Páginas

domingo, 24 de novembro de 2024

Opinião




Tratamento de Choque 


Fiz algo que raramente faço; assisti duas partidas na íntegra em que o Grêmio não participou. A primeira, ontem, Racing 3 a 1 no Cruzeiro e recém, Inter 4 a 1 sobre o Bragantino.

A decisão da Sulamericana não me surpreendeu, havia visto escassos minutos do time argentino contra o Corinthians, mas suficiente para ver o abafa, o sufoco tradicional portenho sobre os brasileiros, então, quando vi 2 a 0 de cara, as minhas suspeitas viraram realidade. Gustavo Costas, ex-atleta do clube de Avellaneda, uma espécie de Andrade no Flamengo, Alcir no Vasco e Milton da Cruz no São Paulo, anulou Matheus Pereira e por consequência amarrou o frágil "11" de Fernando Diniz, aliás, este que completou 10 partidas à frente da Raposa com 2 vit, 3 emp e 5 derrotas. Um fracasso retumbante. Compraram gato por lebre. Justo o título dos argentinos.

Não havia visto uma partida completa do Inter e os comentários que li e ouvi se confirmaram. São 16 jogos invictos, um "11" definido, esquema de jogo azeitado, defesa bem postada, excelente toque de bola e chegada rápida à frente, o que dá para induzir que se Roger tivesse chegado 5 rodadas antes, o Inter brigaria pelo caneco. Não teve catástrofe e pouco tempo de clube que o impedissem de fazer um grande trabalho. Torço, como gremista, que tropece em seguida.

Por que nominei a postagem de "Tratamento de Choque"? porque lembrei da Seita que vê em Renato a solução para os problemas na casamata Tricolor. É incrível, mas existem alguns que fanatizados, não veem a distância do trabalho dele para outros de equipes até médias do futebol nacional.

Para exemplificar, o Grêmio "pariu uma bigorna" para empatar nos acréscimos, gol contra no último enfrentamento em sua casa com mais de 40 mil torcedores, diante do Juventude, o mesmo que em casa fez o papel do Tricolor contra o limitado Cuiabá, virtual rebaixado.

A partida que o Inter realizou esta tarde, mostrou que a vitória veio com naturalidade, uma imposição técnica e tática, algo que os gremistas ainda não viram na equipe neste Brasileiro.

Como não imaginar o futuro gremista em 2025 com a manutenção de Renato à frente de tudo que diz respeito ao clube? 

Não há padrão de jogo, não há time definido, não há planejamento nas contratações, por fim, não se vê chance para os jovens da base gremista. 

Fico me perguntando, se Endrick e Estêvão fossem do elenco da base Tricolor, por certo, pelo histórico recente do Grêmio, eles estariam sendo lapidados em Eldorado do Sul.

Impossível acreditar que existam gremistas que não percebem o fosso que há entre a realidade azul e de outros clubes de igual ou menor envergadura neste Brasileiro. Nem falo nas "potências" que estão brigando pela faixa e pela taça. 

Que atraso!

14 comentários:

  1. O júnior Cheron não aceitou a renovação no Grêmio. Mais uma promessa que vai ser perdida. Alguns juniores como o Gabriel Mec, Riquelme, Alysson podem ir pelo mesmo caminho. Nem são chamados pela comissão. Aqui tem de ser cascudo. É uma tristeza ver isto acontecer todo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já saiu a notícia de que Zé Guilherme também não quis renovar....

      Excluir
    2. Os jovens sabem qual a política da atual comissão técnica gremista.
      Como os guris não são torcedores do Grêmio, certo estão buscando em quem vai investir na carreira.

      Excluir
  2. Faver
    E é escancarada a preferêcia do treinador, veja que Natã Felipe está em melhores condições do que Rodrigo Caio, mas sequer senta no banco.

    ResponderExcluir
  3. "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas pessoas por pouco tempo; mas não consegue enganar todas as pessoas o tempo todo.
    A.L.
    Este pensamento não tem efeito para fanáticos.

    ResponderExcluir
  4. O meu "temor" do início de 2024, de o inter estar formando um bom elenco, vai se confirmando. Faltava treinador.

    ResponderExcluir
  5. Eu errei, e por muito, meu prognóstico do Roger no Inter... Ele ajeitou a casa lá.

    Já do nosso lado só quero que esse ano acabe sem rebaixamento e que o Guerra, o conselho e sei lá quem mais quem manda no clube coloquem seus anseios politicos de lado e façam uma reconstrução correta do futebol do clube. Faltou terra arrasada lá na virada de 2020, faltou terra arrasada antes de cair e principalmente faltou terra arrasada pós queda. Chega desse Gremio de Gauchão que só se repete e cada vez mais vai ficando pra trás. Ninguém mais aguenta.

    ResponderExcluir
  6. Lipatin
    O Roger está em ascensão, não sei se será agora, mas logo vai estar entre os melhores treinadores brasileiros, juntamente com Carpini.

    ResponderExcluir
  7. Santos está cogitando Luis Castro e com boas expectativas quanto a sua contratação. Pergunta: O que um clube vindo sa 2a. divisão tem de superior em relação ao Grêmio, sendo que as notícias que vem do lado tricolor, dão conta de que o clube não teria bala na gulha p/ efetuar a contratação do referido técnico. E o Santos então teria? É.... realmente é complicado quando as notícias partem das bandas do Humaitá.

    ResponderExcluir
  8. E esta informação recente da reunião do Braithwaith c/ o Guerra p/ reclamar da metodologia de trabalho do Renato? Imaginem, se isto é verdade, se houver um resultado negativo na quarta, as coisas vão implodir pelos lados da Arena. É muito complicado, ainda mais numa reta final de campeonato.

    ResponderExcluir
  9. E a possibilidade de usar o Rodrigo Caio...

    ResponderExcluir
  10. E a Seita diz que os jogadores boicotam o Mago, quando Renato é quem está sacaneando o clube.

    ResponderExcluir