Páginas

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Opinião



Doença Crônica

Crônica e agravada este ano; o Grêmio de 2014 não sabe fazer gols no Brasileiro. São 29 rodadas e 24 gols marcados, Barcos marcou a metade. Inadmissível!

Para nós que estamos distantes quase 300 quilômetros da Arena e Olímpico, é difícil entender como pessoas escoladas, o Scolari, por exemplo + Enderson Moreira (no Santos, seu atual time, não é assim), não superam o problema ofensivo gremista. Virou o calcanhar de Aquiles.

Tentando ajudar: Gols se concretizam com oportunidades e oportunismo; no primeiro caso, com chances criadas em profusão, algumas devem se  tornar realidade, no segundo, a vocação, o instinto de artilheiro dos atacantes, transformam "meia" chance em uma inteira. Guerreiro do Corinthians, Fred do Flu e Luis Fabiano são desta  "espécime". Barcos, Marcelo Moreno, Jonas e Alan Kardec, precisam de várias para concretizar em gol. Não os critico, só são menos letais que os primeiros. Precisam ser abastecidos.

À partir da última frase, digo que Fernandinho e Dudu, tem perfis de garçons, devem "entupir" Barcos/Lucas Coelho de oportunidades. Esses velocistas e dribladores, não tem a volúpia, a fome por gols, então precisam compensar, sendo "prestadores de serviços".

Luan é outra das causas dos escassos gols, talento indubitável, joga demais, só que ultimamente, isso é mais teoria, que prática. Deve jogar mais próximo da área e ser mais ambicioso. Também pode ser "prestador de serviços" aos centro-avantes. Giuliano que seria o começo da solução, está baleado, fora de combate.

Entretanto, eu credito à "natureza" futebolística do nosso meio de campo, a infertilidade ofensiva. Wallace, Ramiro, Fellipe Bastos, Riveros, Matheus Biteco, Edinho; arrisco dizer que não fazem 3 gols por temporada, isso mesmo! Falta vocação ofensiva. Aí está o "furo da bala". A honrosa exceção é Alan Ruiz, mas este, quando a gente acha que vai engrenar ... É uma no cravo, outra na ferradura. Falta regularidade.

Somam-se a isso, a pobreza técnica de Pará + a incapacidade de se firmar de Matías Rodriguez, sobra Zé Roberto, o que é muito pouco e aí perdemos as jogadas de flancos, tão preciosas no futebol moderno.

Por fim, onde estão os gols de bola parada? Os zagueiros e nosso camisa 9, não ganham nenhum escanteio. Onde estão os gols de falta?

Luiz Felipe é muito mais capaz do que qualquer um de nós, já detectou isso, já diagnosticou, com certeza, inclusive, com mais clarividência esses problemas. Tomara que esteja próximo das soluções. Quem sabe contra o Figueirense, elas apareçam!



9 comentários:

  1. Guilherme Cé22/10/2014, 14:19

    Alan Ruiz deve ganhar uma chance hoje.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme Cé22/10/2014, 17:14

    Curiosidade que comentaram no twitter antes.

    Principais "atores" do ataque gremista:
    - Barcos fez 12 dos 24 gols do time e tem 1 assistência.
    - Dudu fez 2 dos 24 gols e tem 3 assistências.

    Outro coisa interessante que tá na ZH de hoje é que o último gol de cabeça do Grêmio foi contra o San Lorenzo pelo jogo de volta da LA. Ou seja, estamos quase o brasileiro inteiro sem marcar um único gol de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bola aérea é um mistério, pois levamos poucos gols pela eficiência de Geromel e Rhodolfo, no entanto, lá na frente, não ganham uma.

      Excluir
    2. Guilherme Cé22/10/2014, 17:58

      Eu acho que, no geral, a explicação é simples. Temos bons cabeceadores (Barcos, Rodolpho, Geromel, Bressan e Werley - os 2 últimos ofensivamente).

      O que nos falta é qualidade na bola aérea ofensiva, seja rolando ou na parada. Falta munição aos cabeceadores.

      Isto explica porque atrás somos mais eficientes que na frente.

      Mas há um porém. Apesar dos poucos gols sofridos atrás, pela proporção, tomamos acima da média na bola aérea.

      Excluir
  3. Guilherme!
    É quase uma obrigação botar o Ruiz neste jogo desde o início.
    Melhora a bola parada e os chutes de longa distância, também.

    ResponderExcluir
  4. Arriscaria uma escalação:
    Grohe;Pará,Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto;Riveros e Fellipe Bastos, Alan Ruiz e Luan;Dudu e Barcos.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme!
    E geralmente é bola atravessada da esquerda defensiva chegando em cima do Pará que é baixo.

    ResponderExcluir
  6. Glaucio Missioneiro24/10/2014, 16:06

    Bruxo, eu sinceramente não entendo essa falta de regularidade que citas do Ruiz. Ele nunca teve mais de 2 jogos seguidos como titular.

    ResponderExcluir
  7. Pode ser, Glaucio, a regra deve servir para todos, o Ruiz merece sequência.

    ResponderExcluir