Páginas

domingo, 5 de março de 2023

Opinião




Grêmio vence bem o Clássico 

Foi um grande Grenal, os times jogaram para frente na maioria do tempo, em especial, o Tricolor, tanto que os gols dele foram feitos aos 48 min do primeiro tempo e 49 na etapa final.

Foi o teste que o time de Renato precisava, o adversário? O mais difícil de sua história e é o atual vice campeão brasileiro, também, porque está reformulando o elenco. Foi aprovado.

A pegada necessária apareceu, jogaram na bola e muitos dos meus receios não se confirmaram; os laterais, os três tiveram bons desempenhos (Fábio, João Pedro e Reinaldo). A zaga soberba, o gol do Inter não passou por Bruno Alves e Walter Kannemann, aliás, este, o dono do jogo. Excelente.

Renato acertou com Villasanti, idem, quando optou por Carballo na precoce saída do paraguaio. Cristaldo e Bitello em alto nível. Um pouco abaixo, Suárez e Vina, mesmo assim, de boas atuações, assim como Pepê e Adriel, tranquilo.

O ingresso de Thiago Santos trouxe um fato bom e outro ruim. O negativo é a sua própria escolha, que quase comprometeu a vitória; o bom, porque empurrou Carballo para a "segunda" do meio de campo, o que oportunizou a chegada do uruguaio até a área no "apagar das luzes" para definir o placar final do clássico. O ingresso do camisa 5 (a usada por Dinho!!!) é baseada numa das maiores mentiras que segue sendo repetida "ad eternum", qual seja, que ele fecha o setor defensivo.

Esse vitória é importantíssima, mas tem, contrariamente, a chance de "vacina" por parte da turma do Beira-Rio. O Grêmio precisa compreender isso. Saber entender o resultado, o impacto os dois lados.

 Por enquanto, hora de comemorar.


20 comentários:

  1. Bela síntese, Bruxo. Grenal de altíssimo nível. Mano veio pra empatar. Como de costume, conservador demais. Com sua formação original, o Internacional causou muitas dificuldades ao Grêmio no segundo tempo. Pelo equilíbrio do clássico, é muito difícil triunfar "jogando" apenas 45 minutos, e o Grêmio se beneficiou demais deste erro estratégico. Mano já havia feito o mesmo no jogo contra o Palmeiras em São Paulo ano passado.

    Algumas constatações. Pepê e Carballo cresceram de produção juntos. Atuam bem com a bola, mas sem ela o time sofre com a falta de compactação no meio. Alan Patric teve uma perimetral para desfilar durante mais de meia hora do jogo, antes mesmo do Tiago Santos entrar, e comprovar mais uma vez, que não serve nem como marcador.

    Ferreira, se havia alguma dúvida quanto a sua capacidade, hoje ficou provado. Não será jogador de alto nível. Perdeu um gol que por muito pouco não custou a vitória ao Grêmio. Nada acrescentou num jogo que se desenhava perfeito para um atleta com suas características.

    Gostei bastante do João Pedro. Deu muita dinâmica ao final do jogo. Lateral de força. O Cristaldo é um excelente jogador, porém às vezes lento. E Vina, apesar do golaço, teve uma atuação apagada.

    Suarez jogou bem. Deu duas assistências primorosas que não resultaram em gol. De novo pouco acionado.

    Time está evouindo, mas ainda falta bastante pra pelear por G4 no Brasileiro. O Internacional pode crescer de produção também. Porém precisa deixar de apostar em volantões.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano "entregou" o jogo pro Gremio ao tirar o Pedro Henrique pra colocar o lento Luiz Adriano....Renato quis devolver a gentileza com o Tiago Santos...

      Excluir
    2. Che, o Pepe me surpreendeu pela garra. No início perdeu umas bolas fáceis e até caneta levou, mas depois reagiu, desarmou, puxou jogadas pra frente. Melhor partido que vi dele até agora.

      Excluir
    3. Também achei, Glaucio. Melhor partida do Pepê até aqui. O segundo gol perdido pelo Bitello foi uma baita jogada dele.

      Me preocupa o time descompactado só. É um problema de posicionamento coletivo. O Edenilson, se ainda estivesse por aí, teria deitado nesse jogo.

      E um zagueiro pesado como o Kanneman jamais pode ficar no mano contra um atacante rápido feito o Pedro Henrique naquela faixa de campo adiantada.

      Excluir
  2. Vinnie, exatamente. Ai entra minha frase com o temo "vacina". O meio do Inter ficou pesado e Alan Patrick não teve acompanhamento, nem do seus (apoio), nem dos adversários (combate).

    ResponderExcluir
  3. Baita jogo, pegado, disputado, nervoso, mas na medida do possível bem jogado.

    Achei Reinaldo e Fabio fracos, lentos, fáceis de serem superados.

    Bitello e Ferreira perderam gols que teriam evitado o sofrimento do final...

    Tiago Santo...não tem mais o que falar....era ele o ultimo marcador do Alan Patrick na hora do gol do inter....Lucas Silva é no mínimo melhor do que ele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio, o ultimo marcador dos quatro que me referi no outro comentário era o Kannemann.

