Páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Opinião

 


Ultima ratio regis

 

E o Grêmio chega à próxima rodada, encarando o renascido Flamengo. Vai cheio de problemas, de incertezas e muitas, muitas contradições. A maior delas, a definição de um “Onze” regular.

Já com as minhas ideias mais acomodadas, lendo a entrevista no Domingo, Renato me pareceu acuado. Tratou de “falta de tempo para treinar”, um disparate ou distração (de repente, a frase dele saiu sem pensar), que não pode ser levada a sério.

Sobre reforços, o Tricolor recebeu uma penca, se estão jogando pouco todos eles, o problema está acima do elenco, com certeza. Alguns vieram precedidos de bons campeonatos, no entanto, uns, apostas ruins, outros, frutos de desinformação (janela de Julho/Agosto) e Luan, bom, esse era pedra cantada. Considera-se apenas um ato beneficente, um gesto de amor.

 Direção e treinador erraram. Onde? Em contratações equivocadas e na falta de capacidade do comandante técnico de extrair o melhor daqueles que tem potencial.

O título da crônica, tanto serve para a Direção, aí, no sentido de dar derradeira chance ao treinador, antes da degola e preservar a instituição; como para o técnico, aí muda o significado, ou seja, se o que foi utilizado até agora, não surtiu efeito, introduzam-se os canhões: fazer o jogo da vida contra o Flamengo, cujo triunfo pode ser a ponte para uma calmaria, se a conclusão for que Coritiba e América Mineiro sejam adversários mais frágeis. Três vitórias mudam o quadro. Precisa de mais transpiração do time, treinamento e comprometimento do treinador. Comprometimento tático, coletivo.

Sobre o Rubro-negro, devo dizer que assisti na íntegra o "Clássico dos Milhões” e o que vi, dá para ter esperança. Foi uma vitória justa, decidida pela individualidade, pois, o clube da Cruz de Malta é menos time, porém, está muito bem arrumado, fez um belo enfrentamento e só não venceu, porque Zé Gabriel (ex-Inter) perdeu um gol incrível de dentro da pequena área, sem goleiro, isso, minutos antes do tento único marcado por Gérson.

Ramon Diaz ajeitou o Vasco.

Tenho esperanças que o Tricolor contrariando a lógica e a realidade, faça uma partida sem erros e consiga uma daquelas vitórias impensáveis, que não são novidades na biografia do clube.

É difícil, mas não impossível.

 

11 comentários:

  1. Bruxo, o Vasco é muito bem treinado. Encarou o Flamengo mesmo tendo um elenco muito inferior. O Grêmio não tem pernas pra imprimir o mesmo ritmo. Os jogadores correm errado.

    O Vegetti centroavante é do nivel do Andre Henrique. Mas recebe umas 15 bolas em condição de finalizar por jogo.

    No inicio de agosto disse que o Vasco não caia (tavam em penúltimo). Tinha acabado de assistir ao jogo deles contra o Galo.

    Esse time, com o elenco pra lá de limitado, seria candidato a G4 tivesse o Ramon Diaz assumido do inicio da competição.

    Isso que uma boa parcela da torcida tricolor não enxerga. No Grêmio faltam meias, é verdade. Fora isso, tem o terceiro, talvez quarto melhor elenco do Brasil. Era obrigação disputar o titulo quando oito dos melhores times do Brasil disputavam Libertadores.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie, e tu vê que temos vários meias no elenco: Pepe, Carballo, Nathan, Cristaldo, tinha o Bitello antes. Daria pra citar o Luan também, mas esse ainda tá no limbo. Não é cornetear o Renato gratuitamente, mas acho que dava pra extrair mais de Carballo, Pepe e Cristaldo. Sem falar do Villasanti. Olha que ando sem paciência com Cristaldo e Carballo pela pasmaceira de ambos em campo, mas ao mesmo tempo apesar da falta intensidade dá pra ver que eles tem alguma qualidade com a bola no pé.
      Aí compara com esse Vasco mesmo, pega Bahia, Fortaleza e até o Athletico PR, ou o RB Bragantino que tá fazendo ótima campanha, são elencos inferiores ao nosso, aí não justifica a choradeira do Renato cobrando reforços e falando como se o Grêmio não tivesse contratado ninguém. Aproveitando a corneta: A insistência do Renato em pedir Michael como se fosse o salvador da lavoura foi outra coisa que incomodou, 8 milhões de euros num jogador de 27 anos que só teve destaque no Brasileiro é um negócio improvável, caro e arriscado até pra Palmeiras e Flamengo, pra realidade do Grêmio então é total fora de cogitação nesses valores.

