Páginas

sábado, 22 de abril de 2023

Opinião




O Grêmio ficou devendo 

Faltou ousadia! Mesmo com um meio de campo lento na maioria dos seus componentes (Lucas, Nathan, Cristaldo e Vina), o Tricolor podia ter feito um enfrentamento de maior capacidade, pois este Cruzeiro é candidato ao rebaixamento. Não tenham dúvidas.

A chegada à frente foi muito tímida; verdade é que o histórico deste confronto em Minas é amplamente favorável aos locatários, igualmente, não foi o fiasco da partida do ano passado, que eu classifiquei numa enquete, como a mais constrangedora realizada pelo Imortal na Série B, mas hoje ficou o gostinho de perda dos três pontos e a chance de ganhar a confiança da torcida. Foi uma derrota difícil de digerir, porque o Tricolor é melhor do que seu adversário.

O que faltou? Além de ser mais audacioso, faltou também, reposição: Zinho, Gustavinho, Éverton Galdino e André Henrique não melhoraram o time. O discreto crescimento na parte final do segundo tempo, ocorreu pela retração cruzeirense e a sua falta de preparo físico. 

O gol sofrido por uma defesa experiente é um absurdo; cena amadora, onde os defensores cuidaram apenas da bola e não marcaram Bruno, que, aliás, pegou um chute errado, no entanto, a trajetória incomum, matou a ação de Gabriel.

Talvez para a janela do meio do ano, o clube consiga reforçar o grupo, ainda que o dinheiro esteja curto pelas bandas do Humaitá.

Umas últimas frases sobre a preterição de Adriel: embora seja um goleiro promissor, erra cedo e atua numa posição em que o Grêmio está muito bem servido.  Melhor será passá-lo adiante e que seja muito feliz. 

Brenno, Grando e Scheibig darão conta do recado, com certeza!

20 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach23/04/2023, 09:34

    A História repete-se: o Grêmio deixa pontos preciosos contra candidatos ao rebaixamento. Mal começou o campeonato e já estou achando que o objetivo será escapar de um novo rebaixamento. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cruzeiro pode estar, mas não é pior do que o Grêmio. É isso que vocês não enxergam.

      Excluir
  2. Tive essa mesma sensação, João. Déja vu.

    ResponderExcluir
  3. Sei não mas parece que o Grêmio já teve um choque de realidade no Brasileirão, em dois jogos contra candidatos ao rebaixamento uma vitória dramática e uma derrota que só não foi de goleada pela grande atuação de Gabriel Grando.
    Claro que é preciso considerar os desfalques mas a amostragem inicial é preocupante.

    ResponderExcluir
  4. O Cruzeiro pode estar, mas não é pior do que o Grêmio.

    Isso faltou na sua análise.

    Jogo parelho, sempre, porque são clubes cujas forças se equivalem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença que vejo é que o Grêmio com mais 2 ou 3 reforços, melhora muito, já o Cruzeiro é um todo mediano. Terá que ter o dedo do técnico e humildade para não ser rebaixado. Além disso, o meio de campo Tricolor estava muito desfalcado.

      Excluir
  5. Cristaldo é sempre um a menos em campo. É do nível do Benítez. Se não se derem conta a tempo, Grêmio vai brigar na parte de baixo.

    E o Bitello de volante é a prova de que falta treinador. Qualquer um dos três meias tem de sobrar para ele.

    Ademais, treinam o que na semana? Suárez recebeu uma assistência no jogo inteiro (um cruzamento do João Pedro no final do jogo que o zagueiro interceptou). De resto é só tijolo.

    Tema Adriel na coletiva foi cortina de fumaça pra questões muito mais importantes na temporada.