      Excluir
  4. Boa análise, Bruxo. É isso aí mesmo. No primeiro teste de verdade o Grêmio passou. Boa atuação e poderia ter sido um vitória mais tranquila se o Grêmio tivesse convertido as chances que teve. Reinaldo que vinha me preocupando cresceu no clássico. Atuação gigante do Kannemann. Carballo é muito bom jogador mas ele e Pepe juntos deixam o meio meio frouxo quando sem a bola.
    Nosso time titular é bom, mas realmente o banco preocupa. Chegou a ser poética a entrada mal sucedida no T. Santos e sair o gol no exato momento. Sinal mais claro que esse não é possível que ele já devia estar em outro lugar e não no Grêmio. Mas concordo com o Vinnie que o meio já tava meio aberto antes dele entrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Preocupa mesmo, porque as primeiras alternativas na maioria dos jogos são Diogo Barbosa, Thiago Santos...

      Excluir
  5. O Grêmio pode marcar pressão, mas tá abrindo um buraco no meio campo e proporcionou vários contra ataques do inter.
    Renato como sempre com estrela....villa sai e entra carballo muito superior.
    Só um pedido ao presidente Guerra se livre deste Thiago.
    Ferreirinha foi ferreirinha, mas não temos outro e bitello vê se aprende a finalizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferreira está na encruzilhada de sua carreira, ou se ajeita ou será um novo Lucas Lima.

      Excluir
  6. Antes do jogo um amigo me mandou um whatts: tem que ter peleia no bolicho.
    Não cheguei a verificar se houve bochincho, ao menos dentro de campo não.
    A muito espera um Grenal assim.
    Arih

    ResponderExcluir
  7. Foi um ótimo jogo não porque vencemos, mas sim porque os dois times jogaram bem, dentro de suas características. Concordo que para G4 ainda há um longo caminho. Era para ser 1x1. João Pedro deu sorte ao lançar Carballo. A bola desviou num defensor e caiu nos pés do meia.
    Arih

    ResponderExcluir
  8. Embora Thiago Santos seja fraco, não o culpo pelo gol. O adversário tinha uns quatro em volta dele antes do arremate. Desde o inicio tenho expressado minha preocupação com a nossa defesa. Não é confiável.
    Arih

    ResponderExcluir
  9. O time só com os meias é muito “faceiro”. Para não contratar ao menos um zagueiro titular de primeira e jogar sem volantes, Renato terá que apresentar um volume de jogo ofensivo maior. Realmente um “quebrador de linhas” terá que vir. Ferreira deixa muito a desejar.
    Arih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      Eu apostaria no Ademir, ex-América Mineiro, atual Galo.

      Excluir
  10. Gostei do clássico.
    Achei o time tricolor superior e mais afeito à vitória. Fez mais do que se poderia prever inicialmente, considerando que teve de frente para a meta, livre, pelo menos três vezes.
    Criatividade foi o que se viu. Com capricho, não seria demais um 1º tempo com 3x1 ou 3x2.
    O Internacional produziu pouco no meio de campo. Alan Patrick, bom condutor de bola e construtor de jogadas, ficou distante demais dos jogadores de contenção (Johnny e Baralhas), na 1ª fase.
    A estratégia de Mano Menezes de povoar a intermediária colorada não deu bom resultado, porque Johnny e Baralhas não são jogadores de saída refinada de bola.
    Quando a retomavam, tinham dificuldade de alongar o passe para Alan Patrick, justamente pelo seu posicionamento distante. Não é jogador de entrelinha.
    Renato soube configurar a marcação, para que a bola não chegasse no camisa 10 colorado.
    Com Alan Patrick "escondido", atrás de Villasanti (depois Carballo), Pepê e Cristaldo, Renato matou a construção de jogadas dos colorados.
    No 2º tempo, Mano corrigiu a sua escolha, colocou Maurício, mais movediço, que faz bem a entrelinha, e encostou Alan Patrick mais atrás, para que pudesse sair com a bola nos pés. O time melhorou.
    Ainda assim, achei que o posicionamento dos atacantes colorados pouco perigo levaram à defesa tricolor.
    Pedro Henrique não é o centro-avante para referência. É de flanco e ali investe bem para a área.
    Wanderson incomodou, mas falta-lhe espírito de equipe, no momento decisivo. Entre passar a bola para um companheiro melhor colocado e arriscar o chute, sempre opta pelo chute.
    Do Grêmio, um jogo em que a dupla de zagueiros foi quase perfeita. O meio-campo gremista se movimentou mais e a troca de passes perto da área sempre levou perigo ao Keiller. O Grêmio soube construir as jogadas.
    A derrota do Internacional foi merecida pela forma como o Tricolor se portou no jogo.
    Não fosse o gol da vitória gremista, os colorados estariam achando o empate normal e certamente as queixas seriam maiores de ambos os lados, contra a atuação de Vuaden.
    O GRENAL em sí guarda sempre alguma lição. Para quem ganha e para quem perde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima análise, acrescentaria que Johnny não é o cara.

      Excluir
  11. Do meio pra frente o Grêmio tem um time interessante, o Vina chegou bem e deu outra dinâmica pro time, e o Cristaldo vem se mostrando uma grande contratação. A defesa preocupa um pouco, se vier mais uma contratação o foco tem que ser na zaga.

    E sobre o Thiago Santos não falo mais nada, enquanto a diretoria não mandar embora não importa qual seja o treinador esse cara acaba entrando no time, é inacreditável.

    ResponderExcluir
  12. Roberto
    É compactação. Até com Villa e Carballo, se bem treinados, funcionarão.

    ResponderExcluir