Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Opinião



Ainda o Grenal 

Antes de tratar do início do Brasileiro, ainda gostaria de colocar algumas considerações sobre o clássico de domingo, dos equívocos vistos nele. 

Para simplificar a leitura, vou enumerar abaixo o que não comentei no blog:

- Faltou os "nego véio" da aldeia alertar Castro, que não existe Grenal amistoso. Talvez Felipão, Pelaipe e outros acharam intromissão alertar o técnico para esta questão fundamental. Erraram feio.

- Entra treinador, sai treinador e o Alan Patrick passeia dentro dos gramados nos clássicos sem marcação especial. Parece que todos os comandantes técnicos acham uma tática "menor" escalar alguém especificamente para marcar o 10 do Inter. Seria interessante "sacrificar os peões" para anular a "Dama" neste xadrez gaúcho.

- Pezzolano não destacou ninguém especificamente para marcar Arthur, mas, através de rodízio de faltas, conseguiu matar o meio do Grêmio e, por consequência, a letalidade de Carlos Vinícius.

- Houve irresponsabilidade ou falta de coragem de Lucas Horn, o árbitro, que não coibiu com veemência a série de faltas no meio-campista gremista.

- A imprensa acomodada ou sucumbente às vicissitudes da notícia, convenientemente, amenizou a atuação frágil do juiz, porque, se retratasse os fatos tais quais ele se sucederam, ela seria acusada de "azul", além disso, um Grenal vende mais para o lado vencedor.

- O profissionalismo de Noriega está prejudicando a sua passagem pelo Grêmio. Quando Balbuena se quebrou e ele era a única alternativa, "morreu" ali a ideia de aproveitá-lo para o lugar para o qual foi contratado. Noriega sequer é lembrado para a primeira função do meio.

É isso, amanhã, o Grêmio indicará ou não, se retirou lições da atuação constrangedora no Grenal.

21 comentários:

  1. Bruxo,

    Não acho que somente o rodízio de faltas tenha sido a estratégia do treinador rival para parar Arthur. As faltas foram uma estratégia secundária. A principal estratégia foi usar Borre e Alan Patrick tirando a linha de passe da saída apoiada usada por Castro. Ou seja, os dois colorados eram responsáveis por ficar a frente da linha de passe dos zagueiros Gremistas, evitando assim que a bola chegasse limpa em Arthur. Quando por alguma falha nessa estratégia a bola chegava em Arthur, aí sim a estratégia da falta foi utilizada. Luís Castro não soube sair dessa marcação...

    Sobre o jogo de hoje, tenho sérias dúvidas se o treinador Tricolor entendeu o que se passou no GREnal, pelas projeções na escalação, pouco ou quase nada foi entendido do banho de bola no clássico.

    Mais um fato que começa a me causar dúvidas quanto ao sucesso do projeto Castro: Mec e Roger fora, Pavon e Aravena dentro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança, Rafael.
      Realmente, é reduzir demais apenas ao rodízio de falta. O treinador colorado estudou e compreendeu melhor o time do Grêmio.

      Excluir
    2. Se não há uma razão muito forte, Castro erra feio em deixar os meninos e colocar os mesmos de sempre. Enfim, vamos ver o que acontece. Talvez o olhar esteja no final de semana, também.

      Excluir
    3. Tô achando que Pavón e Aravena são "vacinas" que o Castro está levando caso o Fluminense também resolva fazer blitz pelas laterais.
      Amuzu até contribui um pouco defensivamente, mas Tetê não. Um possível remédio que ele poderá utilizar caso tenha esse problema defensivo é colocar o Pavón ali como secretário do Marcos Rocha.

      Lembro do jogo contra o São Paulo no ano passado. Tomamos um sufoco, um calor, o chileno Gonzalo Tapia passava de pernada pelo lado. Aí o Alysson machucou e o Mano botou o Pavón. Acabou o problema, Pavón tomou conta das ultrapassagens, o São Paulo não jogou mais e o Grêmio venceu com naturalidade. Significa que eu quero o Pavón no time? Não...mas entendo o técnico levar alguém com característica diferente do que ele já tem no titular.

      Pra mim o Aravena até podia ficar em Poa e o Roger ir ao Rio, mas enfim...eu entendo perfeitamente a ida do Pavón ao Rio.

      Acho que ele pensou algo nesse sentido...eu espero que isso não precise ser posto à prova e que ele consiga encaixar o jogo com os titulares!

      Anderson

      Excluir
    4. Pelo que escutei é por opção técnica. Se isto é fato, gigantesco erro da comissão técnica com o aval, possivelmente, da direção. Neste caso, discurso x prática não está fechando.

      Excluir
    5. Opção técnica é pro discurso externo e pra não dizer que tá levando um secretário pro lateral que não consegue correr o campo todo.

      Anderson

      Excluir
  2. Reclamar da arbitragem seria trágico, penso. Por mais caseiro que tenha sido, coisa normal por aqui, deixaram de anotar o pênalti que Arthur cometeu. Talvez por isso, deixaram rolar o lance faltoso em Marlon que originou um dos gols deles.

    Errou mais o escalão de cima. Bem mais, futebolisticamente falando. Normalizaram o clássico e parte da torcida também carrega este fardo quando menosprezam o Grenal por ser do rural.

    Dito isso, Castro, errou muito mais na coletiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo
      Para mim, lances claros, pênalti do Arthur, falta em Marlon.

      Excluir
  3. Para a " IVI " 4x2 é goleada e se passar usando uma camisa vermelha na frente de uma certa radio tá contratado. Atenção! desempregados.

    ResponderExcluir
  4. Eles estão se fardando e fazendo blitz. Che cosa!

    ResponderExcluir
  5. Bruno Henrique e Paquetá, eu " Aposto " nesta dupla.

    ResponderExcluir
  6. Agora ninguém segura as apostas.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos pelo menos de um empate hoje a noite e de uma atuação boa, pois se perdermos atuando mal, dependendo do escore poderemos ter fortes turbulências pós jogo.

    ResponderExcluir
  8. É uma lástima que não tenhamos condições financeiras para que pudéssemos trazer Savarino, hoje no Flu e Raphael Veiga, e a coisa seguirá assim daqui para frente, não adianta criarmos falsas expectativas.

    ResponderExcluir
  9. Curiosidade... Quando AXl Rose substituiu Brian em shows do Ac dc estava no contrato que ele jamais poderia estar a frente de Angus Yong.
    Ele cantava bem atrás do Guitarrista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se liga meu, aqui que eu saiba é um blog p/ comentários esportivos, mais precisamente sobre o Grêmio FBPA. Procure outro que fale de música e Rock.
      Tome um chá de semancol!!!

      Excluir
  10. Enigma...Return to innocence

    ResponderExcluir
  11. Barrados no Baile.....US3 Cantaloop

    ResponderExcluir
  12. Bruxo! Tu viu o ataque? Como diria Marcelo Nova...
    Eles tem medo do que não entendem , eles gritaram...isso não é música...é barulho... Seus otários nos atropelamos vcs...nós passamos por isso.

    ResponderExcluir
  13. Camisa de Vênus...Passamos por isso.

    ResponderExcluir
  14. Música será a única saída para um entendimento superior...ou vc sabe ou não. Ou vc tem o conhecimento ou jamais terá. Se já não o tem...jamais terá. Sinto muito

    ResponderExcluir