Páginas

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Opinião




Vaticínio Furado 


Há praticamente 1 turno, derrota do Grêmio em casa para o Botafogo, eu "banquei" o Glorioso como o campeão brasileiro de 2023. 19 rodadas passadas e a certeza do título é substituída por uma das maiores debacles da história dos pontos corridos do certame nacional.

É claro que o "Fogão" ainda pode meter a mão na taça; até o momento, o seu percentual de aproveitamento é o maior entre todos os participantes, mas isto não invalida a minha convicção furada, a previsão equivocada, pois imaginava o título dos cariocas com "um pé nas costas", porque o que via dentro dos gramados batia com o "futebol total" ou de excelência, aquele que admiro desde que conheci a Laranja Mecânica. O Botafogo, sem ser o protótipo do Carrossel Holandês, ainda assim, apresentava aquela altura do campeonato, algumas características dos Batavos, em especial, a marcação forte, onde a bola se encontrava, sufocando os adversários, mais a transição rápida da defesa para o ataque. Era o que me entusiasmou de pronto! Os números superiores ao Flamengo de Jorge Jesus eram fiadores desta conclusão.

Em algum momento da caminhada, o samba atravessou, a bateria desafinou, o passista escorregou, o mestre-sala errou o passo. 

Devem ser várias as causas: a saída de Luiz Castro, a não permanência do interino Cláudio Caçapa que veio da França "dar uma mão" e o fez com maestria. Talvez a contratação de Bruno Lage que virou boi de piranha no "seio" do elenco, que desejou um cara da turma, os também interinos, Lúcio Flávio e Joel Carli, dupla com "cara" de transitórios naquilo que a função tem de pior, quando alçados a uma maior exposição e responsabilidades; efetivos "fakes".

Há erros de arbitragem como no jogo diante do Paranaense, mas que clube não teve o seu dia de revolta com os apitadores? Não é justificativa única, muito menos, fundamental para a queda.

Finalizando: o Botafogo pode até ser campeão (não é a tendência de momento), porém, a sua fama de ser participante de "tiro curto" ficou encorpada nesta reta de chegada e para mim, mais uma aula de que "enquanto há esperança, há vida". Em tempos de Tertúlia Nativista na minha terra, bom lembrar do poeta e meu colega de curso, Humberto Gabbi Zanatta: - Não "podemo se entregá pros hômi". 

O Grêmio encara este time abalado psicologicamente num estádio neutro (São Januário), sem sua maior estrela, Tiquinho Soares, olhando para o que vai acontecer com Flamengo e Palmeiras.

Como disse Dino Sani: - O futebol é uma caixinha de surpresas.


17 comentários:

  1. Bah, o melhor da tertúlia foi o show do Quarteto coração de potro ao final.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Só achei que a edição deste ano foi muito mal divulgada. Vários conhecidos meus ficaram sabendo em cima do evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Canto Missioneiro daqui mesma coisa...

      Excluir
  3. Nunca esquecendo que não temos somente o Botafogo a alcançar, mas também Bragantino(de futebol mais consistente que o tricolor) e Palmeiras(infinitamente mais consistente). Fora Atlético MG de Felipão e Flamengo, que embora em nível mais abaixo, possuem elencos fortes e excelentes timoneiros.
    Portanto, não plantemos falsas ilusões em nossas mentes apaixonadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarefa difícil para o Grêmio, diria que é maior do que a do Bragantino que disputa sem pressão alguma e tem um treinador com um trabalho excelente.

      Excluir
    2. Tarefa dificílima.....a briga de fato começa vencendo amanhã.

      Excluir
  4. Últimos 12 jogos - 12 pontos

    20ª rodada - 19.08.2023 - SAO PAULO 0x0 BOTAFOGO
    21ª rodada - 27.08.2023 - BOTAFOGO 3x0 BAHIA
    22ª rodada - 02.09.2023 - BOTAFOGO 1x2 FLAMENGO
    23ª rodada - 16.09.2023 - ATLETICO MINEIRO 1x0 BOTAFOGO
    24ª rodada - 22.09.2023 - CORINTHIANS 1x0 BOTAFOGO
    25ª rodada - 02.10.2023 - BOTAFOGO 1x1 GOIAS
    26ª rodada - 08.10.2023 - FLUMINENSE 0x2 BOTAFOGO
    27ª rodada - 18.10.2023 - AMERICA 1x2 BOTAFOGO
    28ª rodada - 21.10.2023 - BOTAFOGO 1x1 ATHLETICO PARANAENSE
    30ª rodada - 29.10.2023 - BOTAFOGO 0x1 CUIABA
    31ª rodada - 01.11.2023 - BOTAFOGO 3x4 PALMEIRAS
    32ª rodada - 06.11.2023 - VASCO DA GAMA 1x0 BOTAFOGO

