Páginas

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Opinião



O Furo do Time 


Ontem à noite, praticamente esgotei  o acesso aos vídeos e leituras do material disponível sobre o erro crasso da não marcação de penalidade máxima nos acréscimos. É unânime. Então, deixo apenas uma frase que ratifica o que penso sobre Wilton Pereira Sampaio. Civilizadamente, eu falo em carência de "discernimento" neste árbitro. Falta-lhe algo importante nos seres humanos. Explico: Com a experiência dele de longos anos e competições de relevância, ao passar o lapso de tempo superior a 2 minutos de indefinição do VAR, o que ele teria que ter feito? - "Olha, não vou ficar na mão desses caras, vão complicar minha arbitragem de graça. Vou lá tirar a limpo, eu mesmo". Afinal, ele é a "autoridade máxima do espetáculo". Resumindo: comeu pelas mãos dos outros e se ferrou, de graça. Marcasse o pênalti, sua nota não baixaria de 8 numa escala de 0 a 10. Faltou o que sempre achei que faltasse nele.

Mas, o texto preferencialmente, é sobre o mau desempenho defensivo do Tricolor. Para mim, do quinteto defensivo (goleiro, laterais e zagueiros), apenas Kannemann sobrevive sozinho. Fábio e Reinaldo são marcadores deficientes e Rodrigo Ely está em fase de adaptação ou, pior, não tem bola para jogar no Grêmio. Prefiro esperar um pouco para uma conclusão.

O que deve ser feito?  No arco, nenhuma solução imediata, na zaga, Geromel, em primeiro lugar. Caso não possa, retorno de Bruno Alves, por estar mais entrosado e ter várias partidas regulares. E os lados? Na impossibilidade de troca dos laterais, "dobrar" a marcação. Entra Cuiabano no lado esquerdo no meio e, talvez, Galdino no lado direito. Quem sai? Nathan e João Pedro Galvão.

Essa partida de amanhã é contra o melhor time brasileiro na média dos últimos anos, com uma característica interessante: perde poucos jogos. Neste Brasileirão, apenas 3, ou seja, menos do que o líder.


8 comentários:

  1. Saudações, Bruxo! Por isso comentei no post do ultimo jogo que o melhor Grêmio, na base do meu achismo pessoal hahahah, foi aquele mais pragmático e resguardado, num 3-5-2/3-4-3.
    Além de Geromel e Kannemann nenhum dos zagueiros se garantem bem, o próprio Bruno Alves é muito lerdo pra jogar exposto numa formação de dois zagueiros. E nossos laterais não são nada seguros na defesa, soma-se aí que o único volante mais protetor é o Villa. Por isso acho que jogar com três zagueiros é uma boa pro atual elenco. E concordo com dobrar a marcação nas alas, isso por efeito dobra o apoio por ali e ajudar a desafogar o time na fase ofensiva também. Na esquerda a gente viu funcionar bem com Reinaldo e Cuiabano.
    Pro jogo de hoje se o Grêmio for pra cima vai dar ruim porque o Palmeiras sabe jogar mais recuado e matar o jogo no contra ataque, como tu disse é um time que perde poucos jogos e é provavelmente o time mais sólido e o Abel Ferreira tem o melhor trabalho sendo feito no continente em temos de resultados e continuidade. O Grêmio vai precisar saber se segurar, tentar achar um gol e forçar o Palmeiras a sair do estilo se expondo mais. Vai ser um jogo difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ataques são muito parecidos: Botafogo marcou 39 gols; Palmeiras e Grêmio marcaram 38 gols.

      As defesas já não são tão iguais: Botafogo sofreu 14 gols; Palmeiras foi vazado 17 vezes e o Grêmio sofreu 31 gols.

      Jogo grande, hoje à noite!

      Excluir
    2. Dados interessantíssimos, Alvirubro. Se levarmos em conta que muitos dos gols marcados pelo Grêmio veem da qualidade individual dos jogadores, principalmente das movimentações do Suarez, chegamos a conclusão de que o time é mal treinado. Falta equilibro, para dizer o mínimo.

      O jogo de hoje é decisivo. Como eu temia, o campeonato está engrossando na reta final. O G6 vai ser muito disputado. Se o Flamengo perder pro São Paulo na Copa, será uma vaga a menos para a Libertadores.

      Fluminense e Inter tb são candidatos. Um dos dois vai precisar focar no Brasileiro em breve. A chance do Grêmio acumular pontos fáceis foi desperdiçada nessa sequencia Goiás, Vasco, Santos, e Bragantino.

      Excluir
    3. Vinnie, te confesso que desses quatro adversários citados por ti, imaginei 8 pontos em 12. O Grêmio fez um!

      Excluir
    4. Lipatin
      É um dilema. O Palmeiras é o time mais bem treinado, possui repertório para diversas situações. O Grêmio vai ter que ter equilíbrio. Aí, a grande dúvida.

      Excluir
  2. Existem jogos no qual vc fala que poderiam ter jogado o dia inteiro e não sairia o gol , neste jogo ultimo se jogassem o dia terminara 20x20 e nenhum dos técnicos teria detectado o problema. Muito fracos.

    Na Inglaterra o juiz apita o jogo e raramente é auxiliado pelo var, no Brasil é ao contrário, o juiz é auxiliar do var.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na hora de regulamentar a profissão de árbitro. Assim, nós vamos ter vários meia-bocas.

      Excluir
  3. No Brasil existe o sistema em todos os setores da sociedade e isto jamais será mudado.

    ResponderExcluir