Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2026

Opinião



Reservas do Grêmio empatam com o Ju na Arena 

Foi duro assistir a este Grêmio constituído por reservas, nem o ingresso de alguns titulares (Amuzu, Arthur e Carlos Vinícius) + Monsalve implicou melhora significativa no time. 

A partida, além do resultado ruim, apresentou atuações sofríveis como Amuzu e Gabriel Mec, este que simplesmente errou tudo e, mais uma vez, o adversário teve superioridade coletiva a exemplo da estreia (Brasileirão) diante do Fluminense.

Não houve destaques, porém, a atuação e liderança de Balbuena, que confirmou conhecer a "rotina do lugar" (frase do grande treinador luso-brasileiro Oto Glória), e a readaptação de Noriega à posição de volante, mais a boa impressão deixada por Monsalve, merecem ser citadas.

O gol sofrido por Grando, que ia muito bem até ele, não considero falha, mas uma limitação, que é vista em outros arqueiros com altura próxima de 1,90 m de forte compleição física, como é o caso dele e de Lucas Perri (ex-Botafogo). São goleiros pesados, diferentemente de Gatito Fernandez e Éverson (Atlético Mineiro), grandalhões também, que são esguios e bons também nas bolas rasteiras nos cantos, por isso, esse tipo de movimento é difícil para eles (Grando e Perri).

São excelentes em outros fundamentos, mas não têm a velocidade de reação que esse tipo de lance exige.

Fica a tristeza e preocupação com o gol nos acréscimos, porque, de novo, numa bola que passeou à frente da área, ela não encontrou a defesa bem postada.

Castro vai ter muito trabalho pela frente.

Por fim, que árbitro horrível. Merece uns tempos na "geladeira". Não influenciou no placar, mas ninguém, imagino, gosto de sua performance.


33 comentários:

  1. Grando, apesar de não ser mau goleiro não pode ser titular. Amuzu e Pavon tem limitadíssimos atributos técnicos, a diferença neste caso é que um é voluntarioso e outro não. Temos, portanto, somente um atacante "confiável" que é o Tetê, até porque enamorado é uma aposta. Se vier pelo menos um bom volante eu sacaria o Amuzu e jogaria no 4-4-2, com 03 volantes e 01 meia articulador. Weverson, João Pedro, Gustavo Martins, Wágner Leonardo e Marlon. Noriega, ?, Artur e Monsalve. Tetê e Carlos Vinícius. Ainda insisto que precisamos de 01 meia armador, 01 quarto zagueiro canhoto e 01 lateral direito(titularíssimos) e um centroavante reserva ao Carlos Vinícius. Aliás, nesta última, acho que já passou do tempo, porque se o Carlos Vinícius se lesiona, vai ser um corre-corre danado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho Gustavo Martins atrás de Balbuena e Luís Eduardo.

      Excluir
  2. Vamos ter paciência com a nova comissão técnica que com o andar da carruagem as melancias hão de se ajeitar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ver como andam os bons treinadores nos grandes clubes. Tirando Abel Ferreira, o resto está engatinhando, ainda.

      Excluir
  3. João Henrique Hollerbach31/01/2026, 22:01

    Nos escanteios é proibido marcar o adversário na entrada da grande área? Já tomamos dois gols assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      Acho que é um processo, logo o treinador ajusta a defesa, mas os cascudos poderiam tomar para si esta tarefa dentro de campo.

      Excluir
  4. Cogita-se que Edenílson seja o jogador escolhido para fazer o papel de meia central contra o Botafogo. Eu faria exatamente o que foi feito hoje, iniciaria com o Willian e para a segunda etapa entraria com Monsalve. Colocar o Edenílson seria um erro grosseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é especulação, apenas. Ainda mais na Arena.

      Excluir
  5. No Gauchão preteou o olho da gateada pois já sabíamos que se houvesse um Gre-Nal na final, o segundo jogo seria no Beira-Rio e com o empate de ontem, na semi-final contra o Juventude também faremos o 2° jogo no Alfredo Jaconi e decidir fora nunca é bom. Mas tudo isso fruto da campanha desastrosa nesta fase classificatória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Gauchão tem tudo para não ser da Dupla Grenal.

      Excluir
    2. Já perdemos gauchão de virada no Olímpico após vencer a primeira partida "lá"...

      Já vencemos gauchão jogando a segunda lá, sem ter vencido no Olímpico...

      Campanha nesse arremedo de campeonato só serve pra tumultuar ambiente.

      Excluir
  6. Já estão querendo fritar Luis Castro. Parte da torcida e mídia esportiva gaúcha como sempre fazendo a sua parte. Nem jovens promessas escapam desta rajada de metralhadora. Não tem projeto que se sustente desta maneira. Está na hora da direção peitar essa gente e vir aos microfones dar sustentação ao trabalho. E se perdermos o Gauchão, paciência, faz parte do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por trás das críticas, a monetização da notícia, então...

      Excluir
    2. É isso! Um bando de xaropes na mídia identificada fazendo uma puta crise, sendo que o time disputou menos de 10 partidas no ano, 2 delas com reservas.
      Enchem o saco falando de grandes soluções táticas, tentam empurrar o Willian como o Deus supremo do meio campo, mas na prática o Willian contribuiu menos que Monsalve, Cristaldo e até, pasmem, Edenilson...isso falando sobre gols e assistências. Sei que o Willian tem estofo e tudo mais, mas adianta ignorar o campo e ficar cobrando o treinador por ignorar o campo também? Incoerência!

