Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2014

Opinião



Neste jogo de xadrez, faltou o xeque-mate

Claro que a vitória seria o ideal, mas que partida realizaram Grêmio e Newell's! Um jogo de estratégia; o time argentino só não foi campeão da Libertadores 2013, porque parou nas mãos de Victor; alguém duvida que ele é superior ao finalista Olímpia?

Enderson prudentemente manteve os três volantes, mas parar Banega e Maxi Rodriguez é tarefa muito complicada. O time de Rosário é muito qualificado, tem um toque de bola excelente, apenas faltou ofensividade.

Talvez essa ofensividade faltante esteja relacionada a melhor jornada da zaga gremista; todos, do goleiro ao lateral esquerdo, passando inclusive por Pará, a defesa fez sua melhor partida no ano. Muita atenção, transpiração e forte organização defensiva. Um show!

No segundo tempo, o Imortal foi bem superior;  Enderson fez as alterações corretas que surtiram efeito, ainda que o zero teimou em não sair do placar.

As chances surgiram, mas ficaram nas defesas de Gúzman, no travessão e na precipitação de Barcos que criou a oportunidade, porém colocou rente à trave.

Houve destaques diversos, especialmente Wendell que eu não canso de dizer que, permanecesse um ano mais e seria o melhor lateral esquerdo da história gremista. Joga demais. Zé Roberto, Luan, Dudu foram muito bem. A defesa esteve espetacular. Barcos sai um pouco abaixo, porque centro-avante vai do céu ao inferno e vice-versa, em poucos minutos. Fizesse o gol da vitória e seria eleito pela mídia, o melhor em campo.

Estou otimista para a semana que vem, o Newell's virá diferente e isso pode ser bom.

Para finalizar; estou ouvindo pelo rádio as projeções, algumas preocupantes com a classificação do Tricolor. Fico pensando, o time de melhor campanha da LA "corre riscos" de não se classificar; mas é óbvio!!! Todos neste final de primeiro turno, correm riscos de ficar de fora da outra fase.

Lembrei do personagem Pedro Bó do longíquo Chico City.

  

11 comentários:

  1. No geral gostei do que vi, pra mim o time mostrou algo importante: maturidade. Buscou a vitoria, mas soube não se expor mais do que o necessário.

    O primeiro tempo poderia ter sido melhor, mas há que se considerar a qualidade do time argentino (principalmente com a bola no pé) e também a cautela (normal) tricolor. No segundo o time ficou mais agudo, como deve ser. É preciso encontrar o equilibrio, e aqui acho que cabe o teste, desde o início, da alteração de uma peça (entrando o Ruiz, ou no lugar do Edinho/Ramiro ou do ZR). Mas como tu bem disse, é bom ver que o treinador tem um grupo e não só um time, tem opções e parece saber quando usar.

    Se ontem não deu os 3 pontos, foi mais por infelicidade dos finalizadores que outra coisa. É uma coisa que precisa ser trabalhada (eu sei que não é só técnica e tem muito do "psicológico"). Há gols que não se pode perder em momentos decisivos.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Juliano14/03/2014, 10:15

    Um jogo sem gols, e isto depõe contra o jogo? De forma nenhuma! Um jogo para quem gosta de futebol! Aguerrido, estudado, modificações que foram respondidas, um verdadeiro xadrez, como bem destacou o bruxo. Os destaques foram muitos, estou sem tempo para comentar sobre todos e em especial discorrer sobre a mudança de posicionamento gremistas que trocou a faixa de campo onde atuou do primeiro para o segundo tempo, mas existem coisas que não podem passar em branco e pra mim são 03:
    1ª Enderson encontrou seus 13 titulares (se é que isso é possível), quem hoje é capaz de dizer que Dudu e Ruiz estão fora do time principal?
    2ª Nunca nessa minha puta vida vi um lateral com um futuro tão promissor e capaz de jogar tão bem quanto Wendell. O problema era a recomposição defensiva? Não é mais! Teve a incumbencia de "só" segurar o craque do ótimo time adversário. Cumpriu a sua função e fez mais, muito mais! A sua evolução é surpreendente. Todo jogador quando chega num clube deveria receber uma "bola" como aquela que ele recebeu na ponta esquerda - na verdade uma bicuda - a rechonchuda se precipitava pela linha de lado quando o "garoto" colocou-a entre o pé e a grama, simples assim! A bola parou em cima da linha de lado, mansa, feliz por estar no pé de alguém que sabe o que fazer com ela. São jogadas icônicas, como quando a bola é rifada, sobe desmensuradamente e se oferecem para um jogador, o que ele faz com ela? Tem aqueles que não esperam o quique da bola, que a "aparam" e fazem com que ela se ofereça na frente do pé. E tem aqueles outros que que dominam...na canela, no gramado, nas coxas, enfim, quando se tem um jogador como Wendell é difícil vê-lo ir.
    3º Se este jogo não provou o motivo do Maxi ser reserva, daí nem Pantaleão "Não, Pedro Bó" kkkkkkkkk (essa foi pra ti em bruxo). Joga como se estivesse no Uruguai, como se fosse uma estrela para quem o time tem que se esforçar para fazer luzir. Perde a bola com facilidade e simplesmente olha o jogador passar - assim ofereceu um contra-ataque. Toca com displicencia na saída de jogo e espera que os outros concertem os seus desacertos. Enfim, discorrer sobre a sua capacidade técnica é chover no molhado, mas precisa ser mais interessado, era uma estrela lá, aqui é mais um e - por sinal - um mero reserva. Pra jogar libertadores precisar se esforçar muito mais, está medroso e acomodado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda tô esperando os motivos de o Zé ser titular no lugar do Ruiz.

      Excluir
    2. Paulo Juliano14/03/2014, 11:41

      É comigo? Porque é impossível que tu tenha esquecido o que eu disse não faz nem dois dias né Gláucio?
      E agora vai a minha provocação de volta kkkk
      Eu ainda tô esperando os motivos para o Grêmio seguir jogando com 03 volantes.

      Excluir
    3. kkkkk, vamo lá então:

      Dois dos três marcam e atacam com qualidade;
      Dá pra liberar mais o Wendell sem desproteger a zaga;
      Libera mais o meia pras funções ofensivas.

      Paulo, espera alguém assumir no lugar do Zé e tu vai mudar de idéia sobre os três volantes. Nem precisa ser o Ruiz, pode até ser o Dudu.

      Excluir
    4. Mas Gláucio, se formos ser simplistas, ontem, tu acha que o que influenciou mais a melhora na atuação da equipe: a saída do ZR (e entrada do Ruiz); ou a mudança de esquema (saí um volante e entra um meia atacante)?

      O problema é que estão cobrando que o Ruiz só pode entrar no lugar do ZR. Há outras alternativas que podem ser testadas e dar certo.

      Excluir
  3. PJ!
    Tu conheceu o Pantaleão, Terta e cia.?

    ResponderExcluir
  4. Marcos!
    Antes do Dudu, eu apostaria no Ruiz para o lugar do Zé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela característica, também acho que entra o Ruim.

      Excluir
    2. Ruiz! O Corretor desse meu celular ainda vai me deixar mal!

      Excluir