    ResponderExcluir
  6. O Grêmio tinha obrigação de vencer o Cruzeiro.
    O Cruzeiro é bom? Mediano pra baixo.
    O Cruzeiro jogou nesta partida sua vida, seu futuro no brasileirão e na temporada.
    O Cruzeiro fez sua melhor partida em anos de ostracismo.
    Devemos descontar os desfalques do tricolor? Não. Os onze iniciais tinham condições de vencer. A falta foi daquele elemento que desde o inicio Renato tem falado que precisa e que concordamos com ele. O atacante que ultrapassa linhas defensivas. Claro que a atuação de alguns não correspondeu. Cristaldo, muito marcado, não buscou alternativas. Vina e Nathan muito abaixo do que se espera deles. O ímpeto tricolor foi abaixo ao dos mineiros.
    Pepa deu um nó tático em Renato. Encheu o meio dificultando as linhas de passe dos meias tricolores e utilizou seus pontas tanto defensivamente, ao empurrar os laterais apoiadores para trás, como atacou com eles. Foi inteligente e bem sucedido na sua estratégia.
    Qual alternativa tínhamos?
    Não tem tu, vai tu mesmo.
    No inicio do segundo tempo já era pra ter posto Darlan junto com Lucas Silva e liberado Bitello. Zinho também deveria ter entrado nesta hora. Era o que tínhamos. Vina e Nathan deveriam ser os substituídos.
    No final a velha solução: o abafa. Sem qualidade, fez pressão sem ameaçar.
    O resultado? Péssimo. Mostrou que nosso time se baseia na qualidade e não possui anímico para partidas que exijam mais entrega do que nomes.
    Será um suicídio nas competições uma negociação do Bitello. Precisamos de mais Bitellos que saibam defender e atacar com a mesma qualidade.
    Agora já sabemos até onde podemos chegar.
    Dura realidade.
    Arih

    ResponderExcluir
  7. O Grêmio é tão grande que não pode pensar pequeno? Penso que sim. Humildade, é um sinônimo de grandeza. E é só notar que, depois que o Suarez desembarcou em Porto Alegre, uma certa soberba tomou conta de alguns torcedores do Grêmio. Pleitear uma vaga no G6 ou G4 é pequeno? Tchê! Estávamos na segundona, capiche? Agora a régua é mais em cima.

    É bom lembrar também que o uruguaio e cia. vieram porque por trás de toda a mágica tem um tal de "tio do arroz". Não fosse isso, estaríamos ainda dependentes do nosso velho tanque de guerra, Diego Souza, que hoje, por muitos gremistas é desprezado. Claro, está lesionado. E já falam da sua aposentadoria.

    Pensar pequeno a meu ver significa pensar jogo a jogo. Sem maiores pretensões porque todos os jogos serão como guerras campais. Porque todos querem ganhar do "Suárez" e não querem virar manchete como times que levaram gol do uruguaio.

    Estamos voltando do inferno, mas às vezes, parece que nem saímos dele. Se não são lesões atrapalhando, são questões extra-campo. Parece que o clube está rodeado de abutres, hienas, prontos para dar o bote. E pior: pelas costas.

    Falam e falam que o Grêmio tem um baita elenco... Mas bastou alguns jogadores vistos como titulares se lesionarem para vermos que não é bem assim. Ontem, o que é tínhamos no banco? Galdino, Gustavinho, Zinho...

    Verdade seja dita... Bitelo não é volante. Mas não passou só por aí o jogo. Cristaldo que veio para ser solução, até o momento, não é o meia que todos esperavam ser. E se não começar a jogar o que supostamente sabe deve banquiar. Suarez está lentamente morrendo de fome lá na frente. Igualzinho o Diego, em 2021...

    O que "revolta" é que este time do Cruzeiro fede de ruim. E tomamos um certo calor desses caras e se não fosse o Grando estar um tanto inspirado...

    É o segundo jogo apenas... Mas a gente sabe que a reta inicial define muita coisa. E ontem, Renato bancou o Grando de novo no gol... Espero que esse imbróglio não afete o grupo. Que Adriel reflita na bobagem que fez. Porque quem mais perde com isso no final das contas é o clube. Mesmo que seus diretores estejam mostrando quem é quem manda.

    Por fim o balde de água fria foi ótimo para que muitos desçam do pedestalzinho criado em janeiro. E bem como eu havia dito outro dia: o Guerra e o Renato sabem que este elenco é curto. E estão ansiosos pela abertura da próxima janela.


    Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. Escrevi minha opinião acima ontem a noite, após o jogo. Pelo visto vimos a mesma partida.
    Se realmente Adriel está entrando neste caminho, concordo que o melhor para todos os lados será sua saída. Uma pena.
    Já tinha expressado minha opinião anteriormente. Um ou dois titulares e, pelo menos, cinco reservas de qualidade. Isso se desejarem uma vaga para a Libertadores.