      Deixa o velho trabalhar, vamos cobrar as soluções, incentivar as tentativas...ele vai encontrar o time.
      Mas tem identificado que não sabe bosta nenhuma de futebol e quer tocar fogo no clube com 1 mês de temporada!

      Quinteros teve até abril, não teve? Então pronto...até abril pra ele ajustar o time, ou então vamos voltar às velhas porcarias de sempre, futebol texano, SINPOF, etc.

      Anderson

      Excluir
    3. Adendo....Quinteros teve uns 15 dias pelo menos de só treinos, pré-temporada de verdade.

      Neste ano atípico, tem-se que relativizar a demora pra aparecer o trabalho do Castro, já são 3 semanas com jogos quarta-domingo...treinar como e quando? ajustar tática e posicionamento que jeito?

      Excluir
  7. Depois de hoje estamos mais perto de encontrar os 11 iniciais. Noriega mostrou que pode ser o 5, jogou muito. Monsalve ainda carece de aprimoramento físico, mas se conseguir regularidade, pode encaixar o meio. Tem a característica que precisamos, o meia que esconde a bola do adversário, faz combinações curtas e finaliza bem. Pavón é o mais próximo que temos de um lateral direito hoje. Se for menos afobado nos combates, vai contribuir mais...

    Acredito que o meio de Arthur e Noriega mostrará uma melhora do time no próximo jogo, embora seja um jogo muito difícil! Podia ter sido hoje, mas o Arthur perdeu a cabeça com 5 minutos em campo, não pode acontecer!

    A defesa precisa estar ligada os 90 minutos, dormir num escanteio curto no final do jogo é pra matar...só o Amuzu foi fechar o cara, o resto ficou lá atrás só olhando...dava tempo de uns 2 ou 3 terem se aproximado do cara antes do chute, o cara demorou a fazer o balanço pra chutar!

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson
      Eu testaria o Vitor Ramon (RJ).

      Excluir
    2. Tem que testar o garoto no Gauchão...também acho que ele poderia tomar a vaga se receber sequência. Mas não dá pra colocar ele direto numa fogueira contra o Botafogo, tendo que marcar Montoro e Alex Telles.

      Anderson

      Excluir
  8. Achei que este treinador iria um pouco mais, pelo menos até final de março mas acho que estou enganado.

    ResponderExcluir
  9. O que seria uma burrice. Um investimento destes, só se troca atrás de um acontecimento muito grave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Temos que cobrar nas derrotas, mas não podemos encerrar todo e qualquer projeto com 10 partidas. Teve treinador que ficou 5 anos no clube batendo nos pequenos do Gauchão e apanhando no Brasileirão. Vamos ter calma, esperar os 11 serem definidos e ganhar sequência.
      Se lá lá na frente não der certo, podemos repensar!


      Anderson

      Excluir
    2. É uma sinuca....em 2008 Pelaipe demitiu Vagner Mancini bem cedo....

      Excluir
    3. Demitiu o Mancini não pelos resultados (estava invicto), mas pelo que ele via no dia a dia. Acabou vindo o Celso Roth, e convenhamos, se houve um bom trabalho na vida do Roth foi naquele Grêmio de 2008. O time era uma porcaria e só não ganhou o campeonato brasileiro pq deixaram a política de sucessão presidencial contaminar o ambiente!

      Anderson

      Excluir
    4. Teve muito erro de arbitragem pró São Paulo

      Excluir
    5. Também

      Anderson

      Excluir
  10. Anderson
    A versão que eu acredito é a do reajuste ao técnico no final do primeiro turno daquele 2008. Grande mancada. Deveria ter sido acertada uma premiação pelo título. Não tem explicação aquele reajuste no meio do campeonato.
    Roth apenas repetiu a sua biografia com sucessão presidencial ou não.
    Vai faltando gás.

    ResponderExcluir
  11. Aliás, uma característica dos trabalhos do Pelaipe no Grêmio: trazer Celso Roth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso Roth representava o futebol texano que era amado no passado. Mas os tempos mudaram, os caras que jogavam por uma bola ficaram sem emprego, vide o próprio Roth, Argel e Cia.

      Lembro aqui que nos últimos dois grandes que o Pelaipe trabalhou antes do Grêmio, trouxe ninguém menos que Jorge Jesus e Leonardo Jardim para o comando técnico.

      Anderson

      Excluir
    2. Anderson
      Será que foi ele no Flamengo? Sempre li que foi Marcos Braz o responsável pela vinda do português.

      Excluir
    3. Pelaipe sugeriu o nome

      https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/7161581/flamengo-paulo-pelaipe-fala-sobre-jorge-jesus-e-diz-que-ira-fazer-cursos

      Anderson

      Excluir
    4. Anderson
      A mesma história contada por outro órgão de informação:
      https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2025/07/25/seis-anos-de-filipe-luis-como-a-contratacao-do-lateral-em-2019-colocou-jorge-jesus-no-caminho-do-flamengo.ghtml

      Excluir
    5. A sugestão de contratação de Jorge Jesus feita por Guilherme Siqueira ocorreu na ida para a compra de Filipe Luís.

      Excluir