Grêmio decepciona no Clássico
Este é o Grenal para não esquecer. É o "não Grenal" para o Imortal. Para considerar o ponto de partida do trabalho de Luís Castro no clube, o que veio antes é "pré-história" de sua passagem pelo Imortal.
Ouvi comentários oportunistas da mesma pessoa que achava Daniel, do Inter, o segundo melhor do goleiro do Brasil, que nas derrotas, afirma que Wagner Leonardo não joga nada e nas vitórias, o considera zagueiro de muito boa qualidade, então, hoje, ele detonar alguns jogadores recém-chegados, não é novidade alguma. Eu, com certeza, não surfo nesta onda oportunista (e rentável).
Weverton realizou uma partida muito ruim, comprometedora, mas é seu segundo jogo. Essa partida não decretará algo definitivo, senão, nós teremos que concluir que Ronaldo (Coirmão) é mais jogador do que Arthur.
Quem jogou bem? NINGUÉM, nem mesmo Amuzu, autor dos melhores arremates na primeira etapa, e Marlon, que fez um bom primeiro tempo.
Aí, a lógica determina que, se todos foram mal, a responsabilidade maior é do comandante técnico.
O que vi foi uma frouxidão do time, em especial, no coração dele, que é o meio de campo: Tiago, Arthur, surpreendentemente mal e Cristaldo, usualmente, mal.
Esse clássico tem escondido nele, incertezas: Weverton, Tiago Augusto, Enamorado, Willian e verdades sedimentadas como a aposentadoria à caminho de Marcos Rocha, a inaptidão de Cristaldo para ser o centro pensante e a falta de um substituto razoável para Carlos Vinícius.
Sempre lembrando, que a palavra incerteza é íntima de outra: "Dúvida", portanto, não há nada definitivo no comportamento futuro deste elenco. Podem acertar a qualquer momento. A maioria merece crédito.
O experiente Luís Castro vai saber recolher lições importantes do Grenal.
Resta para nós, torcedores, termos paciência, porque o primeiro ano do português no Botafogo resultou sofrível e no arco gremista, como escreveu um participante do blog, dia 23/01: " Para os que estão desconfiados do Weverson (sic) tem 02 alternativas, ou torçam p/ que o Grando reconquiste a posição ou peçam a direção p/ fazer uma consulta pelo goleiro do Manchester City."
É uma derrota doída, mas que serve para muitas conclusões e tomada de decisões imediatas, onde está a hipótese de dar sustentação a parte deste grupo.

Obvio que não dá pra tirar conclusões com apenas duas partidas, mas que a atuação do Weverton dá um medo, isso dá. Ainda mais com esse histórico do Grêmio com goleiros desde que o Grohe saiu. Essa atuação teve ares de Vanderlei.
ResponderExcluirRoberto
ResponderExcluirNestas horas, eu lembro do Manga nos seus primeiros jogos. É cedo para conclusões.
No primeiro gol, nitidamente, faltou entrosamento com a zaga. O problema é que resultou no empate, senão, passaria batida a falha.
Veja que a falha do Rochet está sendo vista de uma forma mais amena pelos colorados e imprensa.
Concordo com tudo, mas preciso fazer um adendo: Arthur foi marcado faltosamente, com a complacência do juiz. Muitas faltas, algumas não marcadas, sem apresentação de cartões amarelos para os faltosos.
ResponderExcluirNelson
Nelson
ResponderExcluirExatamente. O juiz na questão disciplinar, foi omisso.
E o pênalti do Arthur? Empurrou com as duas mãos o cara.
ExcluirEu sei que eles foram faltosos, mas falta é do jogo.
Quando chega o Renato?
ResponderExcluirUm time que perde para o Zéquinha em casa não pode ser favorito a nada.
ResponderExcluirEu disse que deveria fixar um time para entrosar e fazer apenas algumas experiências, mas cada jogo trocava todo time...ontem vimos o resultado.
Que fiasco!
Mister ou Mister Bean? Uma comédia o time colocado em campo.
Arthur, Tiaguinho e Cristaldo...Fala sério. Laterais e zaga não existem e para completar um ex goleiro com 3 anos de contrato.
Palmeiras renovou com o Lomba e liberou de graça o Weverton.
ExcluirNão dá pra entrar em pânico por conta de um jogo, mas foi um atropelo. O Grêmio achou dois gols e escapou de tomar no mínimo mais uns 2/3.
ResponderExcluirWeverton de quem sou admirador falhou em dois gols e ainda largou bolas simples, me parece sem ritimo.
Luiz Castro e Marlon precisam saber que não se joga Grenal rindo e tentando ser irônico o tempo todo.
