Páginas

sábado, 30 de julho de 2022

Opinião



Tendências

Tenho convicção que as próximas linhas desta postagem, não são exclusividade de minha cabeça apenas no que tange ao futuro gremista na Série B, elas estão alicerçadas no histórico destas 21 rodadas, isto é, mais da metade da competição.

O ano chega segunda-feira ao seu oitavo mês (Agosto) e o Tricolor não encheu uma mão com apresentações convincentes. Suas contratações estão longe de qualificar o elenco, no máximo; titulares e reservas se equivalem na maioria das posições do time; destaco uma incógnita: Lucas Leiva. Tomara que eleve o patamar qualitativo do meio de campo.

Edílson não joga, se jogar, não fará mais do que Rodrigo Ferreira, falta ao primeiro a energia de temporadas passadas. Kannemann é ótimo, porém, vive lesionado. Campaz é um reserva de luxo, mesmo que venha atuando. Thaciano e Guilherme jamais poderão ser chamados de "acréscimos" numa análise responsável. Ferreira? bom, para ele, ainda que seja mais jovem do que Kannemann, a conclusão é idêntica a do Viking: não dá para contar para uma sequência.

E Diego Souza e Geromel? conclusão óbvia: precisam ser preservados. Para o lugar do primeiro há Elkeson, pergunto: há? não dá para esquecer de Biel e Janderson, alternativas para o ataque.

Bom! e os jovens? quais? Bitello, Gabriel Silva, Elias, Pedro Lucas, Émerson, Natã? não jogam ou deixaram o seu futebol na transição. 

Estou esquecendo de mais alguém? lembrei! o Grêmio tem Diogo Barbosa, Lucas Silva e Thiago Santos. Tem também, Leonardo Gomes. Como não recordar dele?

Cruzeiro, Bahia, Vasco e Sport Recife em casa. Mais uma pergunta que não quer calar? para quem perdeu para a Chapecoense e empatou com Criciúma na Arena, qual a tendência? é de aumento de "pedreira" para ganhar os três pontos de cada jogo da turma de cima.

Ah! mas se pega os fortes em seu estádio, pegará os mais fracos fora, alguém poderá argumentar. Verdade; mas aí outra tendência que o histórico da competição revela: ganhou uma (01) fora. Encarou Ituano, CSA, Vila Nova, Chapecoense, Ponte Preta, Brusque, contra todos eles, os três pontos não vieram na bagagem azul.

E, por fim, o Tricolor tem um treinador que até agora mostrou apenas que é um bom papo para a  mídia. Isso, com certeza, é insuficiente para uma campanha vitoriosa.

O Grêmio está em quarto lugar numa das edições mais limitadas tecnicamente da Série B e, repito, Segunda-feira será Agosto, o oitavo mês do ano de 2022.

E pensar que os dirigentes  colocaram o acesso como prioridade, lá em Janeiro. 


4 comentários:

  1. O Grêmio vai subir com 3/4 rodadas de antecedência, mas não veremos bom futebol do tricolor nesse 2022, optaram por jogar série B com estilo de B.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Para isso acontecer, ele precisará de uma grande pontuação nas próximas três rodadas. bruxo.

    ResponderExcluir
  3. Joao Henrique Hollerbach30/07/2022, 17:05

    Bahia ganhou, Vasco ganhou, Tombense ganhou...e o Grêmio? Empatou com a Chape, ganhou com susto(torcendo para o jogo terminar logo) da Ponte e empatou com o Brusque. Está complicado, mas o Rolando Lero(Roger) acha que está bom.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, João. Preocupante essa sequência de maus jogos. Não há evolução do time. bruxo.

    ResponderExcluir