Grêmio estreia com derrota no Brasileirão/26
É chato admitir, mas era esperado um resultado negativo na estreia do certame nacional e quase houve um empate no final. Para mim, seria uma surpresa e tanto, já que Zubeldía teve campanha de 71% no Brasileirão/25, percentual de campeão, e está há 12 jogos vencendo.
Não se trata de passar pano, até porque Luís Castro buscou nomes discutíveis no elenco para reformar o time que perdeu o clássico e isso traz apreensão aos torcedores, eu, inclusive, então é complicado ver um meio com Dodi e Edenílson ao mesmo tempo. Até gosto deles para grupo, mas a escalação deles hoje é um reconhecimento de Castro de que Mano não estava de todo errado.
Hoje, o Tricolor apresentou problemas nos três setores, o segundo gol é falta de entrosamento, já que quem estava "marcando" Lucho Acosta era o árbitro, ou seja, nenhum gremista se preocupou com a "entrada da grande área".
Weverton fez três defesas importantes, a lateral direita segue sendo um problemaço, porque João Pedro é a versão recente de Fábio, um defensor, que assim como Rodrigo Caio, veio encerrar a carreira repleta de lesões, aqui em Porto Alegre e Marcos Rocha ...
O miolo da zaga alternou momentos de superação com fragilidade decisiva nos gols do Flu. Marlon mostrou energia e, talvez, o melhor da defesa.
No meio, Arthur voltou a se destacar após o clássico, porém, não teve parceria à altura. Edenílson e Dodi fazem o que podem, mas o "podem" é insuficiente para o setor em que atuam.
Tetê precisa ser mais explorado, ele quase sempre vence o duelo individual ou oportuniza bons passes para os seus companheiros, no entanto, é pouco para alguém que veio para ser protagonista. É cedo para cobranças mais fortes.
Amuzu, eu tenho sérias dúvidas se merece ser titular. Carlos Vinícius fez o que se exige de um camisa 9, quando teve chances, guardou.
Pavón realizou a sua melhor partida desde que chegou ao clube e isso é perigoso, porque sempre desperta esperança de algo mais produtivo e, se se repetir o roteiro anterior, isso não acontecerá.
Repito, é cedo, mas Castro tem que, pelo menos, fazer ajustes na defesa, senão, um gol marcado não representará vitória.

Fui dormir na terça em 2026, acordei na quarta em 2025. Que horror!
ResponderExcluirSe no segundo gol o jogador do Flu estava marcado pelo árbitro peço que reveja o primeiro, tem um jogador do Grêmio (Edenilso ou Amuzu) que simplesmente para na jogada dentro da área.
ResponderExcluirComeçou a saga pelos 45 pontos, resta saber se será com Mano ou Renato, pelo andar da carruagem esse Português com cara de ex padre não verá o coelho da Páscoa em Porto Alegre.
Mano Menezes é o novo treinador da seleção peruana...
ExcluirO problema ontem, foi a recuperação de uma ideia ultrapassada e falida do ano passado.
ExcluirTem a seu favor, o pouco tempo de trabalho, contra, as suas escolhas.
Jogador ruim no elenco, sabemos, uma hora vai fardar e jogar. Quando temos um monte de jogador ruim no elenco e o técnico resolve escalar mais de um ao mesmo tempo, é tragédia anunciada.
ResponderExcluirDodi e Edenilson não podem estar no elenco, quanto mais jogar. Quanto mais jogar ao mesmo tempo!
Enquanto não tivermos meio de campo, não sairemos dessa enrascada.
Não é de hoje, pelo contrário, acho que desde 2019, quando o distribuidor de camisas inventou Alisson no lugar do Ramiro, simplesmente abdicamos do mair importante em um time de futebol. Não por acaso, desde então só fomos ladeira abaixo.
Nossa dupla de zaga, até então a maior da nossa história, nunca mais foi a mesma, e mesmo contratando de baciada não conseguimos mais resolver a fragilidade defensiva. Goleiros foram contratados e crucificados, mesmo Weverton já está sendo criticado, mesmo que ontem tenha feito grande partida e nos salvado de mais uma goleada.
Nosso ataque passou a ser de asma, exceto pelo período do sobrenatural Luisito. Mas antes e depois dele fazer gol virou parto de ouriço para nosso ataque. Também contratamos atacantes de baciada e escorraçamos todos por insuficientes.
Mas o centro pensante do time, nesse pouco investimos, e quando investimos fomos muito mal: Cristaldo, Dodi, Camillo, Alex Santana, Araújo, Edenilson et caterva....