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa... O calor que tomamos foi com o nosso terceiro time talvez... do time titular deles.

    Copo meio cheio é melhor que meio vazio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terceiro time, Rodrigo? O Grêmio tinha dois desfalques ontem, Pepê e Carballo. Villassanti começou o ano na reserva. De resto todas as contratações do Renato estavam disponíveis.

      Vou ajudar a montar o time. Vina, Cristaldo, e Natan brigam por uma vaga. Impossível manter intensidade com três sonecas. Uma equipe coesa só suporta no máximo um jogador displicente. Pra mim o Cristaldo é o mais fraco dos três, mas pode ser qualquer um.

      Bitello é meia. Atrás dele, Villassanti, Pepê, e Carballo. Precisamos ver estes dois últimos contra adversários melhores. Estraçalhar no Gauchão não é parâmetro.

      Na frente Suárez e um dois três meias, até que se contrate um extrema indiscutível.

      No banco sobram dois meias, e dois jogadores de velocidade, quando Ferreira estiver disponível. Mais os volantes reservas, pra contenção quando precisar segurar algum resultado. Ainda tem opções pras laterais e a zaga.

      O grupo do Grêmio é mais do que razoável pra quem vai disputar duas competições. Mas é preciso visão de quem comanda.

      Excluir
    2. O time que terminou o jogo, Vinnie. Galdino, Gustavinho, Zinho e mais um outro que não me lembro do nome.

      O time inicial parecia um bom time, se Cristaldo fosse o meia que todos pensam que é. Mas é tão Com um quanto uma camiseta de balaio.

      Eu vejo um time formado com Vina é Nathan pelos lados. Suarez na frente. Eu entendi assim o time de ontem, mas não funcionou devido a ausência de criação no meio.

      Não havia um meio porque Lucas Silva se perdeu sozinho na primeira posição, foi engolido pelo meio cruzeirense. Não vi nó tático. Vi um Cristaldo mais perdido ainda, um Nathan desentrosaso e confuso, pois não sabia se ameaça ou se tentava abrir as linhas... O mesmo fez o Vina... É o Bitello se perdeu entre os dois. Errou muito defensivamente por não ser defensivo e quase nada a acertou do meio para frente porque não estava lá.

      O próprio Grêmio se deu um nó ontem.

      Quem tem que sobrar neste time éo argentino.



      Excluir
    3. Rodrigo
      Ainda acho cedo "carimbar" o futebol de Cristaldo e Carballo, por exemplo. É uma mudança que para alguns não é fácil.

      Excluir
    4. Rodrigo, tu percebe que tu isso que citou é relacionado ao trabalho do treinador? (definir funções dos jogadores, montar estratégia de jogo, ter alternativas pra mudar conforme o andamento da partida...)

      Excluir
  10. Foi uma atuação ruim, o time mal conseguia trocar passes e tinha dificuldade em construir jogadas. Nenhuma bola boa chegando no Suárez. Enfim, uma má jornada. Talvez fosse melhor ter começado com Darlan e usado o Bitello mais adiantado onde joga mais. O Nathan parece saber o que fazer com a bola mas lhe falta mais intensidade, deve crescer quando ganhar mais ritmo.
    Dou um desconto pelos desfalques. Talvez com pelo menos mais um dos nossos volantes que estão lesionados a coisa teria sido diferente, pois esse Cruzeiro tem toda pinta de quem vai brigar pra não cair. Mas é bom o Grêmio abrir o olho, o elenco é curto e nosso DM não tem fama de açougue a toa. Imagino se o Suárez se lesiona...
    Sobre o episódio do Adriel, se fez bobagem tem que ir pro banco mesmo. E certo que tem mais coisa além dessa entrevista. Tu vê, o cara passa a ser jogador do mesmo empresário do Ferreira, aquele desgraçado mesmo, e em pouco tempo já acontece isso...

    ResponderExcluir
  11. Lipatin
    De qualquer forma, a Direção deve buscar mais reforços para o ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o principal. Alguém melhor do que o Ferreira.

      Excluir
  12. A derrota não passou pelo goleiro, Cruzeiro foi melhor, mas.....aquela bola do gol o Adriel defenderia.

    ResponderExcluir
  13. Glaucio
    É o tema da minha próxima postagem. A bola do gol e Adriel. bruxo

    ResponderExcluir