 100% superior a todos os demais concorrentes ao topo. Tudo isso, em tese.

Em tese, o Grêmio com o elenco de 2021 não cairia; caiu. Eu identifiquei duas causas mortais para a queda: as más escolhas dos comandantes técnicos e uma formação equivocada do meio de campo, onde até houve uma completamente anacrônica: Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti, mesmo obtendo algumas vitórias, foi insuficiente para uma sequência de jogos exitosos.

Hoje, o meio do Tricolor está formado por Villasanti, Bitello e Lucas Silva. Boa parte da crônica já acha (acertadamente) que é muito defensivo para partidas em casa ou em outras específicas ao longo do certame. Dizem que não é uma formação arrojada.

Eu aprofundo a crítica, digo que antes de ser arrojada uma formação mais ofensiva, é a lógica que indica, ou seja, é coerente com o que escrevo nas primeiras linhas.

Não será esperando adversários ou tendo cuidados defensivos em excesso que o Grêmio encontrará a melhor maneira de vencer seus adversários; repito, em tese, inferiores. Para isso, Lucas Silva ou Villasanti, um deles terá que ser sacado para o ingresso de um meia. 

Mexer no meio vira uma imposição da caminhada até a Série A.


9 comentários:

  1. Mas bruxo, o Grêmio vem jogando marcando na frente, apertando a saída de bola, e não recuado atrás esperando o adversário.

    A menor posso de bola é porque tem tentado o lance vertical em vez de ficar tocando bola até aparecer espaço.

    Se tirar o Lucas Silva, perde-se a combatividade na frente, se tirar Villassanti, perde-se a estabilidade na frente da área.

    O jogador que poderia sair pra entrar um meia, Gabriel Silva, é Bitelo.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Lucas pode fazer a do Villasanti, Bitello pode fazer a do Lucas. Entraria um mais avançado que pode ser o Gabriel Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperei isso por dois anos...não vai fazer, talvez porque não quer fazer.

      Excluir
  3. Ou mais simples, Villasanti e Bitello com Gabriel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos últimos dois jogos, Bitelo foi fraco na pressão na saída de bola adversária, tampouco contribuiu na armação.

      O Gabriel silva já mostrou mais capacidade criação. É uma sinuca...

      Campaz tá muito longe da área, de repente a mudança para um meio mais ofensivo passe pela formação, e não apenas troca de jogadores. Mas também não é hora de mudanças...

      Eu preferiria um meio espelhado no time de 2016, com Bitelo pela direita e Campaz ou Gabriel Silva mais centralizado, aproximando do atacante. Só que a amostra que a gente tem é pequena, não vejo os treinos.

      Excluir
  4. Bom, o Villasanti achou o lugar dele, dali não pode sair. O Lucas Silva sem dúvidas é o elo mais fraco. O problema é que falta alguém que ajude a marcar, por isso ele joga. O Gabriel Silva ainda sofre fisicamente no corpo a corpo e não marca tanto, mas com o tempo pode aprender melhor essa função. Espero que ele siga ganhando oportunidades e cresça, pois tem potencial.
    Mas sobre a postura mais defensiva puxo a observação do Glaucio: O Roger tem tentado por uma marcação alta pra pressionar a saída adversária e roubar essa bola já campo de ataque. Isso é interessante, ainda mais com a zagueirada rustica da série B.
    Mas olha... Eu já desconfio quem vai fechar essa trinca de meio campo daqui uns dois meses.. Ele mesmo, Thaciano, o onipresente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Che, se tirar o Bitelo pra colocar o Thaciano eu já começo o fora o Roger kkkkkkkkk

      Excluir
    2. É bom nos prepararmos pro retorno do Thacigol, Gláucio. Risos.
      Meu achismo é que o candidato a sair é o Lucas Silvar mesmo. Tá meio que na "moda" nas europa usar um meio de três jogadores com um "volante único" na frente da zaga com um meia de cada lado, um híbrido de 4-3-3 e 4-1-4-1. Igual esse meio do Roger, pior que acho que o Thaciano vai encaixar certinho nessa função pelo lado direito.
      Como tu e o Bruxo comentaram, dava pra ser Villasanti, Bitello e Gabriel Silva. Eu gostaria de ver essa formação também. Mas aí iriamos precisar duma correta cobertura dos pontas e dos laterais pra ajustar a marcação. Por isso suspeito que o professor Roger vai seguir querendo alguém mais combativo nesse trio, além da questão da presença física também, assim um dos guris perde a vaga pra Lucas Silva e futuramente Thaciano. Mas isso sou eu teorizando aqui, risos. Vamos ver como o Roger vai ir montando o time.

      Excluir
    3. Tem uma....mantendo o Rodrigues na direita, em tese, o "extrema" direita pode ficar mais solto.

      Eu nao sou fã desta formação, tô só teorizando também, tentando achar soluções ofensivas mantendo ela.

      Excluir