    REMARCADO
    29ª rodada - 23 11.2023 - FORTALEZA x BOTAFOGO

    ResponderExcluir
  5. Joao Henrique Hollerbach07/11/2023, 11:22

    Parece que o apelido de "cavalo paraguaio" justifica-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Henrique, certamente, neste momento, outro apelido não cabe no "Fogão". A derrota para o Palmeiras, depois de um 3x0, com direito a perder um pênalti e logo a seguir o Palmeiras marcar, é para o torcedor botafoguense arrancar os cabelos. Deve ser uma frustação muito grande.

      Excluir
    2. João
      Se se materializar esta perda, o Botafogo vai ter que fazer um trabalho psicológico muito grande e de médio prazo ou montar um grupo cascudo e de muita qualidade com o Textor abrindo os cofres.

      Excluir
  6. Felipão, com todo esse desempenho, está sofrendo pressão para sair. Além do técnico, a "Galoucura" quer dez jogadores fora do clube. Vai entender a cabeça do torcedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o fator Libertadores tb, Alvirubro. E perderam o clássico para o cambaleante Cruzeiro.

      Eu considero outro time mal treinado e salvo pelas individualidades. Tirando o Paulinho e o Hulk, não sobra muito desse Atletico 2023.

      Excluir
    2. É verdade, Vinnie! A vitória do Cruzeiro também teve um peso grande nas críticas. Considero o Atlético um bom time, que poderia estar em posição mais próxima ao topo da tabela. De qualquer forma, escorregões são normais em todos os participantes do campeonato. Costumamos olhar somente as derrapadas dos times que torcemos, mas quem disputa o título também perde pontos quando menos se espera.

      Excluir
  7. Campanha de rebaixado. O improvável acontecendo.

    ResponderExcluir
  8. Demorou muito para tomar a decisão de trocar o técnico. Depois da derrota para o Flamengo, quando Bruno Lage colocou o cargo à disposição, era momento de substituir o português. Aquela declaração do técnico trouxe uma série de dúvidas ao elenco e levou para dentro do vestiário uma pressão desnecessária. Mais: deixar Lucio Flavio no comando foi um erro muito grande. Um jogo, ok. Dois jogos, ok. Agora, o s dirigentes andam atrás de um técnico para manter a chance de título. Falou-se em Luxemburgo e Cuca. Não sei se ainda dará tempo de salvar a taça.

    ResponderExcluir
  9. É Bruxo. Como são as coisas né. E por mais louco que eu seja, em minhas teorias da conspiração, com este meu alento incondicional e "bobo" na visão de muitos (e em respeito às demais opiniões, eu até deixei de vir aqui por uns dias), eu havia dito que o incendiário não seguraria o rojão. Eu vi, desde o começo, que era fogo de palha. E cá estamos, quem diria, na "briga" pela taça.

    E é divertido tudo isso. Principalmente, tendo em vista, que há dois anos estávamos fazendo contas para não cair. Então, melhor fazer contas para ser campeão do que para cair, não custa, né? Enfim. É devaneio acreditar nisso.

    Eu vi o jogo todo entre Vasco x Botafogo. O time visitante, deu um calorzinho no mandante. Mas falta uma coisa para eles: coração! E isso, não se compra. Não se paga!

    E a "chama" da estrela solitária, o brilho dela, se apagou, ofusco e aquelas duas mãozinhas que estavam tocando na taça desde o começo com aquela larga vantagem se queimaram. Queimadura de 3º grau e mediante isso, não conseguirão levantá-la.

    Está tudo em aberto. Mas o incendiário é carta fora deste baralho. Esse aí deixou o cavalo encilhado passar, como a gente diz por aqui.

    E nunca é tarde para dizer: nunca duvidemos do Grêmio. Tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo
    Os dirigentes tem que saber porque ganham e porque perdem (obviamente). Vale a reflexão para o Botafogo, que ainda está na briga e vale para o Grêmio de Suárez, repito: S-U-Á-R-E-Z.
    Nós, torcedores somos a alma do clube, muito por essa paixão de ir do Inferno ao Céu e vice-versa, em menos de uma semana.

    ResponderExcluir