E definitivamente precisamos de um 10.
Sem pânico, com certeza, Carlos.
ExcluirSe era o segundo jogo, pouco importa, ele veio para fechar o gol e para o clássico. E não fui eu quem disse isso.
ResponderExcluirE se ele não estava "pronto" ou preparado, sem ritmo, deveria ter ficado no banco. Simples.
Desde 2014 o Grêmio não tomava 4 gols num clássico.
Goleiro só vai adquirir ritmo jogando....e o foco principal é o jogo contra o Fluminense, quarta.
ExcluirIsso é verdade. Weverton está "desjogado", sem a mobilidade necessária ainda. Acho que pensaram que a experiência dele ia resolver tudo de cara!
ExcluirO Teddy falou do Marchesin, acho que é uma situação muito parecida.
Anderson
É muito pouco tempo de trabalho para análises definitivas.
ExcluirEu fui e sou a favor da contratação do Weverton. Mas ele está claramente desembocando ainda...com a sequência ele vai voltar ao alto nível. Ontem foi mal, infelizmente!
ExcluirAnderson
Vergonhoso. O erro maior foi esse oba oba com o Weverton que tá claramente sem ritmo de jogo e fora de forma. Não é possível terem visto ele no jogo anterior e nos treinos com aquela mobilidade e ritmo de um boneco de cimento e acharem que tava pronto pro clássico. Agora já vai ficar ele e o time com 300kg nas costas. Ainda mais a nossa maldição e pressão pra achar um goleiro ultimamente...
ResponderExcluirNo mais, partida ruim do time mas com duas boas lições: Não pode jogar com esse meio faceiro assim, ainda mais com Cristaldo e sua "energia" compondo do trio ali, era jogo pra ter começado com o Dodi junto do Tiaguinho e o Arthur. Marcos Rocha não tem condições de ser o titular. O volante a gente já sabe que o Grêmio tá atrás. Espero que o Pelaipe coloque um lateral direito como prioridade agora também, porque ir pra temporada com os que nós temos não tem como.
Lipatin
ExcluirDiferentemente do arqueiro, acho que dá para concluir que o Marcos Rocha está na descendente.
O Marcos Rocha não consegue segurar um ponta rápido, ainda mais com aquele meio sem proteção, abre um buraco ali pelo lado. Quebrou um galho de maneira importante na reta final da temporada passada mas não dá mais. Precisamos de um lateral titular.
ExcluirO Weverton tá claramente sem ritmo e parece até fora de forma. E mal chegou, nem treinou direito. Foi precipitada essa alçada dele de titular pelo nome e "barulho". Só com o tempo vamos saber se ele vai ser o goleiro que precisamos esse ano ou vamos seguir no nosso calvário no gol. Espero que dê certo.
Bruxo, precisamos ter muita calma nessa hora para não tirarmos conclusões precipitadas. Se é bem verdade que as equipes do interior não são parâmetro, temos que considerar também que não herdamos nada da gestão anterior em termos de equipe. Temos um grupo em formação e uma comissão técnica nova que não completou sequer 01 mês no clube. Ontem foi o primeiro teste forte e infelizmente fomos muito mal, mas faz parte desta reconstrução. Em termos de material humano, não temos ainda um zagueiro incontestável, ou pela direita ou pela esquerda, do nível de Geromel ou Walter Kanneman. Não temos lateral direito, volante cão de guarda e meia armador todos a nível de titularidade e ainda um reserva de qualidade para o Carlos Vinícius. E como bem salientastes, algumas peças ainda são uma incógnita. Não somos esse super Grêmio como todos imaginam. Temos que plantar sementes, para que elas germinem ao seu tempo. NEM TANTO AO CĖU, NEM TANTO A TERRA!!!
ResponderExcluirSim, inclusive acho que está na hora de colocar o Balbuena.
ExcluirPra colocar o Balbuena tem que tirar o Marcos Rocha, senão vai ser um Deus nos acuda a cada jogo.
ExcluirContra o Fluminense, Kevin Serna joga por ali e vai incomodar, está em boa fase. Tem que tomar as precauções!
Anderson
Bruxo, existem algumas máximas do futebol que não podem jamais ser desprezadas, como a que diz que dois canhotos não podem jogar juntos na zaga, como vimos ser provado no ano passado.
ResponderExcluirOutra é que dois baixinhos não podem jogar juntos no meio, ainda mais como volantes. Então as chances de Arthur e Tiaguinho darem certo juntos são pequenas; precisamos de um volante protetor da zaga, com Arthur e Tiaguinho disputando a vaga de segundo volante. Na frente dele precisamos de um armador, coisa que Cristaldo mostra repetidamente não ser há anos. Mesmo em seus melhores momentos nunca passou de um "armandinho".