      Excluir
    2. Se o bruxo permitir, vou postar aqui duas analises sobre como jogava Carballo e Cristaldo em 2022....

      https://www.youtube.com/watch?v=1qsKCOe-nj8

      https://youtu.be/2E_9SCpWy3A?si=LoJ9w6P9XCUg4D0I

      Excluir
  2. Vinnie
    Impressionante, é muito legal ver vários comentários que batem com o que penso, hoje é só "assinar embaixo"
    . No caso do Vasco, eu não conhecia o trabalho do Ramon Diaz como técnico, grande centro avante que foi parceiro de Maradona em Copas do Mundo. Na transmissão, eu fiquei sabendo que ele era o treinador do River Plate em 1996, quando foi campeão da LA.
    Será uma surpresa, se o Coirmão não tiver dificuldades, quinta-feira. Confronto gigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terá dificuldade, Bruxo. Vasco da Gama, no 2º turno, está em 6º lugar. Na frente de Athletico-PR, Palmeiras, Santos, Botafogo, Inter, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Cuiabá, América, Corinthians, Goiás e Coritiba.

      Excluir
  3. Alvirubro
    E o Diaz em menos tempo de a maioria dos técnicos que pegam o barco andando, acertou o time.
    Não deve cair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom técnico, Bruxo. O time está organizado. Últimos cinco jogos em casa (4V e 1E) comprovam que não deve rebaixar. É claro que na situação que se encontra, com uma pontuação baixa, é difícil sair do final da tabela. Porém, está jogando mais do que Corinthians e Cruzeiro, dois times que neste momento têm mais pontos. Meu palpite é que não vai rebaixar.

      Excluir
  4. Atualmente moro no Rio de Janeiro, e há muito tempo atrás guardei uma matéria publicada na Coluna do Fla que falava sobre o trabalho de Renato lá em 2021...ela explica bastante coisa!

    https://colunadofla.com/2021/11/falta-de-conhecimento-tatico-as-ausencias-em-treinos-veja-motivos-que-pesaram-na-demissao-de-renato/

    Anderson

    ResponderExcluir
  5. Pior que tem um segmento de torcedores que agora tá colocando toda a culpa no Guerra por não ter reforçado o time na janela de julho.

    Não que o Grêmio tenha um elenco incrível, mas tá na média da maioria dos times do Brasil. Hoje só Flamengo e Palmeiras eu cravaria com certeza que tem elencos melhores, o resto é discutível. Antes do campeonato começar você não encontraria um gremista que achasse o elenco do Botafogo melhor que o do Grêmio, mas graças ao bom trabalho do Luis Castro o time abriu a vantagem que vai garantir o título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ninguém cobrava excelência de futebol nem títulos, no inicio do ano. A questão é que com a vinda do Suárez, e a diferença que este poderia fazer em campo, num time organizado, o Grêmio teria condições de estar com resultados mais consistentes, vencendo os mais fracos pelo menos, e não fazendo fiasco contra os mais fortes ou parecidos.

      E ainda mais, pelo que se viu do Flamengo, ao cair para o Olimpia e perder para o São Paulo, dava pra ter passado por eles na Copa.

      E mesmo que não desse Copa nem G-4, o mínimo se esperava era montar uma base de time, uma forma de jogar, pra iniciar 2024 e aí melhorar pontualmente. Só que o cenário mostra que vai piorar...Suárez vai sair, Kaneman e Geromel mais velhos, Adriel, que era o melhor goleiro do elenco, escanteado...

      Excluir
    2. Ganhar ou perder é do esporte. O que me irrita é a maneira como o Grêmio vem perdendo seus jogos...quase sempre com absoluto domínio do adversário e nenhuma perspectiva de ganhar algum ponto dentro do jogo. Até mesmo quando empata ou vence o Grêmio é amassado pelos adversários e fica no sufoco até o apito final.

      Houve jogos em que, mesmo vencendo, escapamos de uma goleada, por mais ilógico que isso pareça. Exemplos: Atlético-MG e Fluminense (aqueles 25 minutos terríveis no início).

      O elenco do Grêmio está dentro da média e na minha visão a falta de rendimento é motivada por questões táticas (falta de organização, correr errado) e física (carga de trabalho baixa, rendimento baixo).

      Acho que o Grêmio perde e feio hoje...Renato deverá ser demitido ainda hoje após o jogo. E nem é torcida, é uma projeção baseada na lógica.

      Grêmio pode fazer o jogo da vida nos primeiros 15 minutos, mas quando entrar a primeira do Flamengo o Grêmio desabará emocionalmente...a semana de treinos revela isso. O grupo está fragilizado e Renato está desanimado e perdido.

      Anderson

      Excluir