Páginas

domingo, 8 de outubro de 2023

Opinião




Grenal escancara as deficiências do Tricolor 


É claro que não dá para comemorar derrota, ainda mais em clássico, mas pelo que se viu dentro do gramado, o Grêmio escapou de devolver a glória dos 5 a 0 conquistada na Arena ao adversário. Qual gremista não temeu levar uma goleada histórica nesta tarde?

Quando trato de "escancarar as deficiências", me refiro inicialmente, a total ineficiência de se ter uma semana inteira para treinamentos, a repetição de um meio de campo lento, sem criatividade. Exagero? Basta olhar o que jogou Alan Patrick e a gente vê que o grupo Tricolor não tem nenhum atleta com as características do camisa 10 Colorado. 

A escolha de Ferreira para sair jogando, só se justifica pelo imaginário dos gremistas (todos nós ou pelo menos, a maioria) que o nosso "Camisa 10" vai ser protagonista. Uma atuação normal pelo histórico, uma nulidade.

O elenco é "curto", aí, dá para minimizar a Direção que cometeu grandes acertos  neste 2023, mas, um, "unzinho" sequer das contratações recentes, poderia resultar em sucesso: Gustavinho, André, Galdino, Nathan, Iturbe, Besozzi, João Pedro Galvão, não deram o retorno mínimo esperado. Até sugeri o nome de Nathan. Será que todos são insuficientes? Somam-se outros nomes como Pepê, Cristaldo e Carballo, que estão aquém de suas biografias e eu chego a pergunta que é quase uma conclusão: Muitos jogadores jogando pouco ou nada ao mesmo tempo é fruto de erro da Direção ou o problema está no comando técnico?

Já citei o nome do Vojvoda que faz um  trabalho consistente em várias temporadas num clube de projeção apenas regional. Está rompendo barreiras. Alguém poderá questionar: O que ele fará numa instituição do tamanho do Grêmio? Minha resposta é bem simples: Se não tentar, não se saberá. Vojvoda não é uma aventura como foi com Tiago Nunes, o que eu tenho convicção é que Renato não dá a entrega necessária ao tamanho do Grêmio. Se não for Vojvoda, que seja alguém com potencial para fazer um trabalho diferenciado.

Neste momento em que escrevo, pela rádio vem a informação que o técnico pega de surpresa o presidente Guerra, quando informa que tem um compromisso no Rio de Janeiro e os jogadores serão liberados até Quinta-feira. Sequer vai dar a entrevista de fim de jogo.

Encerrando: não dá para dizer que eu estou feliz por perder por um escore apertado, diante do que se viu dentro de campo. O termo mais adequado é que estou aliviado, ante a iminência de sofrer uma derrota histórica. Mas não me serve.


14 comentários:

  1. Desastrosa atuação e ótimo resultado para o Grêmio. Oportunidade de enxergar o que mudar para 2024, começando pela comissão técnica e várias peças do elenco.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    É o consolo desta derrota desastrosa. Mais ainda, os desdobramentos do pós-jogo. Não dá para passar pano.

    ResponderExcluir
  3. Se não for demitido é o amadorismo puro.

    ResponderExcluir
  4. A gente sabe que clássico tem dessas coisas de um time que vem duma eliminação traumática vencer o que estaria em melhor estado anímico e físico, mas a forma como o Grêmio jogou, ou melhor, não jogou hoje foi vergonhosa. Tanto em termos de não conseguir marcar nem criar jogadas como em termos de pasmaceira geral. Nos escapamos de tomar uma goleada daquelas.
    Segue a sina de quanto mais tempo tem pra se preparar pior o Grêmio se apresenta. Parece que o time chega num ponto de melhora , retrocede, se aproxima de melhorar e retrocede mais uma vez. Ainda acho que para as aspirações pra esse ano não estamos mal, mas esse processo de uma constante involução cíclica do time incomoda. Como vocês disseram, são lições que merecem ser anotadas e levadas em consideração sobre o que o Grêmio quer pra 2024.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci dessa parte: Renato pode e deve ser cobrado, aliás tem que ser cobrado. Porque o time está péssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      É o processo natural numa empresa. Renato deve ser cobrado pelos problemas dentro de campo. Começa por aí.

