Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 Brasil vence a Suíça, sem empolgar, e garante a vaga nas oitavas de final

Sem Neymar e Danilo, ambos lesionados, o técnico Tite mandou a campo um time mais prudente, contra a Suíça. Sem repetir o desempenho do jogo contra a Sérvia, a Seleção atuou com pouco brilho, mas venceu. O Brasil é o segundo classificado para as oitavas de final. A Seleção Francesa já havia conquistado uma vaga diante da Dinamarca, no sábado.

O 1º tempo não foi tão bom quanto se poderia esperar. Talvez a atitude das duas seleções tenha sido condicionada pelo empate (3-3) no jogo entre Sérvia e Camarões, pelo mesmo grupo. O fato é que o time de Tite não impressionou o torcedor. Certamente, a falta de Neymar pesou e o futebol brasileiro se tornou arrastado.

Tite optou por Fred no meio campo. Uma forma de não correr riscos. A escolha do técnico segurou o time que não teve fluidez na saída de bola de seu campo. Assim, a Suíça também se segurou, porque tinha interesse no empate. Posicionou-se em campo com o claro objetivo de não ser pressionada, não deixou espaços entre as linhas de marcação e não deu profundidade aos atacantes Raphinha e Vinícius Junior. A criatividade do time brasileiro foi bastante modesta: apenas dois chutes a gol nos 45min iniciais. Alisson Becker não foi exigido, do lado brasileiro.

No 2º tempo, a Suíça continuou jogando bem, marcando, e dando poucos espaços para os atacantes de Tite. Aos 19min, Casemiro roubou a bola no meio-campo, os atacantes brasileiros brigaram pela posse e Richarlison recuperou, conseguindo contra-ataque com a defesa suíça mal posicionada. O atacante tocou a pelota para Vinicius Junior, que a conduziu e finalizou no canto esquerdo de Sommer, de dentro da área. O VAR sinalizou a posição ilegal de Richarlison, que disputou a bola no grande círculo, e o árbitro anulou o gol brasileiro.

Aos 37min, Marquinhos abriu a bola no lado esquerdo para Vinicius Junior, o atacante cortou para o meio e achou Rodrygo, que de primeira tocou para Casemiro, dentro da área. O volante atirou com o pé direito, em diagonal, no alto do lado esquerdo da meta, sem chance de defesa para Sommer. Brasil 1 a 0.

A Suíça não tinha mais o que defender e se jogou para o ataque, mas já era tarde. Os brasileiros comemoraram a segunda vitória em dois jogos.

Ficha técnica:

BRASIL 1 x 0 SUÍÇA

Copa do Mundo 2022 - Grupo G - 2ª rodada - Data: 28.11.2022 - Local: Estádio 974, em Doha (QAT) - Público: 43.649 - Árbitro: Ivan Barton (ESA) - Cartões amarelos: Fred (BRA); Rieder (SUI) - Gol: Casemiro

BRASIL - Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Lucas Paquetá (Rodrygo) e Fred (Bruno Guimarães); Raphinha (Antony), Richarlison (Gabriel Jesus) e Vinicius Junior. Técnico: Tite

SUÍÇA - Sommer; Widmer (Frei), Akanji, Elvedi, Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka; Rieder (Steffen), Sow (Aebischer), Vargas (Edmilson Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin

2 comentários:

  1. Alvirubro
    Belo resumo! Assisti apenas o segundo tempo e vi algumas das minhas "teses" confirmadas; a primeira, a mais clara, um volante de qualidade com características de meia armador, Casemiro, algo que tanto reclamo no Grêmio e, parece, vai ser suprimida com a contratação de Carballo ou a manutenção de Villasanti com a "5".
    Outra: improvisação de zagueiro na lateral, só no caso de impossibilidade no elenco o que numa seleção em Copa do Mundo é inaceitável.
    Gostei no menino Rodrygo e vi que Fred, realmente, não tem bola para ser convocado, o mesmo, até o momento, ocorre com Gabriel Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curioso para ver o time do terceiro jogo. Não sei se Tite vai manter os titulares. Terá a oportunidade de colocar vários guris que estão no banco. É o que espero que ocorra. Sobre Rodrygo: deu resposta, movimentou-se bem e creio que seja o substituto natural de Neymar, nesta Copa. Mas como Tite trabalha com "hierarquias" dentro da Seleção, talvez Rodrygo tenha que esperar um pouco para ser titular.

      Excluir