Então precisamos urgentemente de jogadores de meio de campo para que o treinador possa escalar um meio robusto, pois enquanto insistirmos com dois pontas abertos, ainda mais com dois que não tem o menor cacoete de voltar para marcar (Tetê e Amuzu), o pé da tabela será o nosso lugar.
Perfeito comentário. Um volante e um meia se fazem urgentes. Um zagueiro canhoto jovem, veloz e de qualidade técnica indiscutível para titularidade indiscutível. No outro lado, Balbuena e o jovem Luis Eduardo brigariam pela titularidade, um lateral direito também incontestável e um centroavante p/ a reserva do Carlos Vinícius. Dodi e Edenílson nem p/ grupo servem. Já dá p/ negociá-los.
ExcluirFabiano
ExcluirNeste momento, o aconselhável no Brasileiro, jogando fora, principalmente, é rechear o meio de campo e atacar com Vinícius e Tetê.
Exato, Bruxo, é o que eu penso também.
ExcluirEra uma estréia difícil o Fluminense fora, ainda quase rolou beliscar um empate. Mas fica o óbvio, o clube precisa buscar um lateral direito pra ser titular urgentemente, prefiro o Gustavo Martins ali do que os outros. E também tem que buscar um volante titular com a mesma urgência. Sobre o Edenilson, é uma mistura da máxima do jogador ruim no elenco que uma hora vai jogar e compromenter com a falta de qualidade e opções no elenco pro setor, ainda tem o fator vestiário onde se sabe que ele é querido pela boleirada lá dentro.
ResponderExcluirLipatin.
ExcluirHoje, Gustavo Martins está melhor do que os da posição (LD).
Bruxo,
ResponderExcluirLá com a galera do Guto, talvez depois dele eu fui o mais entusiasmado com a contratação de Luís Castro. Depois de ontem, larguei de mão! Não dá para apoiar um treinador que faz rigorosamente as mesmas coisas que todos os demais que por aqui passaram. O discurso de aproveitamento da base, de que idade não importava, foi somente para inglês ver. A escalação de Edenilson ontem, como titular, se arrastando em campo os noventa minutos, mostra claramente que a turminha que comanda o vestiário desde antes de Cristo já arregaçou as mangas. Se era para manter o status quo, não precisava trazer um europeu para fazer o trabalho porco que Mano, Quinteros, Portaluppi e outros menos cotados fizeram. Qual a justificativa para escalar Edenilson, e não Tiago, fazendo um tripé de meio-campo com Arthur e Dodi?
Sinceramente é decepcionante o trabalho até aqui, o Grêmio concluiu pela primeira vez no gol na finalização de Carlos Vinícius que resultou na diminuição do placar, aos trinta e tantos minutos do SEGUNDO TEMPO. Aliás, Carlos Vinícius que deve ter sentido cansaço e pediu para sair, pois absolutamente nada justifica a entrada do coxa colada do André Henrique.
No Grêmio muda-se tudo, do presidente aos quero-quero que frequentam o gramado da Arena, a única coisa que não muda é a nossa constante briga para não cair.
André Henrique está fazendo hora extra no clube.
ExcluirAliás, com Luiz Eduardo surgindo, mesmo com o bom jogo de Gustavo Martins, eu sou a favor de vendê-lo, enquanto tem mercado.
Eu tenho falado faz tempo, Gustavo Martins é zagueiro de baile funk dos morros do RJ, vive rebolando. O gol que ele perdeu ontem se deu justamente porque querer fazer pose antes de concluir...
ExcluirEstá jogando melhor na área adversária do que na sua.
ExcluirOntem o Gustavo Martins foi o melhor da defesa. Fez várias coberturas e antecipações nas costas do Marcos Rocha, salvando a defesa. Wagner Leonardo foi péssimo...tem o mesmo problema do Bruno Alves, não sabe jogar contra atacante que faz pivô em cima dele!
ExcluirDo restante, fico decepcionado em ver que o técnico largou de mão tudo o que havia apresentado de novidade pra recolocar no time jogadores que não tem o mesmo nível...Tiaguinho foi arquivado por causa de 45 minutos em um Grenal no qual ele não foi pior que o Dodi?
Pavón foi bem, é útil. Até merecia ser bom de tanto que se esforça...uma pena que outros jogadores limitados ou até nem tanto limitados não façam 20% da força que o Pavón faz. Atitude faz diferença no jogo de futebol...alguns jogadores precisam acordar pra vida. Arthur precisa descansar contra o Juventude, visivelmente desgastado!
