Páginas

domingo, 12 de junho de 2022

Pequenas Histórias

 

Pequenas Histórias (269) – Ano – 1983

 

Sarapatel Indigesto

Fonte: Jornal Correio do Povo

O Sarapatel é um prato de origem portuguesa que entrou para a tradicional culinária nordestina. Tem gosto forte e marcante com ingredientes peculiares que pode se tornar indigesto para quem não está acostumado com miúdos de porco, cabrito, diversos temperos regionais. Faz sucesso em Pernambuco, mas os turistas devem ter resguardo e saber o que a iguaria exige para se tornar algo agradável. Saber desfrutá-lo.

O Sport Recife é um prato de difícil digestão para o Tricolor gaúcho, quando em seus domínios. Não perde há 10 anos e em 23 partidas como mandante, empatou 9 e perdeu apenas 4.

Um desses empates ocorreu em 13 de Abril de 1983, quando até o final, ganhava a partida  e deixou escapar no minuto final. Naquele Outono,  Grêmio esboçava o time que três meses depois, em Julho, ganharia a Libertadores, ainda assim, não superou o Leão da Ilha do Retiro.

Tita já era o grande comandante em campo, um líder técnico e anímico, autêntico camisa 10, deu a receita para sair vivo de lá: - não pode jogar recuado. Ponto para o craque.

Espinosa mandou a campo: Remi; Silmar, Leandro, De Leon e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Tarciso, Caio e Tonho. Ainda entraram os jovens Renato e Paulo Bonamigo.

Givanildo Oliveira escalou o locatário com: País; Betão, Marião, Bianchi e Antenor; Merica, Edson e Wilson Carrasco; João Carlos, Denô e Joãozinho. Ingressaram também, os centro avantes Roberto e Jorge Campos. Um time recheado de jogadores rodados em clubes maiores do Centro e Sul do Brasil. Parada torta, com certeza.

Tita protagonizou o primeiro lance de perigo, batendo da entrada da área, levando perigo ao gol de País (ex-América RJ). Porém, foi o Sport que abriu o placar, João Carlos (ex-Grêmio), marcou logo aos 3 minutos, aumentando a pressão para os visitantes, aproveitando jogada do ótimo ponteiro Joãozinho, ex rival (Santa Cruz-PE). 1 a 0.

Para complicar, Tarciso sofreu falta violenta do sempre ríspido Antenor (ex-São Paulo). Não aguentou e foi substituído por Renato. Isso, aos 16 minutos apenas. O quadro parecia sem volta.

Aos 23 minutos, ótima jogada de Tita, que ao superar Betão (ex-Inter), sofreu penalidade máxima. Ele mesmo bateu e empatou. 1 a 1.

O resto do primeiro tempo foi de ataque frequente do Sport, no entanto, a zaga gaúcha soube segurar bem e a igualdade se manteve até o intervalo.

Na etapa final, os movimentos ofensivos ocorreram de parte a parte, Denô, defesa de Remi, China, a bola raspa a trave, Renato, grande intervenção do goleiro rubro-negro, por fim, aos 23 minutos, o novo ponteiro direito gremista dribla Antenor, cruza na cabeça de Caio Gaguinho, que virou o marcador. 2 a 1.

Como recomendou Tita em sua entrevista ao Correio do Povo, o Tricolor não jogou intimidado, entretanto, aos 44 minutos, o árbitro errou e marcou um pênalti inexistente que Wilson Carrasco (ex-Portuguesa de Desportos) executou com maestria. 2 a 2.

A arbitragem coube a Wilson Carlos dos Santos e o público foi de mais de 43 mil pessoas.

Foi um resultado importante para o Tricolor, conquistado muito pela postura que manteve durante todo o jogo, receita que teve no meia armador (Tita), o maior exemplo. 

Milton Queirós da Paixão foi o maior destaque da campanha vitoriosa da Libertadores da América, mas por exigência do Flamengo, dono de seu passe, não pode disputar o Mundial em Tóquio naquele Dezembro de 1983. Não houve margem para negociação. Para não correr riscos, Fábio trouxe dois craques para fazer a sua função (Paulo César Lima e Mário Sergio).

Fonte:

- Arquivo Histórico de Santa Maria

- Jornal Correio do Povo



 

 

2 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach13/06/2022, 22:03

    Elkeson, o cantor sertanejo, continua sem brilho. Elias ganhou mais uma chance para mostrar que não tem condições de jogar no Grêmio. E, para finalizar, Thiago Santos voltando a ser Thiago Santos ou seja, também não tem condições de jogar no Grêmio. Mudei de opinião: Janderson é melhor do que Biel. De positivo apenas não ter saído derrotado.

    ResponderExcluir
  2. João
    Vimos o mesmo jogo. bruxo

    ResponderExcluir