Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Opinião




Cobranças 

Já em fim de carreira, quase me aposentando, áreas privada e pública, passei por tantas situações que deixam qualquer um escolado.

Uma dessas situações é participar de encontros ou reuniões para ajustes nas equipes, ouvir considerações, na maioria das vezes, críticas ao comportamento ou à condução do trabalho; porém, quase sempre, as pessoas que são o alvo, ou seja, os endereços destas críticas, não estão lá. Apenas quem não tem que ouvir, ouve o que não lhe "possui".

Leio que o Renato fez fortes cobranças ao grupo, em especial, pelo ocorrido em Santos, sendo mais específico, ao lance do gol da virada. Aí vem a pergunta? Ele foi cobrado? 

O treinador é o maior responsável pela derrota; se Ferreira  quis a reposição imediata pelo gandula, errou, porque a ideia (equivocada, mas em prática) era garantir o empate. Renato colocou Gustavo Martins para reforçar a zaga, então, vem a pergunta: Como tomar um gol de contra ataque com os defensores na área adversária? Ah! Era escanteio a favor. Mas, e daí?

Cobrar o elenco, como se estivesse isento das falhas incríveis que o Grêmio como um todo cometeu desde o trilar inicial do apito, amplia o fosso entre o grupo e seu comandante. É gol contra na certa. Amplia o "eu e vocês", nunca o "nós".

Nesta hora, a Direção precisa mostrar que não vai repetir os equívocos da gestão anterior na postura de "sim, senhor" para tudo que o treinador pratica. 

Será que virá "mais do mesmo"? A torcida precisa de uma satisfação do Presidente.


5 comentários:

  1. barbaridade....agora eu vi aquele twitter do jogador do Santos dizendo que só viu que bola do segundo gol não tinha saído por causa dos gestos do Renato....mas até nisso ele atrapalha....

    https://twitter.com/camisa21/status/1693657988681039906

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Glaucio!
    E a Direção tem que fazer a parte dela no que se refere à cobranças.

    ResponderExcluir
  3. Alem disso a direção não soube identificar as carências do time. Empilhou atacantes na janela.

    No inicio do ano ainda brinquei, Grêmio precisa de uma contratação apenas, a do executivo que sabe contratar. Esse cara ainda não veio. Fico olhando os reforços de Vasco e Botafogo e me convenço cada vez mais - Vasco trouxe um tal de Paulinho do Oriente Médio, o cara joga muita bola, tem sido o divisor de águas (não precisou se "adaptar" ou "recuperar a forma", entrou e jogou). E como o Botafogo encontrou aquele goleiro, e o Soares brazuca? Mesmo com a SAF são clubes com menos estrutura do que o Grêmio.

    O segundo turno é outro campeonato. Só restaram 18 jogos. Que comecem a jogar em alta rotação. Seria um desastre não ir à Libertadores.

    ResponderExcluir
  4. Além disso, Vinnie, nenhum que chega e veste a camisa de titular.

    ResponderExcluir
  5. Complementando: a figura do executivo é fundamental no Palmeiras e nos casos citados por ti. Saber contratar os grandes jogadores, mas também, as "apostas".

    ResponderExcluir