Páginas

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Opinião



Vitória com riscos desnecessários 

Venceu e está classificado. Isso é fato. Fato principal.

Mas, o Grêmio não precisava correr riscos que quase puseram em risco a classificação ou, pelo menos, uma classificação com o drama dos tiros livres.

Começo dando os méritos para Rogério Zimmermann, que ajeitou o time do NH e deu a ele a formatação adequada para esse enfrentamento. O Nóia tem técnico.

E para corroborar essa afirmação, eu vi Inter SM x Avenida, 1 a 1, e o time de Santa Maria não é inferior ao de Novo Hamburgo, a diferença está no comando técnico. Basta ver que os três melhores jogadores do "Interzinho", Michel, Jarro e Vitor Jr., estavam no banco. Fosse com Zimmermann, o clube de Santa Maria estaria noutra prateleira neste Gauchão.

Voltando: Luís Castro comete o mesmo equívoco de outros treinadores, qual seja, olhar para o grupo e concluir que Cristaldo, que está há três temporadas no Grêmio, merece chances. O português imagina "recuperar" o futebol do argentino. E "La nave va!"

Esta decisão da tarde/noite demonstrou que essa tentativa (Cristaldo, Aravena) é frustrante e fadada ao fracasso. Com a expulsão de Noriega, o time ficou com "nove", porque Aravena e Cristaldo dão uma contribuição medíocre, que transforma 2 em 1.

O Grêmio foi salvo da igualdade no placar pela intervenção decisiva de Weverton na última bola do jogo. Um tapa decisivo para escanteio.

De bom, além da classificação, as atuações seguras de Wagner Leonardo e Caio Paulista e o primeiro tempo de Willian.

Castro mexeu mal e tornou o segundo tempo um jogo indefinido. A lógica recomendava a troca "pura e simples" de Roger (que foi mal) por Enamorado, mantendo Willian no meio e Amuzu na esquerda. Com o ingresso de Cristaldo, Castro enfraqueceu o meio, anulou o lado esquerdo e pouco ganhou com a troca da esquerda para a direita, do belga.

Resumindo: As causas do placar apertado estão nos méritos de Zimmermann e na forma errada com que Castro viu no gramado.

Por fim, Rafael Klein adquiriu velhos hábitos da arbitragem acomodada, pois em confusões como a que resultou em expulsões não foi corajoso. Exemplificando: podem três de um time dar razão para a expulsão e um de outro time, que os árbitros omissos, optam por expulsar um de cada lado.

Klein se mostrou mais infeliz ainda, porque não identificou os verdadeiros iniciadores da confusão e "brindou" Noriega com um amarelo que deveria ser dado a Jeferson Forneck.

Depois, a falta do peruano e o cartão vermelho.

Finalizando: Valeu a máxima do futebol: - Jogador ruim no elenco, "periga" ser escalado. Desta vez, Cristaldo e Aravena. 

E onde está Tiago Augusto, o Tiaguinho?

18 comentários:

  1. Dessa vez sim, Weverton decisivo, tanto na defesa que evitou o empate aos 51 do 2t, quanto em algumas intervençoes pelo alto em escanteios.

    Jogo fraco demais, nitidamente jogadores de freio puxado.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Ele também tem um domínio do jogo com pés que dá confiança aos zagueiros.

    ResponderExcluir
  3. Se daqui a exatamente 01 mês(quando teremos a final do gauchão) não encontrarmos uma evolução e um equilíbrio na estrutura do time como um todo, fatalmente perderemos o título para o nosso co-irmão, isso se não cairmos na semi-final.

    ResponderExcluir
  4. Vou dar uma opinião que pode ser vista como impopular, mas na minha ótica o Grêmio só brigará na Série A por Pré-Libertadores, ou seja, 5° ou 6° lugar, isso se reforçar o elenco ainda nesta janela e melhorar a produção de jogo.
    Em tempo, se não vier um meia armador diferenciado ainda nesta janela, pasmem, teremos que enfrentar + 16 rodadas(das 18 iniciais - quase 01 turno inteiro) sem está peça, que considero essencial a qualquer equipe, e aí a vaca já poderá ter ido para o brejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo e não entendo a fixação por volantes, isso apenas causa uma quase certeza: Villasanti e Arthur não ficam.

      Excluir
  5. Esqueçam, das carências que faltam, 01 zagueiro Top, 01 lateral direito, 01 meia armador de 1a. linhagem, 01 atacante de lado(Amuzu e talvez Enamorado apenas podem ser bons suplentes) e 01 centroavante bom para suprir uma eventual falta de Carlos Vinícius, talvez só chegue 01 lateral direito nesta janela. Enfrentaremos meio turno do brasileirão a meia boca.

    ResponderExcluir
  6. Espero que após o Gauchão, Cristaldo, Cuellar, Aravena, Edenílson e Dodi deixem o clube.

    ResponderExcluir
  7. Mas quero deixar bem claro que entendo a direção se novos reforços não vierem ainda nesta janela, pois com os cofres raspados, não há como fazer milagres.

    ResponderExcluir
  8. Sim, do ponto de vista financeiro, parabéns aos dirigentes, mas como estratégia, ou estão guardando ou aguardando o maior lance para um incontestável do meio de campo.

    ResponderExcluir
  9. Entra e sai técnico e não apresentam uma jogada ensaiada. Entra e sai dirigente e não se tem time. A quanto tempo não temos um 10?
    Se dá tempo a um técnico quando se esta no caminho certo. Eles estão no caminho da grana, e só.

    ResponderExcluir
  10. No mundial de clubes o PSG apresentou uma jogada interessante. Vários jogadores se colocam em impedimento mas a bola é levantada para o cara que vem de trás. Só o técnico do Palmeiras viu isso, e já pos em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Não havia observado.

      Excluir
    2. Da uma olhada...tu vai ver que matam o impedimento e o cara entra livre. Abraço.

      Excluir
  11. João Henrique Hollerbach08/02/2026, 14:51

    Acho que o "Joaquim Manoel" já teve tempo para conhecer o elenco e mesmo assim insiste em escalar quem já sabemos que não irá render. Meu prognóstico para o "Brasileirão" é ficar, no máximo, lutando por uma vaga na Sulamericana(torço para estar equivocado).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      É o ponto de falha de Castro. Perda de tempo com provas provadas.

      Excluir
  12. Estou começando a pensar que aquela pesquisa fajuta que colocou os moranguinhos como maior torcida foi realizada dentro de uma radio daqui.

    ResponderExcluir
  13. O maior problema que temos é que técnico manda e desmanda no Clube devido a falta de conhecimento de dirigentes aventureiros.

    ResponderExcluir
  14. Qualquer treinador de fora tem toda a condição de chegar no futebol gaúcho quebrado, falido e desmoralizado, colocar o dedo na boca e pedir silêncio: "eu é que vou ver se esses ou aqueles servem ou não, não confio na opinião daqui", olhando para a torcida, imprensa e dirigentes, esses todos "los invictos" nesse processo de marginalização do futebol gaúcho, sem mais respeito nacional, quebrado desde dentro, mas arrotando arrogância ao resto do país entre pancadas. Uma caricatura do RS fora do futebol. Aliás, ainda existe imprensa esportiva no RS? Foi destruída pela paranóia tipo "esse aí é colorado! esse aí é gremista!"... E no final, sob essa pressão, foi reduzida a influencers ridículos de redes sociais, virou simples porcaria amadora - igualzinho ao futebol gaúcho.

    ResponderExcluir