A Vitória da tranquilidade momentânea
Resolvi segurar a postagem para hoje para ver se as ideias estariam melhor acomodadas, depois do sono. Não deu resultado, sigo com a impressão que a vitória se deu muito em função da vontade dos atletas, da qualidade de uns poucos e pelo desentrosamento do Palmeiras B, que em uma hora da partida se faria aparecer.
O primeiro tempo mostrou uma fragilidade tática preocupante, em especial no gol, quando o time paulista atraiu a zaga gremista (leia-se Wagner Leonardo) para o lado do campo, tentando cobrir o espaço de Marcos Rocha, o que resultou na cabeçada do avante alviverde.
O empate ocorreu de maneira inesperada e na única manobra sensata naqueles segundos restantes. Um lançamento manual primoroso de Marcos Rocha, uma antecipação de Wagner Leonardo e a "sorte" da bola se oferecer para Amuzu naquele enredamento de pernas à frente de Lomba.
No segundo tempo, Mano mexeu no óbvio: Edenílson em má jornada e Pavón, apesar de esforçado, muito mal. Os ingressos de Alysson Edward e especialmente de Willian equilibraram o confronto, muito porque o meia desafogou o trabalho de Arthur, até então, uma andorinha de técnica na parte criativa do campo.
Os pênaltis bem marcados (méritos para Vinícius e Arthur) deram a vitória Tricolor. O segundo gol sofrido confirma a fragilidade gremista na bola aérea.
Resumindo: Ainda que ocorram duas vitórias nas partidas derradeiras, sigo com muita desconfiança no trabalho atual da Comissão Técnica do clube. Não vejo como melhorar tanto que faça o Grêmio se tornar uma força no Brasileirão e, por acaso, num torneio continental em 2026.

Bruxo,
ResponderExcluirEm 2025 garantimos nossa classificação para a Série A 2026. Se Odorico Roman manter Mano Menezes como treinador para a próxima temporada, nosso calvário contra o rebaixamento já começa em cerca de 60 dias...
A permanência do Grêmio na primeira divisão tem a responsabilidade de dois nomes: Arthur e Carlos Vinícius. O primeiro é dono do meio-campo Gremista, e quando não precisa jogar por ele e por Edenílson, joga um futebol fácil e de extrema qualidade. O segundo é responsável direto por 10 pontos conquistados pelo Grêmio, marcou nos últimos 10 jogos e se tivéssemos um goleiro com uma ervilha de neurônio, aproveitaria a força física de Carlos Vinícius para desafogar a saída de bola, ao invés de a todo instante sair perigosamente com bola cruzando a pequena área...
Por falar em goleiro, Volpi se precisar tirar os dois pés do chão para salvar a própria vida, pode se considerar um homem morto!
Rafael
ExcluirE no meu caso bem pessoal. Acho que o maior "gol contra" é a vinda do Pelaipe. Esse aí, além de ruim, é blindado por parte de uma parcela da mídia, então, vai ter vida longa, aconteça o que acontecer.
Pois é, primeiro tempo medonho....
ResponderExcluirÚnica ressalva que faço (e isso não justifica a fragilidade tática gremista após 7 meses sob o comando do Menezes), é que alguns reservas do Palmeiras seriam titulares na maioria dos times da série A. Isso, aliado a um time bem treinado, faz diferença. Só que insistir com Pavón e Edenílson...não tem como aceitar.
Entendo que William não teria como iniciar, mas então que entrasse com Cristaldo. Alysson vem oscilando bastante, mas Pavón nem oscila....
Já fui mais defensor de colocar jogadores de mais imposição, pra evitar perder jogos, que era o que o Grêmio precisava antes, mas a essa altura do campeonato, e dados os resultados que, mesmo retrancado, não melhoraram...não se justifica.
Glaucio
ResponderExcluirO que preocupa é que Mano está há 7 meses. Nem a propalada qualidade de saber se defender aconteceu nesta passagem dele.
Se o Grêmio manter o Mano vai ser difícil achar ânimo pra acompanhar o time em 2026. Vai ser o terceiro ano seguido brigando só pra não cair.
ResponderExcluirRoberto
ResponderExcluirTenho certeza.
E sem contar no gesto do dedo médio em direção a torcida, que paga o seu salário polpudo. Ou seja, mal dentro de campo e também fora dele.
ResponderExcluirSe o corpo diretivo da nova gestão não demitir o Sr. Mano Menezes tão logo termine o campeonato estará dando um tiro no pé e pisará em 2026 com a credibilidade em baixa.
Achei terrível, e pior ainda a atitude do treinador, xingando o torcedor com gestos.
