Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

 

Lucas Figueiredo/CBF

Brasil vence a Sérvia.

No primeiro jogo na Copa do Mundo de 2022, a equipe de Tite venceu por 2 a 0, com dois gols do atacante Richarlison, do Tottenham da Inglaterra. O resultado encobriu o nervosismo e a ansiedade muito característicos das estreias. O bom desempenho dentro de campo foi aparecendo aos poucos e do Estádio Nacional de Lusail, com um público de 88.103 torcedores, ouviu-se um recado: a Seleção de Tite é uma das favoritas para vencer o Mundial.

No primeiro tempo, o Brasil teve a posse de bola. Já a Sérvia se defendeu com nove jogadores e deixou Mitrovic sozinho no ataque. A Seleção fez a bola circular e teve poucas chances: aos 13min, Neymar bateu escanteio em curva e o goleiro tirou de soco a pelota que ia para a rede; aos 27min, um passe de Thiago Silva para Vinicius Junior, que correu para a área, mas o goleiro Vanja Milinkovic-Savic interveio no lance e afastou o perigo; e aos 34min, um toque de Lucas Paquetá para Rafinha, que dominou a bola com o pé direito e concluiu com o pé esquerdo, rasteiro, para a boa defesa de Vanja Milinkovic-Savic. Defensivamente, o Brasil correu poucos riscos.

No segundo tempo, com outro ritmo, o Brasil esteve bem mais organizado, tomou conta do campo adversário e obteve mais espaços dentro da área da Sérvia. As chances foram se acumulando e as conclusões das jogadas se tornaram mais perigosas. Aos 15min, Alex Sandro finalizou de fora da área e a bola encontrou a trave direita; aos 17min, surgiu o primeiro gol brasileiro: após jogada de Neymar, que invadiu a área, Vinicius Junior ficou com a bola e chutou cruzado, com o pé-direito. O goleiro sérvio defendeu parcialmente e na pequena-área, entre os zagueiros, Richarlison aproveitou a sobra e completou para a rede; aos 28min, o segundo gol do atacante do Tottenham: cruzamento de Vinicius Junior, da esquerda de ataque, para Richarlison, que na marca do pênalti dominou a bola com a perna esquerda e acertou um voleio com a perna direita, no canto direito de Vanja Milinkovic-Savic. Um golaço! O mais bonito do Mundial, até aqui. Aos 36min, Casemiro acertou o travessão sérvio. Sempre no ataque, a Seleção teve outras chances para ampliar. Os sérvios, por outro lado, fizeram um jogo muito defensivo, com pouca criação de chances.

O Brasil é líder do Grupo G com três pontos e dois gols de saldo, seguido da Suíça com os mesmos três pontos, mas um gol de saldo. Na sequência, estão Camarões e Sérvia, ambos sem pontos. Na próxima rodada, a Seleção enfrenta a Suíça na segunda-feira (28), às 13h (Horário de Brasília), no Estádio 974, em Doha.

Ficha técnica

BRASIL 2 x 0 SÉRVIA

Local: Lusail Stadium, em Doha (QAT) - Data: 24.11.2022 - Árbitro: Alireza Faghani (IRA) - Público: 88.013 torcedores - Cartões amarelos: Lukic, Gudelj e Pavlovic - Gols: Richarlison (2)

BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Raphinha (Martinelli), Vinicius Junior. (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.

SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Gudelj (Ilic), Lukic (Lazovic) e Mladenovic (Vlahovic); Sergej Milinkovic-Savic, Tadic e Mitrovic (Maksimovic). Técnico: Dragan Stojković.

 


7 comentários:

  1. Alvirubro
    Assisti esparsos momentos do jogo; mas deu para ver pelo compacto que vi e pelo teu texto, que, tirada a ansiedade natural da estreia, o time de Tite está entre os candidatos. Tem um elenco jovem, veloz, talentoso e um grande treinador. Tirando as armadilhas que um torneio apresenta, surgiu um dos favoritaços para pegar o caneco.

    ResponderExcluir
  2. Bruxo, vi o jogo. Se não houver surpresas, o Brasil tem time para chegar até a final. É claro que torneio com mata-mata sempre tem suas arapucas. Entretanto, na normalidade, o time do Tite vai encaminhar a vaga sem grandes dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. O que me chama a atenção, uma saudável medida: a juventude e velocidade de execução das jogadas.
    Tite treinando o Palmeiras, Flamengo ou Atlético Mineiro, seria imbatível no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo,
      além da velocidade das jogadas, os passes verticais deram aos atacantes brasileiros inúmeras oportunidades de definir os movimentos iniciados na intermediária de ataque.
      Tite tem o time na mão. Joga com atletas que atuam na Europa e possuem o vigor físico necessário para fazer a bola rolar com rapidez e com o objetivo de chegar ao gol.
      O mais interessante é ver que as boas seleções desta Copa do Mundo estão buscando o gol sempre. Não há futebol de passe lateral e bola atrasada para os goleiros.

      Excluir
  4. Sem olhar os jogos, tu não achas que tem placar minguado, também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, 5 empates em 0 a 0, nos 20 primeiros jogos.
      Dois jogos com 1 a 0.
      Um empate em 1 a 1 e mais 12 jogos com dois ou mais gols marcados, sempre com vitórias.
      50 gols marcados em 20 jogos, até agora.
      Creio que esteja dentro da normalidade. A impressão que tenho é que as seleções com menor probabilidade de vitória seguraram o jogo, para garantir um pontinho na largada do torneio.
      Deixarão para buscar resultado nas próximas duas rodadas.
      Imagino que uma derrota logo na primeira rodada empurra a obrigação de vencer os dois jogos restantes para buscar a classificação às oitavas de final.

      Excluir
  5. É por aí, Alvirubro. Os gols devem aumentar na terceira rodada.

    ResponderExcluir