      Excluir
  6. Lipatin
    A performance fora de casa não vai garantir G6. A Direção tem que estar atenta.
    Basta uma estafa ou lesão em Suárez e a briga será por Sul-americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Henrique Hollerbach09/10/2023, 09:17

      Disse o mais importante e preocupante.

      Excluir
    2. João
      O negócio é torcer pelo Fluminense e Fortaleza, aí as vagas aumentam. Pode ser até um G8.

      Excluir
  7. Técnico que não apresenta uma jogada.
    Zaga com 70 anos...
    Goleiro fraquissimo...
    Meio campo não existe, marca ninguém...
    Ferreirinha..kkkkk
    O grêmio tem vice de futebol?
    Vamos Guerra!

    ResponderExcluir
  8. Bruxo. Gosto bastante do que tu escreve por aqui, mas com todo respeito, mas você que é um gremista da "velha escola" eu direi assim, que vivenciou toda a década de 70, e mais que isso, viu todas as grandes glórias do Grêmio, não pode se dar ao luxo (mas ainda assim, isso é teu direito, e me desculpe por dizer isso) de acreditar no que dizem os "isentos" a respeito da viagem do Renato ao Rio de Janeiro. Tivéssemos vencido, aconteceria a mesma coisa.

    Fez bem o Renato! Por mais medíocre que tenha sido a nossa partida ontem. Fez bem por que o que é que o torcedor escutaria dele (Renato) que já não tenha escutado antes? As perguntas dos isentos seriam as mesmas de sempre e com tom de terra arrasada como sempre.

    O maior dos erros dessa temporada foi a falta de reposição humana! Você mesmo fez a lista ali e jogar tudo isso apenas no colo do treinador é cair no papo da imprensa que tão bem faz isso.

    Esse lixo de presidente finalmente se revela! Ao não ter sido homem o suficiente para dizer o simples: que fizemos uma má partida. E isso em nada tem a ver com as escolhas do treinador que faz o possível com o que tem em mãos. Ou ainda que ele não agiu de acordo com o "combinado".

    Ferreira? Se explica isso? O nosso camisa 10 ser o Ferreira? Mas se não tem ele, o Bezossi vai resolver? "You Tube"?

    Fico imaginando o que passa na mente do Suárez ao ver Ferreira com a 10, tendo em vista, outros camisas 10 que foram companheiros dele.

    Se houve um erro a meu ver, por parte do técnico, foi ter sacado do time o Cristaldo. Deveriam ter saído a meu ver Ferreira e Carballo para que Galdino e Nathan entrassem. Mesmo assim, veja só, do que estamos dependentes: Galdino e Nathan.

    E onde estava o Vice de Futebol?

    Agora ficou cristalino que o cargo dele é puramente politiqueiro!

    Palhaçada!

    Guerra é um covarde! Ontem caiu a máscara!

    Duvido que isso não tenha sido acordado antes. O que pesou foi a derrota e o fato dele (presidente) ter que enfrentar o microfone e as perguntas.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Os "isentos" são problemáticos, mas o Grêmio (dirigentes e treinador) está dando armas para essa turma. Não podemos ficar alheios ao que vem acontecendo o Tricolor, creditando apenas à intriga dos adversários.
      Os jogadores que nominei, alguns deles, nem todos, tem "bala na agulha", Esse quarteto de meio, individualmente, é muito bom. Falta mecânica de jogo, talvez, ajustes nominais (um deles iria para o banco) ou táticos. Cristaldo está sendo pretendido pelo Palmeiras, por exemplo. Quem sabe não está sendo mal escalado?

      Excluir
  9. Cara olha as contratações da janela...
    Nada absolutamente. Mas alguém deve estar feliz.

    ResponderExcluir
  10. corrigindo: acontecendo no Tricolor...

    ResponderExcluir