Uma arbitragem arrogante
Acho que estou ficando viciado no blog. Não foram dois dias completos sem postar, mas parece que fez mais tempo; ainda bem que o Paulo Juliano segurou a onda e os amigos seguiram comentando este São Paulo 2 x 1 Grêmio.
Faz uma hora que cheguei e em seguida fui ver o compacto da partida para ter uma noção do que ocorreu. Além da derrota, ficou clara a interferência da arbitragem na partida e pela expressão facial, este senhor que apitou a partida em Rio Grande demonstrou que não está preparado para trabalhar com atletas profissionais; aliás, nem na várzea, porque se nela o "soprador de apito" passa a ofender os jogadores, "periga" ser enquadrado e se tiver sorte, sairá no lucro se levar apenas uns sopapos.
A Direção do Tricolor faz muito bem em questionar, não o pênalti, porque isso é do jogo, é um lance difícil, embora o número elevado de assistentes que mais parecem figuras decorativas; mas muito principalmente, porque (ele) não está preparado, repito, para lidar no meio de profissionais.
O Gauchão tão desvalorizado, tão depreciado (aqui no sentido de perda de valor), vê acrescido na sua trajetória melancólica, de uma figura dispensável, totalmente na contramão de qualquer atividade humana. Talvez se fosse há 2 séculos atrás, conseguiria trabalho de capitão do mato ou feitor; hoje, o que conseguirá é um gancho no campeonato, se os seus chefes estiverem interessados em minimizar os estragos desse certame constrangedor.
Segue o link do compacto para que os amigos tirem as dúvidas se eu exagero:
https://www.youtube.com/watch?v=oY6iw4kksts
Pois e Bruxo, acabei me deixando levar por fatores extra campo e descarreguei. Talvez seja a falta de jogos (rsrsrsrs). O pior e que acabei sendo um pouco deselegante.
ResponderExcluirMas, o Gremio jogou duas partidas atipicas. Por sinal, perdeu as duas. Nao e uma justificativa ja que ambas publiquei que deveriam ser com os reservas (sub qualquer coisa) e o resultado pra mim era o que menos importava ja que gostaria de ter visto testes com alguns que sao falados ou pouco vistos.
Ambas as partidas pra mim foram um crime para um clube que esta disputando uma competicao como a Libertadores. Numa, um jogo as quatro da tarde (horario normal) e a outra naquele potreiro.
Nao e justificativa que ambos os adversarios jogaram sob as mesmas condicoes. Isto valeria se ambos nao estivessem acostumados a jogar naquilo. O Sao Jose ja se adaptou a grama sintetica. O Sao Paulo esta adaptado aquele "sangue e areia". Quanto ao Gremio que em condicoes normais joga em gramados melhores, natural que tenha dificuldades (so o Wianey Carlet nao enxerga isto). Premissas mais do que significativas.
Quanto ao arbitro, a nao ser alguns poucos lances de arrogancia, so sei que ofendeu os atletas gremistas pelo Rui Costa. Se for assim, que entrem com uma representacao. Tem que haver o mesmo respeito aos jogadores que querem que o juiz receba.
Agora, venhamos, tambem o clube planejou muito mal esta partida.
Havera outras, em melhores condicoes, que podera colocar os titulares para manter ritmo. Jogar arriscando uma lesao e uma coisa, jogar onde ja se sabe que ha um probabilidade maior de lesao, e outra.
Arih!
ExcluirGostei do teu comentário, aliás, esse Wianey não sei como continua... sobre o "potreiro", podem achar que é "teoria da conspiração", mas já viram que sempre sobra para o Grêmio. O Inter NUNCA joga contra o São José em início de competição, em horário maluco, em estádio de grama sintética. Quem teve que ir enfrentar o Brasil e São Paulo nas suas voltas à primeira divisão em seus domínios? São essa sutilezas, que eu ficou "cabreiro", esses escorregões nos detalhes é que definem o local dos jogos lá na frente.
Este e o X da questao.
ResponderExcluirVamos jogar neste sintetico. Ok. Por que nao pode ser as 8/9 da noite? Tem que ser justamente na hora que na pseudo grama esta a mais de 60 graus? Ha coisa ai. Segundo ano seguido, e a tarde, se nao me engano. Tem coisa pior ai. Esta direcionado.
Tudo bem que se jogue em Rio Grande, Ijui, Santa Maria, Alegrete e seja onde for. A Federacao aprovou as condicoes minimas para se jogar ai? Se aprovou, demonstrou incompetencia ao aprovar um potreiro como aquele de Rio Grande.
Se querem que o Gremio valorize o Campeonato disputando para vencer (e que venca, ai, o melhor), com titulares, etc, entao que forneca um minimo de condicoes como locais apropriados, horarios apropriados, calendario apropriado. Nao, nao e calendario para beneficiar o Gremio, mas sim calendario que respeite qualquer time do RG que esteja envolvido em outras competicoes.
