Páginas

sábado, 1 de abril de 2023

Opinião




Pela Atuação sofrível, empate foi ótimo 


Antes da partida, eu achava empate um excelente resultado, pois traria a igualdade para um hipotético ambiente desigual, isto é, de franca vantagem anímica para o Tricolor no confronto final de volta, Sábado, dia 8. Depois dela, um sentimento de frustração e inquietude. 

Explicando: ainda acho o Grêmio favorito para a conquista do título, porém, o que nesta tarde, o duelo demonstrou é que o Tricolor está muito carente de qualidade. Com a grana gasta é inexplicável o desempenho de determinados atletas. Vamos a eles: não consigo entender (pelo lado qualitativo) a preferência de Bruno Uvini em detrimento de Natã, Reinaldo a cada partida confirma o declínio físico e técnico de sua carreira. Alternativas como Gustavinho, Éverton Galdino e a ausência de um centro avante no banco, mesmo quando Diego Souza está em "condições" são insuficientes. Resumindo: o Grêmio não tem elenco.

Apesar de participar no erro defensivo do gol caxiense, João Pedro fez uma boa partida, o resto do setor sofreu com o ataque adversário. Até Adriel facilitou o trabalho de Marlon no gol  caxiense. "Caiu" mal no lance.

No meio, Lucas Silva, embora discreto, reforçou a incompreensão pela insistência com Thiago Santos, o camisa 16, não podia ficar atrás nessa escolha do treinador.

Bitello,  que imagino ser eleito o craque do campeonato, apresenta em alguns instantes uns "ataques de bobeira", falhas cognitivas, tal a estranheza de certas decisões suas.

Villasanti, discretíssimo, contribuição pífia, pelo menos, não comprometeu. Cristaldo está devendo, se a intenção de sua vinda era para ser o centro pensador do time. Pode e deve evoluir, mas hoje não funcionou.

Vina é muito esforçado, ocupa bem os espaços do meio para frente, porém, o acabamento de suas jogadas compromete o desempenho na maioria do tempo. Perde gols incríveis em horas fatais.

Suárez não é mais "guri", dá para observar que dosa seus movimentos de forma inteligente, no entanto, ele sofre com a falta de parceria; a bola não vem à feição no volume que se exige de um time que tem esse jogador numa posição rara.

Mesmo com o resultado "estratégico" alcançado nesta tarde, o time não empolga.

De bom, a entrada ativa do menino Zinho.

13 comentários:

  1. Bruxo, belo comentário para criticarmos em cada parágrafo. Você está assistindo demais os "jornalistas" ai do sul. Este blog sempre foi diferente da mídia tradicional. Não os imite.
    Este é um comentário irônico e crítico.
    Vi este blog nascer. Ao longo dos anos percebi que ele é mais seguido do que comentado, justamente porque a qualidade das postagens e comentários vão além. Inclusive desconfio que alguns da mídia se baseiam no que aqui aparece.
    Para não passar em branco, concordo totalmente com uma de suas conclusões: falta plantel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um elogio ao Renato: "tirar leite de pedra", mas se ele está por trás de algumas contratações, tem parcela de culpa.
      Obrigado pelas palavras elogiosas.

      Excluir
  2. Normalmente criticamos o que "teoricamente" é superior e esquecemos os méritos do adversário. Você não levou em consideração o ajustado time caxiense. Achei um excelente teste justamente por essa qualidade grená. Atacou quando era possível e se defendeu com qualidade. Fechou as portas. Poucos times furariam o bloqueio imposto, mesmo com um a menos. Não é a toa que chegou nesta disputa final. Se não me engano, o Caxias só perdeu uma partida durante o campeonato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! olhar apenas de gremista, mesmo.
      A situação defensiva após a expulsão é aula prática que Thiago Carvalho proporcionou aos táticos. Bela lembrança.

      Excluir
    2. Respeito todas as opiniões. Mas como contexto, o Caxias, além de severamente desfalcado, disputa a Série D. Ainda jogou 40 minutos com um jogador a menos. Era obrigação do Grêmio ter vencido este jogo, sob todos os aspectos.

      Time ajustado não é sinônimo de adversário forte. O Caxias não tem qualidade de passe, retenção de bola. Salvo chutões e pressão estilo abafa, não possui lucidez técnica pra se impor contra uma equipe de maior qualidade. O Grêmio enfrentará adversários muito mais difíceis ao longo do ano. E pra quem almeja chegar a um G4 do Brasileiro, a performance de hoje deixou muito a desejar.

      O Grêmio furou o bloqueio imposto diversas vezes. Não teve foi qualidade no acabamento.Também achei o time acomodado com o resultado. Poderia ter apertado mais. Não sei por que Renato desperdiçou 35 minutos para mexer no time. O Vilasssanti passou o segundo tempo sem função em campo.

      O Caxias, que deveria estar trucidado, entra vivo no segundo jogo. Mano Menezes também jogou pelo empate em Caxias. Vimos no que deu.

      Grêmio continua favorito. Mas o resultado de hoje passa longe do aceitável.

      Excluir
    3. Bruxo, assino embaixo teu comentário. Só destacando que o Cristaldo está descontado fisicamente pós lesão. Realmente não fez boa partida. E o Villassanti ficou sem função depois da expulsão. Só o Renato não viu. Lucas Silva, de início vacilante, surpreendentemente foi muito bem. O que prova que Thaciano talvez não faça falta.

      Empate fora não é bom resultado. Mano também pensou assim, e se deu mal. Pelas circunstâncias, péssimo resultado para o Grêmio.

      Excluir
    4. Vinnie
      Também achei em determinados momentos, o Grêmio passando a impressão de gostar do empate. Se verdadeiro, um equívoco monumental.

      Excluir
    5. Vinnie, Renato demorou a mexer simplesmente porque NÃO tem banco.....Gustavinho? Galdino? Zinho (que me desculpem...até agora...não mostrou nada...)

      Carballo e Pepe tem mais qualidade em todos os aspectos, se comparados a Villassanti e Lucas Silva (pelo jogo de ontem em comparação ao que vinham jogando). Com eles campo, o futebol do Cristaldo melhora.

      De qualquer forma, novamente, e o que é normal, mesmo sem jogar bem (em relação ao que deveria pelo custo do elenco), o Grêmio esteve mais próximo de vencer do que o adversário.

      Excluir
  3. Se o Thiago Santos estivesse no jogo, iriam computar o gol sofrido na conta dele. Escolhas seletivas de culpados. Sempre tem que haver um culpado. Para alguns o início do lance foi culpa do Bitello. Como Bitello é o queridinho, nem se comenta. Pra mim foi falha coletiva. O Marlon passou por cinco antes de finalizar na má saída do Adriel.

    ResponderExcluir
  4. Veja que na minha critica, não safei sequer o arqueiro.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tinha dúvidas de não temos um elenco, Bruxo. O time sem as recentes chegadas é mais do mesmo. Mesmo assim é o melhor e mais merecedor deste rural.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo
    O negócio é esse mesmo: vencer o Regional e não se iludir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato e direção podem até "mentir" nas entrevistas (no sentido de achar que está bom se ganhar), mas, internamente, eles tem que saber dos problemas.

      Excluir