Na minha opinião, ainda preferiria um 4-4-2 ao invés de um time com dois ponteiros, pois desde que Ramiro saiu e Renato inventou Alisson nessa função pela direita estamos afundando por não termos meio de campo, já que nessa insistência burra (na minha modesta opinião) em jogarmos com três atacantes acabamos perdendo o meio, dando a bola ao adversário e corremos atrás deles o tempo todo.
Só um detalhe sobre Cristaldo: ele nunca foi armador, nem no time que ele jogava antes do Grêmio. Quem trouxe como armador e quem o escala como armador deve ter alguma espécie de problema de entendimento sobre futebol.
ExcluirConcordo. Acho que temos que repensar o 4-2-3-1 e migrarmos p/ o velho e eficiente 4-4-2. Com 02 volantes, um meia ponta de lança c/ capacidade de defender também e um meia armador clássico. Na frente, um atacante de velocidade e um centroavante. Simples assim.
ExcluirFabiano
ExcluirHoje, a maior necessidade é um armador, realmente. Muito mais do que um 5.
Momento de não entrar na onda dos que vivem de cliques e de polêmicas. O Grenal, desde o início, foi tratado pelo Grêmio como um jogo qualquer (e aqui não estou concordando nem discordando, mas foi o planejamento do clube). Luís Castro sempre disse que queria usar todo o elenco até a estréia no campeonato Brasileiro, e o fez. Errado ou certo, manteve coerência.
ResponderExcluirPerfeito. Enxerguei desta maneira também.
ExcluirPerfeito, Glaucio. Está coerente com o discurso.
ExcluirÉ preciso começar o texto dizendo que o estadual não serve para absolutamente porcaria nenhuma, nem para o bem, nem para o mal. Já ganhamos e fomos rebaixados e já perdemos e em dezembro estávamos disputando a final do Mundial contra o Real Madrid.
ResponderExcluirDito isso, me preocupou muito a má atuação no GREnal, o Grêmio simplesmente não viu sequer a cor da bola, foi dominado do primeiro minuto do primeiro tempo ao trigésimo segundo minuto do segundo tempo (foi até aqui que tive ânimo para assistir). Achou dois gois e não conseguiu segurar a vantagem por mais que cinco minutos, e por questão de justiça, se tivesse tomado seis não seria nenhum exagero.
Me preocupo pela sequência do campeonato? Em absoluto! Me preocupa termos sido engolidos por um adversário da série A, que há menos de um mês lutava até os últimos minutos da partida derradeira do Brasileiro para não cair. Fomos amplamente dominados. Foi um banho tático, físico e de vontade. Absolutamente ninguém no Grêmio merece sequer um único elogio, do goleiro ao presidente!
Por falar em goleiro, aqui está o maior erro de Luís Castro (seguido de perto pela manutenção de Marcos Rocha). Weverton estava desde outubro sem jogar, por mais que na minha opinião seja o melhor goleiro que temos disponível no elenco, claramente está sem ritmo de jogo, não poderia treinar uma semana e já assumir a titularidade.
Marcos Rocha foi uma desgraça absoluta, a minha filha de 4 anos passaria com facilidade pelo lateral direito tricolor, Carbonero fez dele gato e sapato...
A atuação de ontem é para deixar o torcedor de cabelo em pé pensando nas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. Vamos brigar mais um ano para não cair?
Rafael
ExcluirMesmo com a hipótese de mau começo no Brasileiro, o trabalho deve ser mantido.
Sim Bruxo, eu concordo que a comissão técnica precisa ser mantida. Entretanto, é preciso achar soluções para Marcos Rocha, Cristaldo e a insistência burra em Edenilson. Acredito que precisamos de um volante marcador, não é pelo jogo de ontem, mas acho que Arthur e Tiago tem características muito parecidas e acaba faltando marcação. O internacional ontem parecia estar em um parque de diversões à frente da área do Grêmio, tamanha tranquilidade para jogar.
ExcluirRafael
ExcluirVou postar hoje ainda, sobre estas questões.
A mídia lunática, já estava colocando o Grêmio como a terceira força do país, a frente de Cruzeiro, Fluminense e etc. Não podemos cair nessa onda. Pezinhos no chão, convicção no trabalho e foco. A temporada recém está começando, temos muito chão pela frente.
ResponderExcluirNão podemos cair nessa onda (2).