Veja que havera tres jogos em nove dias sendo que um deles se viaja. Se nao ha datas, porque, ao menos, nao remanejaram o jogo da viagem de modo que neste periodo nao viajasse? Mas ha alguma cabeca pensante na Federacao ou sao todos acefalos? Se nao, tem coisa ai e direcionada.
E venhamos, o Campeonato Gaucho com este numero de participantes e surreal. Esta "formula" de disputa e surreal.
Arih!
ExcluirEste ano está pior de em edições anteriores, basta ver que o estádio do Lami não tem condições realizar jogos; precisaram de portões fechados para sair a partida do Cruzeiro, se não me engano.
Essa situação, para mim, escancara a precariedade da competição e da maneira como ela é encarada.
Amigos,
ResponderExcluirNesta questão da federação, segue um levantamento interessante que vi por aí (créditos a @marcio_avila7):
Distâncias percorridas para disputar partidas fora de casa no Gauchão.
2014
Grêmio - 1400 km
Inter - 800 km
2013
Grêmio - 1200 km
Inter - 550 km
2012
Grêmio - 900 km
Inter - 750 km
2011
Grêmio - 1400 km
Inter - 700 Km
4 anos seguidos, não pode ser só coincidência... Idem ao caso dos jogos no Zequinha, onde o Grêmio já jogou 2 vezes de tarde e o Inter somente a noite.
Grande contribuição, Guilherme!
ResponderExcluirEssas, chamemos de "sutilezas", podem determinar o local da final do Gauchão. E dizer que temos o Luciano Hocsman como vice do Novelleto, que papelão esse cara se presta!!!
Valeu Guilherme. Interessantissimo. So confirma o que eu e o Bruxo comentamos. Ha coisa feia ai. Ai entra o que o Paulo Juliano falou alguns post atras. Como Koff tem respaldo nacionalmente e internamente nao? Simples: a nivel nacional o Marin e o Del Nero precisam do voto gaucho contra Novelleto, portanto Koff e atendido. Ja a nivel de Rio Grande temos um adversario clubistico na presidencia, portanto, nestes ultimos comentarios ja foi possivel perceber a manipulacao a que estamos sujeitos. So isto ja e o suficiente como evidencias mais do que justificadas (pra nao dizer fatos comprovados). Ahh, e o Inter nao jogou em Rio Grande e nem no sintetico neste ano.
ResponderExcluirEsta mais do que na hora do Gremio dar um basta nisto.
Ou joga todo o campeonato so com reservas ou, simplesmente, abandona o gauchao pela manipulacao descarada que ocorre. E o tricolor que esta la, deveria ter vergonha na cara e abandonar esta safadagem.
Arih!
ResponderExcluirSe nós, simples mortais percebemos isso; está mais do que na hora dos dirigentes perceberem e perderem um pouco a pose de "Lords" para não "caírem na real" antes que seja tarde; arregaçarem as mangas e tentar equilibrar o campeonato fora de campo.
Só um esclarecimento. Vi alguns comentando sobre a questão do Grêmio jogar 3 vezes esta semana. Até onde eu sei a Federação, neste caso, consultou o Grêmio, que aceitou estas datas, pois assim irá ter uma semana inteira de folga no início de abril, quando terá 2 jogos em sequência da LA (últimos 2 jogos da fase de grupos).
ResponderExcluirGuilherme!
ResponderExcluirO importante é a Direção fazer o papel dela, neste caso, acho que agiu certo, privilegiando a "Semana LA" lá adiante, mas não precisa botar todo o time titular nesta semana de 3 jogos com a vaga já garantida.
Embora o Guilherme nao tenha sido taxativo, admitamos que o Gremio tenha sido consultado. Ja defenestramos a Federacao e suas sutilezas para, se nao beneficiar alguem, ao menos prejudicar o Gremio (esta evidente). Entre os jogos contra Cruzeiro (5) e Sao Luiz (7) e este e contra o Passo Fundo (9) sao dois dias de intervalo cada um. Como os acefalos do tricolor concordam com uma coisa destas? Como nao me aparece ninguem propondo, por exemplo, a inversao dos jogos contra o Aimore, Lajeadense ou Veranopolis (la no inicio) por este contra o Sao Luiz em Ijui? Mesmo com o intervalo apertado, nao viajaria (seria o minimo). Como nao ha ninguem no Gremio que nao faca as contas da kilometragem apresentada e proteste? Como as direcoes aceitam isto? Parece que as coisas nao estao tao erradas assim, nao e mesmo? Mas, o pouco que discutimos ja evidencia a safadagem. As direcoes gremistas estao envolvidas nesta safadagem? Mesmo prejudicando o clube?
ResponderExcluir