Anderson
E é hora de começar criticar a direção também. Ora, gritaram aos quatro ventos que eram contra a renovação de Edenilson, que a gestão Alberto Guerra deveria esperar a nova gestão tomar posse para que o assunto fosse resolvido. Agora Edenilson quando não é titular tem entrado em todos os jogos, que merda de convicção essa direção tem? "Ah, mas Luís Castro quer o jogador". Não era isso que se dizia no fim do ano passado, portanto, ou negocia o cara ou encosta no treinador e diz que esse não joga mais!
ResponderExcluirSim, já no Grenal era hora de encostar no técnico e dar a letra de como a banda toca em clássico.
ExcluirConsiderando a diferença atual entre Fluminense e inter, até daria pra dizer que o time melhorou. Sofreu menos chances, teve momentos que conseguiu até rondar a área deles por minutos...
ResponderExcluirMas a escalação inicial preocupa....é muito cedo pra qualquer análise mais profunda, mas tomara que Castro não seja da turma dos teimosos que não abrem mão de um esquema tático....
Não sei como Tetê estava na Grécia, mas ontem me decepcionou. Foi o primeiro jogo completo que vi dele com atenção....a expectativa era de que "tonteasse" o Renê...entendo que o Flu é ajustado, dá pouco espaço...mas enfim....esse Brasileiro fora de hora não pode nos fazer criticar demais....menos de 30 dias de trabalho
Derrota previsível.....saudade dos tempos das vitórias imprevisíveis contra times melhores, a exemplo de 2008....e não, não estou pedindo a saída de Castro....mas cedo ou tarde, ele vai ter que adaptar a forma de jogar às limitações do elenco.
Glaucio
ExcluirConcordo. O cara está há 3 semanas no clube, ninguém faz um investimento imenso e não espera a adaptação.
Primeira rodada e já estou achando que a luta é novamente para não cair. Sei que o Bruxo gosta de treinadores estrangeiros, mas esse "Joaquim Manoel" já está parecendo o "Gardelón" do ano passado. Espero estar equivocado.
ResponderExcluirJoão
ResponderExcluirAcho que os treinadores estrangeiros (na maioria) dão de relho nos nossos. Considero a formação de Filipe Luís, estrangeira.
Até a Seleção acertou, quando trouxe Ancelotti.
Acredito que, ao contrário de Quinteros, Castro dará uma boa resposta ainda.
Oremos.
Falaram num outro comentário em Mãe Diná... tinha outro também daquela época: Walter Mercado. Ligue Djááá!
ResponderExcluir25% da minha previsão foi acertada; mas era esperado isso. Mas, como diz o Gláucio: só me restam saudades. Sou um cara nostálgico demais.
*
Chato, penso eu, é ver como tem tanta gente sábia no mundo, mas que não consegue ver o óbvio mesmo ele estando bem na sua frente. E nem estou falando de futebol... mas vale pra ele, também.
A ideia de jogo que comentaram em algum momento eu não vi ontem... e o quase empate não se deu por criatividade ou coisa do tipo e tão somente pelo clássico abafa. E por isso o rapaz deu aquele balão pra fora do arco. Que chance verdadeira de gol o Grêmio criou ontem?
Eu esperava mais de Willian. Pelo visto, vai ser mais um tiro no pé; que barbaridade. Quanto ao astro que saiu e que voltou, com todo respeito, é cedo para que? Até onde sei ele saiu pronto daqui...
Marcos Rocha, finado lateral, foi entrar no jogo e pah! Gol dos caras. Quanto ao goleiro, sim, fez algumas defesas que classifico como normais; de resto, em três jogos são 6 gols sofridos. Média de 2 por jogo... Sábado, acredito, contra um cachorro pequeno não deverá vazar tanto.
Coisa natural. Bater em cachorro pequeno e indefeso hoje em dia. Uma lástima que isso não se resuma apenas no futebol.
Bruxo, o momento é delicado mas torcida tem que que abraçar o time e comparecer em grande número na Arena no sábado contra o Juventude e na quarta contra o Botafogo. Temos que ganhar as duas p/ aliviar o ambiente e para que comissão técnica e direção possam trabalhar com + tranqüilidade.
ResponderExcluirSim. O Grêmio fez alguns movimentos que estavam no anseio da torcida: grande treinador- aproveitamento da base- contratações para titularidade.
ResponderExcluirA derrota no Grenal e a escalação estranha de Castro, ontem, mexeu bastante com o ânimo da torcida, mas é cedo para sair chutando tudo.
E a "sapatada" que o Botafogo deu no Cruzeiro?
ResponderExcluirAcho que a dupla Grenal se livrou duma bomba quando o professor Adenor não deu bola pra investidas daqui e se foi pra BH.
ExcluirO projeto de futebol do Cruzeiro é antagônico ao modo Tite de fazer futebol...essa parceria vai ruir em breve.
ExcluirAnderson