ExcluirA mídia não é lunática, é esperta. Fazer isso antes do Grenal serve para arrefecer os ânimos de um time e aquecer do outro. Há mais de 30 anos que é assim. E pior que, volta e meia, dá certo, quando eventualmente não se blinda corretamente o elenco das opiniões externas. Ontem deu certo. Os "ruins" entraram a 200 km/h "contra tudo e contra todos", e nós entramos a 60 km/h, achando que nossa superioridade técnica se sobressairia ao natural.
ExcluirTeddy
ExcluirÉ a maior parte do problema de ontem, jogaram uma partida "normal".
Com a derrota de ontem, se houver Gre-nal na final, provavelmente disputaremos a segunda partida na casa do rival, o que considero ruim. Mas tudo pode ser alterado nesta última rodada, pois teremos um bom embate entre a dupla Gre-nal e a dupla Ca-ju.
ResponderExcluirÀs vezes, jogar a primeira em casa pode ser ótimo, se fizer resultado, claro.
ExcluirSó que, pelo segundo ano seguido, nós vamos pegar o mais forte (Ju) e o Inter o mais fraco (Caxias). Aliás, Inter que ontem, em 5 jogos, completou 4 em POA, sendo 3 em casa e uma "fora" contra o time sem torcida do Monsson que jogou em POA com torcida 100% de colorados.
ExcluirJá o Grêmio teve de ir a Bagé na véspera do Grenal. Ano passado teve que ir à Caxias. Impressionante como a tabela para sempre ser montada exatamente para ir criando "pequenas vantagens" ao Inter.
Bruxo, no meu modo de entender, o Grêmio deveria jogar a Copa Sul-americana sempre com um time de reservas e recheado com garotos do sub-20. E dar prioridade total ao Brasileiro e a Copa do Brasil.
ResponderExcluirFecho contigo. Brasileiro e Copa do Brasil, o problema é a grana que a Sula paga. É um "p#ta" atrativo.
ExcluirNa minha humilde opinião, nem torcida, nem direção deveriam fazer análises mais aprofundadas sobre o trabalho da atual comissão técnica sem a chegada de novos reforços e antes de completadas ao menos 09 rodadas do brasileirão, ou seja, lá pelo dia 01 de Abril quando o Grêmio estará recebendo o Palmeiras na Arena. Qualquer coisa diferente disto chama-se imediatismo.
ResponderExcluirRetifico, no Allianz Parque e não na Arena.
ResponderExcluirCerto, paciência nessa hora. Trabalho a longo prazo, ruptura com uma ideia antiga e atrasada.
ExcluirWilliam foi considerado um das piores contratações do Arsenal...jogador preguiçoso segundo eles.
ResponderExcluirSe acharem o lugar certo no time, Willian pode render mais.
ResponderExcluirVamos ver contra o Fluminense se temos técnico ou foi outra aposta inútil.
ResponderExcluirÉ importante mostrar algo novo no início do campeonato, mesmo que os resultados não venham, de imediato.
ResponderExcluirGostaria de ouvir Felipão o coordenador técnico.
ResponderExcluirO trabalho vai ser mantido. Pergunto, portanto, e ao mesmo tempo desafio os convivas de blog para uma projeção futura; quantos pontos fará o Grêmio nas primeiras quatro rodadas?
ResponderExcluirFluminense, Botafogo, São Paulo e por fim, Atlético MG.
Essas quatro partidas aí vão nos dizer o que 2026 nos reserva.
Catem a calculadora. Esse ano vai ser osso. Se fizermos 4 pontos em 12 devemos comemorar tal qual eles fizeram ontem no aterro. Com luzes e fogos de artifício.
Depois disso, vejamos os próximos quatro: Bragantino, Chapecoense, Vitória e Vasco. Seis pontos? E lá se foi metade do primeiro turno.
O terceiro quadrangular tem: Palmeiras, o outro time da cidade do Grêmio, Remo e Cruzeiro... Três pontos. Talvez quatro se jogarem o clássico as devas.
Treze ou catorze pontos em 12 jogos...
E já estaremos no final de abril, começo de maio com os seguintes jogos: Coritiba, Atlético PR, Flamengo e Bahia; vou ser otimista e catar aqui quatro pontos.
17 ou 18 pontos em dezesseis jogos.
Restaram Santos, Corinthians e Mirassol. Três pontos. E final de primeiro turno e teremos feito 20 ou 21 pontos.
Apertem os cintos.
Tô achando muito pessimismo, este levantamento de pontos.
ResponderExcluirCalma Bruxo!!! É só a MÃE DINÁ ,entrando em cena!!!!
ResponderExcluirNem o Coritiba fará uma campanha tão horrível no 1° turno. Calma, calma!
ResponderExcluirAnderson