ResponderExcluirAchamos um gol no apagar dos primeiros 45 minutos e depois duas penalidades. 3 gols vindos de bola parada...
Agora sim. Que ironia da vida. 20 anos atrás comemorávamos a volta para a primeira divisão. Hoje a permanência.
Dito isso, uma perguntinha ordinária: Abel fez certo ao poupar seus jogadores ontem e abrir mão da taça do modorrão?
Não vi ninguém questionando isso, nem mesmo os torcedores do Palmeiras. Se fosse por aqui, e com um certo treinador... Bah.
O resultado da Final da Libertadores irá determinar se o planejamento do Abel foi bem feito ou não. No fringir dos ovos, o resultado sempre define...
ExcluirMas e se o Flamengo ganhar a Libertadores? Terá ganhado as 2 competições sem poupar time, tal qual Jorge Jesus havia ensinado em 2019.
Mas minha torcida vai pro Palmeiras...os urubus são os torcedores mais xaropes do Brasil! Sapo seco neles!
Anderson
Tu não ouviu ninguém questionando sobre a escalação reserva? Certamente tu não ouviu a coletiva pós jogo...
ExcluirA questão que levantei foi apenas para reafirmar que, para determinados clubes, é praticamente inviável ganhar tudo todos os anos. Em algum momento, escolhas/apostas serão feitas. E veja só o elenco dos caras e ainda assim isso é feito.
ExcluirTodavia, disputar entre os primeiros os títulos disponíveis não é de todo ruim. E era justamente isso que acontecia por aqui. Mesmo com times precários, disputávamos, mas a cobrança era tão somente por títulos e nunca o contrário. A disputa, mesmo que difícil, era vista como algo absurdo.
Outro fator é a distância entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro que é 2,5 x menor do que POA/SP. O tempo de viagem é menor, portanto, o tempo de recuperação dos jogadores é mais rápido e isso é coisa comprovada já. É fisiológico. Eu sou da opinião de que joguem sempre com os titulares (pelo tanto de dinheiro que eles ganham), mas compreendo as escolhas.
E o Flamengo também poupou, usou um mistão, e os demais titulares (os principais) entraram no decorrer do jogo contra o CAM.
Pois é, o que Palmeiras e Flamengo fizeram é igual poupar na libertadores pra jogar gauchão....
ExcluirDe 2017 a 2024 o Gremio, mesmo poupando, nunca esteve dusputando titulo de duas competicões...quiçá de uma...
Flamengo e Palmeiras jogaram 95% do campeonato com todos os titulares o tempo inteiro, mesmo tendo fases de CB e Libertadores no calendário. É só pesquisar as escalações.
ExcluirAí só porque na última semana, antes de uma viagem a Lima, valendo o título da Libertadores entre os dois, ambos pouparam jogadores, vc quer defender a tese do Portaluppi poupar um time inteiro de jogadores contra um Fortaleza, no meio de agosto, e sem estar na final de um campeonato??
Desculpa, cara! Mas por mais que Flamengo e Palmeiras tenham excelentes elencos, quem os está levando a disputar os títulos são os times titulares que jogaram todos os campeonatos...tua tentativa, na verdade, só comprova que aqueles que poupam demais só perdem ritmo e não disputam coisa alguma! Nós tínhamos um timaço em 2017 e demos o título ao Corinthians do Carille justamente porque poupamos demais e deixamos pontos bobos no caminho, tínhamos um time muito melhor. Poderíamos ter feito a dobradinha em 2017!
Anderson
Três só, dos supostos 12 grandes, não venceram o "modorrão", dupla grenal e Vasco. É complicado desenhar o que não se consegue ganhar chamando de modorrão. No mais, reforço o que já foi colocado de sucesso de não poupar time titular. Por mais que um grupo seja grande e qualificado, são apenas os 11 titulares que tem força coletiva para ganharem. Que treineiros medíocres poupadores como o falastrão de Ipanema nunca mais retornem ao Grêmio, ainda que as numerosas viúvas chorem alto.
ResponderExcluir*desenhar não, mas "desdenhar". Aproveitando para acrescentar: o domínio brasileiro na LA passa também pelo formato atual do Brasileirão e da segunda divisão, claros e simples, organização que atrai investidores. Longa vida aos pontos corridos! Enquanto isso, na Argentina, que tem a melhor seleção da América, mais esculhambação entre clubes, agora entre AFA, Estudiantes e Rosário Central...
ExcluirE acrescentando mais: se viagens longas ainda fossem problemáticas, os regionais ainda estariam vivos, não foram as viagens que tiraram os títulos de 2005, 2008, 2009, 2017, 2021, 2023. Idade média alta é mais danosa que avião. Enquanto isso, o Grêmio parece interessado em Hulk quarentão...